Simone Moraes Pedagoga, especialista psicopedagogia e Docência superior
A dificuldade da prática da leitura ou dificuldade de leitura e símbolos encontrados pelo educando ocasiona um lento rendimento escolar no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, atuação do “saber ler” consiste como um dos objetos da leitura pelo intermédio ou não da grafia ou de símbolos claramente decodificados.
O distanciamento do educando significa apontar erros para meio ao qual está inserido, pois a intervenção do âmbito familiar junto à escola vai acrescentar pontos, positivos, no reforço deste processo de ensino. E como disponibilizar recursos didáticos ao educando para que o mesmo tenha a oportunidade de entrar em contato com o mundo imaginário inabitado por ele? Tanto esclarecer a leitura, inserir ao seu cotidiano a prática, dando início a construção diária da visão da sociedade mais justa e democrática com ênfase a leitura, ecletistas e critica que passam a interagir na escola e âmbito familiar. A leitura exerce um papel fundamental da melhoria do ensino, pois amplia e integra conhecimento, enriquecendo o vocabulário, além de facilitar a comunicação entre os sujeitos. É de suma importância o desenvolvimento de uma cultura de leitores na sala de aula.
Como os demais ambientes da escola, para que a partir deste envolvimento aconteça o desenvolvimento do educando favorecendo a inclusão destes leitores como formadores de opinião em todos os ambientes social e democrático no qual estejam inseridos, e intermediados pela acultura de um mudo deve-se considerar que através da leitura e não apenas da decodificação de letras e sons, o aluno e capaz de construir sua própria visão.
A inserção da leitura no contexto escolar deve se apresentar de forma dinâmica e direcionada, onde enquanto o educando pratica a leitura estará desempenhando a sociabilidade sustentada pelo educador que se torna agente facilitador de conhecimento no processo de qualidade e melhoria de leitura ao educando no seu desempenho da linguagem oral e escrita.
A leitura exerce importância na formação do indivíduo como “aluno leitor” consciente na sociedade ao qual está inserido.
A leitura à implementação dos pensamentos expressos por símbolos da escrita com a vivência e a afetividade do leitor, é importante para adquirir conhecimento como informação, prazer, cultura, e aquisição de bons hábitos. De acordo com Vygotsky (1996), a aprendizagem sempre acontece na interação com o outro que trocam informação mediante símbolos e sons. A leitura é compreendida entre sons e sinais através da decifração de códigos e compreensão das ideias compreende-se que é o assimilar a leitura é uma reflexão do que estás escrito indo além dos fonemas e grafemas existente, mas gerando um opinião do texto lido interpretação a ideia do autor naquelas palavras ler é interagir, interpretar, compreender. A leitura é das condições de entender este universo que nos toca. Ler é dar contexto aos textos, quem lê pensa, adquire um pensar critico.
A partir deste ponto podemos fazer uma reflexão sobre o relacionamento leitura e leitor dissemos que a ler é acima de tudo, compreender, mas para que isso aconteça é necessário além do conhecimento, cognitivos da leitura os conhecimentos prévios é necessário a ela é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Segundo Freire, a leitura de mundo procede sempre à leitura da palavra. O ato de ler veio dando na sua experiência existencial primeiro a leitura do mundo pequeno em que se e depois a leitura da palavra. Assim a postura de confronto com esta leitura de criticidade sobre o que lê, assim se projetando no texto levando para ele toda sua vivência emocional, expectativas, seus desejos, medos, assim conseguindo ser tocado pela leitura.
O professor mediador desta leitura é o agente transformador que auxilia na construção do conhecimento mais elabora significativo da realidade, desde que o mesmo adote uma didática mais elaborada fazendo uso de estratégias contagiante que desperte o alunado, neste processo o professor irar estimular o conhecimento prévio do aluno e fornecer conhecimento linguístico, vocabulário regras da língua e seu uso: assim como o conteúdo e a linguagem de cada gênero numa leitura satisfatória no qual a leitura ira alcançar estes diversos tipos de conhecimento entrelaçado no texto já que a leitura trata-se de um processo interativo que amplia o conhecimento linguístico e discursivo do educando que, ao mesmo tempo, se torna agente de participação social.
O docente deve chamar a tensão do discente antes mesmo de ler o texto para as partes, intrigante do mesmo para as imagens a ortografias que acompanha o texto, o título fazendo um discurso indagando sobre que quer dizer o título do que ira tratar o texto em questão o subtítulo o nome de o autor identificar o gênero textual para posteriormente partir para leitura do texto já com uma visão do que se espera do texto apresentado. Na sala de aula o docente ao escolher uma determinada leitura terá que estabelecer alguns pré-requisitos a respeito da leitura abordada na sala de aula:
Objetivo da leitura
Avaliação do conhecimento
Antecipação do conteúdo
Levantamento de hipóteses do conteúdo
Assim conclui-se que é de suma importância desenvolver não só nos alunos, mas primeiramente no professor uma cultura de leitura desta forma a ação pedagógica do professor se tornará uma proposta positiva para um novo alunado de leitores e formadores de novas opiniões de sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia, 7ª edição são Paulo, paz e terra, 1998.
HELENA, Maria Martins, O que é leitura, São Paulo: Brasiliense. 2003.
OLIVEIRA, T, A: BERTOLIN, R, SILVA, A, S tecendo textos, Ed, são Paulo: IBEP 2002
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário