sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Um mural para organizar sua sala

Faça você mesmo

Um mural para organizar sua sala

Lúdico ou com um caráter pedagógico, ele deve ter um espaço reservado para informes da escola e outro para as crianças

Cristiane Marangon
  • Aumenta o tamanho da letra
  • Diminui o tamanho da letra
  • Expande ou comprime o texto

FotosDulla/Produção Mauad

O mural auxilia na organização de qualquer sala de aula. A forma de utilizá-lo é que muda de acordo com a faixa etária dos alunos. "Para a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental, ele tem foco no lúdico. Nas turmas mais avançadas, ganha caráter informativo", afirma Maria Conceição dos Santos Barros Nogueira, diretora-assistente de Ensino Fundamental do Colégio São Judas Tadeu, em São Paulo.

O exemplo desta página tem mais a ver com os menores. Está dividido em duas partes — de um lado ficam circulares, horários, datas de reuniões ou festas escolares e, do outro, há espaço para a lista de aniversariantes do mês, recados, novidades e fotos da turma. Maria Conceição defende que o mural não seja usado para expor trabalhos dos alunos. "Dificilmente cabem todos", justifica. Para isso é melhor montar um varal no fundo da sala.

Outra possibilidade do mural é funcionar como apoio pedagógico. "Em salas de alfabetização, é possível usá-lo para afixar o alfabeto", recomenda Maria Conceição. E, em qualquer série, para conhecer melhor os estudantes. Ao observar como eles utilizam o espaço você pode avaliar itens como atenção, postura e emoções. Uma boa sugestão é eleger um ajudante por dia para manter o quadro sempre bem arrumado.

Material necessário

1 placa de emborrachado tipo E.V.A. com 6 milímetros de espessura, 120 centímetros de comprimento e 90 centímetros de largura

2 tiras de E.V.A. de cor diferente do primeiro com 6 milímetros de espessura, 120 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura

3 clipes grandes

Lápis

Régua

Tesoura ou estilete

Cola de contato ou cola quente

Se preferir, faça seu mural com cartolina, madeira ou outro material

Como fazer

1. Decorando as bordas
Comece decorando as tiras vermelhas que servirão de margens. Na foto aparece um alfabeto, mas, dependendo do nível da turma, outros elementos podem ser utilizados, como formas geométricas, números ou a identificação da sala (1ª série A, matutino).

2. Clipes para pendurar
Na parte superior da placa, fixe com cola de contato três clipes, um em cada lateral e outro no centro. Eles servirão para pendurar o mural na parede. Cole a tira decorada na borda de cima. Ela vai encobrir os clipes. Depois cole a borda inferior.

3. Cuidado com os detalhes
Crie diversos elementos para compor o mural. Uma fatia de bolo feita de E.V.A., por exemplo, pode indicar o espaço reservado ao nome dos aniversariantes.

4. É hora de pendurar
Escolha um local que todos os alunos possam ver e alcançar. São eles que alimentam o mural e cuidam dele. Geralmente a melhor opção é a parede lateral, ao lado da porta.

Quer saber mais?

Colégio São Judas Tadeu, R. da Mooca, 2817, 03167-070, São Paulo, SP, tel. (11) 6605-6422




Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...