sexta-feira, 3 de maio de 2013

Agenda de atividades Brahma Kumaris Campinas para todo o mês de maio.



05/05/2013 (19:00 - 20:00)
Perdoar - O primeiro passo para recomeçar

Meditação (Opcional) das 18h30 às 19h00
Perdoar - O primeiro passo para recomeçar.
Denise Giacomelli - Professora da BK de Porto Alegre

06/05/2013 (08:00 - 09:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
07/05/2013 (19:30 - 20:30)
A importância dos pensamentos na conquista da autoestima

A importância dos pensamentos na conquista da autoestima
Data: 07 de Maio
Horário: 19h30
Local: Rua Dr. Antonio de Castro Prado, 465 – Vl Clayton
Valinhos/SP
Workshop – inscrição antecipada
Fone 3241-7480 e campinas@br.bkwsu.org
08/05/2013 (19:30 - 21:00)
Vivendo Valores no Trabalho

Vivendo Valores no Trabalho – Valor: Motivar
Neste encontro falaremos sobre a conexão entre o que somos internamente e o que fazemos no mundo.
Data: 08 de maio de 2013
Horário: das 19h30 às 21h.
Workshop – inscrição antecipada
Fone 3241-7480 e campinas@br.bkwsu.org
08/05/2013 (14:30 - 16:30)
Curso de Meditação Raja Yoga

Curso de Meditação Raja Yoga
Duração de 4 aulas
Data – 08, 15, 22, 29
Horário – 14h30 às 16h30
Workshop – inscrição antecipada
Fone 3241-7480 e campinas@br.bkwsu.org
Obs. Chegar na primeira aula sempre meia hora antes para inscrição e aquisição de material para o curso.
09/05/2013 (14:30 - 15:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
11/05/2013 (09:30 - 11:00)
Mulher e Mãe - a arte de seus feitos serem especiais, ao colocar o coração em tudo o que faz.

Encontro de Mulheres
Mulher e Mãe - a arte de seus feitos serem especiais,  ao colocar o coração em tudo o que faz.
Data: 11 de maio de 2013
Horário: das 9h30 às 11h.
Workshop – inscrição antecipada
Fone 3241-7480 e campinas@br.bkwsu.org
11/05/2013 (16:00 - 17:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
12/05/2013 (19:00 - 20:00)
Mãe missão de Amor

Meditação (opcional) das 18h30 às 19h00
Mãe missão de Amor
Bernadete Mattos - Comemoração do Dia das Mães

13/05/2013 (08:00 - 09:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
14/05/2013 (19:30 - 21:30)
Programa de Qualidade de Vida

Workshop – Programa de Qualidade de Vida
Aprendendo a Pensar Positivamente
“Os seus pensamentos, sentimentos e quadros mentais podem ser chamados eventos externos em gestação, pois de uma forma ou de outra, cada um deles se materializa na realidade física.”
Data: 14 e 16 de Maio de 2013
Horário: 19h30 as 21h30.
Workshop – inscrição antecipada
Fone 3241-7480 e campinas@br.bkwsu.org
15/05/2013 (19:30 - 20:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
16/05/2013 (14:30 - 15:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
18/05/2013 (16:00 - 17:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
19/05/2013 (17:30 - 18:30)
MEDITAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL

MEDITAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL
Todo 3° domngo de cada mês
.

19/05/2013 (19:00 - 20:00)
Simples e Natural a Essência do Ser

Meditação (opcional) das 18h30 às 19h00
Simples e Natural a Essência do Ser
 Luciane Caravitta – São Pedro

20/05/2013 (08:00 - 09:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
22/05/2013 (19:30 - 20:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
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23/05/2013 (19:30 - 20:30)
Palestra Externa: PARQUE PRADO

PALESTRA PARQUE PRADO
Compaixão é tirar a si e os demais da escuridão.
Campanha Escolha a calma - Compaixão
23 de Maio às 19h30
LOCAL: Parque Prado - Próximo ao Shopping Prado
Estrada da Coudelaria, 100 Bairro VI Ipê

23/05/2013 (14:30 - 15:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
25/05/2013 (16:00 - 17:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
26/05/2013 (19:00 - 20:00)
Encarando o medo através do desapego

Meditação (opcional) das 18h30 às 19h00
Encarando o medo através do desapego
Ilma Cristina Oliveira.
27/05/2013 (08:00 - 09:00)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
É a prática de acalmar a mente através da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser e do Ser Supremo. É um método efetivo para a saúde física, mental e espiritual.
29/05/2013 (19:30 - 20:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
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30/05/2013 (14:30 - 15:30)
Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga

Espiritualidade Prática de Meditação Raja Yoga
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R. Monte Aprazível, 387 – Chácara da Barra
CEP: 13090-764
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Fone: 19-3241.7480
Email: campinas@br.bkwsu.org



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Pandora era a filha primogênita de Zeus


Pandora

Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo.

Origem

Pandora era a filha primogênita de Zeus que, aos 9 anos de idade, recebeu de presente de seu pai o colar usado por Prometeu que foi retirado dele ao pagar a sua pena por roubar o fogo dos deuses. Pandora, então, arranjou uma caixa para pôr seu colar, a mesma caixa em que ela guardou a sua mente e as lembranças de seu primeiro namorado, cujo nome era Narciso. A caixa podia apenas guardar bens de todo o tipo, com exceção de bens materiais. Como o colar era um bem material, ele se auto-destruiu.
Para Pandora o colar tinha valor sentimental, o que a fez chorar por muitos dias seguidos sem parar. Como a caixa guardava lembranças com a intenção de sempre recordar-las ao "dono", Pandora sempre se sentia triste. Tentou destruir a caixa para ver se ela se esquecia do fato, mas não funcionou, a caixa era fruto de um grande feitiço, que a impedia de ser destruída. Pandora então, aos 36 anos, se matou. Não aguentou viver mais de 27 anos com aquela "maldição".

Caixa de Pandora

A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu.

Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar 30.000 anos acorrentado no Monte Cáucaso, tendo seu fígado comido pelo abutre Éton todos os dias,alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus.

Epimeteu, no entanto, ignorou a advertência do irmão e aceitou o presente do rei dos deuses, tomando Pandora como esposa. Pandora trouxe uma caixa (uma jarra ou ânfora, de acordo com diferentes traduções), enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança (ou segundo algumas interpretações, a Crença irracional ou Credulidade). Com os males liberados da caixa, teve fim a idade de ouro da humanidade.

Interpretação

Pode-se perguntar quanto ao sentido desta lenda: por que uma caixa, ou jarra, contendo todos os males da humanidade conteria também a Esperança? Na Ilíada, Homero conta que, na mansão de Zeus, haveria duas jarras, uma que guardaria os bens, outra os males. A Teogonia de Hesíodo não as menciona, contentando-se em dizer que sem a mulher, a vida do homem não é viável, e com ela, mais segura. Hesíodo descreve Pandora como um "mal belo" (καλὸν κακὸν/kalòn kakòn).

O nome "Pandora" possui vários significados: panta dôra, a que possui todos os dons, ou pantôn dôra, a que é o dom de todos (dos deuses).

A razão da presença da Esperança com os males deve ser procurada através de uma tradução mais acurada do texto grego. A palavra em grego é ἐλπίς/elpís, que é definida como a espera de alguma coisa; pode ser traduzida como esperança, mas essa tradução seguramente é arbitrária. Uma tradução melhor poderia ser "antecipação", ou até o temor irracional. Graças ao fechamento por Pandora da jarra no momento certo, os homens sofreriam somente dos males, mas não o conhecimento antecipado deles, o que provavelmente seria pior.

Eles não viveriam o temor perpétuo dos males por vir, tornando suas vidas possíveis. Prometeu se felicita assim de ter livrado os homens da obsessão com a própria morte. Uma outra interpretação ainda sugere que este último mal é o de conhecer a hora de sua própria morte e a depressão que se seguiria por faltar a esperança.

Um outro símbolo está inserido neste mito. A jarra (pithos) nada mais é que uma simples ânfora: um vaso muito grande, que serve para guardar grãos. Este vaso só fica cheio através do esforço, do trabalho no campo, seu conteúdo então simboliza a condição humana. Por conseqüência, será a mulher que a abrirá e a servirá, para alimentar a família.

Uma aproximação deste mito pode ser feita com a Queda de Adão e Eva, relatada no livro do Gênesis. Em ambos os mitos é a mulher, previamente avisada (por Deus, na Bíblia, ou, aqui, por Prometeu e por Zeus), que comete um erro irremediável (comendo o fruto proibido, na Bíblia, ou, aqui, abrindo a caixa, ou jarra, de Pandora), condenando assim a humanidade a uma vida repleta de males e sofrimentos. Todavia, a versão bíblica pode ser interpretada como mais indulgente com a mulher, que é levada ao erro pela serpente, mas que divide a culpa com o homem.

A mentalidade politeísta vê Pandora como a que deu ao homem a possibilidade de se aperfeiçoar através das provas e da adversidade (o que os monoteístas chamam de males). Ela lhe dá assim a força de enfrentar estas provas com a Esperança. Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, portanto, sem adversidade o ser humano não poderia melhorar.




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Atividades diversas ortografia,verbos,crase etc


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Transversalidade




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Ferramentas para pensar e dialogar




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CAIXA DE PANDORA: EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS


CAIXA DE PANDORA

CAIXA DE PANDORA: EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS
CAIXA DE PANDORA é uma caixa que transporto comigo (física ou mentalmente) para as sessões de Filosofia com Crianças e Jovens . Esta caixa tem dentro de si problemas muito difíceis que os filósofos há muitos anos tentam resolver. 
A ideia que quero transmitir aos meus alunos ao falar-lhes deste mito é de que encontrar um problema filosófico é como abrir uma CAIXA DE PANDORA, muitos outros problemas vêm atrás e devemos tentar resolvê-los da melhor maneira que soubermos.
A versão do mito de Pandora que  conto aos meus alunos é a seguinte: Pandora foi enviada pelos deuses para junto dos Homens com uma caixa onde estavam todos os problemas. Disseram-lhe que não devia em circunstância alguma abrir a caixa pois se o fizesse todos os problemas sairiam e os Homens teriam de lidar com eles para sempre. Certo dia não aguentou mais de curiosidade, abriu a caixa e todos os problemas saíram cá para fora. Os deuses sabiam que Pandora ia abrir a caixa pois a sua curiosidade era mais forte que ela e foi por isso que a enviaram. No fundo da caixa apenas ficou a Esperança que não conseguiu sair a tempo.
Dentro da CAIXA DE PANDORA estão problemas muito variados. Problemas com o Bom e com o Belo, com o Tempo e com o Universo, com Coisas e com Seres Humanos , com a Lógica e com a Linguagem, com a Verdade e com o Conhecimento, etc. No início da sessão apresento aos alunos a CAIXA DE PANDORA, que tanto pode ser uma caixa real como a ideia de uma caixa (qual é a diferença?) e de dentro dela tiro um problema. Por vezes também os deixo escolher o problema que querem discutir. Outra vezes, quando não quero condicionar os alunos anunciando o tema no início da sessão convido-os no final a classificarem o problema discutido (Liberdade, Justiça, Tempo, Coragem, Beleza, etc.).
Com esta pequena brincadeira de catalogação dos problemas filosóficos os nossos FILÓSOFOS A BRINCAR começam, sem o saberem, a distinguir as diversas disciplinas e a identificar os problemas que compõem o universo da Filosofia.
Os problemas que saem da CAIXA DE PANDORA são enormes e de muito difícil resolução. Alguns desses problemas andam por aí há mais de 2500 anos sem que ainda ninguém tenha encontrado uma resposta definitiva. Mas, mesmo assim, os filósofos insistem em continuar a tentar resolvê-los, como aqueles alpinistas que decidem escalar montanhas que muita gente diz serem impossíveis de subir, munidos das melhores ferramentas que possuem (cordas, arnêses, roldanas, etc.) e com Esperança de um dia conseguirem alcançar o cume.
É por isso que dentro da CAIXA DE PANDORAtemos algo que nos dá Esperança de um dia sermos capazes de resolver os nossos problemas que muita gente diz serem impossíveis de resolver: Ferramentas para Pensar e Dialogar.
- Os Problemas
1 – Problemas com Valores – Bonito e Feio;O que é a Beleza?O que pode ser isto?A Cápsula
3 – Problemas com a  Lógica (em construção)
4 – Problemas com a  Metafísica 4.1 – Problemas com a Liberdade – A Caixa da Liberdade; O Prisioneiro VoluntárioO Prisioneiro Voluntário (vídeo); Somos Livres?; A Caixa das Escolhas 4.2 – Problemas com a Vida – A Caixa da VidaA Caixa da Vida, 4-5 anos (sessão comentada)A Morte é uma Certeza?; O Mito de Sísifo 4.3 – Problemas com as Coisas – O objecto misteriosoAs sementes do diálogoA Cadeira;  O que pode ser isto?;What´s this? (vídeo de workshop em inglês)Coisas que Mudam/Coisas que não Mudam; O Rio de Heraclito; Para que servem as coisas? O Barco de Teseu; Três BananasA Caixa das Coisas Reais;  Para que isto pode servir?  A Caixa das Coisas Impossíveis 4.4 – Problemas com o Eu e o Outro – Eu Existo?; Os Homens são Máquinas; Somos a mesma Pessoa a vida toda?O Barco de Teseu (vídeo) 4.5 – Problemas com o Tempo; Um segundo antes do Tempo; O tempo a andar para trás?; O Tempo é agora? 4.6 – Problemas com o Universo – O que havia antes do UniversoQual a pergunta mais fundamental?
5 – Problemas com o  Bem e o Mal –  Sempre Bom e Sempre Mau; Influenciar; Viver sem regras; O Homem é o lobo do Homem I, O homem é o lobo do homem II
6 – Problemas com o Pensar e o Conhecer - Sabemos ¿; Fazer perguntas; Saber e Acreditar; Problematizar (o Conhecimento); O óbvio; Ir com a correntePensarO olho da imaginaçãoPensar o Impensável (vídeo);
- As Ferramentas para os resolver

http://filosofiacritica.wordpress.com/caixa-de-pandora/

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A vitória de Pirro (o risco de perder o debate tendo razão)




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quinta-feira, 2 de maio de 2013

O cinismo do naturalismo ESCRITO POR ORLANDO BRAGA | 10 MARÇO 2013 ARTIGOS - CULTURA


O cínico é a antítese do cético grego (ceticismo científico) e transformou-se no cético moderno que não questiona o seu dogmatismo cético.

Na citação abaixo, verificamos a arrogância do naturalismo, escondida sob a capa rota e depauperada de Antístenes, o cínico, que, seminu e envolto na sua capa rota, dizia que Platão era um vaidoso e que “se comportava como um cavalo que se pavoneia”. E Sócrates, vendo que Antístenes exibia ostensivamente a parte mais degradada da sua capa, dizia-lhe: “Vejo, pelo teu manto, ó Antístenes, que procuras a glória.”(Citação de Diógenes Laércio).
“Quem somos? De onde viemos? Estas duas perguntas são geralmente o primeiro passo da hipocrisia comum que tem duas partes. Primeiro, a pessoa finge ter um interesse genuíno pelas perguntas, quando na verdade só lhe interessa exibir o que considera a sua superioridade cultural. Segundo, a pessoa não tem em mente uma investigação séria que vise responder às perguntas, mas antes um discurso heróico e reconfortante que nos diga que os seres humanos são superiores.
Contudo, para quem se interessa genuinamente por estas perguntas, o livro Last Ape Standing é uma excelente leitura. O autor, Chip Walter, não é cientista; mas informou-se sobre os últimos desenvolvimentos científicos quanto à nossa origem e apresenta-nos esses dados e especulações numa prosa simples e divertida.”(via De Rerum Natura: A família humana)
Ao filósofo português Desidério Murcho só lhe falta o bastão tradicional do cínico grego para distribuir bordoadas por tudo quanto é gente. Por detrás da complacência em relação à natureza, vive um cínico grego atualizado que procura a glória mediante a exibição pública da sua paupérrima capa. A capa rota do cínico moderno é o politicamente correto, que inclui uma mundividência falaciosa acerca do ser humano. A superioridade do cínico moderno — tal qual acontecia com Antístenes — reside na negação sistemática, no ser humano, de qualquer superioridade.
A lógica do niilismo cínico é esta: se se afirma que “ninguém é culturalmente superior”, então, “é culturalmente superior quem constata que ninguém é culturalmente superior”. E a superioridade última do cínico moderno, em relação ao comum dos mortais, consiste nomeadamente em constatar e afirmar que o ser humano não é superior ao símio.
Ao cínico não lhe interessa a ciência: antes, segue um dogma. O cínico é a antítese do cético grego (ceticismo científico) e transformou-se no cético moderno que não questiona o seu dogmatismo cético. Para o cínico moderno, o ceticismo é um dogma (por exemplo, Bertrand Russell).
E mesmo não fazendo a mínima ideia de como, por exemplo, uma baleia “surgiu” de uma bactéria ou de um organismo unicelular, o cínico moderno exibe a sua capa rota, procurando a glória, e afirmando que “uma baleia é uma bactéria que é um cão que é um lobo que é um símio que é um ser humano”. E nivelando tudo e todos pela mesma bitola, o cínico afirma, glorioso, a sua superioridade.


Orlando Braga
 edita o blog Perspectivas – http://espectivas.wordpress.com


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Revolução Russa e liberdade de expressão



Palestra de Rodrigo Gurgel no Círculo de Estudos Políticos - www.formacaopolitica.com.br

Bibliografia referente ao tema: "Anna, a voz da Rússia", Lauro Machado Coelho (Editora Algol); "Menos que um", Joseph Brodsky (Cia. das Letras); "A guerra particular de Lenin", Lesley Chamberlain (Editora Record); "Os males da ausência ou A literatura do exílio", Maria José de Queiroz (Topbooks Editora E Distribuidora); "A pessoa em questão", Vladimir Nabokov (Cia. das Letras); o ensaio "Conversas com Akhmatova e Pasternak", de Isaiah Berlin, presente no volume "Estudos sobre a humanidade" (Cia. das Letras); "Contra toda esperanza - memorias", Nadiezhda Mandelstam (Acantilado, Barcelona).

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Natureza da Lei em Francisco Suárez S. J.



Palestra de Marcus Boeira no Círculo de Estudos Políticos - www.formacaopolitica.com.br

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48 - Parresía: Teólogos da corte




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A Caçada ao Fugitivos - Filme Completo (em portugues)




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o 22° Erdeiro (lançamento 2013 dublado) filme completo



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Uso da VÍRGULA


Para você que tem dúvidas sobre o uso da vírgula segue abaixo algumas dicas:

Quando construímos uma frase devemos seguir a seguinte estrutura S(Sujeito) => V (Verbo) => C(Complemento).

Veja um exemplo: Praias e cachoeiras (Sujeitos) /fazem (Verbo) /do Espírito Santo um estado atrativo para o turismo.

Quando temos a intenção de elucidar, informar, acrescentar alguma informação ou explicação (E) à oração ou frase, usamos à virgula.

Veja outro exemplo: Praias, (Sujeito) / como Areia Preta, Castanheiras e Praia do Morro (E), fazem de Guarapari um lugar inesquecível.

Vale lembrar que não usamos a vírgula entre Sujeito eVerbo nem entre Verbo e Complemento.


fonte: http://artedepesquisar.blogspot.com.br/search/label/Dicas%20Gramaticais

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quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Corvo - Vingança Maldita (2005 dublado completo).avi




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Gestão Empresarial - MasterQual



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Informação da quantidade de dias letivos nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o relatório Education at a glance 2011




Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o relatório “Education at a glance 2011”, que traz a informação da quantidade de dias letivos nos países membros da organização, sendo que nestes países a média de dias letivos é de 183 a 186 dias, de acordo com o nível de ensino.
Apenas quatro países têm 200 ou mais dias letivos e destes, só a Coreia possui 220.

Veja você mesmo a quantidade de dias letivos em vários países:

Trabalho dos professores – dias por ano destinados ao ensino (2009)
Países membros da OCDE
Fundamental I (1)
Fundamental II (1)
Ensino Médio (1)
Alemanha
193
193
193
Austrália
197
197
193
Áustria
180
180
180
Bélgica(Flandres)
178
179
179
Bélgica (Valônia)
183
183
183
Canadá (2)
Chile
191
191
191
Coreia
220
220
220
Rep. Tcheca
189
189
189
Dinamarca
200
200
200
Escócia
190
190
190
Eslováquia
187
187
187
Eslovênia
190
190
190
Espanha
176
176
171
Estados Unidos
180
180
180
Estônia
175
175
175
Finlândia
188
188
188
França (3)
Grécia
177
157
157
Hungria
181
181
181
Inglaterra
190
190
190
Irlanda
183
167
167
Islândia
176
176
171
Israel
183
176
176
Itália
172
172
172
Japão
201
201
198
Luxemburgo
176
176
176
México
200
200
176
Noruega
190
190
190
Países Baixos
195
Polônia
181
179
180
Portugal
175
175
175
Turquia
180
180
Média OCDE
186
185
183
Outros paísesFundamental I (1)Fundamental II (1)Ensino Médio (1)
Argentina170171171
Brasil200200200
China175175175
Indonésia251163163
Rússia164169169
Notas da Fepesp:
(1)    No original: primary education, lower secondary education e upper secondary education.
(2)    Por fontes diversas: no Canadá, o ano letivo tem duração de 190 dias.
(3)    Por fontes diversas: na França, o ano letivo é de 144 dias no primário e de 175 a 180 dias no primeiro e segundo ciclo do secundário.
Fonte: OCDE. Education at a glance 2011, p. 428.


http://www.fatoexpresso.com.br/2011/10/25/220-dias-letivos/

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