1
Brahma Muhurta é o nome de uma unidade de tempo
Muhurta é uma unidade de tempo no Hinduísmo (assim como minutos, segundos) e dura um período de 48 minutos. Um dia tem 30 muhurtas e o chamado Brahma Muhurta é o penúltimo muhurta que começa 1 hora e 36 minutos antes do nascer do Sol e termina 48 minutos antes do nascer do Sol.
2 Um horário preenchido por Vata
O Ayurveda declara que existem três doshas (humores biológicos) no corpo físico humano, chamados Vata (composto de Ar e Éter), Pitta (composto de Fogo e Água) e Kapha (composto de Terra e água). O aumento e diminuição desses humores varia conforme a hora do dia.
O período que vai das 6 às 10 da manhã é um período Kapha de lentidão, peso. Acordar na hora Kapha não é uma boa escolha. É comum haver
pesadelos ou sonhos confusos nessa fase do dia
O período anterior a este, Brahma Muhurta, é preenchido por Vata. É a hora em que a atmosfera está cheia de Prana (evergia vital) promovendo movimento, flexibilidade, entusiasmo, atividades mentais saudáveis, secreção apropriada de hormônios e enzimas, etc. Ou seja, é mais fácil despertar.
3
Relógio biológico, o fluir com a natureza e a longevidade
Nosso corpo possui um mecanismo corpóreo natural que está sempre fluindo (ou tentando fluir) com os ciclos da natureza. Todas as atividades do corpo como a secreção de hormônios e enzimas já estão pré-programadas. O corpo naturalmente está programado para dormir durante a noite e ficar ativo cedo pela manhã. Então, manter uma rotina matinal é sinônimo de saúde e vida longa, promovendo a manutenção de seus órgãos e sistema, sem atritos com a natureza.
4
Brahma, a Hora do Criador
Brahma Muhurta, literalmente, significa a "Hora do Criador". Isto significa que o momento antes do nascer do Sol é um período de maior pureza na atmosfera e em nossa mente, sendo um período ideal para práticas espirituais. É um horário onde é possível programar sua rotina pacificamente, sem as interrupções e barulhos que são comuns durante o dia.
5
O que diz a ciência?
Pesquisas científicas relataram que o período do Brahma Muhurta é onde há maior concentração de oxigênio na atmosfera (41%). Isso confirma o que os sábios da Índia já relatavam há milênios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário