Quadro 1 – Resumo da descrição dos quatro blocos de conteúdos definidos pelos PCN – Matemática (Brasil, 1998, p.38-39)
Blocos de conteúdos | Descrição |
Números e Operações | Conhecimento dos números naturais e números racionais (com representações fracionárias e decimais) como instrumentos eficazes para resolver determinados problemas e como objetos de estudo, considerando-se suas propriedades, relações e o modo como se configuram historicamente. O trabalho com as operações deve valorizar a compreensão dos diferentes significados de cada uma delas, as relações existentes entre elas e o estudo reflexivo do cálculo, contemplando os tipos: exato e aproximado, mental e escrito. |
Espaço e Forma | Os conceitos geométricos desenvolvem um tipo especial de pensamento que permite ao aluno compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. O trabalho com noções geométricas volta-se para a observação, percepção de semelhanças e diferenças e identificação de regularidades, envolvendo a exploração dos objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato. |
Grandezas e Medidas | Este bloco caracteriza-se por sua relevância social, com evidente caráter prático e utilitário. As atividades em que as noções de grandezas e medidas são exploradas proporcionam melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas e dos significados dos números e das operações, e incluem a idéia de proporcionalidade e escala. |
Tratamento da Informação | Integram este bloco noções de estatística, de probabilidade e de combinatória. Não se pretende o desenvolvimento de um trabalho baseado na definição de termos ou de fórmulas envolvendo tais assuntos. Em estatística incluem-se os procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações. No campo da combinatória, inclui-se, especialmente, o princípio multiplicativo da contagem. Os estudos de probabilidade se destinam à compreensão de que grande parte dos acontecimentos do cotidiano é de natureza aleatória e é possível identificar prováveis resultados desses acontecimentos. As noções intuitivas de acaso e incerteza podem ser exploradas por meio de experimentos e observação de eventos. |
Atividade sugerida é para crianças da 3ª série 4º ano do ensino fundamental.
Sugerindo que os alunos procurem no dicionário o significado de probabilidade.
No Dicionário Aulete Digital, encontramos este significado:
(pro.ba.bi.li.da.de)
sf.
1 Característica ou condição daquilo que é provável: Quanto mais cedo o tratamento, maior a probabilidade de cura. [ Antôn.: improbabilidade.]
2 Indício da verdade ou possibilidade de uma coisa; VEROSSIMILHANÇA.
3 Chance de algo acontecer, expressa numericamente: 70% de probabilidade.
4 Mat. Número positivo, menor que a unidade, associado a um evento aleatório e determinado pela freqüência relativa com que ocorre numa longa série de eventos.
[F.: Do lat. probabilitas, atis.]
Depois o professor/a deverá dar uma expilcação deste significado.
Fonte da atividade: Matemática 3ª série. A Escola é Nossa. Editora Scipione. São aulo.2004.
Fonte: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/... - 71k
2 comentários:
Resposta da atividade sugerida
Benedita vc deverá fazer o dado. E depois jogar comas crianças. Uma obs. o exercício é uma probabilidade. Nunca vai ser o mesmo resultado.
Postar um comentário