CAIXA DE PANDORA
CAIXA DE PANDORA: EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS
A CAIXA DE PANDORA é uma caixa que transporto comigo (física ou mentalmente) para as sessões de Filosofia com Crianças e Jovens . Esta caixa tem dentro de si problemas muito difíceis que os filósofos há muitos anos tentam resolver.
A ideia que quero transmitir aos meus alunos ao falar-lhes deste mito é de que encontrar um problema filosófico é como abrir uma CAIXA DE PANDORA, muitos outros problemas vêm atrás e devemos tentar resolvê-los da melhor maneira que soubermos.
A versão do mito de Pandora que conto aos meus alunos é a seguinte: Pandora foi enviada pelos deuses para junto dos Homens com uma caixa onde estavam todos os problemas. Disseram-lhe que não devia em circunstância alguma abrir a caixa pois se o fizesse todos os problemas sairiam e os Homens teriam de lidar com eles para sempre. Certo dia não aguentou mais de curiosidade, abriu a caixa e todos os problemas saíram cá para fora. Os deuses sabiam que Pandora ia abrir a caixa pois a sua curiosidade era mais forte que ela e foi por isso que a enviaram. No fundo da caixa apenas ficou a Esperança que não conseguiu sair a tempo.
Dentro da CAIXA DE PANDORA estão problemas muito variados. Problemas com o Bom e com o Belo, com o Tempo e com o Universo, com Coisas e com Seres Humanos , com a Lógica e com a Linguagem, com a Verdade e com o Conhecimento, etc. No início da sessão apresento aos alunos a CAIXA DE PANDORA, que tanto pode ser uma caixa real como a ideia de uma caixa (qual é a diferença?) e de dentro dela tiro um problema. Por vezes também os deixo escolher o problema que querem discutir. Outra vezes, quando não quero condicionar os alunos anunciando o tema no início da sessão convido-os no final a classificarem o problema discutido (Liberdade, Justiça, Tempo, Coragem, Beleza, etc.).
Com esta pequena brincadeira de catalogação dos problemas filosóficos os nossos FILÓSOFOS A BRINCAR começam, sem o saberem, a distinguir as diversas disciplinas e a identificar os problemas que compõem o universo da Filosofia.
Os problemas que saem da CAIXA DE PANDORA são enormes e de muito difícil resolução. Alguns desses problemas andam por aí há mais de 2500 anos sem que ainda ninguém tenha encontrado uma resposta definitiva. Mas, mesmo assim, os filósofos insistem em continuar a tentar resolvê-los, como aqueles alpinistas que decidem escalar montanhas que muita gente diz serem impossíveis de subir, munidos das melhores ferramentas que possuem (cordas, arnêses, roldanas, etc.) e com Esperança de um dia conseguirem alcançar o cume.
É por isso que dentro da CAIXA DE PANDORAtemos algo que nos dá Esperança de um dia sermos capazes de resolver os nossos problemas que muita gente diz serem impossíveis de resolver: Ferramentas para Pensar e Dialogar.
- Os Problemas
1 – Problemas com Valores – Bonito e Feio;O que é a Beleza?; O que pode ser isto?; A Cápsula
2 – Problemas com a Linguagem -Bola/Balão; O Jogo das Decidições; O Silêncio é de Ouro ; Corrente de Ideias;
3 – Problemas com a Lógica (em construção)
4 – Problemas com a Metafísica 4.1 – Problemas com a Liberdade – A Caixa da Liberdade; O Prisioneiro Voluntário; O Prisioneiro Voluntário (vídeo); Somos Livres?; A Caixa das Escolhas 4.2 – Problemas com a Vida – A Caixa da Vida; A Caixa da Vida, 4-5 anos (sessão comentada); A Morte é uma Certeza?; O Mito de Sísifo 4.3 – Problemas com as Coisas – O objecto misterioso; As sementes do diálogo; A Cadeira; O que pode ser isto?;What´s this? (vídeo de workshop em inglês); Coisas que Mudam/Coisas que não Mudam; O Rio de Heraclito; Para que servem as coisas? O Barco de Teseu; Três Bananas; A Caixa das Coisas Reais; Para que isto pode servir? A Caixa das Coisas Impossíveis; 4.4 – Problemas com o Eu e o Outro – Eu Existo?; Os Homens são Máquinas; Somos a mesma Pessoa a vida toda?; O Barco de Teseu (vídeo) 4.5 – Problemas com o Tempo; Um segundo antes do Tempo; O tempo a andar para trás?; O Tempo é agora? 4.6 – Problemas com o Universo – O que havia antes do Universo; Qual a pergunta mais fundamental?
5 – Problemas com o Bem e o Mal – Sempre Bom e Sempre Mau; Influenciar; Viver sem regras; O Homem é o lobo do Homem I, O homem é o lobo do homem II
6 – Problemas com o Pensar e o Conhecer - Sabemos ¿; Fazer perguntas; Saber e Acreditar; Problematizar (o Conhecimento); O óbvio; Ir com a corrente; Pensar; O olho da imaginação; Pensar o Impensável (vídeo);
- As Ferramentas para os resolver
7 – Esperança - Ferramentas para Pensar e Dialogar: Glossário; Ferramentas para Pensar e Dialogar: o essencial; Tipos de Perguntas; Palavras para Pensar; Queres ensinar a pensar? Então cala-te!; O Círculo do Silêncio; “Eles confiam mais em ti do que tu!”; Momento de Síntese: Os alunos são os professores; Mapa Conceptual
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