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Edição 220 | 03/2009
Rodrigo Ratier (rodrigo.ratier@abril.com.br)
É ASSIM QUE SE FAZ Na EM Atenas, a turma consulta o alfabeto na parede para conferir a grafia correta das letras. Foto: Gilvan Barreto
Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência, acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos. Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.
Não espanta o consenso de que um alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é um precioso instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, quando o professor atua como escriba). Se você leciona para pré-escola, 1º ou 2º ano, precisa dominar essas práticas. Uma excelente chance para conhecer esses e outros procedimentos essenciais para o letramento é a edição especial NOVA ESCOLA Alfabetização (leia o quadro "Um raio X da alfabetização").
Para que o alfabeto realmente ajude na compreensão do funcionamento da escrita, é preciso saber usá-lo. Isoladamente, ele não é nada além de uma lista de letras. Apenas mandar a garotada ler a sequência de A a Z não faz ninguém avançar na alfabetização. "Memorizar a ordem das letras é importante, mas esse saber deve ser acionado pelas crianças durante atividades de reflexão sobre a escrita", afirma Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Responder aos dois principais problemas da alfabetização
Uma oportunidade de fazer isso é trabalhar com a construção de agendas telefônicas (leia o projeto didático). Nessa tarefa, a utilidade da ordem das letras fica clara: ela serve para tornar a busca de nomes mais rápida e precisa. A proposta foi adotada pela professora Janine Caldeira Veiga, da EM Atenas, no Rio de Janeiro. No caso de Janine, a confecção das agendas fez parte de um projeto amplo, que teve o alfabeto como aliado em todas as etapas. "Ele ajudou a turma do 2º ano a conferir a grafia e a pronunciar o nome das letras ou como apoio à memória para saber qual a posição de uma delas na sequência", diz.
De fato, o instrumento é útil durante todo o início da alfabetização, ajudando a responder aos dois principais problemas de quem está entrando no processo. O primeiro - o que, exatamente, a escrita representa? - mobiliza sobretudo as crianças na fase pré-silábica, em que elas ainda não entendem que a escrita é uma representação da fala. Nessa fase, enfatizar a diferença entre desenhar e escrever é fundamental. Você pode usar o alfabeto para apresentar as letras que compõem a escrita, colaborando para distingui-las dos números e de outros símbolos.
O segundo desafio - como se organiza a escrita? - pode ser enfrentado quando alguma palavra apresentar falta de letras. Por exemplo, se um aluno escreve "AO" para representar "pato", provoque uma reflexão e questione:
- Me indique no alfabeto com que letra começa "pato".
- Está ali. É o P, de Paula.
- Isso mesmo. Agora olhe o que você escreveu: "AO". Onde a gente pode colocar o P na sua escrita?
Outra dúvida comum diz respeito à grafia das letras. A forma do G é uma das mais problemáticas. Para desenvolver a autonomia, incentive a criança a procurar a letra pela recitação do alfabeto.
O alfabeto deve ter letras de imprensa, sem decorações
Atenção, porém, antes de produzir o alfabeto da classe. Ainda são muito comuns os modelos que trazem as letras de A a Z decoradas, com figuras cuja inicial é a letra em questão. Assim, o B, por exemplo, vem adornado por uma asa de borboleta, com um contorno que se mistura ao da letra. Não é o ideal, pois a associação com desenhos confunde a criança. "Nessa fase inicial de aprendizado, ela imita a escrita e ainda não consegue determinar com clareza o que é central e o que é periférico, o que realmente faz parte da letra e o que é somente um enfeite. Por isso, qualquer elemento supérfluo acaba sendo reproduzido", argumenta Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA. O melhor é que o alfabeto seja composto de letras de imprensa maiúsculas, de contornos mais limpos e claramente identificáveis quando reunidos em palavras.
Depois que os pequenos já entenderam o que a escrita representa e como ela se organiza, aí, sim, você deve mostrar outros tipos de letra, como a de imprensa minúscula (o que vai ampliar a compreensão de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos) e a cursiva maiúscula e minúscula (facilitando o contato com notas e bilhetes manuscritos e produções escolares). Novamente, essa etapa também pode se beneficiar da colaboração de um alfabeto pendurado na parede - dessa vez, um modelo um pouco mais sofisticado, com a letra maiúscula em destaque e os outros quatro tipos correspondentes logo abaixo.
Um raio X da alfabetização
A edição especial que a equipe de NOVA ESCOLA preparou traz mais de 50 páginas de material inédito sobre a alfabetização inicial. Totalmente voltadas para a prática de sala - são, ao todo, 12 projetos e sequências didáticas -, as reportagens mergulham no passo-a-passo do processo e respondem às principais questões que interessam a todo alfabetizador: como identificar o que as crianças sabem sobre a escrita? Quais as melhores estratégias para ensinar? O que os alunos precisam ter aprendido ao fim de cada série? Como acompanhar o avanço da sala - e como ajudar os pequenos com mais dificuldades? O especial chega às bancas no dia 16 de março.
Quer saber mais?
CONTATOS
Clélia Cortez
EM Atenas, R. Gentil de Ouro, s/nº, 23063-340, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2413-3809
BIBLIOGRAFIA
Aprender a Ler e a Escrever, Ana Teberosky e Teresa Colomer, 192 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 49 reais
NOVA ESCOLA Alfabetização, edição especial, 4,80 reais, nas bancas a partir de 16 de março
Psicogênese da Língua Escrita, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, 300 págs., Ed. Artmed, 52 reais
Reflexões sobre Alfabetização, Emilia Ferreiro, 104 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 15 reais

O telefone celular e a saúde: Como reduzir os riscos biológicos
Roger Santini
Precisamos tomar medidas eficazes de proteção contra os campos eletromagnéticos para:
Convém lembrar que foram detectados graves efeitos biológicos das hiperfrequências e das freqüências extremamente baixas (ELF). Na exposição contínua da população ou na utilização repetida de um telefone celular, nada escapa do efeito cumulativo dessas ondas eletromagnéticas. Ninguém pode prever os efeitos biológicos que podem resultar.
Proteção frente às torres de telefonia celular
Proteção no uso do telefone celular
O usuário de telefone celular deve tomar diversos cuidados como medida de prevenção, devido a sua exposição em campo próximo:
A antena externa de rádio instaladas no automóvel deve estar afastada da cabeça do usuário e, portanto, montada, por exemplo, sobre o porta-malas do carro.
O uso de um telefone celular com antena incorporada, no interior de um carro, pode provocar — em virtude de fenômenos de ressonância com as paredes metálicas — um aumento da exposição do usuário. Convém, nesse caso, evitar longas conversas telefônicas. O volume metálico constituído pelo veículo é comparável à cavidade de um forno de microondas doméstico. Nessa cavidade, as hiperfreqüências são refletidas pelas paredes metálicas do forno, para voltar sobre o “alvo”, que, no caso de um veículo, é a cabeça do usuário.
Um texto explicando o modo correto de usar um telefone celular,
a fim de reduzir a exposição do usuário às radiações não ionizantes,
deveria ser vendido juntamente com o aparelho.

Apresentado por seus desenvolvedores como o “melhor reparador de registros do mercado”, ErrorFix é um programa que congrega diversas ferramentas para reparar erros e otimizar o funcionamento de seu computador.
Divididos em diversos grupos, as inúmeras ferramentas presentes neste software lhe darão uma enorme capacidade de encontrar e corrigir alguns pequenos danos em sua máquina, mas que influenciam diretamente no bom aproveitamento de seu PC.
Vários programas em um só
Através das abas presentes à esquerda da tela você poderá navegar pelas funcionalidades do programa e utilizar aquelas que lhe forem convenientes. Basta clicar sobre qualquer uma delas para que sejam expandidas e então suas opções possam ser visualizadas.
Ao todo são 17 funções diferentes, como se houvessem dentro de um único software 17 programas diferentes. Eles estão separados da seguinte forma: Scan & Clean, Backups, Optimize PC, Prog. Manager, IE Tools e Microsoft Updates. Todas as ferramentas funcionam automaticamente e as configurações que você deverá realizar são mínimas.
Scan & Clean
A primeira seção do programa é responsável por buscar por erros e sujeira em seu sistema e então corrigir e limpar tudo para que seu PC funcione corretamente. Nesta aba você contará com três ferramentas: “Registry Cleaner” (Limpador de Registro), “Evidence Cleaner” (Limpador de Evidência) e “Junk Cleaner” (Limpador de Sujeira).
As três ferramentas são varredores que vasculham os confins de seu computador para encontrar por falhas no registro, evidências de programas utilizados e arquivos abertos e também por arquivos inúteis que só ocupam espaço em seu PC, sem nenhuma grande serventia.
Backups
Realizar cópias de segurança é sempre algo extremamente importante para manter a integridade e a funcionalidade de seu sistema. No ErrorFix você tem uma ferramenta que lhe auxiliará a criar um backup do Registro do Windows (chamada de “Registry Backup”), algo também essencial e que poderá ser restaurado a um ponto anterior a qualquer alteração danosa feita em sua máquina.
Além disso, esta seção possui uma segunda ferramenta de nome “Restore Point” que irá criar um ponto de restauração em seu sistema. Isto pode ser de grande utilidade, principalmente antes de instalar ou utilizar um programa que poderá causar alguma alteração no funcionamento do seu sistema. Depois, caso necessário, execute o ponto de restauração e seu PC voltará a ser como era antes da instalação.
Optimize PC
Esta é a seção com o maior número de ferramentas do ErrorFix. Aqui existem 7 recursos diferentes para que você otimize o funcionamento de seu computador. Aqui você encontra recursos não tão comuns em outros aplicativos do gênero, como por exemplo o Re-Register ActiveX que serve para registrar novamente seus arquivos DLL e objetos ActiveX.
Outros “programas” presentes nesta seção são o “PC Optimizer”, “Block Bad ActiveX”, “Error Repair”, “Tweak Memory”, “Smart Disk Defrag” e “Optimize Internet”. Com eles você poderá melhorar o desempenho do computador, bloquear objetos ActiveX, corrigir erros, otimizar a utilização da memória RAM, desfragmentar o disco e otimizar o desempenho de sua internet.
Prog. Manager
Na aba “Prog. Manager” você encontrará duas ferramentas para gerenciamento de programas: “Startup Manager” para gerenciar os programas que devem ou não ser iniciados juntamente com o Windows e também “Uninstall Manager”, um auxiliar para desinstalar softwares de seu computador.
IE Tools
A quinta aba, chamada de IE Tools, possui ferramentas direcionadas ao navegador Internet Explorer. Estão presentes aqui dois recursos, o “BHO Manager”, que serve acelerar o navegador removendo dele plugins indesejáveis; e também o IE Restore, para que você tente resolver alguns problemas do IE restaurando suas configurações originais.
Microsoft Updates
A última ferramenta presente no ErrorFix é o Microsoft Uptade. Este recurso tem a função única de encontrar atualizações oficiais da Microsoft para o seu computador. Depois de encontrá-las, você pode selecionar quais deseja realizar e seguir adiante. Além disso, você conta com informações sobre cada um dentro do próprio programa.