Nota do Instituto Alfa e Beto:
Artigo publicado na Revista Ensaio, V. 10, N. 35, Abril-Junho 2002. pp. 161-200
O presente artigo tem três objetivos: apresentar os pressupostos das propostas construtivistas de alfabetização, demonstrar como as evidências empíricas apontam para o equívoco dessas propostas e sugerir novos caminhos para retomar a questão da alfabetização a partir de uma sólida base de conhecimentos científicos teóricos e empíricos o que permitiria ao Brasil superar a posição de último colocado no ranking mundial de qualidade no ensino da leitura e escrita (OECD, 2001).
O artigo se divide em seis partes. Na primeira analisa as propostas construtivistas de alfabetização. Nas três seguintes apresenta algumas considerações de natureza lógica e evidências empíricas que demonstram o equívoco dos pressupostos, hipóteses e métodos construtivistas. Na quinta parte analisa possíveis causas da popularidade do construtivismo e na sexta parte apresenta sugestões e aponta caminhos para a recolocação do problema da alfabetização.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
https://www.alfaebeto.org.br/wp-content/uploads/2015/12/construtivismo_alfabetizacao.pdf
3 Livros para alfabetizar com sucesso, utilizando o método fônico
Conheça três livros essenciais para auxiliar o professor e o aluno no processo de alfabetização.
Para compreender o princípio alfabético, é necessário que o aluno desenvolva a consciência fonêmica – a capacidade de identificar os segmentos de som que formam uma palavra (os fonemas). Tomando esta consciência, o próximo passo para se alfabetizar, consiste em aprender, de maneira sistemática e explícita, a relação entre os fonemas e grafemas – e isso se chama de método fônico.
Manual de Consciência Fonêmica
Destinado a professores de pré-escola e séries iniciais (alfabetização), apresenta um conjunto de atividades lúdicas para desenvolver a consciência fonêmica.
Aprender a Ler
Livro de alfabetização para o aluno com manual do professor, apresenta de forma simples e clara atividades para o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias para o domínio do código alfabético, incluindo análise e síntese de fonemas, decodificação e desenvolvimento de fluência de leitura.
ABC do Alfabetizador
Voltado para educadores, contém informações teóricas e práticas sobre todos os componentes essenciais do processo de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário