Introdução


planejamento escolar
Escolher a escola ideal para os seus filhos é uma das decisões mais difíceis que os pais têm de tomar porque envolve questões emocionais, sociais e econômicas. Com planejamento, esta tarefa pode ser simplificada.

Antes de tudo, os pais devem ter a compreensão que oferecer uma educação de qualidade aos filhos no Brasil custa caro porque as escolas públicas, com raríssimas exceções, há muito tempo, não conseguem preparar adequadamente o estudante para as outras fases educacionais.

Planejamento infantil
Istock Photos
Portanto, o planejamento deve começar nos primeiros dias de vida da criança, com os pais realizando um levantamento dos preços das escolas onde pretendem matricular os seus filhos. Para facilitar os trabalhos futuros, os pais devem escolher, no máximo, cinco estabelecimentos escolares para a pesquisa. Anotar os preços das mensalidades, compará-los e verificar os reajustes registrados nos últimos anos são outras medidas que devem ser tomadas. Os pais também devem ficar atentos à proporção entre o valor da mensalidade e a renda familiar, um conceito básico de economia doméstica.

Em relação a isso, especialistas fazem uma recomendação: ninguém deve comprometer mais do que 25% do orçamento familiar com o pagamento das mensalidades e de eventuais atividades extracurriculares. Agindo com prudência, certamente, os pais vão proporcionar a seus filhos o melhor ensino dentro de suas possibilidades financeiras. Os pais que não têm dinheiro para bancar os estudos dos filhos devem procurar as melhores escolas na rede pública. Um indicador possível é verificar o desempenho dos alunos nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).