sábado, 11 de maio de 2013

Radicais e prefixos Gregos Lista de alguns dos principais radicais e prefixos gregos:




Radicais e prefixos Gregos
Lista de alguns dos principais radicais e prefixos gregos:

Radicais:

RadicalSentidoExemplo
acroalto, elevadoacrobata
aeroaraeronáutica
agogoo que conduzpedagogo
algiadornevralgia (nervo + dor)
amaxocarroamaxofobia (carro + aversão)
androhomemandróide
antropohomemantropologia
arcaio/ arqueoantigoarqueologia
arquiagovernomonarquia
autopor si mesmoautomóvel
bibliolivrobiblioteca
biovidabiologia
cacomaucacofonia
calibelocaligrafia
cardiocoraçãocardiologista
cefalocabeçaacéfalo (ausência + cabeça)
cloroverdeclorofila
cosmomundocosmonauta
cronotempocronômetro
demopovodemagogo
dermapeledermatologia
filoamigofilosofia
fobiamedo/aversãoacrofobia
fonesom/voztelefone
gamiacasamentopoligamia
gastroestômagogastrologia
grafoescrever/descreverdatilografia
hidroáguahidrofobia
hipocavalohipódromo
litopedraaerólito
manciaadivinhaçãoquiromancia
metromedidahidrômetro
morfoformamorfologia
necromortenecrotério
neonovoneologismo
oligopoucosoligarquia
pedcriançapediatra
pleocheiopleonasmo
policidadeacrópole
protoprimeiroprotótipo
pseudofalsopseudônimo
psicoalmapsicologia
rizoraizrizotônico
sofiasabedoriafilosofia
taquirápidotaquicardia
teodeusteologia
topolugartopologia
xenoestranho, estrangeiroxenofobia
zooanimalzoologia

Prefixos de origem grega:

PrefixoSentidoExemplo
a-, an-negaçãoateu, anarquia
ana-inversãoanagrama
anfi-duplicidadeanfíbio
anti-ação contráriaantipatia
apo-separaçãoapóstata
arque-, arqui-, arce-superioridadearquétipo, arcebispo
catamovimento para baixocataclismo
dia-movimento atravésdiagonal
dis-dificuldadedispnéia
e-, en-posição internaelipse, encéfalo
ec-, ex-posição superior, movimento para foraeclipse, exorcismo
endo-posição interiorendoscopia
epi-posição superiorepitáfio, epiderme
eu-bem, bomeufemismo
hiper-excesso, posição superiorhipertensão
hipo-deficiênciahipodérmico
meta-mudança, transformaçãometamorfose, metáfora
para-ao lado de, proximidadeparalelo
peri-em torno deperímetro
pro-anteriormenteprólogo, prognóstico
sin-simultaneidadesimpatia, sincrônico

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola


http://www.brasilescola.com/gramatica/radicais-prefixos-gregos.htm

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Análise da estrutura das palavras e os processos de formação.


Análise da estrutura das palavras e os processos de formação.
Análise da estrutura das palavras e os processos de formação.
Conceitos básicos: 

Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
Observando-as, percebemos que há um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Além disso, em todas há elementos destacáveis, responsáveis por algum detalhe de significação. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acréscimo do elemento destacável -ar.
Por meio desse trabalho de comparação entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existência de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores é uma unidade mínima de significação, um elemento significativo indecomponível, a que damos o nome de morfema.

Classificação dos morfemas:

Radical

Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação – os cognatos. O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal.

Afixos

Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir deescola. De maneira semelhante, o acréscimo dos morfemas sub- e –arização à forma escol- criou subescolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos.
Quando são colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como –arização, surgem depois do radical os afixos são chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados.

Desinências

Quando se conjuga o verbo amar, obtêm-se formas como amava, amavas, amava, amávamos, amáveis, amavam. Essas modificações ocorrem à medida que o verbo vai sendo flexionado em número (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Também ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo).
Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexões das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variáveis e recebem o nome de desinências. Há desinências nominais e desinências verbais.
• Desinências nominais: indicam o gênero e o número dos nomes. Para a indicação de gênero, o português costuma opor as desinências -o/-a:
garoto/garota; menino/menina
Para a indicação de número, costuma-se utilizar o morfema –s, que indica o plural em oposição à ausência de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas.
No caso dos nomes terminados em –r e –z, a desinência de plural assume a forma -es: mar/mares; revólver/revólveres; cruz/cruzes.

• Desinências verbais: em nossa língua, as desinências verbais pertencem a dois tipos distintos. Há aqueles que indicam o modo e o tempo (desinências modo-temporais) e aquelas que indicam o número e a pessoa dos verbos (desinência número-pessoais):
 

cant-á-va-mos
cant-á-sse-is
cant: radical
cant:
radical
-á-: vogal temática
-á-: vogal temática
-va-:desinência modo-temporal (caracteriza o pretérito imperfeito do indicativo)
-sse-:desinência modo-temporal (caracteriza o pretérito imperfeito do subjuntivo)
-mos:desinência número-pessoal (caracteriza a primeira pessoa do plural)
-is: desinência número-pessoal (caracteriza a segunda pessoa do plural)

Vogal temática

Observe que, entre o radical cant- e as desinências verbais, surge sempre o morfema –a.
Esse morfema, que liga o radical às desinências, é chamado de vogal temática. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as desinências. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temáticas.

