terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Sempre seremos dominados por uma Elite, quer você queira ou não pouco importa. Indicação de leitura 79.



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A REVOLUÇÃO DOS BICHOS – GEORGE ORWELL

Quem não leu merece ler o livreto de 140 páginas, nada mais!

Pouco texto, mas muitas comparações com os dias de hoje…

E os bichos? Sim, eles se revoltaram contra o proprietário da granja, puseram-no a correr e escreveram os seus mandamentos:

OS SETE MANDAMENTOS DOS BICHOS

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais.

Conforme o movimento se firmou alguns bichos foram tomando as iniciativas e controlando as ações. Os porcos, por serem os mais espertos, se encastelaram no mando da operação de guiar os destinos da granja. Logo sentiram a necessidade de alterar alguns mandamentos.

Ao quarto mandamento que dizia “Nenhum animal dormirá em cama”foi acrescentada a expressão, “… que tenha lençóis”. Isso porque os porcos passaram a dormir nas camas, pois precisavam de um bom descanso para melhor cuidar dos destinos da granja.

Ao quinto mandamento acrescentaram “…em excesso” uma vez que os porcos encontraram alguns barris de uísque e andaram bebendo.

O sexto mandamento também teve que sofrer uma pequena alteração quando os porcos imputaram a acusação de traição da causa a outros bichos. Assim o mandamento passou a ser “Nenhum animal matará outro animal…, sem motivo”. Quem determinava os motivos eram os porcos…

E por fim, modificaram o último que os deixava a todos iguais: “Todos os animais são iguais… mas alguns são mais iguais do que os outros!”

Lá estavam os porcos!

Aqui estamos nós!

Bhagavad-gītā 3.21

yad yad ācarati śreṣṭhas
tat tad evetaro janaḥ
sa yat pramāṇaṁ kurute
lokas tad anuvartate

Sinônimos

yat yat — qualquer coisa que; ācarati — ele faz; śreṣṭhaḥ — um líder respeitável; tat — isso; tat — e apenas isso; eva — decerto; itaraḥ — comum; janaḥ — pessoa; saḥ — ele; yat — qualquer; pramāṇam — exemplo; kurute — executa; lokaḥ — o mundo inteiro; tat — esse; anuvartate — segue os passos.

Tradução

Qualquer ação executada por um homem importante, é copiada pelos homens comuns, e o mundo inteiro procurará imitar os padrões que ele estabelecer através de seus atos exemplares.

Comentário

As pessoas em geral sempre precisam de um líder que possa ensinar ao público através do exemplo de comportamento prático. Um líder não pode ensinar o público a parar de fumar se ele mesmo fuma. O Senhor Caitanya disse que um mestre deve comportar-se convenientemente antes de começar a ensinar. Quem ensina desta maneira chama-se ācārya, ou o mestre ideal. Portanto, o mestre deve seguir os princípios do śāstra (escritura) para ensinar o homem comum. O mestre não pode fabricar regras que vão contra os princípios das escrituras reveladas. As escrituras reveladas, tais como o Manu-saṁhitā e outras semelhantes, são consideradas os livros que a sociedade humana deve tomar como padrão. Logo, o ensinamento do líder deve basear-se nos princípios contidos nesses śāstras padrão. Quem deseja aperfeiçoar-se deve seguir as regras básicas praticadas pelos grandes mestres. O Śrīmad-Bhāgavatam também afirma que se devem seguir os passos dos grandes devotos, e esta é a maneira de progredir no caminho da percepção espiritual. O rei ou o chefe executivo de um Estado, o pai e o professor são todos considerados líderes naturais do povo inocente. Todos estes líderes naturais têm uma grande responsabilidade para com seus dependentes; por isso, eles devem ser versados nos livros básicos dos códigos morais e espirituais.



Teoria das elites: A Teoria das Elites tem suas bases nos pensamentos e escritos de Vilfredo Pareto6 e Gaetano Mosca7 , que datam do final do século XIX e inicio do século XX. Para ambos os teóricos apenas uma elite política organizada é capaz de gerir uma sociedade, tornando-se fundamental para o seu pleno funcionamento e desenvolvimento. 

 6 Vilfredo Pareto (1848 –1923) foi um sociólogo, cientista politico e economista. Nasceu na França, após o exílio de seu pai italiano, em 1867 sua família volta para a Itália onde este conclui seus estudos na Universidade Politécnica de Turim. Foi nomeado professor de economia política da Universidade de Lausanne, na Suíça, em 1892, ainda em 1892 e em 1894 publica estudos sobre princípios da economia. Após afastar-se da Academia por motivos de saúde se dedica totalmente a seus estudos e pensamentos. Torna-se grande apoiador de Mussolini, e em 1922 é nomeado senador do Reino de Itália, tornando-se conhecido como “O Embaixador Fascista”. 
7 Gaetano Mosca (1858 –1941) foi um jurista, cientista politico, historiador e politico italiano. Iniciou sua carreira docente em 1896 na Universidade de Turim no curso de Direito Constitucional, foi também professor da Universidade Luigi Bocconi de Milão e da Universidade de Roma. Tornou-se, em 1909, deputado pelo Partido Liberal Italiano e, em 1919, senador. Participou como signatário do Manifesto dos Intelectuais Antifascistas em 1925.


Abaixo tubo de artigo no Internet Archive

 


   



Torne-se mais inteligente e centrado na realidade a partir dos ensinamentos e da filosofia do maior intelectual brasileiro.

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