domingo, 31 de agosto de 2025

O colapso da economia chinesa?

Hoje é dia do aparecimento transcendental de Srimat Radharani consorte eterna de Sri Krsna. domingo, 31 de agosto de 2025 jejum até meio dia.







Shri Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. O Svetasvatara Upanishad (6.8) afirma:

"O Senhor Supremo possui múltiplas potências, que agem tão perfeitamente que toda consciência, força e atividade são dirigidas unicamente por Sua vontade". O mundo material, onde vivemos agora, é chamado bahir-anga-sakti, a energia externa de Krishna. Krishna explica no Bhagavad-Gita (9.10): "

Sob Minha supervisão, a energia material atua". Além da energia material externa, existe outra energia – a energia interna. Por meio dela, o mundo espiritual se manifesta. Assim como o mundo material é manipulado pela energia externa, o mundo espiritual é conduzido pela potência interna.


Essa potência interna, chamada Hladini Sakti, é Shrimati Radharani.
Em CC Adi 1.5, é dito: “Os casos amorosos de Sri Radha e Krishna são manifestações transcendentais da potência interna do Senhor, que proporciona prazer. Embora Radha e Krishna sejam um em Sua identidade, Eles se separaram eternamente”. Srimati Radharani, como a mais elevada devota de Sri Krishna, obtém o maior prazer em servi-Lo. Ela é a origem de todas as Gopis e de todas as Deusas da Fortuna (Lakshmi devi) que se dedicam ao serviço do Senhor. Ela é o esteio, o ideal e o refúgio supremo de todos os devotos que embarcam no caminho do serviço devocional. Sem primeiro obter a misericórdia de Srimati Radharani, é impossível sequer aproximar-se de Sri Krishna.
O maha-mantra Hare Krishna é, na verdade, uma prece a Srimati Radharani. A palavra "Hare" deriva de "Hara", que denota a energia interna ou Hladini Sakti de Krishna. Esta não é outra senão Srimati Radharani. Ao cantar o maha-mantra, diz-se: “Ó Krishna! Ó Radha!! Por favor, ocupe-me em seu serviço devocional”. Krishna é difícil de abordar diretamente, mas Ele é bhakta-vatsala, sempre ávido por agradar Seus devotos. Assim, o humor de um devoto é invocar a compaixão de Srimati Radharani, que então o recomenda a Sri Krishna. Como Krishna se agrada facilmente de Srimati Radharani, Ele prontamente aceita o devoto em Seu serviço.

Vrindavan Lila

Quando o Senhor desce, Ele é invariavelmente acompanhado por Seus amados companheiros. Cinco mil anos atrás, quando Sri Krishna desceu em Sua forma original, como um vaqueirinho em Vrindavan, Srimati Radharani O acompanhou em Sua forma original. Ela apareceu exatamente duas semanas após o aparecimento de Sri Krishna, no oitavo dia da lua minguante (ashtami). Shrimati Radharani foi encontrada em uma flor de lótus por Vrashabhanu e sua esposa Kirtida, perto da vila de Barsana, a poucos quilômetros de Nandagrama. Diz-se que Shrimati Radharani abriu os olhos pela primeira vez somente quando Shri Krishna apareceu diante dela. Até então, Seus olhos estavam fechados.
Compreender as doçuras do relacionamento entre Krishna e Radha é impossível a partir da perspectiva mundana. Compreender madhurya-rasa (devoção na plataforma da intimidade), que é o nível mais elevado de relacionamento de um devoto com Krishna, só é possível nos estágios mais elevados de bhakti, onde não há sequer um resquício de contaminação material. Portanto, Svarupa Damodara Gosvami escreveu: “Os casos amorosos de Radha e Krishna não são casos amorosos comuns e materiais, embora pareçam assim. Patifes e tolos interpretam Krishna erroneamente como um homem comum. Eles desconhecem a natureza transcendental de Krishna. Tentam imitar a rasa-lila de Krishna, Sua dança com as Gopis”. Não há ofensa maior do que esta. Os devotos que iniciam o caminho de bhakti devem evitar cuidadosamente tais ofensas. Eles devem simplesmente orar a Srimati Radharani, como sua Mãe mais compassiva, por misericórdia, por bhakti e por uma oportunidade de servir a Sri Krishna.

Qualidades de Srimati Radharani

Conforme explicado em Bhakti-rasamrta-sindhu (Néctar da Devoção), Krishna possui sessenta e quatro qualidades transcendentais.

Srimati Radharani possui vinte e cinco qualidades transcendentais, mas Ela pode controlar até mesmo Krishna por meio delas. Suas qualidades transcendentais são as seguintes:

1) Ela é a doçura personificada;
2) Ela é uma jovem jovial;
3) Seus olhos estão sempre se movendo;
4) Ela está sempre sorrindo brilhantemente;
5) Ela possui todas as marcas auspiciosas em Seu corpo;
6) Ela pode agitar Krishna com o sabor de Sua pessoa;
7) Ela é perita na arte de cantar;
8) Ela fala muito bem e docemente;
9) Ela é especialista em apresentar atrativos femininos;
10) Ela é modesta e gentil;
11) Ela é sempre muito misericordiosa;
12) Ela é transcendentalmente astuta;
13) Ela sabe se vestir bem;
14) Ela é sempre tímida;
15) Ela é sempre respeitosa;
16) Ela é sempre paciente;
17) Ela é muito séria;
18) Ela é apreciada por Krishna;
19) Ela está sempre situada na plataforma devocional mais elevada;
20) Ela é a morada do amor dos moradores de Gokula;
21) Ela pode dar abrigo
22) Ela é sempre afetuosa com superiores e inferiores;
23) Ela é sempre grata pelos tratos de Seus associados;
24) Ela é a maior entre as amigas de Krishna;
25) Ela sempre mantém Krishna sob Seu controle.

Krishna significa "todo atraente", pois Ele atrai a todos para Si. Mas Srimati Radharani atrai até mesmo Krishna. Embora Krishna diga vedaham samatitani – "Eu sei tudo" – Ele não consegue compreender Radharani. Krishna é acyuta (inconcebível), mas para Ele Radharani é inconcebível. Radharani é tão grandiosa. Krishna pensou: "Sou pleno. Sou completo em todos os aspectos, mas ainda assim quero compreender Radharani". Essa pergunta obrigou Krishna a aceitar as propensões de Radharani de compreender a Si mesmo. Assim, quinhentos anos atrás, Krishna apareceu como Chaitanya Mahaprabhu, no humor de Srimati Radharani e com Sua tez dourada, como Sua maior devota. Krishna fez isso para compreender a profundidade da devoção de Shrimati Radharani.

Misericórdia de Shrimati Radharani

Shrimati Radharani é o maha-bhagvat ideal. Como a maior devota, Ela também é a mais compassiva. Ela é incapaz de suportar o sofrimento das almas presas no mundo material. A palavra "aradhaya" (orações) deriva de "Radha" e significa "adorável". Da mesma forma, a palavra "aparadha" (ofensas) significa "contra Radha". Quando alguém realiza serviço devocional, está agradando Shrimati Radharani e quando comete aparadha Vaishnava contra Krishna ou Seus devotos, está ofendendo Radharani. Shrimati Radharani é a guardiã, a mentora e a benfeitora de todos os devotos aspirantes. Quando uma alma começa a indagar sobre Krishna, Shrimati Radharani fica extremamente satisfeita e se encarrega de seus avanços devocionais. À medida que se progride, continua-se a invocar a misericórdia de Shrimati Radharani e, quando Ela fica satisfeita, Krishna automaticamente fica satisfeito.

Todas as glórias a Shrimati Radharani!!


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Aparecimento transcendental da consorte de Sri Adwyta Acarta, Sita Thakurani dia 28/08/2025 quinta feira

Sri Sita Thakurani

Sri Sita Thakurani
Om Vishnupad 108 Tridandi Swami Sri Srimat Bhakti Sravan Tirtha Goswami Maharaj ki Jai!!Sri Advaita Acharya, a causa efetiva para o aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu em nosso mundo, tinha dois consortes; um foi chamado Sri, o outro Sita. Sri Sita Thakurani era filha de Sri Nrisinga Bhaduri. Ela foi casado com Sri Advaita Acharya em Phuliya Nagar. Depois do casamento deles, Advaita Acharya foi para Nadia morar em Shantipura. Ele era um íntimo amigo do pai de Sri Chaitanya Sri Jagannatha Mishra e naturalmente, Sita Thakura e Saci Mata eram como irmãs. Na véspera do do advento de seu filho Sri Jagannatha Mishra, vendo os sinais iminentes de chegada de seu filho, mandou avisar ao Advaita Acharya em Shantipura. Audição notícia do advento dessa criança inédita, Advaita Acharya ficou extasiada. Com Sri Haridasa Thakur, foi banhar-se no Ganga, e depois de um longo sessão de kirtan e dança, mandou a esposa ir depressa a Mayapura em Navadwip.

De acordo para Gaura-Ganodesha-Dipika, Sri Sita Thakurani é Yogamaya. A Gaura-Parshada-Charitvali diz que em Krishna Lila, ela era Purnamasi, a mãe de Sandipani Muni, avó de Madhumangal e Nandimukhi e discípula de Narada Muni. Em (In) Dvapara-yuga, durante a celebração da cerimônia de nascimento de Krishna, ela estava presente na casa de Nanda, e naquele tempo deu Nanda e Yashoda muitas instruções de como cuidar da criança.

O Caitanya-Charitamrita faz o seguinte relato da visita de Sita Thakurani à casa de Jagannatha Mishra após o nascimento do Senhor: "Um dia, pouco depois que Sri Chaitanya Mahaprabhu nasceu, a esposa de Advaita Acharya, Sitadevi, foi ver aquela criança divina com todos os tipos de presentes e presentes. Ela trouxe diferentes tipos de ornamentos dourados, incluindo pulseiras para o mão, braceletes, colares e tornozeleiras.
Quando Sita Thakurani veio à casa de Sacidevi, trazendo consigo muitas tipos de comestíveis, vestidos e outros presentes, ela ficou espantada ao ver o criança recém-nascida, e ela poderia supor que a criança era diretamente Krishna do Próprio Gokula. 
Ela abençoou a criança recém nascida colocando grama fresca e arroz em Sua cabeça dizendo, "Que Tu sejas abençoado com um longo período de vida." Tendo consciência de trágico histórico anterior de abortos espontâneos do Saci Mata, ela deu o criança o nome Nimai (aquele que nasceu debaixo de uma árvore Neem).No dia em que que a mãe e o filho tomaram o banho de limpeza e saíram da maternidade sala, Sita Thakurani deu-lhes todos os tipos de ornamentos e vestes e em seguida, também homenageou Jagannatha Mishra. A partir desse dia, Sita Thakurani muitas vezes viria de Shantipura a Mayapura, a fim de auxiliar o Saci Mata nos cuidados com o novo bebê. Ela daria muitas instruções diferentes a ela de como criar os filhos. E depois de ajudar com a criança desta forma, ela voltaria para Shantipura. Quando chegou a hora do aniversário da criança cerimônia, Jagannatha Mishra e Sacidevi deixaram que a adorável Sita Thakurani ser o primeiro a oferecer à criança sua roupa nova. Advaita Acharya Prabhu também tinha uma casa em Navadwipa. Ele viveria do tempo ao tempo e discutir temas espirituais com os devotos chefiados por Srivasa Pandit e Sri Vishvarupa, irmão mais velho de Nimai, saboreando o hari a katha até altas horas da madrugada. Sita Thakurani e Sacidevi eram de uma só mente; o bebê Nimai era sua vida e alma. Todos os dias Sita Thakurani ia até a casa do Saci Mata e a ajudava com o cuidado e o acalento do menino. Depois de vários anos, quando Jagannatha Vishvarupa, filho de Mishra, de repente tomou sanyasa e saiu de casa, Advaita Acharya e Sita Thakurani consolou Jagannatha Mishra e Saci Mata e Sita Thakurani ajudou a cuidar de Nimai, que era apenas um jovem rapaz na época, e também era grandemente afetado pela partida de seu irmão e o coração partido condição de seus pais. Mais adiante, quando Nimai foi para Gaya e encontrou seu Guru Sri Ishwar Puri e ao retornar, gradualmente revelou sua real missão reunindo todos os devotos em Srivasa Angan para kirtan, naquela época, Advaita Acharya e Sita Thakurani fariam vir de Shantipura a Mayapura, e estaria entre os primeiros a adorar os pés de lótus de Sri Chaitanya. Eventualmente, quando Mahaprabhu também tomou sanyasa e saiu de casa, Sita Thakurani gastou quatro dias com um Sacidevi desconsolado e Vishnupriya, mergulhados em um mar de mágoa. Sri Chaitanya Mahaprabhu, depois de aceitar sanyas começou para Vrindavan, mas foi impossibilitado de ir até lá. Ele foi sorteado para retornar a Shantipura. Quando ele chegou em Shantipura, Advaita Acharya e Sita Thakurani sentiram como se sua vida tenha retornado. Depois de ter jejuado por quatro dias, Sri Gaurasundara aceitou prasad cozido por Sita Thakurani. Antes tomar sanyasa também, Sri Chaitanya Mahaprabhu junto com Nityananda Prabhu faria, de tempos em tempos ir à casa de Advaita Acharya em Shantipura, onde eles teriam um festival e se apresentariam naam sankirtan o dia todo e noite. Após Mahaprabhu tomou sanyasa e foi morar em Jagannatha Puri, Sri Advaita Acharya e Sita Thakurani costumavam visitá-lo a cada ano, trazendo seu filho Achyutananda com eles. Em uma dessas ocasiões, Sita Thakurani preparou alguns dos preparativos favoritos para ele e O convidaram para ir à sua casa levar o almoço. Simplesmente para aumentar o êxtase deles, o Senhor, que estava sempre absorto em Krishna Nama, honraram seu convite e levaram um almoço na casa de Advaita e Sita. Sita Thakurani sempre foi sobrecarregado com vatsalya-prema e tratou Sri Chaitanya tão carinhosamente como se fosse o próprio filho dela. O Senhor também a tratou com o mesmo tipo de consideração e carinho que tinha pelo Saci Mata. Sri Sita Thakurani teve três filhos, Achyutananda, Krishna Mishra e Gopala Mishra, que eram todos seguidores de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Assim, ela foi uma inspiração por difundir a missão do sankirtana movimento. De acordo para o Prema-vilasa de Nityananda Das, Sita Thakurani teve uma mulher discípula chamado Jangali. Nityananda-vamsa-vistara relaciona uma conta em que Virabhadra Prabhu, o filho de Nityananda e Vasudha, uma vez sacou abrigo de Sita Thakurani, desejando tornar-se sua discípula, mas ela enviou ele de volta para casa para se abrigar de Jahnava Thakurani, sua madrasta, a outra esposa de Prabhu Nityananda. Junto com Saci Mata, Vishnupriya devi e Malini Thakurani, Sri Sita Thakurani forma o quarteto de mulheres líderes Vaishnava devotas de Sri Gauranga que apoiaram e deu impulso à missão de Mahaprabhu durante sua vida.Sri Sita Thakurani ki Jai !Jai Jai Sri Radhey ¡!!
Fonte https://www.srigaurangashram.in/sri%20sita%20thakurani.htm

terça-feira, 19 de agosto de 2025

As Glórias de Annada Ekadasi Do Brahma-vaivarta Purana



Sri Yudhisthira Maharaja disse: “Ó Janardana, protetor de todas as entidades vivas, por favor, diga-me o nome do Ekadasi que ocorre durante a quinzena escura do mês de Bhadrapada (agosto-setembro).” O Senhor Supremo, Shri Krishna, então respondeu: “Ó Rei, ouça-me atentamente. O nome deste Ekadasi sagrado que remove o pecado é Annada. Qualquer pessoa que jejue completamente neste dia e adore Hrishikesh, o mestre dos sentidos, fica livre de todas as reações aos seus pecados. Mesmo aquele que simplesmente ouve sobre este Ekadasi é liberto de seus pecados passados. Oh Rei, não há dia melhor do que este em todos os mundos terrestres e celestiais. Isso é verdade sem dúvida.

“Havia uma vez um famoso rei chamado Harishchandra, que era o imperador do mundo e uma pessoa de grande verdade e integridade. O nome de sua esposa era Chandramati, e ele teve um filho chamado Lohitashva. Pela força do destino, no entanto, Harishchandra perdeu seu grande reino e vendeu sua esposa e filho. O próprio rei piedoso tornou-se um servo servil de um comedor de cães, que o fez guardar um crematório. No entanto, mesmo fazendo tal serviço servil, ele não abandonou sua veracidade e bom caráter, assim como soma-rasa, mesmo quando misturado com algum outro líquido, não perde sua capacidade de conferir imortalidade.

“O rei passou muitos anos nesta condição. Então, um dia, ele pensou tristemente: 'O que devo fazer? Onde devo ir? Como posso ser liberto desta situação?'. “Dessa forma ele se afogou em um oceano de ansiedade e tristeza. Um dia, um grande sábio passou por ali e, quando o rei o viu, pensou alegremente: 'Ah, o Senhor Brahma criou brâmanes apenas para ajudar os outros.' “Harishchandra prestou suas respeitosas reverências ao sábio, cujo nome era Gautama Muni. Com as palmas das mãos unidas, o rei parou diante de Gautama Muni e narrou sua lamentável história. Gautama Muni ficou surpreso ao ouvir a história de aflição do rei. Ele pensou: 'Como esse poderoso rei foi reduzido a coletar roupas dos mortos?' “Gautama Muni tornou-se muito compassivo com Harishchandra e o instruiu sobre o processo de jejum para purificação.

“Gautama Muni disse, 'Ó rei, durante a quinzena escura do mês de Bhadrapada ocorre um Ekadasi especialmente meritório chamado Annada, que remove todos os pecados. De fato, este Ekadasi é tão auspicioso que se você simplesmente jejuar naquele dia e não realizar nenhuma outra austeridade; todos os seus pecados serão anulados. Por sua boa sorte, está chegando em apenas sete dias. Exorto-vos a jejuar neste dia e permanecer acordado durante a noite. Se você fizer isso, todas as reações de seus pecados passados chegarão ao fim. Oh Harishchandra, eu vim aqui por causa de seus atos piedosos passados. Agora, toda boa sorte seja abençoada para você no futuro!' “Dito isso, o grande sábio Sri Gautama Muni imediatamente desapareceu de sua visão.

“O rei Harishchandra seguiu as instruções de Gautama Muni sobre o jejum no dia sagrado de Annada Ekadasi. Oh Maharaja Yudhisthira, porque o rei jejuou naquele dia, as reações aos seus pecados anteriores foram completamente destruídas de uma só vez. Oh leão entre reis, veja a influência deste jejum de Ekadasi! Ele imediatamente vence quaisquer misérias que alguém possa estar sofrendo como resultado de atividades pecaminosas cármicas passadas.

“Assim, todas as misérias de Harishchandra foram aliviadas. Apenas pelo poder deste maravilhoso Ekadasi, ele se reuniu com sua esposa e filho, que haviam morrido, mas agora foram revividos. Nas regiões celestiais os devas começaram a bater em seus tímpanos celestiais e a derramar flores sobre Harishchandra, sua rainha e seu filho. Pelas bênçãos do jejum de Ekadasi, ele recuperou seu reino sem dificuldade. Além disso, quando o rei Harishchandra deixou o planeta, seus parentes e todos os seus súditos também foram com ele para o mundo espiritual.

“Ó Pandava, quem jejua no Annada Ekadasi certamente está livre de todos os seus pecados e ascende ao mundo espiritual. E quem ouve e estuda as glórias deste Ekadasi alcança o mérito obtido ao realizar um sacrifício de cavalo.”

Assim termina a narração das glórias de Annada Ekadasi, do Brahma-vaivarta Purana.

 


 

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Hoje éo dia sagrado de jejum de Sri Aja Ekadasi dia 19/08/25 terça-feira...

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

As Glórias de Annada Ekadasi



Do Brahma-vaivarta Purana

Sri Yudhisthira Maharaja disse: “Ó Janardana, protetor de todas as entidades vivas, por favor, diga-me o nome do Ekadasi que ocorre durante a quinzena escura do mês de Bhadrapada (agosto-setembro).” O Senhor Supremo, Shri Krishna, então respondeu: “Ó Rei, ouça-me atentamente. O nome deste Ekadasi sagrado que remove o pecado é Annada. Qualquer pessoa que jejue completamente neste dia e adore Hrishikesh, o mestre dos sentidos, fica livre de todas as reações aos seus pecados. Mesmo aquele que simplesmente ouve sobre este Ekadasi é liberto de seus pecados passados. Oh Rei, não há dia melhor do que este em todos os mundos terrestres e celestiais. Isso é verdade sem dúvida.

“Havia uma vez um famoso rei chamado Harishchandra, que era o imperador do mundo e uma pessoa de grande verdade e integridade. O nome de sua esposa era Chandramati, e ele teve um filho chamado Lohitashva. Pela força do destino, no entanto, Harishchandra perdeu seu grande reino e vendeu sua esposa e filho. O próprio rei piedoso tornou-se um servo servil de um comedor de cães, que o fez guardar um crematório. No entanto, mesmo fazendo tal serviço servil, ele não abandonou sua veracidade e bom caráter, assim como soma-rasa, mesmo quando misturado com algum outro líquido, não perde sua capacidade de conferir imortalidade.

“O rei passou muitos anos nesta condição. Então, um dia, ele pensou tristemente: 'O que devo fazer? Onde devo ir? Como posso ser liberto desta situação?'. “Dessa forma ele se afogou em um oceano de ansiedade e tristeza. Um dia, um grande sábio passou por ali e, quando o rei o viu, pensou alegremente: 'Ah, o Senhor Brahma criou brâmanes apenas para ajudar os outros.' “Harishchandra prestou suas respeitosas reverências ao sábio, cujo nome era Gautama Muni. Com as palmas das mãos unidas, o rei parou diante de Gautama Muni e narrou sua lamentável história. Gautama Muni ficou surpreso ao ouvir a história de aflição do rei. Ele pensou: 'Como esse poderoso rei foi reduzido a coletar roupas dos mortos?' “Gautama Muni tornou-se muito compassivo com Harishchandra e o instruiu sobre o processo de jejum para purificação.

“Gautama Muni disse, 'Ó rei, durante a quinzena escura do mês de Bhadrapada ocorre um Ekadasi especialmente meritório chamado Annada, que remove todos os pecados. De fato, este Ekadasi é tão auspicioso que se você simplesmente jejuar naquele dia e não realizar nenhuma outra austeridade; todos os seus pecados serão anulados. Por sua boa sorte, está chegando em apenas sete dias. Exorto-vos a jejuar neste dia e permanecer acordado durante a noite. Se você fizer isso, todas as reações de seus pecados passados chegarão ao fim. Oh Harishchandra, eu vim aqui por causa de seus atos piedosos passados. Agora, toda boa sorte seja abençoada para você no futuro!' “Dito isso, o grande sábio Sri Gautama Muni imediatamente desapareceu de sua visão.

“O rei Harishchandra seguiu as instruções de Gautama Muni sobre o jejum no dia sagrado de Annada Ekadasi. Oh Maharaja Yudhisthira, porque o rei jejuou naquele dia, as reações aos seus pecados anteriores foram completamente destruídas de uma só vez. Oh leão entre reis, veja a influência deste jejum de Ekadasi! Ele imediatamente vence quaisquer misérias que alguém possa estar sofrendo como resultado de atividades pecaminosas cármicas passadas.

“Assim, todas as misérias de Harishchandra foram aliviadas. Apenas pelo poder deste maravilhoso Ekadasi, ele se reuniu com sua esposa e filho, que haviam morrido, mas agora foram revividos. Nas regiões celestiais os devas começaram a bater em seus tímpanos celestiais e a derramar flores sobre Harishchandra, sua rainha e seu filho. Pelas bênçãos do jejum de Ekadasi, ele recuperou seu reino sem dificuldade. Além disso, quando o rei Harishchandra deixou o planeta, seus parentes e todos os seus súditos também foram com ele para o mundo espiritual.

“Ó Pandava, quem jejua no Annada Ekadasi certamente está livre de todos os seus pecados e ascende ao mundo espiritual. E quem ouve e estuda as glórias deste Ekadasi alcança o mérito obtido ao realizar um sacrifício de cavalo.”

Assim termina a narração das glórias de Annada Ekadasi, do Brahma-vaivarta Purana.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Pavitropana Ekadasi hoje dia 04/08/2025 segunda-feira.

Maharaja Yudhisthira disse: "Ó Madhusudana, por favor seja misericordioso comigo e descreva o jejum (Ekadasi) que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana (julho/agosto)."

O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu:

"Sim, ó rei, narrarei com alegria estas glórias para você, porque simplesmente por ouvir sobre este jejum (Ekadasi) sagrado, a pessoa obtém o mérito da execução de um Asvamedha-ygna.

No começo da Dvapara-yuga vivia um rei chamado Mahijita, o qual governava o reino de Mahismati-puri. Devido a não ter filhos, todo seu reino parecia-lhe completamente triste. Um homem casado que não tem filhos não é feliz nem nesta vida nem na próximaPor muito tempo o rei tentou em vão obter um herdeiro. Vendo que sua idade avançava o rei Mahijita tornava-se cada vez mais ansioso. Um dia ele disse na assembléia de seus conselheiros:

Não cometi pecados nesta vida, e não há dinheiro ilegal no meu tesouro. Nunca usurpei as oferendas aos semideuses ou brahmanas. Quando me ocupei em guerrear e conquistar reinos, eu segui as regras e regulações da arte militar, e tenho protegido meus súditos como se eles fossem meus próprios filhos. Eu puni até meus parentes caso eles desobedecessem a lei, e se meu inimigo fosse gentil e religioso eu lhe dava as boas vindas. Ó almas duas-vezes nascidas, embora eu seja um seguidor fiel e religioso dos padrões védicos, mesmo assim minha casa não tem filhos. bondosamente digam-me a razão para isto.

Ouvindo isto, os conselheiros brahmanas do rei discutiram o assunto entre eles, e com o propósito de beneficiar o rei, eles visitaram vários ashramas de renomados sábios. Por fim eles chegaram em um sábio que era austero, puro, auto-satisfeito e que estava observando estritamente o voto de jejum. Seus sentidos estavam completamente sob controle, ele tinha conquistado sua ira e era experto em executar seu dever ocupacional. Na verdade, este grande sábio era experto em todas as conclusões dos vedas e tinha prolongado sua duração de vida como a mesma do senhor Brahma. Seu nome era Lomasa rsi e ele conhecia o passado, presente e futuro. Após a passagem de uma Kalpa, um cabelo costumava cair da sua cabeça.

Todos os conselheiros brahmanas do rei aproximaram-se com muita alegria um a um para oferecer seus humildes respeitos.

Cativados por esta grande alma, os conselheiros do rei Mahijita ofereceram reverências a ele e disseram mui respeitosamente:

Ó sábio, somente devido a nossa grande boa fortuna nos foi permitido vê-lo.

Lomasa rsi viu eles curvarem-se e respondeu:

Bondosamente, deixem-me saber por que vocês vieram aqui; por que vocês estão me glorificando? Farei tudo o que puder para resolver seus problemas, pois sábios como eu só tem um interesse: ajudar os outros. Não tenham dúvidas disto

Os representantes do rei disseram:

Nós viemos até aqui, ó sábio exaltado, para pedir a sua ajuda na solução de um problema muito sério. Ó sábio, você é como o senhor Brahma. Na verdade, não há sábio melhor em todo mundo. Nosso rei, Mahijita, não tem filhos, embora ele nos tenha sustentado e protegido como se fossemos seus filhos. Vendo-o tão infeliz devido a não ter filhos, nós ficamos mui pesarosos, e portanto, ó sábio, entramos na floresta para executar severas austeridades. Por nossa boa fortuna encontramos por acaso com você. Simplesmente pela sua audiência (darshana) os desejos e atividades de todos tornam-se bem sucedidos. Assim, pedimos humildemente que nos diga como nosso bondoso rei pode obter um filho.

Ouvindo o apelo sincero deles, Lomasa rsi absorveu-se em meditação profunda por um momento e logo compreendeu a vida anterior do rei. Então ele disse:

Na vida passada seu governante era um mercador, e achando que sua riqueza era insuficiente, ele cometeu ações pecaminosas. Ele viajou por muitas vilas para negociar suas mercadorias. Uma vez ao meio-dia, no dia após o jejum (Ekadasi) que acontece durante o quarto-crescente do mês Jyestha, ele sentiu sede enquanto viajava de um lugar para outro. Ele chegou a um belo açude nos arredores de uma vila, mas bem na hora que estava prestes a beber água no açude, chegou ali uma vaca com seu bezerro recém-nascido. Estas duas criaturas estavam também muito sedentas devido ao calor, porém quando a vaca e o bezerro começaram a beber água, o mercador rudemente empurrou-os para o lado e egoisticamente saciou sua própria sede. Esta ofensa contra a vaca e seu bezerro, resultou em seu rei ficar agora sem um filho. No entanto, as boas ações que ele executou em sua vida anterior deram-lhe o domínio sobre um reino sem perturbações.

Ouvido isto, os conselheiros do rei responderam:

Ó renomado rsi, ouvimos dizer que nos vedas descreve-se como alguém pode nulificar os efeitos dos pecados passados conseguindo méritos. Seja bondoso e nos dê alguma instrução para que os pecados de nosso rei possam ser destruídos, por favor conceda-lhe a sua misericórdia para que um príncipe nasça em sua família.

Lomasa rsi disse:

Existe um jejum (Ekadasi) chamado Putrada, o qual ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana. Neste dia todos vocês, incluindo seu rei, devem jejuar e permanecer acordados todo noite, seguindo estritamente as regras e regulações. Então vocês devem dar todo mérito por esse jejum ao rei. Se vocês seguirem estas minhas instruções, ele certamente será abençoado com um esplêndido filho.

Todos os conselheiros do rei ficaram muito contentes em ouvir estas palavras de Lomasa rsi, e todos eles ofereceram-lhe suas reverências agradecidos. Então com os olhos brilhando de felicidade eles voltaram para casa.

Quando chegou o mês de Sravana, os conselheiros do rei lembraram-se das palavras de Lomasa rsi, e sob a direção deles todos os habitantes de Mahismati-puri, juntamente com o rei, jejuaram. E no dia seguinte (Dvadasi), os habitantes ofereceram submissamente ao rei o mérito obtido. Pela força de todo este mérito, a rainha ficou grávida e eventualmente deu luz a um filho muito belo.

"Ó Yudhisthira, o Senhor Krishna concluiu, o jejum (Ekadasi) que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana tornou-se, com razão, famoso como Putrada (que concede um filho). Quem quer que deseje felicidade neste mundo e no próximo, certamente deve jejuar de todos cereais e leguminosas neste dia santo. Realmente, Qualquer pessoa que simplesmente ouça as glórias do Putrada Ekadasi, livra-se completamente de todos os pecados e é abençoado com um bom filho, subindo ao céu após a morte.

Assim acaba a narração das glórias do Sravana-sukla Ekadasi, ou Putrada Ekadasi do Bhavisya-uttara Purana


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.