• Vogais temáticas nominais: São -a, -e, e -o, quando átonas finais, como em mesa, artista, busca, perda, escola, triste, base, combate. Nesses casos, não poderíamos pensar que essas terminações são desinências indicadoras de gênero, pois a mesa, escola, por exemplo, não sofrem esse tipo de flexão. É a essas vogais temáticas que se liga a desinência indicadora de plural: mesa-s, escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais tônicas (sofá, café, cipó, caqui, por exemplo) não apresentam vogal temática.

• Vogais temáticas verbais: São -a, -e e -i, que caracterizam três grupos de verbos a que se dá o nome de conjugações. Assim, os verbos cuja vogal temática é -a pertencem à primeira conjugação; aqueles cuja vogal temática é -epertencem à segunda conjugação e os que têm vogal temática -i pertencem à terceira conjugação.
 

primeira conjugação
segunda conjugação
terceira conjugação
govern-a-va
estabelec-e-sse
defin-i-ra
atac-a-va
cr-e-ra
imped-i-sse
realiz-a-sse
mex-e-rá
ag-i-mos

Vogal ou consoante de ligação 

As vogais ou consoantes de ligação são morfemas que surgem por motivos eufônicos, ou seja, para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra. Temos um exemplo de vogal de ligação na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos -ar- e -dade facilita a emissão vocal da palavra. Outros exemplos: gasômetro, alvinegro, tecnocracia, paulada, cafeteira, chaleira, tricota.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola


http://www.brasilescola.com/gramatica/estrutura-e-formacao-de-palavras-i.htm

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SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS




SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS

Sinônimos
São palavras de sentido igual ou aproximado: alfabeto e abecedário; brado, grito e clamor; extinguir, apagar e abolir.

Observação:

A contribuição greco-latina é responsável pela existência de numerosos pares de sinônimos: adversário e antagonista; translúcido e diáfano; semicírculo e hemiciclo; contraveneno e antídoto; moral e ética; colóquio e diálogo; transformação e metamorfose; oposição e antítese.



• Antônimos

São palavras de significação oposta: ordem e anarquia; soberba e humildade; louvar e censurar; mal e bem.

Observação:

A antonímia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: bendizer e maldizer; simpático e antipático; progredir e regredir; concórdia e discórdia; ativo e inativo; esperar e desesperar; comunista e anticomunista; simétrico e assimétrico.



• Homônimos




a)Homógrafos: são palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia: rego (subst.) e rego (verbo); colher (verbo) e colher (subst.); jogo (subst.) e jogo (verbo); apoio (subst.) e apóio (verbo); denúncia (subst.) e denuncia (verbo); providência (subst.) e providencia (verbo).




b) Homófonos: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita: acender (atear) e ascender (subir); concertar (harmonizar) e consertar (reparar); cela (compartimento) e sela (arreio); censo (recenseamento) e senso (juízo); paço (palácio) e passo (andar).

c) Homógrafos e homófonos simultaneamente: São palavras iguais na escrita e na pronúncia: caminho (subst.) e caminho (verbo); cedo (verbo) e cedo (adv.); livre (adj.) e livre (verbo).



• Parônimos

São palavras parecidas na escrita e na pronúncia: coro e couro; cesta e sesta; eminente e iminente; osso e ouço; sede e cede; comprimento e cumprimento; tetânico e titânico; autuar e atuar; degradar e degredar; infligir e infringir; deferir e diferir; suar e soar.


http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe9qEAK/significacao-das-palavras#

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GENOINO QUER PRISÃO DE MILITARES



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sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como resolver o Resta 1




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Resposta ao maestro Drugs condeloppeux




Resposta ao maestro Drugs
condeloppeux  09/05/2013 15:49:30
Resposta a este vídeo, http://www.youtube.com/watch?v=94NuxFM3tzs , que foi censurada no youtube.


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Dois minutos de ódio (a censura na internet)



Dois vídeos meus foram censurados pelo patrulhamento ideológico politicamente correto, em particular, por uma criatura que se identifica por "Maestro Bogs". Quem quiser ver o vídeo censurado pelo youtube, clique neste link: 

http://www.gloria.tv/?media=441950


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Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Licenciatura ou Bacharelado em educação Física dif...

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Licenciatura ou Bacharelado em educação Física dif...: Matriz Curricular  Graduação em Educação Física - Bacharelado http://www.mackenzie.br/21632.html Matriz Curricular  Licenciatura em ...

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Licenciatura ou Bacharelado em educação Física diferenças, algumas observações. Por João Maria.



Matriz Curricular  Graduação em Educação Física - Bacharelado

http://www.mackenzie.br/21632.html

Matriz Curricular  Licenciatura em Educação Básica - Educação Física

http://www.mackenzie.br/index.php?id=23826

Licenciatura e/ou Bacharelado Opções de graduação para intervenção profissional
http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2013/05/licenciatura-eou-bacharelado-opcoes-de.html

RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da
EducaçãoBásica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf

RESOLUÇÃO N° 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004
Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação
em Educação Física, em nível superior de graduação plena.(*) (**)
* CNE. Resolução CNE/CES 7/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de abril de 2004, Seção 1, p. 18.(
** Alterada pela Resolução CNE/CES nº 7, de 4 de outubro de 2007.
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf

Diretoria de Ensino Campinas Leste.
http://decampinasleste.edunet.sp.gov.br/



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Licenciatura e/ou Bacharelado Opções de graduação para intervenção profissional




http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3613
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A ARTE-EDUCA«ÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAV…S DA CULTURA POPULAR





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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conversas sobre Didática,