terça-feira, 4 de novembro de 2008

Brincando de enchente

Planos de aula

Educa磯 Infantil
Formação social e pessoal
Jogos e Brincadeiras
Faz-de-conta

Seqüência Didática



Objetivos

• Levar a criança a perceber os sons parecidos numa poesia e como esses sons se articulam de maneira a criar uma história;
• Levar a criança ao exercício da brincadeira coletiva a partir de uma situação proposta, aprendendo a dividir espaços, materiais e idéias enquanto brinca.

Conteúdos
• Percepção dos sons e ritmo da poesia
• Interação do grupo
• Construção de situações lúdicas

Faixa etária
4 a 6 anos (Educação Infantil)

Tempo estimado
1 atividade

Materiais necessários
• Livro “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles (Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1977) – poesia “Enchente” – pag. 53
• Roupas variadas, fantasias, sapatos, panos de várias cores, chapéus, guarda-chuvas, botas de borracha, baldes, panelinhas, bule, xícaras, caixas de papelão (de super-mercado), capas, etc...
• Fita crepe
• Uma sala espaçosa

Desenvolvimento das atividades

1ª etapa
Exploração do livro “Ou Isto ou Aquilo”. Mostrar a capa. Conversar sobre algumas ilustrações. Explicar que é um livro de poesias. Falar um pouco sobre a biografia da autora (http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp). Leitura da poesia “ Enchente” (pag.53) repetidas vezes, levando as crianças a saborearem as palavras e o chiado dos sons: enchente, chuva, Alexandre, chega, chaleira, etc.

Exploração do conteúdo: Como é o nome do menino da história? Quem já brincou na chuva? Quem já viu uma chuva muito forte? Quem sabe o que é uma enchente? Será que o dia está quente ou frio na história da enchente? Por quê? O que é gostoso a gente fazer num dia bem frio?

2ª etapa
Apresentação dos materiais escolhidos para a brincadeira da enchente. Delimitar com fita crepe no chão da sala onde vai ser a parte de dentro da casa e onde vai ser a parte de fora (onde está chovendo).

Mostrar para as crianças que o espaço está arrumado de um determinado jeito, que durante a brincadeira as coisas vão sair do lugar e que ao final da mesma, tudo deverá ser organizado novamente e todos deverão participar dessa organização.

3ª etapa
Distribuir os materiais e incentivar as crianças a fazerem de conta que estão numa grande chuva e que alguns estarão dentro da casa enquanto outros estarão fora se molhando. Que os que estão fora poderão entrar na casa e fazer um chazinho para se esquentarem e os que estão dentro da casa no quentinho, também poderão colocar capa e pegar os guarda-chuvas para sair na rua; etc, etc..

O professor deverá entrar no faz-de-conta junto com as crianças.

4ª etapa
Depois de brincarem bastante de enchente e de tudo o que dá para fazer num dia de muita chuva, o grupo inteiro fará a arrumação do espaço, guardando as roupas nos lugares apropriados, tirando a fita crepe do chão, separando os materiais dentro das caixas, enfim, deixando o espaço da maneira como o encontraram antes da brincadeira de faz-de-conta começar.

5ª etapa
Conversa final: opiniões, sugestões, reclamações e decisões em relação a um outro momento em que acontecer de novo uma brincadeira similar.

Avaliação
• Observar aqueles que querem fazer valer suas idéias a qualquer custo, não respeitando as sugestões dos colegas, de forma a trabalhar essa característica em outros momentos;
• Observar aqueles que sempre cedem, de forma a fortalecê-los em outros momentos;
• Observar como as crianças reagem frente à necessidade de compartilhar os objetos comuns.

Consultor Laura Barboza Pinto

Professora especialista em Artes no Ensino Fundamental da Escola Vera Cruz e professora da disciplina Didática das Artes Visuais no curso de Pedagogia do ISE Vera Cruz (SP).

© FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA - Todos os direitos reservados.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores/0217.shtml

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Grupo Uninter investe em super polos para expandir ensino prático

Por PRSA 31/05/2024 às 17:42 3 concordam Ouça este conteúdo O  Grupo Uninter  tem se destacado como referência em qualidade na Educação a Di...