O asno, a raposa e o leão
O Asno e a Raposa tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento.
Não foram muito longe e encontraram um Leão.
A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo onde iria ajudá-lo a capturar o Asno, se este desse sua palavra de honra que ele próprio não seria molestado.
Diante do compromisso assumido do Leão, a Raposa atraiu o Asno a uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro.
O Leão vendo que o Asno já estava assegurado, imediatamente agarrou a Raposa e quando achou mais conveniente, também atacou o Asno.
Moral da história:Uma pessoa sem escrúpulos persegue apenas seus interesses. Pouco importa os meios que use para consegui-lo. Assim, ele passará por cima de todos não respeitando sequer seus aliados. Por isso mesmo, nunca confie em seus inimigos.
Fábulas (do latim FARI = falar, e do grego PHAO = contar algo) são narrativas de uma situação vividas por animais, que se refere a uma situação humana e tem por motivo transmitir moralidade.
O fabulista grego, Esopo, nasceu no ano de 620 a.C. Tornou-se um homem célebre por suas fábulas, chegando a ser conhecido em todas as literaturas.
Segundo o historiador Heródoto, Esopo teria nascido na Frígia e trabalhava como escravo numa casa. Há ainda alguns detalhes atribuídos à sua biografia cuja veracidade não se pode comprovar: que teria sido aleijado e com dificuldades de fala, um protegido do rei Creso e que foi executado pelos cidadãos de Delfos por crime de blasfêmia
Discute-se a sua existência real, assim como acontece com a de Homero. Levanta-se a possibilidade de sua obra ser uma compilação de fábulas ditadas pela sabedoria popular da antiga Grécia. Seja como for, o realmente importante é a imortalidade da obra a ele atribuída.
As primeiras versões escritas de suas fábulas datam do séc. III d.C. Muitas traduções foram feitas para várias línguas, não existindo uma versão que se possa afirmar ser mais próxima da primordial.
Antes do advento da impressão as fábulas de Esopo eram ilustradas em louça, em manuscritos e até em tecidos.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário