sábado, 7 de junho de 2025

Os Sete (7) Propósitos da ISKCON

y

Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada incorporou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna em 1966 com sete propósitos explícitos .

Esta lista de propósitos (abaixo) foi um dos documentos oficiais que incorporaram a ISKCON como uma organização beneficente . Na época, o movimento tinha poucos seguidores no Ocidente e operava em uma loja alugada na cidade de Nova York. Uma das necessidades urgentes da época era facilitar o acesso de doadores que desejassem fazer doações dedutíveis de impostos para a fundação de um templo para o Senhor Krishna na cidade de Nova York.

Nos anos seguintes, Srila Prabhupada expandiu a missão e as atividades da ISKCON para além de alguns dos detalhes listados nos documentos de constituição, mantendo-se consistente com seus princípios. Por exemplo, a ISKCON estabeleceu muito mais de um "local sagrado de passatempos transcendentais dedicado à personalidade de Krishna" , com templos nas principais cidades do mundo. "Aproximar os membros com o propósito de ensinar um modo de vida mais simples e natural" inspirou o desenvolvimento de comunidades rurais autossuficientes, ashrams e centros de retiro espiritual.

O plano de Srila Prabhupada de reespiritualizar a sociedade por meio da distribuição de alimentos santificados não é mencionado nos documentos originais de constituição. Mesmo assim, ele fundou os restaurantes vegetarianos Food For Life e Govinda, e a Festa de Domingo se tornou o evento semanal em todos os centros da ISKCON.

Eu, abaixo assinado, A. C. Bhaktivedanta Swami , discípulo de Om Visnupad Paramhansa 108, Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Maharaj Prabhupada, cheguei aos Estados Unidos em 18 de setembro de 1965 com o propósito de iniciar o Movimento para a Consciência de Krishna. Por um ano, não tive abrigo. Viajei por diversas partes do país. Então, em julho de 1966, incorporei a Sociedade sob o nome e o estilo Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, abreviadamente ISKCON. O advogado era o Sr. J. Goldsmith. Gradualmente, a Sociedade cresceu e, uma após a outra, filiais foram abertas. (Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada na Diretriz de Administração , datada de 28 de julho de 1970)

A ISKCON, Inc. ou ISKCON foi formada em 1966, conforme declarado acima,
para sete propósitos que foram originalmente listados em seu Certificado de Incorporação (PDF) CERTIFICADO DE INCORPORAÇÃO da INTERNATIONAL SOCIETY FOR KRISHNA CONSCIOUSNESS, INC.




Os propósitos para os quais a Sociedade é organizada são :

1. Propagar sistematicamente o conhecimento espiritual para a sociedade em geral e educar todos os povos nas técnicas da vida espiritual, a fim de verificar o desequilíbrio de valores na vida e alcançar a verdadeira unidade e paz no mundo.

2. Propagar a consciência de Krishna como é revelada no Bhagavat Gita e no Srimad Bhagavatam.

3. Reunir os membros da Sociedade e aproximá-los de Krishna , a entidade primordial, e assim desenvolver a ideia, dentro dos membros e da humanidade em geral, de que cada alma é parte integrante da qualidade de Deus (Krishna).

4. Ensinar e encorajar o movimento Sankirtan , o canto congregacional do santo nome de Deus, conforme revelado nos ensinamentos do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu.

5. Erigir para os membros e para a sociedade em geral um lugar sagrado de passatempos transcendentais, dedicado à personalidade de Krishna .

6. Aproximar os membros com o propósito de ensinar um modo de vida mais simples e natural .

7. Com vistas à consecução dos fins acima mencionados, publicar e distribuir periódicos, revistas, livros e outros escritos.

 
Datado em 13 de julho de 1966
Incorporado por:
ACBhaktivedanta Swami
(assinado) Carol Baker
(assinado) Raymond Marais

(Nota: Assinado com caneta de tinta azul por Srila Prabhupada, o original está no Cartório do Estado, no centro de Manhattan, onde ainda é possível vê-lo.)


Os oito (8) princípios da consciência de Krishna


Quando Srila Prabhupada iniciou a ISKCON, ele estabeleceu
oito princípios que são a base do movimento da consciência de Krishna.


1. Cultivando sinceramente uma ciência espiritual genuína, podemos nos libertar da ansiedade e chegar a um estado de consciência pura, infinita e feliz nesta vida.

2. Não somos nossos corpos, mas almas espirituais eternas, partes integrantes de Deus (Krishna). Como tal, somos todos irmãos, e Krishna é, em última análise, nosso pai comum.

3. Krishna é a eterna, onisciente, onipresente, todo-poderosa e onipresente Personalidade de Deus. Ele é o pai que dá a semente a todos os seres vivos e a energia sustentadora de toda a criação cósmica.

4. A Verdade Absoluta está contida em todas as grandes escrituras do mundo. No entanto, as escrituras reveladas mais antigas que se conhece são as literaturas védicas, mais notavelmente o Bhagavad-gitā, que é o registro literal das palavras reais de Deus.

5. Devemos aprender o conhecimento védico com um mestre espiritual genuíno — alguém que não tenha motivações egoístas e cuja mente esteja firmemente fixada em Krishna.

6. Antes de comermos, devemos oferecer ao Senhor o alimento que nos sustenta. Então, Krishna se torna a oferenda e nos purifica.

7. Devemos realizar todas as nossas ações como oferendas a Krishna e não fazer nada para nossa própria satisfação dos sentidos.

8. O meio recomendado para atingir o estágio maduro do amor a Deus nesta era de Kali, ou discórdia, é cantar os santos nomes do Senhor. O método mais fácil para a maioria das pessoas é cantar o mantra Hare Krishna.

Há apenas quinhentos anos, o Senhor Krishna desceu como Sri Caitanya Mahaprabhu para ensinar os meios mais sublimes e eficazes para o desenvolvimento espiritual e a iluminação para os dias atuais. Este é o canto dos nomes de Deus, que tem sido recomendado por milhares de anos na tradição védica e usado por muitos outros caminhos espirituais em todo o mundo. O canto mais importante é o mantra de: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

"Krishna" é um dos muitos nomes sânscritos de Deus, que significa "todo atrativo", e Rama é outro nome que significa "reservatório de prazer". A energia divina de Deus é chamada de Hare. O conhecimento védico ensina que, uma vez que somos todos constitucionalmente servos de Deus, cantar os nomes de Deus não é uma imposição artificial à mente, mas é tão natural quanto uma criança chamando por sua mãe. Assim, o Movimento Hare Krishna ensina duas maneiras de cantar: cantar o mantra em contas de contas um certo número de vezes por dia, no caso da meditação com mantra (japa), e cantar ou cantar em congregação (kirtan). Em ambos os métodos, não há regras rígidas e qualquer pessoa pode cantar.


CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO 
os Princípios Básicos ou Objetivos da ISKCON

Abaixo está a "Constituição da Associação" – os Princípios Básicos ou Objetivos da ISKCON . Srila Prabhupada a elaborou em 1966, enquanto pregava na 26 2nd Ave, Nova York, NY. Ela foi protocolada na Receita Federal em novembro de 1966 , como prova de que os princípios da ISKCON são religiosos.

O mesmo documento foi usado por Srila Prabhupada ao organizar legalmente a ISKCON na Inglaterra e no Quênia. O propósito do GBC e dos TPs é garantir a organização da ISKCON para o cumprimento DESTES princípios . Os membros do templo devem seguir ESTES princípios.

Os deveres e poderes dos administradores e os direitos dos membros do templo são delineados por Srila Prabhupada por meio do documento de constituição " Direção de Administração ", elaborado em 28 de julho de 1970, citado no próximo e-mail, "Constituição da ISKCON – parte 2".
"10 b. Uma cópia da Constituição... sob a qual a Sociedade opera atualmente está anexada a este documento."

(Carta à Receita Federal, 14 de novembro de 1966 (anexo 1), Steven Goldsmith, advogado representando a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, Inc. Carta autenticada por Gregory Scharf (Gargamuni Das), Tesoureiro. A carta à Receita Federal foi acompanhada por esta Constituição de Associação (anexo 2))


1. O nome da sociedade é Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

2. A sede da Sociedade está localizada no Templo Radhakrishna, 26 Second Avenue, Nova York, 10003, EUA.

3. Os objetivos para os quais a Sociedade está sendo estabelecida são :

(A) Educar a grande sociedade humana nas técnicas da vida espiritual como base para um desenvolvimento psíquico e biológico equilibrado e, assim, alcançar pela primeira vez na sociedade humana uma paz e unidade reais entre as forças em conflito no mundo de hoje.

(B) Propagar o Sentido de Deus, a Personalidade todo-atrativa da Forma primordial e eterna, como Ele próprio revelou em Suas próprias palavras no Bhagavad Gita, a Sagrada Escritura do Senhor Sri Krishna, a Divindade.

(C) Reunir indivíduos em uma Sociedade, independentemente de nacionalidade e independentemente de credo ou casta, a fim de desenvolver uma proximidade com a Divindade e, assim, a ideia de que dentro dos membros e da humanidade em geral há uma alma-espírito infinitesimal que é parte integrante em qualidade com a Divindade, e que toda a vida é destinada à satisfação da dita Divindade, a Alma Suprema.

(D) Incentivar os ensinamentos do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, que demonstrou praticamente o processo transcendental de se aproximar da absoluta Personalidade de Deus por Seus atos de canto congregacional do santo nome de Deus, um processo conhecido como Samkirtan.

(E) Provar pelo trabalho ativo e pela pregação que o Senhor Sri Krishna é o único desfrutador de todos os resultados do sacrifício individual e coletivo, penitência, meditação, artes, cultura, ciência, porque Ele é o Proprietário Supremo de todo o universo, eternamente à parte Dele, todos O conhecem como um amigo. A verdadeira paz pode ser alcançada quando isso é realizado, de fato.

(F) Auxiliar, sempre que possível, na construção de uma estrutura social sobre a base real do progresso espiritual e no estabelecimento da paz e da unidade entre os homens em todo o mundo.

(G) Tentar salvar os homens individualmente da cadeia de vitimização que a tendência atual da civilização moderna opera, em nome de ideologias de falso sentimento, para que o Homem possa novamente ser uma alma livre, para agir e viver livremente com visão espiritual. Isso é possível pela iniciação espiritual individual, Diksha, quando o homem pode ver tudo em Deus e Deus em tudo.

(H) Promover a realização desta verdade suprema, conforme revelada pelo Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu e os seis Goswamins, liderados por Srila Rupa e Sanatana Goswamins.

(I) Ter como objetivos, entre os outros, quatro princípios que os Goswamins tinham em vista. São eles:

1. Erigir um local sagrado para passatempos transcendentais, bem como um local onde os membros do Senhor Sri Krishna possam florescer.
2. Propagar por todo o mundo, na forma de missionários, o processo de devoção, o serviço transcendental à Divindade, e tornar conhecido que este serviço devocional é a principal função do ser humano.
3. Para tanto, adotar métodos de proselitismo pacíficos e estabelecer uma sociedade de associação mais ampla para que todos os membros, incluindo eruditos e admiradores, se engajem neste serviço conforme estabelecido no Srimad Bhagavad-gita.
4. Instalar, onde for possível, o culto e o templo de Radhakrishna e o de Sri Caitanya, e dar facilidade a todos para que se treinem nos modos dos princípios Archan ou preparatórios do serviço devocional.

(J) Apresentar aos membros da Sociedade e à humanidade em geral um propósito de vida mais simples e natural, por meios adequados ao lugar e à época específicos, e conforme ordenado no Bhagavad Gita.

(K) Organizar programas educacionais, como aulas e excursões com palestras, e instituir serviços, como correspondência, para o benefício dos membros da Sociedade e da humanidade em geral.

(L) Publicar periódicos, livros e/ou panfletos em todas as línguas importantes, a fim de alcançar a sociedade humana e dar-lhes a oportunidade de se comunicarem com a Sociedade.

(M) Invocar a qualidade da bondade, particularmente em cada membro da Sociedade, individualmente pelo processo de Diksha e estabelecendo-o no status de brâmane (homem bom e inteligente) com base na veracidade, conhecimento e fé no serviço transcendental ao Senhor.

(N) Entre os objetivos secundários da Sociedade, ela deverá empreender as seguintes atividades:

1. Revitalizar o sistema científico de ordens sociais de classificação baseadas em inteligência, espírito marcial, produtividade e assistência comum, geralmente conhecidas como as quatro castas, com referência à qualidade e ao valor para a causa comum da sociedade mundial.
2. Descarregar, como uma questão de rotina, o sistema viciado de supremacia de um homem sobre outro por falso prestígio de direito de nascença ou interesses pessoais.
3. Popularizar a dieta de grãos vegetais sob métodos aprovados, a fim de que o valor total dos benefícios de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas possa ser derivado dela.
4. Desencorajar hábitos intoxicantes ou viciantes de todas as descrições e dimensões e expor tais pessoas assim afligidas a métodos aprovados de realização espiritual.

(ASSINADO)
AC Bhaktivedanta Swami, Acharya

(ASSINADO) Raymond Marais ( Rayarama das )
(ASSINADO) Michael A. Grant ( Mukunda das )
(ASSINADO) Robert Lefkowitz
(ASSINADO) James S. Greene


“Estou pouco preocupado com sua tentativa de formar a ISKCON Ltd. Minha ideia é que não devemos formar uma organização separada em Londres. A mesma Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, pois temos filiais em diferentes lugares nos EUA, uma filial semelhante pode ser aberta em Londres ou na Alemanha. O princípio básico de nosso trabalho de pregação, métodos e gestão deve ser o mesmo.
……
Portanto, meu desejo final é que, seja o que for que você faça, faça estritamente de acordo com os princípios de nossa sociedade, como estamos fazendo nos EUA.

Portanto, espero que você tome as precauções necessárias em relação ao registro da ISKCON Ltd. A ISKCON é o atalho para o nome de nossa sociedade, mas quando você realmente se registrar, o nome completo, as metas e objetivos, conforme declarados em nosso prospecto, devem ser mencionados. “ (Carta de Srila Prabhupada a Mukunda em Londres em 1º de outubro de 1968 (anexo 3))

“Até agora, li o texto original sobre os objetivos e metas da nossa sociedade e não creio que haja necessidade de alterar o preâmbulo. Mas, no que diz respeito a uma parte da lei, ela precisa ser alterada de acordo com a lei inglesa .” (Carta de Srila Prabhupada a Mukunda em Londres em 13 de outubro de 1968 (anexo 4)) 

Veja também :
Direção da Gestão.
O que é a Direção da Gestão [DOM]?
Direção da Gestão para um GBC eleito.


fonte: 

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário: