quinta-feira, 9 de março de 2017

Qual é a diferença entre valores e virtudes? Entenda por que, para buscar a perfeição cristã, não basta ter valores: é preciso cultivar as virtudes





As virtudes são hábitos bons que nos levam a fazer o bem. Podemos tê-las desde que nascemos ou adquiri-las depois. São um meio muito eficaz para colaborar com Deus, pois implicam em decidir, livre e voluntariamente, fazer o bem, ou seja, cumprir o plano de Deus.
 
O objetivo de uma vida virtuosa é chegar a ser semelhantes a Cristo. Não se trata de perfeccionismo, no qual a pessoa elimina defeitos porque considera que não deve ter tal ou qual falha; isso seria vaidade apenas. Tampouco é um narcisismo de ver-se bem, ou que todos pensem que você é o máximo. A virtude não é uma higiene moral, pela qual você “limpa” sua pessoa.
 
Os valores, por outro lado, estão orientados ao crescimento pessoal por um convencimento intelectual: sabemos que, se estivermos limpos, seremos mais aceitos pelos outros; sabemos que, mantendo nossas coisas em ordem, poderemos encontrá-las com mais facilidade ao procurá-las.
 
Os valores são bens que a inteligência do homem conhece, aceita e vive como algo bom para ele como pessoa. O valor é tudo aquilo que se “valoriza” como bom, desejável, necessário para a vida. Para uma pessoa, um valor pode ser ter um belo carro, enquanto, para outra, isso não significa nada.
 
Neste sentido, podemos dizer que os valores são mais ambíguos, pois nem todas as pessoas consideram as mesmas realidades como valores. As virtudes têm um caráter mais universal, pois o que é uma virtude em uma pessoa também o é em outra.
 
Estabelecidas as diferenças, é importante reconhecer que, na vida de fé, sempre há propostas feitas por Jesus que, quando comparadas com o que o mundo nos apresenta, tendem a parecer semelhantes, mas não o são necessariamente. Vejamos alguns exemplos.
 
A Bíblia nos ensina a necessidade do jejum como remédio eficaz contra a concupiscência e como mecanismo de domínio de si; o mundo nos propõe a dieta como método eficaz para manter o controle do peso corporal e de uma saúde adequada. Primeira conclusão: jejuar não é a mesma coisa que fazer dieta, e menos ainda passar fome. Ainda que semelhantes na forma, não são iguais no fundo.
 
Jesus convida à castidade como maneira de entender a sexualidade e o corpo humano como instrumentos de santificação e de oblação a Deus e ao cônjuge, enquanto muitos optam pela abstinência sexual como forma de liberdade interior para alcançar outros fins que consideram mais nobres. Então, ser casto não é a mesma coisa que ser abstinente, e menos ainda ser assexuado.
 
Enquanto a dieta e a abstinência sexual podem chegar a ser considerados como valorespara alguns, o jejum e a castidade são, em si, virtudes de caráter espiritual para todos. É importante saber, além disso, que os valores não precisam da graça de Deus, já que, pelo fato de possuírem uma ponderação intelectual, são vividos a partir da racionalidade.
 
Já as virtudes, por buscarem colaborar no plano de Deus e na semelhança com Cristo, requerem a ajuda do Senhor, um auxílio especial de sua magnificência, já que o ser humano, por suas próprias forças, não pode alcançá-las.
 
É possível ser abstinente sem ser casto e fazer dieta sem jejuar. O sentido de cada prática difere muito segundo sua finalidade. Os cristãos não estão chamados apenas a tervalores (necessários em todo ser humano), mas a preencher suas vidas de virtudes, tanto cardeais como teologais.
 
Se aprofundarmos mais, poderemos encontrar muitos outros valores que têm semelhança com as virtudes e, por isso, tendem a ser confundidos com elas. Há pessoas que acham que fanatismo é sinônimo de fé, que estar apaixonado é amar, que estar entusiasmado é ter esperança, que timidez é o mesmo que prudência etc.
 
Todos os seres humanos possuem valores. Todos nós atribuímos valor a certas coisas. Há coisas pelas quais certas pessoas chegam a dar a vida. Mas, para alcançar a perfeição cristã, não bastam os valores: as virtudes são necessárias.

fonte; http://pt.aleteia.org/2014/01/30/qual-e-a-diferenca-entre-valores-e-virtudes/

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O ATIVISMO DO STF APARELHADO CONTRA JAIR BOLSONARO AMEAÇA A DEMOCRACIA -...



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quarta-feira, 8 de março de 2017

Hoje é dia de jejum de: Amalaki Ekadasi Jejum 8

Amalaki Ekadasi Jejum 8


               O rei Mandhatacerta vez disse para Vasistha muni:
                  
                 -Ó grande sábio, bondosamente seja misericordioso comigo e descreva o jejum sagrado que irá me beneficiar eternamente.
  
                Vasistha muni respondeu:

                   -Ó rei, por favor ouça enquanto lhe descrevo o melhor de todos os dias de jejum, Amalaki Ekadasi. Aquele que fielmente observa o jejum neste Ekadasi, alcança muita riqueza, livra-se dos efeitos de todos os tipos de pecados e obtém a liberação. Jejuar neste Ekadasi, é mais purificante do que doar mil vacas em caridade a um brahmana qualificado. Portanto, por favor me ouça atenciosamente, enquanto lhe descrevo a história de um caçador, que embora se ocupasse diariamente em matar animais inocentes para sua subsistência, obteve a liberação observando o jejum no Amalaki Ekadasi, e seguindo as regras e regulações prescritas de adoração.

                   Havia uma vez um reino chamado Vaidisa, onde todos os brahmanas, ksatriyas, vaisyas e sudras estavam igualmente capacitados com o conhecimento védico, grande força corporéa e inteligência apurada. Ó leão entre os reis, em todo reino havia vibrações de sons védicos, nenhuma pessoa sequer era ateísta e ninguém era pecador. O governador deste reino era o rei Pasabinduka, um membro da dinastia soma, a lua. Ele também era conhecido como Citraratha, e era muito religioso e veraz. Está dito que o rei Citraratha, tinha a força de dez mil elefantes, que ele era muito rico e conhecia as seis ramificações do conhecimento védico (nota 1) perfeitamente.

                   Durante o reinado de maharaja Citraratha, nem sequer uma pessoa em seu reino, tentava se desviar do seu dharma (dever ocupacional). Assim, perfeitamente ocupados em seu próprio dharma, estavam todos os brahmanas, ksatriyas, vaishyas e sudras. Nem miséria nem pobreza eram vistas neste reinado, e não havia secas nem enchentes. As pessoas prestavam serviço amoroso à Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Vishnu, tal como fazia o rei, o qual também prestava serviço especial ao senhor Shiva. Além disso, duas vezes por mês, todos jejuavam no Ekadasi.

                   Desta maneira, ó melhor dos reis, os habitantes de Vaidisaviviam muitos anos em grande felicidade e prosperidade. Abandonando todas variedades de religião materialista, eles se dedicavam completamente ao serviço amoroso ao Senhor Supremo Hari.

                   Uma vez, no mês de Phalguna, chegou o santo jejum do Amalaki Ekadasi, que estava conectado com o Dvadasi, portanto MahaDvadasi. O rei Citraratharealizou que este jejum em particular, iria conceder um grande benefício especial. Assim, ele e todos os habitantes de Vaidisa, observaram este Ekadasisagrado mui estritamente, seguindo cuidadosamente todas as regras e regulações pertinentes.

                   Após banharem-se em um rio, o rei e todos os seus súditos foram a um templo do Senhor Vishnu, onde havia uma árvore Amalaki. Primeiramente, o rei e seus principais sacerdotes ofereceram a árvore um pote com água, e também um fino dossel, bem como ouro, diamantes, rubis, pérolas, safiras e incenso aromático. Então eles invocaram e adoraram o Senhor Parasurama com essas orações:

                   -Ó Senhor Parasurama! Ó filho de Renuka! Ó ser totalmente satisfeito! Ó libertador dos mundos! Bondosamente venha até esta santa árvore e aceite nossas humildes reverências. 

                   Então eles oraram para a árvore Amalaki:

                   Amalaki! Ó cria do senhor Brahma! Você pode destruir todos os tipos de reações pecaminosas. Por favor aceite nossas respeitosas reverências e estes humildes presentes. Ó Amalaki! Você é realmente a forma do brahmam, e você certa vez foi adorada pelo Senhor Ramachandraem pessoa. Quem quer que lhe circungire, livra-se imediatamente de todos os pecados.

                   Após oferecer essas excelentes orações, o rei Citraratha e seus súditos, permaneceram despertos por toda noite, orando e adorando de acordo com as regras e regulações relativas ao jejum de Ekadasi. E foi durante esta hora auspiciosa do jejum e oração, que um homem muito irreligioso aproximou-se da assembléia. Um homem que mantinha-se, e a sua família, matando animais. Oprimido pelo cansaço e pecados, o caçador viu o rei e os habitantes de Vaidisa observando o AmalakiEkadasi, através da vigília por toda noite; do jejum e da adoração ao Senhor Vishnu, naquele belíssimo local da floresta, o qual estava iluminado por muitas lâmpadas brilhantes. O caçador então escondeu-se próximo, maravilhado com aquela visão extraordinária perante ele. Ele pensou: "O que está acontecendo ali?"  O que ele viu naquela linda floresta, embaixo da sagrada árvore Amalaki, foi a deidade do Senhor Damodarasendo adorada sobre uma asana de um pote dágua. E o que ele ouviu, eram os devotos cantando os sagrados sons descrevendo as formas e passatempos transcendentais do Senhor Sri Krishna. Apesar dele ser um matador firmemente irreligioso de animais e pássaros inocentes, ele passou toda noite muito surpreso com o que estava vendo na celebração do Ekadasie ouvindo a glorificação ao Senhor Supremo Sri Krishna.

                   Logo após o nascer do sol, o rei e toda sua comitiva real, incluindo os sábios da corte e todos habitantes, completaram a observação do Ekadasie retornaram para a cidade de Vaidisa. O caçador então retornou a sua cabana e tomou com alegria a sua refeição. No decurso do tempo o caçador morreu, mas o mérito que ele obteve por jejuar no Amalaki Ekadasi e ouvir a glorificação à Suprema Personalidade de Deus, e também por ter sido forçado a permanecer acordado por toda noite, tornou-o elegível a renascer como um grande monarca capacitado com muitas quadrigas, elefantes, cavalos e soldados. Seu nome era Vasuratha, o filho do rei Viduratha, e ele governouo reino de Jayante.

                   O rei vasuratha era forte e destemido, tão refulgente como o sol e belo como a lua. Na força ele era como Vishnu, e em perdão ele era como a terra. Muito caridoso e sempre veraz, o rei Vasuratha sempre prestava serviço devocionalamoroso ao Senhor Supremo, Sri Vishnu. Ele portanto, tornou-se muito bem versado no conhecimento védico. Sempre ativo nos afazeres do estado, ele desfrutava de cuidar muito bem de seus súditos, como se eles fossem seus próprios filhos. Ele não gostava do orgulho em ninguém e costumava esmagá-lo se o visse. Ele executou muitos tipos de sacrifícios e sempre garantia que os necessitados de seu reino, recebessem caridade suficiente.

                   Um dia, enquanto passeava na floresta, o rei Vasurathaperdeu-se. Perambulando por algum tempo e eventualmente ficando esgotado, ele descansou sobre uma árvore e usando seus braços como travesseiro, dormiu profundamente. Enquanto ele dormia, alguns bárbaros tribais vieram até ele e lembrando a sua muita antiga inimizade contra o rei, eles começaram a discutir entre si as várias maneiras para matar o rei que dormia:

                   -É por causa dele que nossos pais, mães e cunhados, netos, sobrinhos e tios foram mortos e nós fomos forçados a vagar desamparadamente como loucos. Dizendo assim, eles se prepararam para matar o rei Vasurathacom várias armas, tais como: Lanças, espadas, flechas e cordas místicas.

                   Mas nenhuma dessas armas mortais pode sequer tocar o rei que dormia, e assim os tribais comedores de cães e incivilizados ficaram temerosos. Este medo debilitou a força deles e logo perderam aquele pouco de inteligência que tinham, e se tornaram quase que inconscientes com a confusão e fraqueza. Subitamente uma bela mulher apareceu do corpo do rei, surpreendendo os aborígenes. Decorada com muitos ornamentos e emanando um perfume maravilhoso, usando uma vistosa guirlanda ao redor do seu pescoço, com as sobrancelhas curvadas de uma maneira terrivelmente irada e com seus olhos vermelhos ferozmente abrazantes, ela assemelhava-se à morte personificada. Com seu cakra incandecente ela rapidamente matou todos os bárbaros tribais, os quais tinham tentado matar o rei enquanto dormia.

                   Então, logo o rei acordou vendo todos os tribais mortos ao redor dele, ele ficou atônito, e exclamou:

                   -Todos esses são meus inimigos! Quem os matou tão violentamente? Quem é meu grande benfeitor?

                   Naquele mesmo momento, ele ouviu uma voz do céu:

                   -Você pediu alguém que lhe ajudasse. Então quem é aquele que pode ajudar os sofredores na miséria? Este é somente Sri Kesava, a Suprema Personalidade de Deus, aquele que salva todos que se rendem a ele sem nenhum motivo egoísta.

                   Após ouvir estas palavras, o rei Vasuratha ficou dominado de amor pela Suprema Personalidade de Deus. Ele retornou a sua capital e governou ali como um segundo Indra, sem quaisquer obstáculo.

                   -Portanto, ó rei Mandatha!  "Concluiu o venerável Vasistha muni,"  Qualquer pessoa que observe o santo Amalaki Ekadasi, indubitavelmente obterá a morada suprema do Senhor Vishnu, tão grande é o mérito religioso adquirido pela observação deste sagrado dia de jejum.

                   Assim acaba a narração das glórias do Phalguna-sukla Ekadasi ou Amalaki Ekadasi
                                                               doBrahmanda Purana.

                                                                   -NOTA-
1) As seis ramificações conhecimento védico são: O sistema karma mimansa de Jaimini; O sistema sankhya do Senhor
    Kapila, o filho de Devahuti; A filosofia Nyayade Gautama e Kanada; A filosofia mayavada de Astavakra; Os yogas
    sutras de Pantajali e a filosofia Bhagavata de SrilaVyasadeva.

                                                                   -FIM-     


Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:
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fonte: http://radioharekrishna.com/Amalaki_Ekadasi_Jejum_8.htm

Tempo de Amala - A Fruta do Rejuvenescimento

Amalaki ou Amala, na medicina ayurvedica é considera a melhor erva medicinal para o rejuvenescimento. Pode ser usado sozinho ou combinado com várias ervas como no caso o Chavan Prash (Nome do médico que desenvolveu a fórmula há milhares de anos), a mais famosa geléia ayurvédica, capaz de reverter o processo de envelhecimento.


No ayurveda as ervas são classificadas por seu sabor; esta frutinha possui cinco dos seis sabores básicos ( Doce, Amargo, Adstringente, Ácido, Picante, faltando-lhe apenas o sabor  Salgado).
Seu nome científico: Emblica officinalis, de aparência pequena, arredondada, verde com tons de amarelo ou marrom quando madura lembra uma Pitanga maior. Rica em Vitamina C; 20 vezes mais rica que a laranja; com apenas meia xícara de seu suco, obtém-se 1g de Vitamina C. Também estão presentes: Cálcio, ferro  vitaminas B, taninos e pectina.


Estudos em cobáias sugerem que o amalaki pode retardar o desenvolvimento e o crescimento de células cancerígenas além de diminuir número e tamanho de lesões causadas por metástese cancerígena. 
Sua natureza complexa, torna-a uma erva adequada aos três doshas. Para obter os efeitos rejuvenescedores, é necessário que se submeta a um processo de desintoxicação inicial, antes de tomá-la.


Outra área de grande interesse científico, é seu papel na redução dos níveis de colesterol sérico. Em uma pesquisa com coelhos, o amalaki reduziu os níveis de colesterol sérico em 80%. Esse efeito de baixar o colesterol é aplicável aos seres humanos. Outras pesquisas sugeriram que suplementos a base de  amalaki podem diminuir a oxidação prejudicial do colesterol nos homens. Também pode diminuir a aderência das plaquetas, diminuindo o risco de coagulação indesejada no sangue.


Ainda tem sido utilizado: para o tratamento da azia, doenças do fígado e do pâncreas.
As pesquisas demonstram que esta fruta realmente possui atividade antibiótica contra uma grande variedade de bactérias, o que possivelmente explicaria seu papel tradicional no tratamento de infecções pulmonares.


Como todas as ervas; existem precauções; para evitar efeitos indesejados,  procure saber mais com seu médico ou terapeuta ayurveda.
Fonte: O Guia Deepak Chopra de Ervas






Vejam Fotos da minha árvore com 9 aninhos

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Trump Girl - O orgulho de qualquer pai reaça.



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domingo, 26 de fevereiro de 2017

Origem da palavra educar


Origem da palavra educar

Do latim educareeducere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.
O termo latino educare é composto pela união do prefixo ex, que significa “fora”, e ducere, que quer dizer “conduzir” ou “levar”.
O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora” de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo.
É interessante observar que o termo 'educação' em português possui uma conotação não encontrada na palavra education do inglês.
Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo “educado”, em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal.
fonte; http://www.dicionarioetimologico.com.br/educar/

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domingo, 19 de fevereiro de 2017

Procedimentos de Ensino – Procedimentos Didáticos

Procedimentos de Ensino – Procedimentos Didáticos


A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.
A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que o professor faz.
O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.

Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar:

a)      Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
b)      A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c)      As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas);
d)     Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível:

Métodos e Técnicas Didáticas Interativas


  • Discussão
  • Debate
  • Estudo em Grupo
  • Diálogo
  • Simpósio
  • Painel
  • Phillipps 66 ou 22

  • Comissão
  • Entrevista
  • Mesa Redonda
  • Fórum
  • Seminário
  • Apresentação de Soluções
  • Dramatização




Métodos e Técnicas Didáticas Individuais


  • Argüição
  • Leitura Dirigida
  • Solução de Problemas
  • Estudo de Casos
  • Pesquisa
  • Estudo/Tarefa Dirigida
  • Aulas práticas de laboratório
  • Aulas práticas de oficina
  • Aulas práticas de campo-estudo do meio
  • Trabalho Individual
  • Demonstração de Teorias
  • Aulas Expositiva

Alguma destas técnicas também se prestam a trabalhos coletivos (em grupo) aulas práticas, estudo de casos, solução de problemas, pesquisas, entre outros.

fonte: http://supervisaoriopreto.blogspot.com.br/2012/06/procedimentos-de-ensino-procedimentos.html

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O que é a Ordem Rosacruz?


Misticismo, filosofia... Tudo para ensinar os membros sobre os mistérios do mundo - e sobre si próprios

