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quinta-feira, 27 de setembro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Bife à Rolêb vegetariano
Bife à Rolê (vegana)
Ingredientes
Para o bife:
1 xícara de PTS hidratada e desfiada
25 ml de água
25 ml de shoyu
Sal e pimenta moída na hora a gosto
3~4 colheres (sopa) de glúten puro (atenção: FARINHA de glúten não serve)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Para o recheio:
1 cenoura média
5 vagens
Acompanhamento:
Molho de cebolas caramelizadas (veja a receita)
Preparo
Bife:
Em um bowl, coloque a PTS já hidratada e umedeça com o shoyu e a água. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque 3 colheres (sopa) de glúten puro e a farinha de trigo. Amasse bem. A massa deve ficar macia e fácil de modelar. Caso ela fique quebradiça, adicionar o glúten puro restante e amasse bem. Deixar descansar. Enquanto a massa para fazer o bife vegetal descansa, para que o glúten se desenvolva, prepare o recheio e o molho de cebolas.
Recheio:
Higienize a cenoura e a vagem. Retire a casca da cenoura e corte em bastões médios. Acerte a vagem, deixando no mesmo cumprimento que a cenoura. Cozinhe os legumes no vapor até que fiquem al dente e “acesos”, a cor deles fica bem forte. Interrompa o cozimento colocando-os em água + gelo. Reserve.
Montagem e finalização:
Separe a massa do bife vegetal em cinco bolinhas. Você pode modelar com a mão ou com a ajuda de um rolo de abrir massas. Abra a massa, não precisa ficar perfeita, e coloque o recheio. Feche a massa e coloque em uma forma untada com óleo ou azeite de oliva com a junção da massa para baixo. Repita esse processo até acabar a massa. Regue cada bife à rolê com um pouco de azeite de oliva. Tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno em 220ºC por 20 minutos. Retire o papel alumínio e regue com mais um pouco de azeite de oliva, leve ao forno por mais 10 minutos para que doure levemente. Retire do forno e sirva com o molho de cebolas.
Dica - Você pode variar o recheio de acordo com sua imaginação ou os ingredientes que tem em casa.
Fonte - Receita e foto by Nathalia
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2011/05/bife-role.html
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EXERCICIOS DIMENSÕES DAS AÇÕES DE COORDENAÇÃO E SUP. PEDAGÓGICAS
EXERCICIOS DIMENSÕES DAS AÇÕES DE COORDENAÇÃO E SUP. PEDAGÓGICAS
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terça-feira, 25 de setembro de 2012
Olavo de Carvalho sobre Deus e a idéia ateísta.
Enviado por fuck10u em 14/04/2009
Olavo de Carvalho em seu programa semanal de rádio via internet, responde aos questionamentos de um leitor.
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segunda-feira, 24 de setembro de 2012
domingo, 23 de setembro de 2012
Dica de leitura do editor do Blog: Produção escrita e dificuldades de aprendizagem
Produção escrita e dificuldades de aprendizagem
Joaquim Dolz / Roxane Gagnon / Fabrício Decândio
Formato: 12X22
ISBN: 9788575911327
Edição: 1 Ano: 2010
N. Pag.: 110
Capa: BROCHURA
Observe o texto produzido por Lucas, aluno do terceiro ano do ensino fundamental:
"Sinhor prefeito
Nos queremu que Você merole as situasão de mininos e meninas esta com defisiente físico nas Ruas ele entra na igreja e tei escada eles não entra não tei nigei para por eles la dentro e nei uma jite que eles e elas não coiese ela e ele e também não ce coiesem ele e ela porque eles e elas e defisiente e eles não e defisiente eles não pode joga Bola e nei andar de Bicicrete e nei di patis e também não pode pasia nas Ruas dos colega nei estudar Praque ele não da comta de escrever e nei ler oque ele vai fazer na escola so llarcha e brimcar na escola Dese jeito eles não podi pasar di ano
Obrigada porter Aterder o meu pidido Lucas"
Como avaliar as capacidades de produção textual de Lucas? Considerando sua idade, quais são os obstáculos que ele deve ultrapassar para redigir uma carta ao prefeito da cidade, pedindo melhorias em prol das crianças portadoras de deficiência física?
Com exceção dos erros ortográficos, quais são seus principais problemas de escrita?
Este livro é uma adaptação das propostas didáticas da equipe de Joaquim Dolz para o contexto brasileiro. Os autores apresentam um procedimento de análise de textos de alunos de escolas públicas brasileiras. O livro oferece atividades de ensino para os professores, adaptadas às dificuldades de aprendizagem mais frequentes que foram encontradas nas análises efetuadas.
Orientado explicitamente para a análise de produções escritas, este livro propõe uma metodologia que permite depreender as capacidades e as dificuldades dos alunos, autores dos textos; mostra como partir de suas capacidades e de seus erros para organizar o ensino, salientando os principais obstáculos a serem ultrapassados em função dos diferentes componentes dos textos trabalhados. Desse modo, procura, da melhor forma possível, adaptar o ensino aos aprendizes da escrita. O livro é particularmente adequado para acompanhar as atividades sobre as sequências didáticas do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, conforme vem sendo realizada no Brasil.
Sumário:
Prefácio
Capítulo I - ENSINAR A PRODUÇÃO ESCRITA
1. Comunicação, expressão e conhecimento
2. Transversalidade da escrita
3. Uma aprendizagem precoce para sempre inacabada
4. Os componentes da escrita e do texto a escrever
5. As operações referentes à produção textual
Capítulo II - OBSTÁCULOS, DIFICULDADES E ERROS DE ESCRITA
1. A importância do erro
2. As fontes das dificuldades
3. O valor didático dos erros de escrita
4. Erros a serem identificados e hierarquizados
Capítulo III - OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO UNIDADE DE TRABALHO
1. Os gêneros como manifestação das práticas linguageiras
2. Os gêneros como "megainstrumento" didático
3. O gênero como "facilitador" do ensino da produção textual
4. O modelo didático do gênero textual
Capítulo IV - O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE
1. Levar em conta os objetivos prioritários
2. Reconstrução da consigna
3. Identificar os erros com a ajuda de grades de avaliação
Capítulo V - OS DISPOSITIVOS DE ENSINO
1. A revisão do texto e sua reescrita
2. As atividades escolares, dispositivos e sequências didáticas
Capítulo VI - OS TEXTOS NARRATIVOS
1. Análise de dois textos
2. A situação de produção e a consigna escrita
3. A reconstrução do gênero a partir dos índices textuais
4. O texto de Felipe
5. O texto de Vera
6. As pistas de trabalho prioritárias
Capítulo VII - OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS
1. Análise da produção textual de Lucas: o gênero carta oficial e seu contexto de produção
2. A reconstrução do gênero a partir dos índices textuais e da situação de comunicação
3. As principais dificuldades de Lucas
4. As pistas de trabalho prioritárias
fonte: http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2911
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Joaquim Dolz / Roxane Gagnon / Fabrício Decândio
Formato: 12X22
ISBN: 9788575911327
Edição: 1 Ano: 2010
N. Pag.: 110
Capa: BROCHURA
Observe o texto produzido por Lucas, aluno do terceiro ano do ensino fundamental:
"Sinhor prefeito
Nos queremu que Você merole as situasão de mininos e meninas esta com defisiente físico nas Ruas ele entra na igreja e tei escada eles não entra não tei nigei para por eles la dentro e nei uma jite que eles e elas não coiese ela e ele e também não ce coiesem ele e ela porque eles e elas e defisiente e eles não e defisiente eles não pode joga Bola e nei andar de Bicicrete e nei di patis e também não pode pasia nas Ruas dos colega nei estudar Praque ele não da comta de escrever e nei ler oque ele vai fazer na escola so llarcha e brimcar na escola Dese jeito eles não podi pasar di ano
Obrigada porter Aterder o meu pidido Lucas"
Como avaliar as capacidades de produção textual de Lucas? Considerando sua idade, quais são os obstáculos que ele deve ultrapassar para redigir uma carta ao prefeito da cidade, pedindo melhorias em prol das crianças portadoras de deficiência física?
Com exceção dos erros ortográficos, quais são seus principais problemas de escrita?
Este livro é uma adaptação das propostas didáticas da equipe de Joaquim Dolz para o contexto brasileiro. Os autores apresentam um procedimento de análise de textos de alunos de escolas públicas brasileiras. O livro oferece atividades de ensino para os professores, adaptadas às dificuldades de aprendizagem mais frequentes que foram encontradas nas análises efetuadas.
Orientado explicitamente para a análise de produções escritas, este livro propõe uma metodologia que permite depreender as capacidades e as dificuldades dos alunos, autores dos textos; mostra como partir de suas capacidades e de seus erros para organizar o ensino, salientando os principais obstáculos a serem ultrapassados em função dos diferentes componentes dos textos trabalhados. Desse modo, procura, da melhor forma possível, adaptar o ensino aos aprendizes da escrita. O livro é particularmente adequado para acompanhar as atividades sobre as sequências didáticas do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, conforme vem sendo realizada no Brasil.
Sumário:
Prefácio
Capítulo I - ENSINAR A PRODUÇÃO ESCRITA
1. Comunicação, expressão e conhecimento
2. Transversalidade da escrita
3. Uma aprendizagem precoce para sempre inacabada
4. Os componentes da escrita e do texto a escrever
5. As operações referentes à produção textual
Capítulo II - OBSTÁCULOS, DIFICULDADES E ERROS DE ESCRITA
1. A importância do erro
2. As fontes das dificuldades
3. O valor didático dos erros de escrita
4. Erros a serem identificados e hierarquizados
Capítulo III - OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO UNIDADE DE TRABALHO
1. Os gêneros como manifestação das práticas linguageiras
2. Os gêneros como "megainstrumento" didático
3. O gênero como "facilitador" do ensino da produção textual
4. O modelo didático do gênero textual
Capítulo IV - O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE
1. Levar em conta os objetivos prioritários
2. Reconstrução da consigna
3. Identificar os erros com a ajuda de grades de avaliação
Capítulo V - OS DISPOSITIVOS DE ENSINO
1. A revisão do texto e sua reescrita
2. As atividades escolares, dispositivos e sequências didáticas
Capítulo VI - OS TEXTOS NARRATIVOS
1. Análise de dois textos
2. A situação de produção e a consigna escrita
3. A reconstrução do gênero a partir dos índices textuais
4. O texto de Felipe
5. O texto de Vera
6. As pistas de trabalho prioritárias
Capítulo VII - OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS
1. Análise da produção textual de Lucas: o gênero carta oficial e seu contexto de produção
2. A reconstrução do gênero a partir dos índices textuais e da situação de comunicação
3. As principais dificuldades de Lucas
4. As pistas de trabalho prioritárias
fonte: http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2911
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