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quinta-feira, 25 de abril de 2013
Blog do João Maria responde: Me formei em pedagogia em outubro/2012 e no verso de meu diploma consta apto para exercer as funções contidas no art. 4º da resolução CNE/CP nº 1 de 15/05/2006, este é o apostilamento?
A pergunta é,
Me formei em pedagogia em outubro/2012 e no verso de meu diploma consta apto para exercer as funções contidas no art. 4º da resolução CNE/CP nº 1 de 15/05/2006, este é o apostilamento?
Desde já agradeço.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONSELHO PLENO
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*)
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
Veja o link acima e imprima.
http://educacaodialogica.blogspot.com.br/
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O gênero dos adjetivos – Uma noção mais ampliada
No tocante ao estudo das classes gramaticais, constatamos a presença de algumas particularidades que as tornam semelhantes entre si. Representando tal aspecto, citamos as marcas linguísticas existentes entre os adjetivos e substantivos, sobretudo no que diz respeito às flexões.
Os adjetivos, tal qual os substantivos, variam em gênero, número e grau, sendo que este último é demarcado de traços mais complexos quando comparado a outra classe. Assim, o objetivo do artigo em questão é o de realmente apontar acerca de uma destas flexões – mais precisamente no que tange ao gênero.
Desta forma, convém nos ater à expressão que complementa o título em voga – expressa por uma “noção mais ampliada”. Esta, por sua vez, denota resquícios de que se trata de algo relacionado e, principalmente, regido pelos compêndios gramaticais – passível, consequentemente, de se incorporar aos nossos conhecimentos, de modo a fazer com que nos tornemos conhecedores ativos dos fatos da língua e suas respectivas peculiaridades. Assim, no intuito de alcançar tal aptidão, verifiquemos acerca de algumas considerações inerentes ao fato em questão:
Quanto ao gênero, os adjetivos classificam-se em uniformes e biformes, sendo que estes últimos trazem como característica primordial o fato de apresentarem uma forma para o masculino e outra para o feminino. Desta feita, a formação do feminino costuma variar de acordo com a terminação da forma masculina, fato que mais uma vez nos faz constatar as relações de similitude. No intuito de demarcá-las, basear-nos-emos em alguns pressupostos.
* Os adjetivos terminados em “-ês”, “-or” e “-u”, geralmente recebem a terminação “-a”:
conquistador – conquistadora
inglês – inglesa
cru – crua...
* Aqueles terminados em “-o”, tem sua flexão demarcada pela troca de tal terminação por “-a”:
esbelto – esbelta
alvo – alva
esperto- esperta...
# Há ainda os que além de apresentarem tal aspecto ainda são demarcados pela alteração no timbre da vogal tônica, passando de um som fechado para um mais aberto. São exemplos:
estudioso – estudiosa
formosa – formosa...
* Os adjetivos terminados em “-ão”, quando expressos no feminino, trocam essa terminação por “-ã”, “-ona”, e mais recentemente por “-oa” :
chorão – chorona
comilão – comilona
são – sã...
* Os terminados em “-eu” trocam essa terminação por “-eia”, e os terminados em “-éu”, por “-oa”:
ateu – ateia
ilhéu – ilhoa
plebeu – plebeia...
# Destacam-se entre o referido grupo os adjetivos expressos por:
judeu – judia
sandeu – sandia
* Em relação àqueles formados por dois adjetivos, apenas o último apresenta flexão, e aqueles em que o segundo elemento é um substantivo, permanecem invariáveis.
vestido verde-escuro – blusa verde-escura
parede amarelo-ouro – teto amarelo-ouro
consultório médico-dentário – clínica médico-dentária...
# Neste grupo há um forte destaque para os seguintes páreos:
rapaz surdo-mudo – moça surda-muda. Neste caso, ambos os elementos são flexionados.
casaco azul-marinho – calça azul-marinho. Nesta composição, os elementos permanecem invariáveis.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
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SÍNDROME DE DOWN: ACOMPANHAMENTO CLÍNICO NA INFÂNCIA
A infância é decisiva para que o paciente possa atingir a sua potencialidade. A prevenção, detecção precoce e tratamento imediato das diversas afecções intercorrentes vão evitar ou atenuar as complicações limitantes para a vida.
O primeiro ano de vida é especialmente importante. Tomam-se algumas decisões médicas decisivas para o resto da vida como controle de infecções, tratamentos auditivos, cirurgia cardíaca. É o período de maior risco de vida e as cardiopatias representam a principal causa de óbito. É também o ano de maior velocidade de crescimento e desenvolvimento onde os programas de estimulação apresentam as melhores respostas. A avaliação do crescimento e desenvolvimento, pela sua importância, é apresentada em tópico específico.
Além de observar a evolução de possíveis complicações já detectadas no período neonatal e de realizar as avaliações periódicas, é preciso estar atento para os seguintes aspectos.
Cardiopatias:
Representam o grupo de afecções mais importantes desta fase, especialmente durante o primeiro ano. Mesmo que o paciente seja assintomático, deve ser realizado pelo menos um ecocardiograma nos primeiros seis meses de vida.
Infecções:
Principalmente as respiratórias, são a segunda causa de óbito no primeiro ano. São frequentes as rinites, adenoidites, amigdalites, laringites, bronquites, broncopneumonias, pneumonias e otites. Blefaroconjuntivites e piodermites também são comuns.
Visão:
- Estrabismo
- Erros de refração, especialmente miopia.
- Nistagmo.
- Catarata.
- Obstrução do ducto lacrimal.
Audição
- Defeito funcional da tuba auditiva.
- Hipoacusia.
- Surdez.
Tireóide
- Hipotireoidismo;
- Hipertireoidismo.
Sistema osteoarticular:
A instabilidade atlanto-axial, pela frequência e gravidade dos problemas que pode determinar (compressões medulares) exige realização rotineira de avaliação por volta dos três ou quatro anos de idade. É também comum a luxação do quadril.
Dentição:
Costuma ser tardia, pode haver falta de alguns dentes, pode haver outros problemas ortodônticos, tendência a cáries, infecções periodontais. Em toda consulta, avaliar os cuidados de higiene dentária. Deve ser estimulada a visita regular ao dentista.
Nutrição:
Quando não há cardiopatia, existe tendência à obesidade. A criança obesa costuma ser o adulto obeso, sendo importante à prescrição de uma dieta adequada e exercícios físicos apropriados.
O primeiro ano de vida é especialmente importante. Tomam-se algumas decisões médicas decisivas para o resto da vida como controle de infecções, tratamentos auditivos, cirurgia cardíaca. É o período de maior risco de vida e as cardiopatias representam a principal causa de óbito. É também o ano de maior velocidade de crescimento e desenvolvimento onde os programas de estimulação apresentam as melhores respostas. A avaliação do crescimento e desenvolvimento, pela sua importância, é apresentada em tópico específico.
Além de observar a evolução de possíveis complicações já detectadas no período neonatal e de realizar as avaliações periódicas, é preciso estar atento para os seguintes aspectos.
Cardiopatias:
Representam o grupo de afecções mais importantes desta fase, especialmente durante o primeiro ano. Mesmo que o paciente seja assintomático, deve ser realizado pelo menos um ecocardiograma nos primeiros seis meses de vida.
Infecções:
Principalmente as respiratórias, são a segunda causa de óbito no primeiro ano. São frequentes as rinites, adenoidites, amigdalites, laringites, bronquites, broncopneumonias, pneumonias e otites. Blefaroconjuntivites e piodermites também são comuns.
Visão:
- Estrabismo
- Erros de refração, especialmente miopia.
- Nistagmo.
- Catarata.
- Obstrução do ducto lacrimal.
Audição
- Defeito funcional da tuba auditiva.
- Hipoacusia.
- Surdez.
Tireóide
- Hipotireoidismo;
- Hipertireoidismo.
Sistema osteoarticular:
A instabilidade atlanto-axial, pela frequência e gravidade dos problemas que pode determinar (compressões medulares) exige realização rotineira de avaliação por volta dos três ou quatro anos de idade. É também comum a luxação do quadril.
Dentição:
Costuma ser tardia, pode haver falta de alguns dentes, pode haver outros problemas ortodônticos, tendência a cáries, infecções periodontais. Em toda consulta, avaliar os cuidados de higiene dentária. Deve ser estimulada a visita regular ao dentista.
Nutrição:
Quando não há cardiopatia, existe tendência à obesidade. A criança obesa costuma ser o adulto obeso, sendo importante à prescrição de uma dieta adequada e exercícios físicos apropriados.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/44819/sindrome-de-down-acompanhamento-clinico-na-infancia?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=51248267&utm_campaign=Top%2010%20-%20067%20-%20Educacao%20e%20Pedagogia&utm_term=__gci5.sbv.nm.lv9.gahl.h.qhlmch12cvxmch.n2bh9ma#ixzz2RT10Nnh6
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quarta-feira, 24 de abril de 2013
O desenvolvimento da linguagem pode ser dividido em cinco etapas sequencializadas.
AS ETAPAS DO FUNCIONAMENTO VERBAL
O desenvolvimento da linguagem pode ser dividido em cinco etapas sequencializadas. Como sequencias, qualquer deficiência em uma dessas etapas pode ocasionar distúrbios nas etapas posteriores.
1 - Primeira Etapa: Aquisição do significado
Nesta etapa a criança adquire a noção e a função dos objetos que a rodeiam, atribuindo-lhes um significado social.
2 - Segunda Etapa: Compreensão da palavra falada
Nesta etapa os objetos que adquiriram significado para a criança serão associados aos seus respectivos nomes. Um exemplo disto é a palavra "mamadeira", que ao ser repetido diversas vezes pela mãe e mostrado a criança do que se está falando, irá tornar-se um estímulo que evoca o objeto. Neste caso, sempre que o nome "mamadeira" for dito evocará a imagem do objeto que se encontra armazenado na memória da criança.