ILUSTRA Alberto Rocha
É um grupo místico e filosófico espalhado por todo o planeta que tem como objetivo ensinar os membros sobre os mistérios do mundo e sobre si próprios. Assim como a Igreja Católica tem paróquias com diversos nomes e estilos, existem várias ordens e fraternidades Rosacruzes, que podem diferir entre si na forma e essência de ensinar. Mas todas têm o mesmo propósito: continuar o trabalho de Christian Rosenkreuz, monge alemão que teria vivido no século 14 e fundado a primeira Ordem na Europa para divulgar o que aprendeu com mestres muçulmanos das artes ocultas. A Antiga e Mística Ordem Rosacruz (Amorc), uma das maiores do mundo, afirma que as práticas oferecem benefícios desde o nível físico, com técnicas específicas para reduzir o estresse e ampliar processos de cura, até os níveis mentais e espirituais, com técnicas que despertam a consciência objetiva, o subconsciente e a relação de cada ser com o “Todo”.
1. A Rosacruz teria origem nas escolas egípcias de mistérios, há 3.600 anos. No século 14, após estudar com mestres das artes ocultas em Damasco, Egito e Marrocos, o monge alemão Christian Rosenkreuz teria fundado a “Casa Sancti Spiritus” para passar adiante o que aprendeu. Tudo longe dos olhos da Igreja Católica, que, nessa época, queimava quem se interessava por outras filosofias. Vale dizer: alguns estudiosos questionam a existência de Rosenkreuz. Para muitos, ele é apenas uma fábula
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2. Após a morte de Rosenkreuz, o movimento teria perdido força e sumido. No século 17, sua tumba teria sido encontrada pelo pastor luterano Johann Andreae. Interessadíssimo na história, ele publicou três manifestos contando como Rosenkreuz havia adquirido sua sabedoria secreta – que só seria revelada aos iniciados
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3. Os três manifestos escritos por Andreae são chamados Fama Fraternitatis Rosae Crucis, Confessio Fraternitatis Rosae Crucis e As Núpcias Químicas de Christianus Rosencreutz. Além de contarem as peripécias de Christian pelo Oriente, os documentos apresentavam a ideia da Rosacruz para o mundo, cujas práticas pretendiam livrar os irmãos humanos “do erro e da morte”. Os textos ganharam muita popularidade na Europa
4. Hoje em dia, várias organizações se declaram herdeiras da confraria inicial e contam com seu próprio método de repasse dos ensinamentos de Rosenkreuz. A Amorc (Antiga e Mística Ordem Rosacruz), por exemplo, foi fundada nos EUA em 1915 e é provavelmente a maior das Ordens, com Organismos Afiliados (como são chamadas as sedes da instituição) no mundo todo
5. Hoje em dia, o cargo mais alto pertence ao francês Christian Bernard. Sob o título de Imperator, ele dirige a organização a partir da sede mundial, nos EUA. No Brasil, o comando está a cargo da Grande Loja de Língua Portuguesa (GLP). Liderada pelo Grande Mestre Hélio Marques e sediada em Curitiba, ela também atende Portugal, Angola e Moçambique
6. Existem mais de 300 mil cadastrados nos cerca de 300 Organismos brasileiros da Rosacruz. Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode tentar se afiliar. A inscrição é feita pela internet e é cobrada uma taxa trimestral. Quem tem entre 6 e 15 anos pode frequentar a organização jovem, chamada de Ordem Guias do Graal (OGG)
7. A Amorc envia periodicamente apostilas chamadas de Monografias Oficiais com os assuntos propostos para aprofundamento. O fráter ou a soror (como são chamados homens e mulheres da ordem) deve estudar em um local na casa preparado especialmente para isso, chamado Sanctum (mas não tem conotação religiosa). Quem quiser pode complementar o aprendizado nas reuniões de algum Organismo Afiliado
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8. Nos Organismos Afiliados acontecem também cerimônias místicas e meditações coletivas. De acordo com a instituição, os egípcios antigos aprenderam que a encenação dramática de vários princípios facilita o ensino e deixa as lições mais fáceis de guardar. Logo, os rituais praticados no templo seriam como “peças de teatro”, que teriam apenas função pedagógica e psicológica, sem caráter religioso
9. O estudo da Amorc é dividido em 12 graus. A contagem só começa depois de um ano pesquisando e participando da Ordem. Em média, leva-se cerca de nove anos para concluir os estudos e chegar à “Seção de Iluminados”, o grau mais alto, que tem reuniões exclusivas
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FONTES Site Antiga e Mística Ordem Rosacruz e livro Sociedades Secretas, de Sylvia Browne
fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/comportamento/o-que-e-a-ordem-rosacruz/
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sábado, 18 de fevereiro de 2017

Sobre o feminismo Radical e a perseguição aos cristãos



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Bolinhos de Abobrinha com Cenoura




Bolinhos de Abobrinha com Cenoura



A receita de hoje é uma delícia: Bolinhos de Abobrinha com Cenoura.
Você pode fazer para o seu almoço ou apenas para beliscar no final da tarde.
Vamos cozinhar?

Receitas de Bolinhos de Abobrinha com Cenoura

Bolinhos de Abobrinha com Cenoura
Receita base daqui.

Ingredientes

3 xícaras de chá de abobrinha ralada
1 xícara de chá de cenoura ralada
2/3 xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos grandes, levemente batido
1/3 xícara de cebolas cortadas
Sal e Pimenta-do-Reino a gosto
Óleo ou Azeite

Bolinhos de Abobrinha com Cenoura

Modo de Preparo

Essa receita é bem fácil de fazer: primeira coisa é ralar a cenoura e a abobrinha.
Coloque a abobrinha em uma tigela e salpique sal, deixe descansando durante dez minutos.
Usando as mãos, esprema bem a abobrinha para sair todo o líquido.
Em uma tigela, misture a abobrinha, a cenoura, a cebola, a farinha de trigo e os ovos.
Tempere com pimenta-do-reino e caso seja necessário, corrija o sal.

Posso usar outros temperos?
Pode sim :)

Misture bem até formar uma massa parecida com a massa de panqueca.
Em uma frigideira, coloque óleo ou azeite para esquentar.
Com uma colher adicione a mistura formando pequenos bolinhos na frigideira.
Cozinhe por 2 a 3 minutos, em seguida, vire o bolinho para dourar o outro lado pelo mesmo tempo.
Transfira os bolinhos de abobrinha para um papel toalha e cozinhe o restante da massa.

Posso fazer no forno?
Pode sim, mas não esqueça de untar a forma com óleo e de virar os seus bolinhos para assar em ambos os lados.

Sirva quentinhos :)
Fica perfeito acompanhado com requeijão, coalha e/ou creme azedo.

Bolinhos de Abobrinha com Cenoura


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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Planos de aulas psicomotricidade

UNISUL
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Acadêmico: Jair Pereira Moraes
Educação Infantil
Tubarão
2011
Planos de aula.
1)Motricidade fina
Nome: Brincadeira do avião.
Objetivos: Desenvolver a motricidade fina, cognitivo e emocional.
Idade: zero a dois meses
Desenvolvimento: O coordenador da atividade deverá simular o vôo do avião entro do campo visual emitindo som. A criança segue o objeto dentro do campo visual, sorriso como resposta vocal e social.
Material: Avião de papel ou de brinquedo.
2) Equilíbrio.
Nome: Trabalhando o equilíbrio.
Objetivos: Trabalhar o equilíbrio
Idade: Dois a quatro anos
Desenvolvimento: Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar. Fazer uma Linha no chão fazendo com que andem nela sem errarem o pé. Pular sobre a linha com um pé só. Ficar equilibrado com um dos pés e depois alternar, se equilibrar com os olhos fechados, senso de direção com os olhos fechados. Equilíbrio agachado.
Material: Giz
3) Motricidade ampla
Nome: Maternal
Objetivo: Motricidade ampla, desenvolver o equilíbrio, desenvolvimento espaço temporal, etc.
Idade: a partir dos três anos.
Material: tatames ou colchonetes, caixotes de madeira, bambolês, baldes, bolinhas de plástico, barbante e cadeiras.
Desenvolvimento: Forre o chão com tatames ou colchonetes para que as crianças não se machuquem. Utilize caixotes de madeira ou outro objeto que lhes  sirvam como degraus. Bambolês ou pneus colocados no chão servirão como obstáculos do percurso.Baldes e bolinhas de plástico dificultarão a prova.Por fim, um fio de barbante esticado entre uma cadeira e outra, indicará o término do percurso.Arrume tudo de modo a ser percorrido em um espaço grande.Para que a brincadeira fique mais divertida e prenda a atenção das crianças, a professora deverá começar contando uma historinha e participar da prova caminhando na frente.
Exemplo:
O ambiente será uma floresta cheia de obstáculos perigosos onde todos devem entrar fazendo cambalhotas sobre o tatame. Agora aproveitem para se  preparar alongando o corpo e se esticando todo.
Seguindo em frente haverá degraus que precisam ser ultrapassados em fila e bem devagar, para não acordar o urso feroz!
Imitar animais para despistar o urso, e passar por fenômenos naturais como o vento e a chuva,  será uma prática interessante entre uma prova e outra.
Agora,  um rio cheio de pedrinhas representadas pelos bambolês será o próximo desafio. Sem que pisem na “água”, as crianças deverão pular de “pedrinha” em “pedrinha”.
Nossa! O urso acordou e está com fome!Por sorte temos as maçãs, (representadas pelas bolinhas) e,  devemos encher os baldes com elas. Atirem as bolinhas tentando acertá-las dentro do balde.
Agora de barriga bem cheia,  o urso enfim irá dormir um sono profundo e  então,  poderemos sair da floresta nos arrastando por de baixo dos cipós das árvores (representado pelo barbante preso às cadeiras), e todos se arrastam para fora da floresta!
Sãos e salvos, as crianças poderão comemorar se abraçando e seguindo para uma soneca estratégica no tatame, tente fazer com que permaneçam por alguns minutos.
Para finalizar o exercício,  sugira que se espreguicem e se estiquem como numa aula de alongamento.
4)Organização Espacial
Nome: As lagartas
Objetivo: Percepção espacial. Desenvolver confiança
Idade: a partir de cinco anos
Materiais: Vendas para os olhos e pode ser colocada música para animar a brincadeira
Desenvolvimento: Os jogadores dividem-se em 2 grupos e colocam-se em fila formando uma lagarta. Põe as mãos sobre os ombros do colega da frente. Todos têm os olhos vendados, menos o último de cada lagarta que conduzirá o resto do grupo, sendo o guia da equipe. O guia não pode falar, só pode indicar os movimentos aos seus companheiros apertando os seus ombros: um aperto nos dois ombros significa que a lagarta deve andar; dois apertos seguidos significam que é prá parar; um aperto no ombro esquerdo quer dizer que é para virar à esquerda, enquanto no ombro direito, significa virar à direita.Cada vez que o guia passa a mensagem ao jogador que tem a sua frente, este fará o mesmo ao jogador seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao primeiro da fila que fará o movimento ordenado.A finalidade do jogo é alcançar a linha de chegada e recolher um presente-surpresa que está lá. A lagarta que chegar primeiro será a vencedora.
5)Organização Espacial
Nome: Coelhinho sai da toca
Objetivos: organizar-se no tempo e no espaço
Idade: a partir dos quatro anos
Desenvolvimento: As crianças se dispõem em duplas formando tocas, sendo que dentro de cada toca terá um componente que irá trocar de toca com os demais, e assim sucessivamente. Somente um integrante ficará sem toca para conseguir a sua, no momento em que os demais, ao som do comando, trocarem de toca.
Material: Recursos humanos
6)Organização Temporal
Nome:Pato Cinza
Objetivos: organizar-se no tempo e no espaço
Idade: a partir dos três anos
Material: Recursos Humanos
Desenvolvimento: As crianças dispostas em roda, uma delas ficará de fora para estar comandando a brincadeira. Esta baterá na cabeça dos demais que estão no círculo, falando a seguinte palavra “PATO, PATO, PATO”, quando este falar “PATO CINZA”, a criança escolhida terá que pegá-lo e este terá que fugir, sentando no local da criança escolhida.
7)Lateralidade

Nome: As duplas

Objetivo: ldentifIcação da lateralidade de outros elementos, a partir de diferentes movimentos.

A partir dos cinco anos

Material: Recursos humanos
Desenvolvimento:Aos pares um aluno de frente para o outro, realizará movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Obs: Desenvolver as atividades para comprovação ou não das hipóteses elaboradas no início do tópico.
8)Desenvolvimento da linguagem
Nome :Brincadeiras de roda
EX: onde está a Margarida?
Olê,olê,olá (bis)
Ela está no seu castelo
Olê, olê, olá (bis)
O que ela está fazendo?
Ole, olê, olá (bis)
Ela está... Olê,olê, olá(nesse momento pode-se estar chamando alguma criança pelo nome que entrará para o meio e realizará ou simulará alguma atividade sugerida pelo coordenador da roda,como pentear o cabelo ,fazer um gol ,andar a cavalo,etc o nome margarida também pode ser mudado .)
Canções também podem ser trabalhadas para desenvolver a linguagem, como:
O pato
Lá vem o pato
Pato aqui, pato acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há.
A casa
Era uma casa
Muito engradada
Não tinha teto
Não tinha nada...
A poesia para a criança tem a função de iniciá-la nessa linguagem especial.


 fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeuhQAK/planos-aula


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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

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