Reprodução do quadro Children's Games, de Pieter Bruegel (1560), pertencente ao Kunsthistorisches Museum, em Viena, mostra várias brincadeiras de crianças. No destaque, o jogo de bola de gude |
Como jogar bola de gude.
"Teco, teco, teco, teco, teco, na bola de gude, era o meu viver. Quando criança no meio da garotada com a sacola do lado, só jogava pra valer". O chorinho de Pereira da Costa e Milton Villela, perpetuado na voz da cantora Gal Costa, fala sobre uma menina que gostava de jogar bola de gude, revelando o quão democrática é a brincadeira. Para jogar bola de gude não há limite de participantes nem idade nem sexo. E o material usado é muito barato. As bolinhas custam R$ 0,01 cada, no atacado, e o jogo não exige mais que um pedaço de chão para acontecer.
|
Onde jogar
O chão de terra é o ideal, já que algumas modalidades pedem pequenos buracos no caminho. Dá para jogar em terrenos asfaltados e pisos, marcando a arena com um giz, mas isso implica em fazer adaptações nas fases que envolvem buracos, como substitui-los por círculos.
Material necessário
iStockphoto/Peter Hansen |
Neste artigo, você vai encontrar as regras de algumas das infinitas modalidades e aprender sobre a história da brincadeira e o processo de fabricação das bolinhas de gude.
1.
Introdução a Como jogar bola de gude
2.
Como jogar
3.
História da bola de gude
4.
Como se fabrica bola de gude
5.
Curiosidades
6.
Mais informações
7.
Veja todos os artigos sobre Brinquedos e brincadeiras
Fonte: http://criancas.hsw.uol.com.br/bola-de-gude.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário