quarta-feira, 17 de setembro de 2008

JURO (ju.ro). Palavra do dia.



Palavra do dia:

JURO (ju.ro)

Em meio à turbulência mundial no mercado financeiro na última semana, o Banco Central dos EUA manteve a taxa de juros em 2% ao ano.

A palavra “juro” tem sua origem no latim, ‘jus, juris’, que significam “direito”. Apesar de usualmente usar-se a forma “juros”, ela é o plural da palavra “juro”, que se entende como a porcentagem que se acrescenta ao total de uma compra a prazo (e que depende do prazo) ou ao pagamento de um empréstimo pelo devedor ao credor, e também como o rendimento do capital aplicado em determinado investimento.

>> Definição do dicionário “Aulete Digital”:

JURO (ju.ro)

Substantivo masculino.
1 Porcentagem acrescentada ao total de um empréstimo ou de uma compra a prazo, a ser paga pelo devedor: juros de 4% ao mês.
2 Rendimento de capital investido (juros da poupança) [Tb. fig. (receber o amor de volta com juros). Nas duas acp., mais us. no pl.]

[Formação: Do latim ‘jus,juris’ “direito”]
_____

Aulete Digital: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

www.auletedigital.com.br

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para palavradodia@auletedigital.com.br com a palavra "Sugestão" no campo "Assunto".
_____

A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra...

  "Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra. Não repreendas o zombador porque te odiará, repreende o ...