quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO DA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES

PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO DA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES

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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Hoje é dia do LIVRO DIDÁTICO- 27 de fevereiro

 

Livro didático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Livro didático é um livro de caráter pedagógico.
Surgiu como complemento aos livros clássicos, utilizados na escola, inicialmente buscando ajudar na alfabetização e na divulgação das ciências, história e filosofia.
Inicialmente publicado por iniciativa individual de alguns autores-educadores, como Hilário Ribeiro, Eudoro Berlink e Wilhelm Rotermund (este com obras para colonos alemães). Foi encampado como iniciativa do Estado, durante o governo Getúlio Vargas, em cuja gestão do Ministro da Educação Gustavo Capanema, em 1938, institui a Comissão Nacional do Livro Didático.
O livro didático é um instrumento para o professor, pois é nele que está a fonte do conhecimento tanto para quem ensina quanto para quem aprende, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da sociedade, ele não é um livro perfeito que contem todas as resposta, o conteúdo exposto no livro é somente para direcionar o trabalho do profissional.[1]
O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado, no Brasil, em 27 de fevereiro.

[editar] Ver também

  • Wikilivros - Um dos irmãos da Wikipédia, é o projeto da Wikimedia Foundation dedicado ao desenvolvimento colaborativo (wiki) de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre.
  • Programa Nacional de Livros Didáticos

Referências


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Tablet Samsung Galaxy S G70 Wi-Fi como usar o 3G nele

Olá pessoal, que acompanha meu blog, meu obrigado de coração.

Vou fazer uma postagem sobre um aparelho. É o Tablet Samsung Galaxy S G70 c/ 8GB, Câmera 3.2 MP, Wi-Fi, GPS, Bluetooth, Leitor de Cartão, Tela 5.0" e Android 2.2

Veja alguns vídeos sobre ele, depois eu explico melhor.

Bem muita gente está adorando este aparelho, mas tem reclamado da falta da internet 3G.

Podemos ter este recurso, com um aparelho rotedador 3G portátil de bolso. Veja vídeo

Ele vale para tabletes que não possuem 3G, e tb o Ipodpouch, e aqueles celurares que tem wifi etc.

Com isto vc pode estar conectado-a, em qualquer lugar com, um aprelho de bom custo benefício.


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A água oxigenada e sua utilidade



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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AUDIOTECA SAL E LUZ



AUDIOTECA SAL E LUZ

Divulguem por favor.
Não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO

Procure o site
http://www.audioteca.org.br/catalogo.htm
e veja os nomes dos livros falados disponiveis .

Caros amigos,
Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

E agora, você está se perguntando: O que eu tenho a ver com isso? É simples. Nos ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE! Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos, Divulguem!
Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz
Rua Primeiro de Março, 125- 7o
Andar.Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm

INSISTINDO: eles não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO !!!





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Esse teste é perfeito para exercitar os neurônios e deixar o cérebro afiado!



Esse teste é perfeito para exercitar os neurônios e deixar o cérebro
afiado!A contagem é feita pelos segundos que voce leva para fazer
todos os números

>>As instruções iniciais estão em francês. Em resumo, o que v. tem que fazer é andar com o cursor sobre os números em ordem numérica, começando com 1, depois 2, 3, e por aí em diante até chegar no 33. V. não precisa clicar -- basta tocar no número com o cursor.

Site no link abaixo

http://www.chezmaya.com/jeux/game33.htm


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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Sociologia Dialética de Marx-vídeo-aula




Enviado por em 19/03/2010

"Marcas de Batom no Espelho do Banheiro"




"Marcas de Batom no Espelho do Banheiro"

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas, de 12 anos, que usava batom, todos os dias beijava o espelho para remover o excesso. O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha que fazer um esforço enorme para retirar o batom do espelho ao final do dia.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom.


Um dia, o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que estava sendo muito difícil remover todos os dias aquelas marcas que elas deixavam. Deu conselhos em forma de palestra que durou mais de 40 minutos.
No dia seguinte, as marcas de batom no banheiro reapareceram.
No outro dia, o diretor novamente juntou o bando de meninas e, desta vez, levou consigo o zelador ao banheiro, e pediu-lhe para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador (com luvas nas mãos) imediatamente pegou um pano, mergulhou-o no vaso sanitário e passou no espelho.
As marcas nunca mais apareceram.

Moral da história: Há professores e há educadores...

Comunicar é sempre um desafio!
Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar o resultado desejado.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BRINQUEDOTECA: O CUIDAR, O EDUCAR E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



BRINQUEDOTECA: O CUIDAR, O EDUCAR E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Nereide Aparecida Borigoto


ARTIGO

São vários os estudiosos que enfatizam a importância do brincar para a criança e que isso pode e deve acontecer no momento do educar e do cuidar no intuito de promover a evolução dos processos de desenvolvimento pessoal das crianças.
Segundo Vigostsky, as crianças manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Percebe-se então, o quanto o brincar é benéfico ao aprendizado, pois a pessoa está em condição favorável para aprender.
A pré-escola, segundo o mesmo autor, juntamente com a escola, podem se utilizar deliberadamente brincadeiras, principalmente daquelas que promovem a criação de situações imaginárias para atuar no processo de desenvolvimento das crianças.

Vygostsky diz ainda que a imaginação em ação ou brinquedo é a primeira possibilidade de ação da criança numa esfera cognitiva que lhe permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento.
São várias as atividades que dão à criança prazeres intensos quando mediadas pelas brincadeiras que representam o funcionamento da criança na zona proximal e portanto promove o desenvolvimento infantil, conforme afirma o mesmo autor.
As estruturas básicas necessárias para as mudanças das necessidades e da consciência infantil, vivenciado na experiência e no ato de brincar, são subsidiadas pelo brinquedo e supervisionadas pelo educador que tem papel importantíssimo no desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social principalmente no nos períodos sensório-motor e pré-operatório. Piaget. , apud Kishimoto, 1996, 95).
Quando as crianças agem desde pequenas sobre os objetos, estruturam seu espaço e o seu tempo, desenvolvem a noção de causalidade e chegam à representação e, finalmente, à lógica.
É importante então, respeitar a espontaneidade e o interesse das crianças e trabalhar a partir da sua criatividade, formular os desafios necessários à sua capacidade e acompanhar seu processo de construção do conhecimento nos momentos em que se trabalha cuidar e brincar.
Para Piaget, a representação contida nas atitudes, dentro dos jogos simbólicos é a primeira possibilidade de pensamento e marca a passagem de uma inteligência sensório-motora, para uma inteligência representativa, a pré-operatória.
Maria Montessori, outra estudiosa da causa educacional, desenvolveu um método sobre uma proposta e apresenta as crianças como sujeitas da própria educação e que proporcionam a si mesmas a possibilidade de vivenciar os valores que as permitem atingir ao longo da ação educativa que exercem, bem como, propiciam-se a liberdade de movimentos, autodisciplina e a autodeterminação.
Nessa proposta, a criança educa a si própria com a possibilidade de escolher as atividades, de se movimentar, de construir e reconstruir, de se tornar responsável por elaborar seu caminho de independência e liberdade onde o progresso e crescimento contribuem para a construção do conhecimento.
Montessori dedicou-se ao longo do seu trabalho, acompanhando o dia a dia das crianças através das coloridas peças sólidas de tamanhos, formas e texturas diferenciadas que fazem parte das estratégias propostas e aguçam os pequenos a abrir, fechar, encaixar, abotoar, tatear, calcular, contar e uma infinidade de outros atrativos que provocam o raciocínio e auxiliam todo tipo de aprendizado do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Criou o material dourado, muito usado nas escolas públicas e particulares do Brasil e do mundo todo. As contribuições dessa médica, pedagoga, antropóloga e psicóloga para a área educacional, são ainda hoje universais como se percebem na utilização da disposição circular dos alunos, os jogos pedagógicos sempre disponíveis, os cubos lógicos de madeira para o ensino de matemática, como também na utilização do preceito da criança ser o condutor do próprio aprendizado.
No dia a dia, em sala de aula e, principalmente fora dela, nos pátios da escola, o educador tem um papel importante, o de mediar do conhecimento e ainda, trabalhar a educação voltada para o desenvolvimento de seres humanos autoconfiantes e independentes que visam tanto o bem individual quanto o bem coletivo.
Na prática, é perceptível que as crianças fazem ponte entre as brincadeiras e o imaginário. Isso deve ser explorado pelos professores e utilizado para a elaboração do trabalhado de contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regras entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem que expressam criações e emoções, refletem medos e alegrias e desenvolvem características importantes para a vida adulta.
O brincar é importante e tem evidenciado em trabalhos de pesquisas recentes que levam os pesquisadores a crerem que o brincar aumenta a capacidade de aprendizagem, em particular, aquelas brincadeiras que requerem processos cognitivos mais elaborados.
Através da imaginação e da exploração, as crianças desenvolvem suas próprias teorias do mundo, que permitem a negociação entre o mundo real e o imaginado por elas. Assim, dando tempo para brincar, um ambiente para explorar e materiais que favoreçam as brincadeiras, os adultos estarão promovendo a aprendizagem das crianças.
No Brasil, as brinquedotecas surgiram em 1980, com o intuito de estimular as Instituições de Educação Infantil a atentarem-se para o ato de brincar. As principais funções das brinquedotecas são de manter um elo direto tanto com as crianças como também com contexto pedagógico, social e comunitário.
É através do jogo que os processos mentais elementares vão se transformando em processos mentais superiores. . . ao brincar a criança faz uma releitura do seu contexto sócio-cultural emergente, amplia, modifica, cria e recria através dos papéis que elege para representar. (Santos, 1997,86).
A brinquedoteca tem cunho pedagógico e favorece a possibilidade de escolha de brinquedos para subsidiar a utilização dirigida das brincadeiras, que após classificados, organizados e selecionados por características, são úteis para a utilização em sala de aula pelos professores em inúmeras situações de aprendizagem.
A função social da brinquedoteca é justamente o acesso aos brinquedos e aos jogos para favorecer as crianças de baixa renda não teriam possibilidades de contato. Por outro lado há ainda função comunitária que prioriza a aquisição de conceitos como: respeito, ajudar e ser ajudado, cooperação e compreensão, com o auxílio dos jogos em grupo.

