Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
A ARTE DA MATEMÁTICA: Ábacos
A ARTE DA MATEMÁTICA: Ábacos: Ábaco O ábaco é um instrumento antigo de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo men...
Obrigado pela visita, volte sempre.
Obrigado pela visita, volte sempre.
A ARTE DA MATEMÁTICA: Os Sete Processos Mentais básicos para Aprendizage...
A ARTE DA MATEMÁTICA: Os Sete Processos Mentais básicos para Aprendizage...: Introdução O conhecimento lógico matemático é um processo construtivo, acontece no interior do indivíduo, através da interação com o m...
Obrigado pela visita, volte sempre.
Obrigado pela visita, volte sempre.
terça-feira, 1 de setembro de 2015
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Para trabalhar a interpretação, os textos devem considerar as situações de práticas de leitura e escrita.
Algumas situações práticas de leitura e escrita:
- Seguir instruções (receitas, manuais de jogo),
- Comunicar-se (recado, bilhete, carta, anúncio, convite),
- Divertir e emocionar-se (poema, conto, fábula, lenda),
- Informar (notícia),
- Orientar-se no mundo (tabela, mapa)
entre outros tipos.
Trabalha-se a interpretação de textos desde a educação infantil. Nesta fase, como os alunos ainda não sabem ler e escrever, as crianças interpretam os textos oralmente.
Na alfabetização, quando os alunos já passaram para a escrita alfabética, a leitura e interpretação se tornam mais presentes nas práticas de escrita. A interpretação de textos é feita através de questões orais e escritas.
Veja abaixo alguns exemplos de interpretação de textos:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Estes textos fazem parte das Apostilas de Interpretação de Textos Volume I e II. Caso tenha interesse em adquirir, favor entrar em contato por e-mail:
glaucerossi@terra.com.br
Obrigado pela visita, volte sempre.
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
>> Políticas Públicas> Legislação Debate legal | Formação Um pedagogo pode dar aulas de Educação Física e Arte? Juca Gil (gestaoescolar@fvc.org.br)
Pergunta enviada por Marimí Carneiro, Marcionílio Souza, BA
Em dezembro de 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a Resolução CEB nº 07, fixando diretrizes para o Ensino Fundamental de nove anos. Entre outras questões relevantes, o documento estipula que, "do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes" (art. 31). Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos. Contudo, esses profissionais não podem atuar com turmas do 6º ano em diante nem no Ensino Médio. A decisão é coerente com a tradição na escolarização de crianças de fortalecer os vínculos afetivos entre elas e os professores. Como um docente dos anos iniciais deve alfabetizar e ensinar a fazer contas, mas não precisa ser formado em Letras nem em Matemática, a deliberação é lógica.
fonte; http://gestaoescolar.abril.com.br/politicas-publicas/pedagogo-pode-dar-aulas-educacao-fisica-arte-series-iniciais-ensino-fundamental-759481.shtml
Obrigado pela visita, volte sempre.
Acontece em agosto e setembro, na Faculdade de Educação da UNICAMP 2015
SEMINÁRIO
Bibliotecas, acervos e pesquisasDe 31 de agosto a 03 de setembro de 2015, na Faculdade de Educação da Unicamp. Programação completa: <clique aqui>Inscrições ouvintes: <clique aqui> Inscrições nas oficinas: Oficina 1: Conservação de documentos em papel Castorina Augusta Madureira de Camargo (Arquivo Edgard Leuenroth) Turma 1: <clique aqui> 31 de agosto, 14h às 17h 01 de setembro, 14h às 17h Turma 2 :<clique aqui> 02 de setembro, 09h às 12h 02 de setembro, 14h às 17h Oficina 2: Procedimientos e insumos de conservación Cinthia Alejandra Sanchez (Biblioteca Nacional de Maestros/ Minist ério da Educação da Argentina) Turma 1: <clique aqui> 31 de agosto, 14h às 17h 01 de setembro, 14h às 17h Turma 2: <clique aqui> 02 de setembro, 09h às 12h 02 de setembro, 14h às 17h Realização: Centro de Memória da FE-Unicamp Apoio: Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) Financiamento: Faepex | |
SEMINÁRIOS DO GEPEDISC Engenharia, trabalho e relações de gênero na construção de habitações Convidada: Maria Rosa Lombardi (Fundação Carlos Chagas) Dia 01 de setembro de 2015, das 09h às 12h, na Sala ED07 da FE-Unicamp Programação completa: <clique aqui> Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciações Socioculturais (Gepedisc - Trabaho e Educação/FE-Unicamp) | |
II COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA CULTURAL Las enseñanzas de enseñar el holocausto y otros genocidios.Perspectivas desde los aportes de la investigación testimonial Convidada: Profa. Dra. Ana Diamant (Biblioteca Nacional de Maestros e Ministerio de Educación - Argentina) Dia 01 de setembro de 2015, na Sala da Defesa do Bloco A da FE-Unicamp. Inscrições: <clique aqui> Realização: Linha de Pesquisa Educação e História Cultural e Centro de Memória da FE-Unicamp Apoio: Faepex-Unicamp | |
IV Simpósio Iberoamericano: História, Educação, Patrimônio Educativo De 01 a 04 de setembro de 2015, no Centro Paula Souza, São Paulo-SP Programação na FE: <clique aqui> Mais informações: <clique aqui> ATENÇÃO: as visitas às instituições escolares de Campinas serão restritas aos participantes do Simpósio constantes na lista de inscritos e portadores de crachá Realização: Memórias e História da Educação Profissional, CETEC, Centro Paula Souza, Governo do Estado de São Paulo, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania (CIVILIS/FE-Unicamp), Faculdade de Educação da Unicamp e UNICAMP |
CONFERÊNCIA Anthropology in a globalized world. Challenges and New PerspectivesConvidado: Christoph Wulf (Universität Berlin) Dia 08 de setembro de 2015, das 14h às 18h, na Sala da Congregação da FE-Unicamp Inscrições: <clique aqui> Realização: Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (Phala/FE-Unicamp) | |
IV SETEMBRO AZUL Plano Nacional de Educação e as Políticas locais para implantação da Educação Bilíngue para SurdosDia 18 de setembro de 2015, no Auditório da ADUnicamp. Programação: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> Realização: Grupo de Estudos Surdos e Grupo Surdo de Estudos/DiS Financiamento: GGBS/Unicamp | |
X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento Qual é o lugar da pesquisa e da formação na "Pátria Educadora? Em 22 a 24 de setembro de 2015, na Faculdade de Educação da Unicamp. Mais informações: <clique aqui> Inscrições a partir de 20 de julho. Realização: Associação de Pós-Graduação da FE-Unicamp | |
WORKSHOP Neuroplasticidade e processos criativos na educaçãoConvidada: Sylvie Captain (Paris-França) De 21 a 25 de setembro de 2015, na Sala ED03 da FE-Unicamp Programação completa:: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> Realização: Laboratório de Estudos Audio Visuais (Olho/FE-Unicamp) | |
II ENCONTRO DE EX-ALUNOS DA FE-UNICAMP Dia 26 de setembro de 2015, na Faculdade de Educação da Unicamp Programação completa:: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> Realização: Faculdade de Educação da Unicamp | |
VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires e... De 28 a 30 de setembro de 2015, na FE-Unicamp Mais informações: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> Realização: OLHO/FE-Unicamp, DiS/FE-Unicamp, PPGE/FE-Unicamp, Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (IEL/Unicamp), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia, Labjor/Unicamp e ALB |
fonte: https://www.fe.unicamp.br/
Obrigado pela visita, volte sempre.
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)
Kali-Samtarana Upanishad
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
Videos sobre filosofia da educação. Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=t7IcspG9Huo Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=yxY57w_ygAQ&a...
-
Ábaco Primeira máquina de calcular criada pelo homem, há mais de 5,500 mil anos, provavelmente teve origem na mesopotâmia. O ábaco é um di...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
-
Arco do Triunfo Paris. Abaixo links sobre educação na França. http://www.france.org.br/abr/imagesdelafrance/Formato%20PDF/ensino.pdf http:/...
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...
-
No PCN volume 3, que descreve caminhos para o ensino da matemática nos anos iniciais. Apresentam os conteúdos de Matemática, que deveriam ...
-
Pedagogia empresarial Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Pedagogia empresarial designa as atividades de ...