quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vitamina B1

Fontes de vitamina B1 – A carne de porco e produtos de charcutaria, os legumes, as massas e o arroz integral, o fermento, a gema do ovo.

Ação – Age sobre o metabolismo dos açúcares, cuja energia só pode ser utilizada graças à vitamina B1.

Sintomas de carência – Perda de apetite, palpitações, taquicardia, cãibras musculares, desaparecimento de reflexos, depressão, irritabilidade.

Necessidade acrescida em caso de – Forte consumo de álcool, de açúcar e de cafeína.

Indicada no caso de – Nevrites e polinevrites, manifestações dolorosas (ciáticas, lumbagos).

Risco de toxicidade – Não há risco de intoxicação.

Destruída por - Um meio alcalino, alguns métodos de cozedura.

O papel da Vitamina B1 (Tiamina) no organismo.

Uma grande parte da vitamina B1, ou Tiamina, necessária ao nosso organismo é fornecida pela alimentação, apesar de alguns microorganismos presentes no intestino grosso serem capazes de a sintetizar.

Depois de ter sido absorvida pelo intestino, é transportada até o fígado e, daí, para todas as partes do nosso organismo onde desempenha o seu papel. As mais fortes concentrações desta vitamina encontram-se no coração, nos rins, no fígado e no cérebro, mas não se formam verdadeiros depósitos visto que, como acontece com a maior parte das vitaminas hidrossolúveis, o organismo não está em condições de a armazenar. A quantidade absorvida em excesso, em relação às necessidades do organismo, é eliminada na urina. Isto explica por que os casos de hipervitaminose não são correntes e por que, se não tomarmos vitamina B1, mesmo durante um período relativamente breve, corremos um grande risco de carência. A vitamina B1 exerce a sua ação sobre o metabolismo dos açúcares (que estão normalmente presentes nos numerosos alimentos correntes como o pão, as massas e o arroz) onde ela intervém em algumas reações de degradação para fornecer energia ao organismo.

Sinais de carência.

A carência pode surgir no seguimento de um regime prolongado ou pobre em vitamina B1, ou que tenha por base alimentos empobrecidos por tratamentos industriais. Mas geralmente, pelo menos no que diz respeito à população européia, as causas mais frequentes de hipovitaminose são:

Problemas ao nível da absorção intestinal (infecções intestinais, diarréia prolongada, sequela de intervenção cirúrgica nas vias digestivas);

Um consumo excessivo de álcool.

A manifestação patológica clássica provocada pela carência em vitamina B1 é o beribéri caracterizado por graves alterações funcionais:

Da região gastrointestinal;

Do coração;

Do tecido muscular;

Do sistema nervoso.

Os principais sintomas de carência são:

Cansaço, a perda do apetite e a perda de peso;

Problemas cardiovasculares, tais como o aumento do ritmo cardíaco, palpitações, sufocação;

Problemas neurológicos com cãibras musculares, perda de sensibilidade, desaparecimento dos reflexos tendinosos, atrofia muscular, etc.;

Mas, nos nossos dias, só se encontra o beribéri em alguns países orientais onde a alimentação é ainda constituída principalmente pelo arroz descascado. Nos países ocidentais, é hoje muito raro encontrarem-se fenômenos carenciais tão agudos. No entanto, graças ao emprego de testes de diagnósticos mais elaborados, estamos a pôr em evidência, desde há alguns anos, carências (que não possuem ainda manifestações clínicas) mais numerosas do que o previsto, sobretudo entre as pessoas idosas e nos grupos de população que consomem grande número de alimentos muito refinados, industriais ou entre aqueles que têm problemas digestivos que podem comprometer a absorção ou a utilização da vitamina.

A causa mais frequente de carência em vitamina B1 no países europeus e nos Estados Unidos é o consumo excessivo de álcool, que pode provocar manifestações patológicas do foro da neurologia (encefalopatia de Wernicke e a síndrome de Korsakoff). Neste caso, as carências levam a:

Confusão, uma incapacidade de memorizar e de se concentrar;

Irritabilidade, depressão.

Isto deve-se a várias razões:

O álcool interfere com a absorção da vitamina;

As pessoas que bebem muito têm geralmente um regime pobre em alimentos satisfatórios sob o ponto de vista dietético;

Por fim, os danos causados ao fígado são um entrave à utilização normal da vitamina por este orgão.

Fontes alimentares.

A vitamina B1 está presente numa grande variedade de alimentos, mas a maior parte deles só contém uma pequena quantidade de B1. Ela está praticamente ausente das gorduras, dos óleos e dos alimentos muito refinados tais como o açúcar. Existe em pequenas quantidades nos legumes verdes, nas frutas e nos peixes. As fontes principais são: o fermento, o fígado e a carne (principalmente a carne de porco), os produtos de charcutaria (como o fiambre, o chourição, as salsichas), os legumes secos e os cereais integrais.

É interessante observar que, nos grãos de cereias, a vitamina está concentrada no germe e, principalmente, naquele fino compartimento compreendido entre o germe e a parte rica em amido ou endosperma. Ao longo do processo de moagem e refinação, estas partes são eliminadas e, por consequência, uma grande parte da vitamina perde-se. Foi o que, como já tinhamos referido, causou a difusão do beribéri nos países orientais. Este problema foi resolvido de diversas formas: pelo emprego de farinhas menos refinadas, pela adição de Tiamina à farinha branca ou ao arroz e por um tratamento particular do arroz.

Uma quantidade considerável de vitamina B1 perde-se durante a cozedura em água dos alimentos, pois é muito solúvel. Em contrapartida, o simples aquecimento dos alimentos não parece afetar o teor em vitaminas.

Quantidades recomendadas.

As quantidades de vitamina B1 necessárias diariamente estão relacionadas com o número de calorias ingeridas e são tanto mais elevadas quanto mais rica a alimentação for em açúcar. Em geral, a quantidade recomendada é cerca de 0,4 mg para 1000 Kcal, isto é 1,2 mg para um homem adulto com uma atividade física moderada e 1,1 mg para uma mulher.

A seguir as quantidades de alguns alimentos suficientes para cobrirem metade das necessidades diárias em vitamina B1:

100 g de arroz completo

120 g de legumes secos

90 g de carne de porco

80 g de fígado

Alguns fatores dietéticos podem acrescer as necessidades, por exemplo, um consumo elevado de açúcar que necessita da vitamina B1 para ser metabolizado, o consumo de chá ou de café e de algumas espécies de peixes crus, visto que eles comportam substâncias que, ligadas à vitamina B1, a tornam incapaz de assegurar as suas funções metabólicas. Parece ainda, mas isto ainda não foi completamente verificado, que o consumo de tabaco pode ter uma influência negativa sobre a sua atividade.

Indicações terapêuticas.

A vitamina B1 é eficaz para:

As nevrites e as polinevrites;

As síndromes dolorosas;

Algumas cardiopatias;

As manifestações psíquicas do alcoolismo.

A ingestão, mesmo em fortes doses, de vitamina B1 não comporta efeitos tóxicos visto que o excesso de vitamina não é armazenado pelo organismo mas sim eliminado.

Alimentos que possuem vitamina B1:

Presunto, levedura de cerveja, fiambre, ervilhas secas, lentilhas, flocos de aveia, carne magra de porco, ervilhas frescas, feijão seco, gema de ovo, galinha, fígado de vitela, de vaca, de bezerro, biscoitos secos, carne de vitela, massas, ovos, pão integral, frango, pão integral.


 
Obrigado pela visita, e volte sempre.
 pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...