3 - Terceira Etapa: Expressão da palavra falada
Apesar da criança já ter adquirido o significado dos objetod e a compreensao da palavra falada, os sons emitidos por ela pouco se assemelham com dos adultos. Isto é fundamental, pois é a partir disto que a criança por comparação e imitação passa a copiar os sons que os adultos fazem. Uma criança surda normalmente nao passa por esta etapa porque nao consegue comparar nem imitar os sons que estao a sua volta.
4 - Quarta e Quinta Etapas (respectivamente): Compreensão da palavra impressa (leitura) e a Expressão da palavra impressa (escrita)
Este seriam portanto, os estágios superiores do desenvolvimento da linguagem.
Fonte:
http://andancasemeducacao.blogspot.com.br/2009/04/as-etapas-do-funcionamento-verbal.html
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Marco Feliciano e a confusão demoníaca
Esse Marcos Feliciano não passa de um bode expiatório de uma estratégia política meticulosamente engendrada pelo PT para desviar a atenção dos vigilantes do politicamente correto e dos inúmeros anencefálicos políticos que acreditam em tudo que leem e ouvem nas mídias atuais. Enquanto isso, a farra do boi acontece livremente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara liderada pela dupla dinâmica de mensaleiros José Genuino e João Paulo Cunha. Contudo, esse movimento coitadista / oportunista LGBT está tomado por um ódio incondicional não por causa da cadeira ocupada pelo Pastor Evangélico, mas sim porque terão - de cara - seus subsídios e privilégios vetados pela Comissão de Direitos Humanos. Isso muito me alegra!!!
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Entrevista com o Deputado Marcos Feliciano no Agora é Tarde:http://migre.me/ecnmx
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Pizzaria Brasil no Facebook: http://migre.me/diQvQ
Pizzaria Brasil no Twitter: http://migre.me/diQwT
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Rupert Sheldrake: Consciência, Tempo & Espaço | Consciousness, Time & Space Leg. PT- BR
Neste vídeo legendado, o biólogo Rupert Sheldrake nos explica a sua concepção de como a consciência influencia a nossa realidade, em um sentido causal diferente de outras formas de causalidade.
Quando olhamos para uma estrela distante, estamos voltando ao passado?
Video original:
http://www.youtube.com/user/conscious...
Site oficial de Rupert Sheldrake:
http://www.sheldrake.org/
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FESTIVAL DO MINUTO lança concurso com o tema “Ciência”
FESTIVAL DO MINUTO lança concurso com o tema “Ciência”
Os melhores vídeos concorrem a R$ 10 mil em prêmios
As inscrições vão de abril a 30 de agosto
São aceitos vídeos de qualquer formato e que tenham até 60 segundos de duração
“Ciência”. Nos deparamos com ela nas mínimas coisas do dia a dia – da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias! É nisso que aposta o concurso do Festival do Minuto, que conta com o apoio da FAPESP e está em sua segunda edição.
Para participar, nada melhor do que deixar a imaginação fluir sobre qualquer ciência, seja ela exata, humana ou sobre a vida. Ciência da computação, engenharia, física, matemática, química, zootecnia, botânica, biologia, antropologia... E, como sempre, valem vídeos de até 60 segundos em qualquer formato: filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais, celular, ipad etc. O que importa, mais uma vez, é a criatividade. O concurso segue aberto até o dia 30 de agosto. Ao todo serão entregues R$ 10 mil em prêmios.
Os interessados - de todas as idades e de qualquer parte do mundo – podem inscrever seus vídeos. Regulamento e informações, além do envio do vídeo, estão disponíveis no sitewww.festivaldominuto.com.br.
Lembrando que quem tem até 14 anos deve se inscrever pelo Minuteen -www.minuteen.com.br, espaço dedicado a crianças e adolescentes que estão começando a familiarização com equipamentos digitais.
E há ainda o www.escoladominuto.com.br que dá dicas de como realizar um vídeo de 1 minuto. Trata-se de um portal que, após o preenchimento de um cadastro simples e rápido, exibe depoimentos de realizadores e dicas do curador e diretor de cinema Marcelo Masagão. Ele fornece dicas para a pesquisa de temas, de softwares de imagem e som, de iluminação, entre outros tópicos importantes para a produção e orientação dos vídeos.
Sobre a FAPESP, apoiadora do concurso
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das mais importantes agências brasileiras de apoio à pesquisa científica. Criada em 1962, a FAPESP, ao longo dos seus 50 anos, concedeu cerca de 105 mil bolsas de pesquisa – da graduação ao pós-doutorado – e apoio a mais de 92 mil auxílios para pesquisadores do Estado de São Paulo. O apoio é dado a pesquisas em todas as áreas das ciências, bem como tecnologia, engenharia, artes e humanidades. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o País, por meio de programas em grandes temas, como biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia.
Sobre o Festival do Minuto
O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais, indistintamente. A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira e Cidade de Deus,), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios) e Tata Amaral (Antônia e Hoje).
Atenciosamente
http://www.festivaldominuto.com.br/contests/326?locale=pt-BR
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terça-feira, 23 de abril de 2013
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