No tocante a criação da brinquedoteca, faz-se necessário, atenção especial para as características referentes às necessidades da comunidade a ser atendida. Há uma variação para a instalação que depende do local, da instituição mantenedora, da faixa etária a ser atendida, bem como, das finalidades a que se destina. Veja o que diz Santos:

Como conseqüência imediata quanto à sua criação, a brinquedoteca pode adquirir várias características conforme a necessidade da comunidade que a originou.A criação de uma brinquedoteca pode variar segundo o local, instituição mantenedora, faixa etária a que se destina ou até mesmo em relação às finalidades para as quais ela está sendo criada, considerando fundamentalmente o contexto sócio-cultural onde se insere. (Santos, 1997, p.85).
As brinquedotecas, além de promover a cultura local, através do estímulo às danças jogos, músicas e outras atividades lúdicas de cada comunidade, incentivam o brincar junto, onde os professores, compreendendo a importância das atividades lúdicas, podem, devem e tem que participar promovendo atividades, realizando de oficinas de brinquedos.
Existem possibilidades de se elaborar projetos para aquisição de brinquedos, que podem ser elaborados pela gestora da Instituição de Educação Infantil, juntamente com a comunidade escolar onde inclui professoras, técnicos de serviço, pais e até as próprias crianças.
Os projetos nascidos no interior das Instituições de Educação Infantil sempre contam com a contrapartida da comunidade escolar e apoio das Secretarias Municipais de Educação.
O relevante de se trabalhar em projetos assim é a certeza de que o objetivo final será alcançado, pois as crianças circularão por entre brinquedos industrializad
Linkos, brinquedos construídos artesanalmente, brinquedos novos, brinquedos mais usados e até brinquedos desconhecidos, que oportunizarão a troca de a experiência e consequentemente a construção do conhecimento.

Sobre o Autor
Desejo participar do site e me interar melhor sobre os artigos publicados ao logo do ano, bem como autores.

neraborigotto@hotmail.com



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Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar- vídeo-aula



Enviado por univesptv em 24/03/2011

Programa da disciplina Fundamentos e Princípios da Educação Infantil. As especialistas em educação infantil Beatriz Ferraz e Tizuko Morchida analisam situações de cuidado, educação e brincadeira com crianças pequenas em creches e pré-escolas. Fomos a algumas escolas para mostrar na prática que o educar está associado em diversas atividades realizadas na educação infantil - no banho, na troca de fraldas, na alimentação e higiene. Mostramos também que a brincadeira é o eixo da educação infantil e que a partir dela a criança também aprende.

Coleção com três livros fundamentais sobre poder e estratégia de Robert Greene, autor do best-seller As 48 leis do poder.

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