quinta-feira, 25 de maio de 2017

Resenha: Virtudes do Medo: Gavin de Becker




Quem não se sente em perigo hoje em dia? A todo momento podemos ser abordados por alguém que quer nos assaltar, nos agredir, se aproximar para nos envolver em um golpe ou em um relacionamento abusivo.
Pode ser um estranho, pode ser uma pessoa que conhecemos há anos e um dia, do nada, descobrimos que ela só nos fazia mal.
Não há esperança e só nos resta caminhar tensos pelo mundo torcendo para não sofrermos muito no próximo ataque que sofrermos.
Pelo menos é assim que muita, mas muita gente mesmo, se sente.
Gavin de Becker é um especialista em segurança. A empresa dele é contratada para determinar se o cliente está em perigo ou não e tomar as medidas necessárias para livrá-lo.
O livro começa com um exemplo forte, a história real de uma moça abordada por um estranho educado e simpático que a ajuda a entrar com as compras em casa, mas logo se revela um perigoso agressor.
Através de vários casos Gavin vai mostrando que todos nós temos os dispositivos necessários para reconhecer as situações de risco e pessoas que escondem suas verdadeiras intenções.
Me parece que o ponto principal está no final do livro, mas a leitura é necessária para acreditarmos nele:
“Estar sempre alerta, esperando o próximo perigo e antecipando o que pode acontecer não nos ajuda a evitar essas situações, muito pelo contrário, isso satura nossos instintos além de causar um estresse desnecessário”
No entanto esse é um destaque meu pois a principal qualidade do livro é nos instruir sobre como funciona a mente dos sociopatas que podem nos envolver nos diversos tipos de perigos indo de meros golpes até ameaças de vida passando por relacionamentos abusivos.
Também são preciosas as dicas de como agir com essas pessoas, sabendo quando ignorá-las e quando lhes dar ouvido.
Sendo que, na dúvida, ignore.
Tudo envolve poder. Se ignoramos o agressor ele acaba se desinteressando por nós.
Essa não é uma tarefa simples, pois eles sabem buscar nossos pontos fracos, que a propósito, muitas vezes são qualidades humanas.
Por exemplo, uma boa pessoa não quer magoar os outros, então o “agressor” pode deixar um recado do tipo “Não acredito que você vai me ignorar! Só preciso de mostrar uma coisa”
Enfim, Gift of Fear ou, em português, as Virtudes do Medo é uma categoria de livro que todos deveríamos buscar para nos ajudar a entender como funcionam os predadores urbanos e como devemos reagir a eles.
Ah! Por incrível que pareça, há predadores que não sabem que estão seguindo um caminho obscuro que os levará a um fim violento. Isso é bem abordado no capítulo que fala em relacionamentos abusivos contra mulheres.
Enfim, Virtudes do Medo é uma obra prática, mas que abrange um largo espectro de situações de risco que todos nós vivenciamos atualmente. É leitura essencial!
Fiz um vídeo procurando resumir os pontos mais importantes do livro, algumas pessoas preferem assistir a ler, então lá vai!







fonte: http://www.roney.com.br/2015/04/01/resenha-virtudes-do-medo-gavin-de-becker/ Obrigado pela visita, volte sempre.