FIRMEZA DE PROPÓSITO
Luiz Carlos Baldan Gusmão
Uma das maiores causas do insucesso é a falta de atenção.
Uma das maiores causas de sucesso é a firmeza de propósito, sendo a firmeza de propósito uma opulência que tem o dom de superar a instabilidade.
Você já reparou quantas vezes fazemos uma coisa pensando em outra? E você já pensou quantos erros cometemos por não estarmos totalmente concentrados no que estamos fazendo? Como exemplo prático, observe no cantar da Japa-mala (entoar mantras para a meditação pessoal) onde está o nosso pensamento, verifique.
Prestar atenção, concentrar-se, buscar um objetivo, pensar no que está fazendo é um treino. E é um treino que exige muita dedicação e muito esforço. Não acredite na falsa idéia de que “você é assim mesmo” – sem capacidade de concentração – e que não pode mudar. Pratique Yoga para ter uma grande ajuda nesta batalha.
Para começar a se concentrar mais, o primeiro passo é pensar com seriedade no que se está fazendo. Cante bastante Japa-mala para treinar. Ambientes de muita brincadeira, pessoas que falam alto e que se movimentam o tempo todo podem dificultar a concentração. Assim, se você convive num ambiente que dificulta a concentração, tente mudá-lo. Diminua o volume do som, por exemplo. Mude sua mobília de posição ou mesmo s costumes cotidianos, se possível. Lembre-se que o barulho é o grande gerador de cansaço e o cansaço dificulta muito a concentração.
Tenha o hábito de conferir tudo. Isso treinará você a concentrar-se mais no que faz e evitará o retrabalho e a perda de tempo. Anote para não esquecer das coisas a fazer. Tenha o hábito de perguntar várias vezes até compreender bem alguma tarefa. Estude mais, busque conhecimento espiritual e levante para a vida.
Pessoas que cometem pequenos erros o tempo todo ficam com sua mente abalada. A falta de atenção é um dos fatores que mais impede uma pessoa de crescer espiritualmente e materialmente.
Pense nisso: Você tem hábito de cantar Japa-mala? Você tem hábito de buscar conhecimento espiritual? Você tem hábito de reler o que escreve? Você tem hábito de conferir se uma tarefa recebida foi bem compreendida por você antes de executá-la? Você procura um lugar mais silencioso para fazer tarefas que exigem concentração? Você se esforça para não ser uma pessoa dispersiva? Você está tirando o melhor proveito deste momento?
As pessoas com firmeza de propósito na busca do objetivo supremo com a mente estável e destinados a maior perfeição da vida espiritual, que é a renúncia à concepção de vida material, são resolutos.
Bg 2.41 "Aqueles que estão neste caminho são resolutos, e têm apenas um objetivo. Ó amado filho dos Kurus, a inteligência daqueles que são irresolutos tem muitas ramificações."
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário