ALGUNS PRINCÍPIOS ORIENTADORES – ESTÁGIOS CURRICULARES
Profa. Dra. Stela C. Bertholo Piconez - FEUSP
I - Objetivos dos Estágios (Didática - EDM 402) Modalidade: Iniciação Científica
- Ampliar reflexões sobre a questão do ensino inserido no núcleo do processo educativo escolar como mediação articuladora do fenômeno da educação com a realidade social global
- Ampliar reflexões sobre a articulação prática/teoria/prática existentes na teoria e na prática do professor (discurso x desempenho)
- Ampliar reflexões sobre a relação bidirecional entre o cotidiano escolar (referencial empírico) e o referencial teórico da disciplina Didática
- Análisar os procedimentos de ensino, tendências, potencialidades, limitações e distorções na organização do trabalho pedagógico, a partir de reflexões críticas sobre as necessidades da escola pública (Ensino Fundametnal/Ensino Médio/Educação Infantil/Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos) através de pesquisa bibliográfica
- Identificar, em micro-situações escolares vivenciadas (projetos de pesquisa), as interferências organizacionais, institucionais e pedagógicas no desempenho da formação dos professores e dos alunos e suas conseqüências para a qualidade do ensino.
II - Conteúdos (Didática)
A - Ao nível da reflexão teórica
1.1. Dimensões Básicas do Processo de Ensino (teorias e/ou abordagens de Ensino-Aprendizagem)
1.2. Articulação prática/teoria/prática
1.3. A Construção de Conhecimentos na Educação Escolar (fundamentos epistemológicos e pedagógicos) e seu estudo teórico pela Didática
2.1. Caracterização histórica, política e pedagógica (área ou disciplina)
2.2.A Estrutura Curricular da disciplina ou eixo curricular - Diretrizes Curriculares (PCNs)
- Componentes e Conteúdos da educação escolar
- Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade
B - Ao nível da reflexão teórico-prática
1. Fase de Identificação e de Aproximação da pesquisa
1.1. Manusear e analisar referenciais bibliográficos (históricas, legais e oficiais) para compreensão e identificação da Didática na formação do professor por níveis de ensino e componentes curriculares
1.2. Acessar bibliotecas virtuais
1.3. Elaborar fichamentos bibliográficos (resumo, resenhas, dados sobre autor, glossário temático etc)
1.4. Analisar mapeamentos categorizados sobre a Formação de Professores nas abordagens de ensino contemporâneas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
2. Fase de Representação
2.1. Análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados envolvendo os estruturantes da Didática na formação de professores (objetivos, conteúdos, aluno, professor, avaliação, metodologias etc)
2.2. Produção Coletiva de texto sobre Formação de Professores sob a perspectiva de abordagens contemporâneas de ensino envolvendo TICs
3. Fase de Reflexão, Entendimento e Socialização das Experiências vividas nos estágios supervisionados
3.1. Fichamento Bibliográfico (formulários)
3.2. Exposição e socialização das análises realizadas
3.3. Produção do texto coletivo
3.4. Auto-avaliação dos estágios como iniciação científica
III - Organização dos estágios
Na construção do trabalho de investigação sobre Formação de Professores x TICs X abordagens contemporâneas de ensino faz-se necessário ter presente:
2. o intercâmbio das experiências (referencial empírico e teórico) através da pesquisa em periódicos sobre o tema e nas bibliotecas virtuais
5. levantamento permanente de bibliografia sobre os componentes curriculares e sobre a formação do professor
6. seminários com objetivos definidos, tais como:
- manter contacto teórico aprofundado com propostas de trabalho sobre Formação de Professores ;
- compreender o conteúdo fundamental dos estudos, pesquisas e leituras sobre a problemática da formação do professor, sob perspectiva científica;
- problematizar questões pertinentes aos projetos de investigação nos estágios e socializar com a classe/grupo, alternativas adequadas.
IV - Avaliação
A avaliação, parte integrante de todo processo do trabalho pedagógico e instrumento gerador e inspirador de novos estudos, supõe estudos junto aos alunos, dos critérios mais adequados. Objetivamos a prática da avaliação continuada e sugerimos, alguns dos critérios que serão discutidos com os alunos:
1. Frequência, assiduidade e pontualidade na entrega dos relatórios e debates sobre os estágios;
2. Participação efetiva no planejamento, desenvolvimento e avaliação dos seminários pretendidos;
3. Elaboração de relatórios de estágio e socialização dos mesmos;
4. Elaboração de produções escritas e trabalhos em grupo
V - Carga Horária
Semestre
20 horas/aula em escolas e/ou no Programa de Educação de Adultos da FEUSP (NEA – Núcleo de Estudos de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores – Ensino Presencial e Educação a Distância) para levantamento bibliográfico, entrevistas, elaboração de relatórios, coleta e tabulação de dados etc.
As orientações sobre os Estágios serão desenvolvidas durante todo o desenvolvimento da disciplina Didática e através de discussões subsidiadas por este Documento orientador dos Estágios Curriculares (ver na homepage do curso em www.nea.fe.usp.br – Didática – EDM 0402). Segue um roteiro para orientar os projetos de investigação através dos estágios.
VI – ROTEIRO ORIENTADOR
ANÁLISE DE PESQUISAS : subsídios para coleta de dados
- Ver Formulário de Mapeamento Bibliográfico (anexo)
- Elaborar novos agrupamentos por categorias relacionadas aos estruturantes da Didática
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP 1/2002. Disponível na internet: http://www.mec.gov.br
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Resolução CNE/CP 2/2002. Disponível na internet: http://www.mec.gov.br
PICONEZ, S C B. A Prática de Ensino e os Estágios Supervisionados, 11a. edição. Campinas: Papirus, 2004.
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