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terça-feira, 6 de agosto de 2013
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
MÚSICA UMA ARTE DE APRENDER“As palavrinhas mágicas”Trabalho de Pedagogia apresentado à UniversidadeNorte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial paraa obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ensinode matemática na Educação Infantil; Ensino de Artes eMúsica;Ensino da Natureza e Sociedade; Ensino eAlfabetizaçã
A ImportâNcia Da MusicalizaçãO Na EducaçãO Infantil E No Ensino Fundamental
domingo, 4 de agosto de 2013
A Geografia dos tolos e as histórias para boi dormir – Antonio Sávio
Um
estudante universitário, seja qual for seu curso, ao ser iniciado no
mesmo deve lhe ser apresentado um conjunto teórico que lhe dê meios de
entender seu objeto de estudo, de modo mais real possível de modo que,
uma vez que sabemos que os fenômenos científicos são mutáveis, as
ciências necessariamente também são. A necessidade de adequação a
realidade é uma condição de existência a qualquer ciência. Ao longo do
tempo, o cientista vendo que suas teorias não dão conta do real, deve
ele reelabora-las na tentativa de acompanhar não a moda teórica do
momento, mas a realidade.
http://www.crato.org/chapadadoararipe/2011/04/27/a-geografia-dos-tolos-e-as-historias-para-boi-dormir-antonio-savio/
Obrigado pela visita, volte sempre.
Infelizmente não assim que acontece em uma ciência
chamada geografia. O que outrora foi uma ciência agora se tornou um
forte campo de aparelhamento e propagação ideológica sem nenhum
compromisso com a realidade. Para ser mais específica, a chamada
geografia humana, em sua totalidade de estudos tem pervertido a mente de
milhões de estudantes país a fora com pseudo-reflexões sobre o espaço, o
território, a urbanização, o campesinato, e tutti quanti ela puder
pousar seus olhos “críticos”. As universidades por sua vez, onde se (de)
formam levas de novos “geógrafos” todos os anos fazendo-lhes refletir a
partir de uma perspectiva totalmente marxista, intimidam os estudantes
que ousarem respirar um ar menos danoso do que o contido na bolha
marxista.
O que falo aqui, não se trata de um bar onde se dão
opiniões ao sabor das paixões, mas sim (ou deveria) ser uma ciência,
baseada em fatos comprovados, e não em ocultações históricas deslavadas.
O geógrafo marxista não dá aos seus alunos senão uma espécie de
sensação de poder, formula sua mente de modo que ela atue na sociedade
como agente transformador, ou melhor, outro doutrinador. Não há nenhuma
contestação do que é falado. A geografia é uma ciência de afirmações
imperativas, onde o estudante lê a receita de bolo e sem perguntar o
sabor, faz o bolo. Chamar uma coisa dessas de ciências é querer um
tetraplégico numa corrida de cem metros rasos.
O geógrafo Luiz Lopes Diniz Filho tem sido até
agora, um dos poucos a nadarem contra a maré vermelha e denunciado
veementemente os truques erísticos de geógrafos conhecidos no cenário
nacional. O site Escola Sem Partido, em seu trabalho humilde e
permanente tem desenvolvido um trabalho notável denunciado os golpistas
travestidos de professores em todo território nacional, bem como
concursos, vestibulares, e livros didáticos com conteúdo doutrinador.
A revolução cultural é uma metástase em todas as ciências humanas, cercada não só do puro marxismo como vemos na geografia, mas em seu socorro, temos todas as falsas filosofias desenvolvidas ao longo da modernidade e da pós-modernidade. O geógrafo de hoje, metido a atento, tenta acompanhar tais filosofias sem nenhuma base filosófica. Embarca em um carro bomba sem perceber que suicida-se intelectualmente, em sua pressa de estar afinado com a USP, ou as universidade europeias e anglo-saxônicas se desfaz em afirmativas soltas. Que quiser prova disso busca uma visão não marxista em geografia agrária ou geografia urbana. Busque alguma pluralidade nos chamados, estudos sócio-territoriais desenvolvidos pelas universidades brasileiras e europeias. O que se vê é o uníssono marxista-socialista-comunista com um quê de nostalgia da URSS.
A revolução cultural é uma metástase em todas as ciências humanas, cercada não só do puro marxismo como vemos na geografia, mas em seu socorro, temos todas as falsas filosofias desenvolvidas ao longo da modernidade e da pós-modernidade. O geógrafo de hoje, metido a atento, tenta acompanhar tais filosofias sem nenhuma base filosófica. Embarca em um carro bomba sem perceber que suicida-se intelectualmente, em sua pressa de estar afinado com a USP, ou as universidade europeias e anglo-saxônicas se desfaz em afirmativas soltas. Que quiser prova disso busca uma visão não marxista em geografia agrária ou geografia urbana. Busque alguma pluralidade nos chamados, estudos sócio-territoriais desenvolvidos pelas universidades brasileiras e europeias. O que se vê é o uníssono marxista-socialista-comunista com um quê de nostalgia da URSS.
O leitor indignado pode pensar? Quer dizer que
aquilo que eu achava que era uma ciência é na realidade apenas uma
ideologia? Infelizmente sim. Quem puder voltar a decorar o nome de mapas
e rios, como eram os chamados estudos “alienados” de geografia, não
estará fazendo mal algum. Pelo menos evitará passar uma vergonha maior
se por acaso encontrar alguém que tenha estudado economia ou filosofia
de verdade. Caso isso aconteça, o “geógrafo crítico” será esmagado como
um piolho, na unha. Nada que lhe dê suporte em um debate bem formulado é
estudado na universidade. O geógrafo que é formado com a visão que “!os
Estados Unidos é um império”, que “as empresas comandam os
territórios”, “que há violência espacial nas mudanças das paisagens”
está totalmente alheio ao que se passa no mundo.
Não é de modo diferente que é formado o atual
“historiador”. Obras clássicas que deveriam ser estudadas dia e noite
como “A história dos Papas” de Leopold von Ranke, “Origens da França
Contemporânea” de Hippolyte Taine, “História da Antiguidade” de Edward
Meyer, “A civilização da renascença na Itália” de Jacob Burckhardt,
“História de Roma”, de Theodore Mommsen, “História da Grécia” de George
Grote, “Os dois corpos do rei” de Ernst Kantorowicz, “Outono da Idade
Média” de Johan Huizinga ou “Ritos da Primavera” de Modris Eksteins
nunca são nem mencionadas em salas de aula, ou, se são, são fatiadas em
um capítulo de cada, sendo o conjunto de textos moldados de tal modo que
o aluno seja guiado de modo manso e bastante confortável para seu
mestre. Deste modo temos em qualquer escola o Batman e o Robin, o
geógrafo e o menino prodígio. Em geral são realmente mui amigos, as
ideias convergem sempre. Saem no final das aulas de uma sexta feira para
bebericar e lamentarem do mundo, do capitalismo, das bandas de forró,
e, sobretudo, lamentam-se por a humanidade não terem visto suas aulas
magníficas, bem animadinhas, eloquentes, e seguras pela distância de um
verdadeiro debate. Mas isso não é à toa. É como diria o Nelson
Rodrigues: Há uma sábia distância entre os heróis do Leblon e o perigo!
Por: Antonio Sávio – Professor, Filosofo e Geografo
URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=33232http://www.crato.org/chapadadoararipe/2011/04/27/a-geografia-dos-tolos-e-as-historias-para-boi-dormir-antonio-savio/
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sábado, 3 de agosto de 2013
Historiografia - 10 obras indicadas por Olavo de Carvalho
Historiografia - 10 obras indicadas por Olavo de Carvalho
Entrada do Arsenal de Veneza pintada por Canaletto em 1732 |
Entrada do Arsenal de Veneza em foto de 2006 |
1) Leopold von Ranke. A história dos Papas.
2) Hippolyte Taine. Origens da França Contemporânea.
3) Frederic Maitland. Domesday Book And Beyond: Three Essays in the Early History of England.
4) Edward Meyer. História da Antiguidade.
5) Jacob Burckhardt. A civilização da renascença na Itália.
6) Theodore Mommsen. História de Roma.
7) George Grote. História da Grécia.
8) Ernst Kantorowicz. Os dois corpos do rei.
9) Johan Huizinga. Outono da Idade Média.
10) Modris Eksteins. Ritos da Primavera.
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