quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Resenha. Passo a passo.


Resenha é um texto em forma de síntese (no máximo de 3 páginas) de um livro ou de um escrito, que expressa a opinião do autor (da obra) sobre determinado fato ou assunto. Elabora-se um texto contínuo, sem títulos ou seções.

Deve ser escrita em linguagem padrão culta, na primeira pessoa do plural (ex. acreditamos que o texto oferece grandes contribuições); ou terceira pessoa do singular (ex. acredita-se que as contribuições oferecidas pelos textos possam servir...).

Após o título (centralizado) e a referencia bibliográfica (alinhada à esquerda e espaçamento simples) escreve-se o texto (verifiquem as normas da ABNT que constam nas orientações).

Escreve-se no primeiro parágrafo algumas linhas sobre o autor da obra que você está resenhando.. Credenciais do autor – refere-se a informações gerais sobre o autor da obra que você está resenhando, falando de fatos relacionados à sua vida: local e ocasião de nascimento, formação acadêmica, como também as circunstâncias em que ele fez o estudo (quando, onde e porque), pessoas que exerceram influência teórica sobre sua obra, fatos que teriam marcado sua vida e, conseqüentemente, sua forma de pensar.

Nos parágrafos seguintes (quantos parágrafos forem necessários), inicia-se o resumo da obra (resumo das idéias principais, descrição breve do conteúdo). O que diz? Qual sua característica principal? Como o tema foi abordado? São necessários conhecimentos prévios para compreendê-la? Que teoria serviu de fundamentação para o autor do artigo (referência)? Se a obra é um relato de pesquisa, qual é o método de pesquisa que o autor utilizou?

No penúltimo parágrafo registrar se o autor conclui, se sim, em que momento, finalmente, qual foi a conclusão.

No último parágrafo APRECIAÇÃO – Este momento exige mais de quem está elaborando a resenha (ou seja, você) porque se refere ao julgamento da obra. Para fazer a apreciação pergunte-se: Quais são as contribuições da obra? / O que a obra acrescentou? / As idéias foram criativas? / Foram desenvolvidos novos conhecimentos? / O autor se apoiou bem na literatura (fundamentação teórica e filosófica)? / A obra propôs abordagens diferentes? / Como é o estilo? Claro? Conciso? Objetivo? Coerente? / Como é a forma da obra? Lógica? Sistematizada? Há equilíbrio entre as partes? / A obra é original? / A Obra se dirige ao público? (isto é a indicação da obra)

Exemplo:

RESENHA: coloque o título da resenha criado por você

LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização cientifica no contexto das séries iniciais Ensaio : Pesquisa em educação em ciências - Vol 3, n 1., junho 2001. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir.PDF

Segundo o autor....... Credenciais do autor

Neste texto , o autor, conteúdo da obra.... (quantos parágrafos forem necessários)

No penúltimo parágrafo registrar se o autor conclui, se sim, em que momento, finalmente, qual foi a conclusão.

No último parágrafo APRECIAÇÃO

LEMBRE-SE DE APAGAR TUDO QUE ESTIVER EM AZUL, É SOMENTE UM LEMBRETE

Lembre-se TAMBÉM de colocar as referencias na última página

Qualquer dúvida estou à disposição

Boa sorte!Ou melhor bons estudos.

Suzelei- professora tutora.

REFERÊNCIAS

Fontes: www.unoparvirtual.com.br
Tutoria Eletrônica.
Outras fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha
http://docs.google.com/Doc?id=ddw7qvcm_80hcxrssfm
http://www.paratexto.com.br/document.php?id=1687
http://paginas.terra.com.br/educacao/teletrabalho/Resenha.htm
http://docs.google.com/Doc?id=ddw7qvcm_81sz7jrcd3


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

10 comentários:

Anônimo disse...

onde vc encontrou as credenciais dos autores? sou aluna da unopar e não estou encontrando!!!!!!!!!meu e-mail é cqalves@hotmail.com!me escreva dando a resposta por favor!obrigada!!!!!!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

As credenciais do autor são seu nome e seus escritos etc.

Anônimo disse...

Olá!!!
Necessito fazer uma resenha sobre um filme e preciso saber se devo seguir as mesmas regras????

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Você deve seguir as orientações de seus professores. mas basicamente o padrão é o mesmo.

Anônimo disse...

Estou no 6º módulo de Pedagogia na UNOPAR. Gostaria de saber se o curso de pedagogia da unopar comtempla, orientação, supervisão ou só comtempla a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental? ninguém conseguiu mim responder.
meu imail: rosileneipcc@yahoo.com
Você poderia mim responder?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá, Rosi e boa noite.
Vc me escrve perguntando sobre , o cursos de pedagogia e se ele comtempla orientação e suervisão. É bom lembrarmos que o curso de pedagogia ao longo de sua história passou por várias transformações e mudanças. E em maio de 2006 as diretrizes do curso foram alteradas a Unopar segue esta ultima, e todas as instituições pelo Brasil a fora também.
Esta resolução diz vou citar apenas um trecho abixo.
Art. 4º O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores
para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional
na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos
pedagógicos.
Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na
organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas
próprias do setor da Educação;
II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e
experiências educativas não-escolares;
III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo
educacional, em contextos escolares e não-escolares.
. Para vela na integra clique aqui

Isto que te passei acima é só para vc poder se cituar, agora veja o que faz um orientador educacional.

Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."
Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. continua...

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

...continuação
Para Clice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, "qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais". O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares. (REVISTA NOVA ESCOLA).
Desta forma minha cara amiga de profissão a Unopar vai dar a vc uma boa base para vc se quiser atuar como orientadora. O mesmo vale para gestão escolar, coordenação pedagógica e diretor de escola.
Veja que a partir de 2010 os alunos novos da Unopar os calouros vão ter estágio em gestão escolar, e o cursos de pedagogia passa de 3 anos e meio para 4 anos.
Vc como ainda está estudando na Unopar faça um estágio voluntário em gestão escolar vai valer a pena eu fiz e gostei, oprocedimento vc encontra no site da Unopar Virtual.
Mais um detalhe para não perdermos de vista que o pedagogo estuda sociologia , psicologia, história , teorias da prendizagem e metodologias justamente para poder orientar geirir e coordenadar tosos os difentes ambitos da educação. seja como o professor em sala de aula , seja como o orientador individual, seja como o coordenador pedagogico que auxilia o professor e o ajuda a melhorrar sua praxis, ou seja como o diretor da escola que cuida de tudo a escola e organiza UMA GESTÃO DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA. Vc escolheu a Unopar e escolheu o pedagogia daqui a pouco vc será uma pedagoga, sucesso. E estou a sua disposição.

Veja que para vc ser uma boa orientadora as disciplinas do curso de pedagogia da Unopar são uma boa base para vc. Resumindo um professor

Karem Caetano disse...

oii por favor sou aluna de direito e gostaria que vc me explica-se melhor a respeito da citação de outros autores enfim bibliografia em uma resenha como faço espaçamento meu professor disse q odeia aput e que devemos colocar a referencia de obra pg autor q esta comentando o autor principal ou alguma frase na primeira folha da resenha com numero de pag livro data etc...

Karem Caetano disse...

oii vc poderia me auxiliar a respeito
da primeira conferencia de foucault?em a veradade e as formas juridicas

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Me mande um email explicando melhor o que vc quer, para que seu retorno seje satisfatório.
joaocarlosmaria@yahoo.com.br

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...