segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Como ocorre ensino/aprendizagem no estudante? (meus artigos).



Para respondermos esta pergunta primeiro, temos que conceituar ensino e aprendizagem, para depois fazermos um juízo de valor.


O que é ensino?


É uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas.
Ele pode ser dividido em ensino infantil, fundamental, médio, ensino superior, ensino de pós-graduação. Etc. Há outros, mas paramos por aqui.
Observamos que neste processo de ensino, surgem outras palavras, educação, escola, e conhecimento. Desta forma os seres humanos passam certos conhecimentos através de um sistema, assistemáticos e sistemáticos. Ai surgem professores, mestres, família, sociedade, etc.


O que é aprendizagem?


Pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo. Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos politico-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber. Quando há uma mudança de postura e de comportamento dizemos que ocorreu a aprendizagem. Isto é falando de uma maneira bem simplista.
Agora que resumimos os conceitos de ensino e aprendizagem, é preciso não separá-los, pois ensino e aprendizagem, são indissociáveis. Um complementa o outro.
Veja no caso de um computador que não tem um BR Office instalado, se vc tenta ler um arquivo de seu pendrive com este programa, não conseguirá. De modo semelhante se o professor não consegue ensinar e o aluno não consegue estudar direito, este processo fica comprometido.
O professor e aluno estão numa relação dialógica onde ambos sofrem mudanças.
Este processo acontece de maneira diferente, pois cada um tem um estilo de estudar.
No Brasil não aprendemos a estudar, só estudamos no dia da prova.
Veja a matemática que é um edifício, você não poderá construir o segundo andar sem antes passar pelo primeiro andar. Mas o que acontece, não construímos nossos andares e temos dificuldades, pois cada etapa da matemática precisa de conhecimentos anteriores. Se não sabemos multiplicar teremos dificuldade para dividir. Desta forma estudamos para a prova, e logo depois esquecemos. O conhecimento não fica em nossa memória de longa prazo. Assim sendo temos que ter estímulos e fazer links. Por ex. meu filho de 8 anos estava com dificuldade em lembrar-se de como se escreve exato. Se é com "x" ou "z". Como ele assistiu o filme do Spide Racer, fiz ele se lembrar do corredor X. Desta forma ele não mais errou esta palavra. Pois a aprendizagem tem que ser significativa. Senão na próxima curva já nos esquecemos. Temos que usar, a música, o jogo, a brincadeira, saber fazer anotações etc. Para provocarmos o ensino/aprendizagem.

O autor: João C. Maria aluno de pedagogia Unopar Virtual Campinas 2.

Fonte(s):

http://educacaodialogica.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizage...


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário: