domingo, 31 de agosto de 2025

Hoje é dia do aparecimento transcendental de Srimat Radharani consorte eterna de Sri Krsna. domingo, 31 de agosto de 2025 jejum até meio dia.







Shri Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. O Svetasvatara Upanishad (6.8) afirma:

"O Senhor Supremo possui múltiplas potências, que agem tão perfeitamente que toda consciência, força e atividade são dirigidas unicamente por Sua vontade". O mundo material, onde vivemos agora, é chamado bahir-anga-sakti, a energia externa de Krishna. Krishna explica no Bhagavad-Gita (9.10): "

Sob Minha supervisão, a energia material atua". Além da energia material externa, existe outra energia – a energia interna. Por meio dela, o mundo espiritual se manifesta. Assim como o mundo material é manipulado pela energia externa, o mundo espiritual é conduzido pela potência interna.


Essa potência interna, chamada Hladini Sakti, é Shrimati Radharani.
Em CC Adi 1.5, é dito: “Os casos amorosos de Sri Radha e Krishna são manifestações transcendentais da potência interna do Senhor, que proporciona prazer. Embora Radha e Krishna sejam um em Sua identidade, Eles se separaram eternamente”. Srimati Radharani, como a mais elevada devota de Sri Krishna, obtém o maior prazer em servi-Lo. Ela é a origem de todas as Gopis e de todas as Deusas da Fortuna (Lakshmi devi) que se dedicam ao serviço do Senhor. Ela é o esteio, o ideal e o refúgio supremo de todos os devotos que embarcam no caminho do serviço devocional. Sem primeiro obter a misericórdia de Srimati Radharani, é impossível sequer aproximar-se de Sri Krishna.
O maha-mantra Hare Krishna é, na verdade, uma prece a Srimati Radharani. A palavra "Hare" deriva de "Hara", que denota a energia interna ou Hladini Sakti de Krishna. Esta não é outra senão Srimati Radharani. Ao cantar o maha-mantra, diz-se: “Ó Krishna! Ó Radha!! Por favor, ocupe-me em seu serviço devocional”. Krishna é difícil de abordar diretamente, mas Ele é bhakta-vatsala, sempre ávido por agradar Seus devotos. Assim, o humor de um devoto é invocar a compaixão de Srimati Radharani, que então o recomenda a Sri Krishna. Como Krishna se agrada facilmente de Srimati Radharani, Ele prontamente aceita o devoto em Seu serviço.

Vrindavan Lila

Quando o Senhor desce, Ele é invariavelmente acompanhado por Seus amados companheiros. Cinco mil anos atrás, quando Sri Krishna desceu em Sua forma original, como um vaqueirinho em Vrindavan, Srimati Radharani O acompanhou em Sua forma original. Ela apareceu exatamente duas semanas após o aparecimento de Sri Krishna, no oitavo dia da lua minguante (ashtami). Shrimati Radharani foi encontrada em uma flor de lótus por Vrashabhanu e sua esposa Kirtida, perto da vila de Barsana, a poucos quilômetros de Nandagrama. Diz-se que Shrimati Radharani abriu os olhos pela primeira vez somente quando Shri Krishna apareceu diante dela. Até então, Seus olhos estavam fechados.
Compreender as doçuras do relacionamento entre Krishna e Radha é impossível a partir da perspectiva mundana. Compreender madhurya-rasa (devoção na plataforma da intimidade), que é o nível mais elevado de relacionamento de um devoto com Krishna, só é possível nos estágios mais elevados de bhakti, onde não há sequer um resquício de contaminação material. Portanto, Svarupa Damodara Gosvami escreveu: “Os casos amorosos de Radha e Krishna não são casos amorosos comuns e materiais, embora pareçam assim. Patifes e tolos interpretam Krishna erroneamente como um homem comum. Eles desconhecem a natureza transcendental de Krishna. Tentam imitar a rasa-lila de Krishna, Sua dança com as Gopis”. Não há ofensa maior do que esta. Os devotos que iniciam o caminho de bhakti devem evitar cuidadosamente tais ofensas. Eles devem simplesmente orar a Srimati Radharani, como sua Mãe mais compassiva, por misericórdia, por bhakti e por uma oportunidade de servir a Sri Krishna.

Qualidades de Srimati Radharani

Conforme explicado em Bhakti-rasamrta-sindhu (Néctar da Devoção), Krishna possui sessenta e quatro qualidades transcendentais.

Srimati Radharani possui vinte e cinco qualidades transcendentais, mas Ela pode controlar até mesmo Krishna por meio delas. Suas qualidades transcendentais são as seguintes:

1) Ela é a doçura personificada;
2) Ela é uma jovem jovial;
3) Seus olhos estão sempre se movendo;
4) Ela está sempre sorrindo brilhantemente;
5) Ela possui todas as marcas auspiciosas em Seu corpo;
6) Ela pode agitar Krishna com o sabor de Sua pessoa;
7) Ela é perita na arte de cantar;
8) Ela fala muito bem e docemente;
9) Ela é especialista em apresentar atrativos femininos;
10) Ela é modesta e gentil;
11) Ela é sempre muito misericordiosa;
12) Ela é transcendentalmente astuta;
13) Ela sabe se vestir bem;
14) Ela é sempre tímida;
15) Ela é sempre respeitosa;
16) Ela é sempre paciente;
17) Ela é muito séria;
18) Ela é apreciada por Krishna;
19) Ela está sempre situada na plataforma devocional mais elevada;
20) Ela é a morada do amor dos moradores de Gokula;
21) Ela pode dar abrigo
22) Ela é sempre afetuosa com superiores e inferiores;
23) Ela é sempre grata pelos tratos de Seus associados;
24) Ela é a maior entre as amigas de Krishna;
25) Ela sempre mantém Krishna sob Seu controle.

Krishna significa "todo atraente", pois Ele atrai a todos para Si. Mas Srimati Radharani atrai até mesmo Krishna. Embora Krishna diga vedaham samatitani – "Eu sei tudo" – Ele não consegue compreender Radharani. Krishna é acyuta (inconcebível), mas para Ele Radharani é inconcebível. Radharani é tão grandiosa. Krishna pensou: "Sou pleno. Sou completo em todos os aspectos, mas ainda assim quero compreender Radharani". Essa pergunta obrigou Krishna a aceitar as propensões de Radharani de compreender a Si mesmo. Assim, quinhentos anos atrás, Krishna apareceu como Chaitanya Mahaprabhu, no humor de Srimati Radharani e com Sua tez dourada, como Sua maior devota. Krishna fez isso para compreender a profundidade da devoção de Shrimati Radharani.

Misericórdia de Shrimati Radharani

Shrimati Radharani é o maha-bhagvat ideal. Como a maior devota, Ela também é a mais compassiva. Ela é incapaz de suportar o sofrimento das almas presas no mundo material. A palavra "aradhaya" (orações) deriva de "Radha" e significa "adorável". Da mesma forma, a palavra "aparadha" (ofensas) significa "contra Radha". Quando alguém realiza serviço devocional, está agradando Shrimati Radharani e quando comete aparadha Vaishnava contra Krishna ou Seus devotos, está ofendendo Radharani. Shrimati Radharani é a guardiã, a mentora e a benfeitora de todos os devotos aspirantes. Quando uma alma começa a indagar sobre Krishna, Shrimati Radharani fica extremamente satisfeita e se encarrega de seus avanços devocionais. À medida que se progride, continua-se a invocar a misericórdia de Shrimati Radharani e, quando Ela fica satisfeita, Krishna automaticamente fica satisfeito.

Todas as glórias a Shrimati Radharani!!


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário: