segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Decifrando a maçonaria


Decifrando a maçonaria

Sim, eles já foram os donos do mundo. Mas não têm planos para uma Nova Ordem Mundial. Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre os maçons, tema de O Símbolo Perdido, novo best seller do polêmico Dan Brown


Em um salão, senhores conversam sobre atualidades e amenidades. A noite termina com um jantar descontraído, alguns até acompanham a novela de relance. Normal, não fossem os chapéus e aventais com símbolos milenares, as colunas gregas e as imagens de sóis e luas. Mas, além das roupas e da decoração esquisitas, há uma diferença mais importante. Todos têm compromisso de ajudar uns aos outros, e vários têm como: são empresários, advogados, formadores de opinião. Por falar em opinião, tudo que é debatido ali fica entre aquelas 4 paredes - sem janelas, como toda loja maçônica. 

A maçonaria pode não ter mais a influência de quando liderava revoluções e fundava países, mas continua atiçando a imaginação. Sabe-se que para entrar no clube é preciso ser homem e acreditar em algum deus, e pouco mais que isso. O maior best seller de 2009, O Símbolo Perdido, de Dan Brown, joga com essa curiosidade, decifrando quebra-cabeças maçons espalhados por Washington (resumo comentado na pág. 72). 

Conforme esperado, a 3ª aventura de Robert Langdon (herói dos romances Anjos & Demônios e O Código Da Vinci) obteve ótimas vendas e péssimas resenhas. Mas há uma crítica nova: dessa vez, Brown é acusado de não revelar tudo o que sabe. Uma colunista do New York Times insinuou que o autor teria sido silenciado pela sociedade secreta. Será que a maçonaria tem poder para amedrontar o maior vendedor de livros do mundo? E que mistérios ela teria para revelar? 

A aura de mistério acompanha os maçons desde a sua origem. Origem, aliás, que vem sendo criativamente recuada: alguns maçons incluem entre seus antecessores guerreiros das cruzadas, arquitetos do templo do rei Salomão e até os egípcios responsáveis pelas pirâmides (importantíssimas em O Símbolo Perdido). Realmente, os maçons surgiram em canteiros de obras, mas já no fim da Idade Média, na Inglaterra. Daí o nome deles: mason - se diz "mêisson" - era o termo para pedreiro em inglês.

Mas os pedreiros da época equivaliam a arquitetos, engenheiros, empreiteiros. Para não perderem a hegemonia na construção civil, militar e religiosa, eles mantinham em segredo os macetes da profissão, passados só aos aprendizes mais confiáveis e em ocasiões especiais. Com o tempo, essas aulas viraram fóruns, atraíram gente de fora e foram transferidas para locais chamados lodges (em português, "lojas"). Em 1717, 4 unidades se unificaram na Grande Loja de Londres. Surgia, oficialmente, a maçonaria. 


Estados Maçons da América Assim como muitos europeus, foi emigrando para a América que a maçonaria atingir o seu potencial. Na verdade, o grande "segredo" revelado no best seller de Dan Brown é consenso entre historiadores: em nenhum país a maçonaria foi tão importante quanto nos EUA. 

Para começo de conversa, os maiores acontecimentos que marcaram a independência do país foram decididos em lojas maçônicas. Em 1773, não foi de improviso que comerciantes jogaram caixas e caixas de chá no mar, em protesto contra impostos extorsivos dos ingleses. A "festa do chá" de Boston foi um evento organizado por irmãos. 

Nove dos 55 homens que assinaram a Declaração de Independência vinham da maçonaria, assim como um terço dos 39 que aprovaram a Constituição. Benjamin Franklin era maçom convicto, e George Washington, grão-mestre da Loja Alexandria, teria aparecido de avental cerimonial no lançamento da pedra fundamental da nova cidade. 

Por falar em capital, a cidade de Washington é cheia de referências à maçonaria. Algumas são forçadas: encontram-se compassos e estrelas no traçado das ruas de qualquer cidade - como é esclarecido já no 6º dos 133 capítulos de O Símbolo Perdido. Outras são explícitas: o tema "George Washington foi maçom" inspirou pinturas e esculturas, marcando presença nas portas do Senado e no teto do Capitólio. Além disso, como Robert Langdon confere ao longo de 12 horas movimentadas, a cidade tem pelo menos 17 edifícios com arquitetura típica da ordem - uma mistura de estilo grego e romano, sempre acompanhada de esquadros, compassos e letras G (de God, "Deus" em inglês). Entre eles, a agora célebre Casa do Templo (no original, House of the Temple), sede americana do Rito Escocês Maçônico, cenário do prólogo e do clímax do livro. 

Após o sucesso da independência americana, em 1776, a maçonaria passou a ditar o passo das mudanças do planeta. Ser maçom no final do século 18 e no começo do 19 era muito cool: um clube que reunia as mentes mais inquietas e influentes. 

Trazendo liberdade, igualdade e fraternidade no DNA, claro que a maçonaria estava na Revolução Francesa, em 1789. Os principais líderes, Danton e Robespierre, não eram da ordem, mas a Marselhesa foi composta na loja de Marselha. Em 1810, a maçonaria inspirou a criação da Carbonária, sociedade secreta que buscaria a independência da Itália. Três futuros libertadores da América, o chileno Bernardo O’Higgins, o venezuelano Simón Bolívar e o argentino José de San Martín, frequentavam a mesma loja em Londres, uma convivência que mudou um continente. "A maçonaria participou da independência de todos os países da América do Sul", diz Andrew Prescott, diretor de estudos da maçonaria da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. 

O que inclui o Império Brasileiro, do início ao fim (ver quadro Pais do Brasil, na página 69). Em 1822, nossa independência de Portugal foi proclamada por um grão-mestre, dom Pedro 1º. E a Proclamação da República, em 1899, foi feita por outro, o marechal Deodoro da Fonseca. E os maçons continuaram atuantes durante a nossa República Velha, chegando inclusive à Presidência, com Nilo Peçanha e, na sequência, Hermes da Fonseca. 

Mundialmente, a ordem viveu uma crise a partir da década de 1930, quando seus membros mais à direita (fascistas) e à esquerda (comunistas) não vestiam mais o mesmo avental. Aliás, os maçons também estão entre as vítimas do Holocausto - entre 80 mil e 200 mil irmãos morreram em campos nazistas. 

Nos anos 50, a ordem chegou a ter uma filiação recorde nos EUA - até Fred e Barney, dos Flintstones, frequentavam uma paródia da maçonaria, o Clube dos Búfalos D’Água. Mas, a geração seguinte, dos babyboomers, não se interessou - as revoluções passaram longe das lojas. "Mas, mesmo onde não voltou a ter a influência de antes, a maçonaria nunca ficou irrelevante", diz o historiador alemão Jan Snoek, que pesquisa o tema na Universidade de Heidelberg. 


Prática da conspiração A lista de maçons poderosos ainda é grande. Entre os 6 milhões de membros no mundo estão o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o príncipe Philip, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, e até Al Gore, vice-presidente de Bill Clinton - um quase maçom, como você vê na página ao lado. O fato de haver nos EUA muitos políticos e juízes membros da maçonaria é explorado em O Símbolo Perdido: o vilão do livro ameaça colocar na internet um vídeo que flagra a elite de Washington em rituais maçônicos - se não abalasse os pilares da democracia, com certeza bombava no YouTube. 

É inegável que a maçonaria ainda possui membros influentes - o que não significa que ela ainda exerça influência. Um exemplo prático vem do Reino Unido, onde, a partir de 1997 todos os maçons trabalhando no sistema judiciário foram obrigados a declarar que eram membros da ordem. O argumento era de que a lealdade dos irmãos à irmandade poderia distorcer seu trabalho, e o público tinha direito de saber quem era maçom, para poder acompanhar sua conduta a partir desse fato. Em 12 anos, "nenhuma impropriedade ou má prática foi verificada por parte dos juízes pelo fato de eles serem maçons", declarou o secretário de Justiça inglês, Jack Straw, ele mesmo um apoiador da lei, que derrubou em 5 de novembro deste ano. 

E quanto à Nova Ordem Mundial? Para quem não está por dentro dessa teoria da conspiração, seria um governo único, que comandaria todo planeta e que estaria sendo planejado por maçons - ou pelos illuminati, ou pelos cavaleiros templários, pelo 4º Reich, enfim. Não há informações sobre os últimos 3 grupos, até porque não consta que eles existam. Isso é impedido pela própria forma como a maçonaria é organizada: as lojas maçônicas são independentes, abrigam irmãos com pontos de vista muito diferentes e não têm de onde tirar uma ação global coordenada. Ainda mais secreta. 

Na verdade, a grande mudança que espera quem entra na maçonaria não é no mundo, mas na própria vida. 


Maçom 24 horas Tudo indica que uma ditadura mundial não está nos planos, mas não se engane: todo maçom tem uma agenda. Se não secreta, certamente lotada. Mas, para a maioria dos membros, compensatória. 

As regras começam já na candidatura - geralmente posterior a um convite de um maçom. Não basta ter fé em um deus e cromossomo XY: é preciso ser maior de idade, ter endereço fixo e renda própria e declarar seus motivos para fazer parte da ordem (dica: "Li sobre vocês na SUPER e quis ver qual era" não vai levar longe). Se for casado, a patroa precisa estar de acordo. Se for homossexual, de acordo com as regras, não entra. 

Os maçons também pesquisam os amigos, o emprego e a vida financeira e policial do irmão em potencial. Depois de investigado por 6 meses a 1 ano, o nome é avaliado por toda a loja - e precisa ser aprovado por unanimidade. Aí basta participar da iniciação e prometer não revelar o que escutar - o tal pacto de silêncio da irmandade. 

O iniciante é reavaliado com frequência, e tem a obrigação de participar de uma reunião semanal, que ocupa uma noite inteira em dia útil. Para faltar, só por causa de trabalho ou de estudo, vai ser necessário pedir autorização. 

Além disso, as lojas maçônicas da mesma cidade se visitam, e é aconselhável participar de alguns desses momentos de intercâmbio. Isso para não falar de viagens mais longas, no caso de visitas a maçons de outros estados. E, a cada 3 anos, é preciso se envolver na votação para grão-mestre, coordenada por um Tribunal Eleitoral Maçônico. 

Tem mais: cada loja cobra uma mensalidade que, em São Paulo, gira em torno R$ 150. Motivo: toda loja tem um fundo de amparo que cobre despesas inesperadas de irmãos. O fundo também funciona como uma previdência paralela: viúvas de maçons recebem pensão mensal. 

Nos fins de semana, os maçons ainda fazem trabalho voluntário nas instituições mantidas pela ordem - na maioria dos casos, creches e hospitais. Esse é o momento em que levar a esposa e os filhos não só é possível como recomendável. "Chamamos as esposas dos irmãos maçons de cunhadas e os filhos de sobrinhos", diz o aposentado baiano Paulo Borges, maçom em Salvador há 15 anos. É comum que um irmão em dificuldade seja socorrido a qualquer hora por outros maçons. Ótimo quando é você quem precisa, mas significa que o celular precisa estar ligado o tempo todo. 


Clube de vantagens Os irmãos garantem que dá um gás na autoestima: sentem-se parte de um clube exclusivíssimo, que seleciona seus membros com rigor. "A sensação de ser aceito depois de meses de investigação é muito boa. E a cerimônia de iniciação é um dos momentos mais gratificantes e emocionantes da vida de um maçom", afirma o empresário Adriano Aparecido Moraes, maçom há 19 anos, de Sorocaba. A loja aparentemente até transforma o comportamento: "Eu era muito temperamental, agressivo. Com a maçonaria, mudei", diz o baiano Paulo Borges. 

Bonito, bonito. Mas, além das recompensas psicológicas, há critérios mais palpáveis. "Não fosse a maçonaria, a gente não teria acesso a diretor da Polícia Federal, a funcionário público do alto escalão, a empresários que são possíveis clientes", diz Adriano. "Não é privilégio, porque o maçom deve corresponder às expectativas profissionais. Mas ajuda bastante, cria oportunidades." 

Um maçom do Rio de Janeiro, que prefere se manter anônimo, afirma: "Se o maçom é vendedor e o comprador da empresa é irmão, ele vai ser atendido mais rápido. Conheço filhos de maçons que, graças aos contatos do pai, conseguiram estágios em empresas com irmãos na diretoria". E conclui: "Claro, o talento é o que consolida profissionalmente, mas a maçonaria abre portas em todos os lugares". 

Em uma grande metrópole, onde as relações de poder são mais diluídas, as amizades da loja talvez não façam tanta diferença. Mas imagine o impacto desses contatos em uma cidade pequena, em que o delegado, o prefeito, o dono do jornal e o do supermercado são maçons. Na verdade, não precisa nem imaginar: em São Vicente, praia no litoral paulista ao lado de Santos, o ex-prefeito Márcio França disponibilizou um assessor maçom para atender as demandas da ordem. França hoje é deputado federal e líder do "bloquinho" (formado por PSB, PDT, PCdoB, PMN e PRB). 

A influência também se dá em outras esferas do Estado. Funcionários e pessoas ligadas à Petrobras se reúnem por todo o país em lojas maçônicas chamadas Monteiro Lobato - que não era maçom, mas disse que "o petróleo é nosso". Dizem que há dinheiro da empresa nisso, mas a Petrobras não confirma o envolvimento com os "irmãos monterianos", que fazem debates e ações junto a políticos em defesa do patrimônio nacional. 

Independentemente da ambição dentro da estrutura da maçonaria, é preciso manter a linha. Barracos, bebedeiras, adultério e prisões são inaceitáveis. "Temos o objetivo de fazer homens bons ser ainda melhores e levamos essa meta muito a sério", diz o maçom paulistano Fábio Amauchi, engenheiro de 37 anos. É esse conceito de "homens bons" que explica a recusa de gays, por exemplo. "Não se pode dizer que esse seja um bom costume", diz Fábio. 


Secretos não, discretos "Os maçons já foram secretos. Ao longo do século 20, passaram a se definir como discretos. Hoje, caminham para se tornar uma sociedade civil aberta", diz o ex-maçom britânico Martin Short, autor de Inside the Brotherhood, que critica a ordem. 

No entanto, a abertura da sociedade secreta mais conhecida do mundo incomoda alguns irmãos, que vêem a proliferação de sites, jornais e revistas como um afastamento das origens. De fato, hoje já é possível se candidatar a maçom por e-mail (apesar de que um convite pessoal é, de longe, a forma mais garantida de entrar). Em seu site, a Grande Loja Maçônica do Espírito Santo mantém uma Rádio Cultura Maçônica. E a página do Grande Oriente do Brasil, seção Rio de Janeiro, oferece um tour virtual pelo Palácio Maçônico do Lavradio. 

"Não existem mais segredos na maçonaria. Eles vêm sendo revelados lentamente", diz o historiador britânico W. Kirk MacNulty, maçom há 4 décadas. "Se existe algum segredo, ele é individual, intransferível - é a experiência dos rituais maçônicos. Como explicar o gosto de uma laranja para quem nunca a comeu?", diz o pesquisador alemão Snoek.Por outro lado, se faltam mistérios, sobram boatos. 

Que tal uma bancada macônica? Um grão-mestre garante que, nas últimas eleições para prefeitos e vereadores, a maçonaria no estado de São Paulo fez campanha interna para que maçons votassem e apoiassem candidatos maçons. Segundo ele, deu certo: a maçonaria teria emplacado 13 prefeitos e 54 vereadores - ele só não diz quem e onde. Pretendem fazer o mesmo com deputados em 2010. 

E esta é internacional: em Israel, a Grande Loja de Tel-Aviv é um espaço de encontro de cristãos, judeus e muçulmanos. Apesar de a maçonaria ser contra discussões políticas nos templos, todos ali estão dispostos a encontrar soluções para os problemas milenares da região. "Só em um local fechado e completamente sigiloso esse tipo de reunião improvável pode acontecer regularmente", afirma o historiador alemão Jan Snoek, que pesquisa o tema na Universidade de Heidelberg. Ou seja: se qualquer plano de paz surgir daqui para a frente para resolver a questão entre israelenses e palestinos, é possível que haja o dedo da maçonaria. 

E o que os maçons acham de toda a curiosidade em torno da ordem? Em conversas privadas, reclamam muito dos livros, filmes e sites que prometem revelar seus segredos - de reportagens como esta também. Argumentam que o tratamento é injusto e exagera aspectos menos importantes. Nesse caso, a postura oficial é não se manifestar publicamente. 

Mas há uma corrente do "falem mal, mas falem de mim", da qual faz parte Christopher Hodapp, um americano ex-mestre maçom e autor de livros sobre maçonaria, grato ao que Dan Brown e outros fizeram pela ordem. "Tínhamos dificuldades para atrair novos membros. Assim, o interesse é renovado", diz. "De certa forma, a divulgação até ajuda, porque cria um fascínio que atrai muita gente para a ordem", diz Adriano Moraes. "Enquanto o mundo externo se preocupa excessivamente com detalhes pouco importantes, os verdadeiros mistérios estão bem guardados." 


Grandes irmãos Washington é tão 1776... Conheça os maçons poderosos de hoje 

Bill Clinton Tecnicamente, o ex-presidente americano não é maçom - mas foi dirigente da Ordem DeMolay, espécie de maçonaria júnior. Se fosse, teria sido expulso depois do escândalo com Monica Lewinsky. 

Silvio Berlusconi O premiê italiano foi da loja maçônica Propaganda Due, considerada um "Estado dentro do Estado" nos anos 70. Berlusconi foi iniciado em 1978, e diz que deixou a maçonaria quando a loja foi fechada, em 1981. 
Príncipe Philip O marido da rainha da Inglaterra entrou para a Loja da Marinha em 1952. Não é dos mais ativos, mas consta que participa das reuniões. 

Hugo Chávez O presidente da Venezuela entrou no Templo Maçônico de Caracas a convite de um guarda-costas. Em seus discursos, cita com frequência maçons célebres, como Simón Bolívar. 

Esperidião Amin O ex-governador de Santa Catarina é membro desde 1971. Newton Cardoso, ex-governador de Minas, também faz parte da maçonaria. 


1 - Símbolos Encontrados 
Pirâmide da nota de US$ 1 

Olho Representa o Deus onisciente e onipresente, que tudo vê. 

Pirâmide Remete à suposta origem da maçonaria entre os arquitetos do Egito antigo. 

Novus ordo seclorum Conspiradores - inclusive Dan Brown em Anjos e Demônios - divulgam que a frase em latim significa "Nova Ordem Mundial". Mas o certo é "Nova Ordem dos Séculos". 


2 - Símbolos Encontrados 
Colunas do templo 

Coluna B Se chama Boaz, sempre à esquerda na entrada das lojas. Remete ao bisavô do rei Davi e à mitológica 1ª coluna do Templo de Salomão. 

Coluna J Conhecida como Jachim, fica à direita. O nome é uma fusão das palavras hebraicas jah (Jeová) e achin (estabelecer). Remete à 2ª coluna do templo. 

Irmãos do Brasil Nossa independência foi decidida por facções maçônicas: havia os republicanos e os monarquistas, que venceram e agiram em 1822
Os livros de história ensinam que a nossa separação de Portugal, em 1822, foi tramada e decidida dentro das lojas maçônicas nos meses que antecederam o Grito do Ipiranga. É verdade. Mas não foi uma decisão, e sim um debate acalorado. Dependendo do que a loja decidisse, é possível que o jovem príncipe regente não virasse o imperador Pedro 1º. 

Em 1822, a maçonaria brasileira estava dividida em duas grandes facções. Ambas queriam a independência, mas uma defendia ideias republicanas, enquanto a outra, de José Bonifácio de Andrada e Silva, achava que a solução era manter dom Pedro como imperador em uma monarquia constitucional. Os grupos disputaram o poder de forma passional, envolvendo prisões, perseguições, exílios e expurgos de um grupo contra o outro. 

Interessado em vigiar e controlar os grupos políticos da época, dom Pedro participou ativamente das duas facções. A de José Bonifácio não funcionava em lojas, mas em palestras, batizadas significamente de "Independência ou Morte", "União e Tranquilidade" e "Firmeza e Lealdade". Eleito "arconte rei" na primeira sessão, dom Pedro jurou "promover com todas as forças e à custa da própria vida e fazenda a integridade, independência e felicidade do Brasil como reino constitucional, opondo-se tanto ao despotismo que o altera como à anarquia que o dissolve". Era o programa de governo de José Bonifácio. 

Na maçonaria foram estudadas, discutidas e aprovadas várias decisões importantes no processo de independência, como o manifesto que resultou no Dia do Fico (9 de janeiro de 1822) e os detalhes da aclamação de dom Pedro como imperador, no dia 12 de outubro. Isso não quer dizer que a independência foi produto único e direto das atividades dos maçons. Na verdade, a maçonaria usou e foi usada pelos diferentes grupos de pressão na época, de acordo com as circunstâncias do momento. 


LAURENTINO GOMES é autor do best seller 1808, sobre a vinda da família real ao Brasil, e ano que vem lança 1822, que fala da Independência do Brasil e suas consequências. 


3 - Símbolos Encontrados 
Selo da maçonaria 

COMPASSO Racionalidade científica e busca pela perfeição moral. 

ESQUADRO Instrumento dos pedreiros, que transformam a natureza. O ângulo reto indica honestidade. 

Vem de God, "Deus" em inglês. Também pode representar GAU, sigla para "Grande Arquiteto do Universo". 

Washington tropical Se O Símbolo Perdido fosse no Brasil, seria em Paraty, cidade colonial do litoral sul do Rio repleta de marcas maçônicas na sua arquitetura 


MAPA DA MINA O centro histórico tem 33 quadras, número mágico dos maçons. 

DANDO BANDEIRA A bandeira de Paraty tem 3 estrelinhas "colocadas em forma triangular, lembrando a grande influência que a maçonaria exerceu na história do município", diz a lei municipal de 1967. 


GRANDES ARQUITETOS Casas de maçons notórios receberam colunas na entrada e decoração geomé-trica alusiva aos símbolos maçônicos e seus graus da hierarquia. 


AOS TRIOS Muitos cruzamentos possuem pilares de pedra em só 3 das 4 esquinas, o que remete ao triângulo maçônico. 


Contém - O Livro Todo! - Spoilers 

Tudo que você precisa saber sobre O Símbolo Perdido 

Um resumo comentado para você não boiar e ainda ter opinião em qualquer papo sobre o best seller 


Em um ritual maçom, o vilão Mal’akh - bebe vinho de uma caveira. Ele tem muitas tatuagens e um plano: expor maçons poderosos e arruinar o Estado americano. 

O simbologista Robert Langdon chega a Washington achando que vai dar uma palestra no Capitólio a convite do maçom Peter Solomon. Pegadinha do Mal’akh! O vilão sequestrou Solomon, de quem Langdon encontra só a mão direita. 

Chega a segurança e a CIA, a quem Langdon explica que o Capitólio é atulhado de símbolos maçônicos, alguns sugerindo que George Washington é Deus . Usando seus superpoderes, Langdon conclui que foi convocado para uma gincana: para salvar a vida de Solomon, ele precisa encontrar uma lendária pirâmide maçônica e descobrir uma palavra perdida. Todos partem para o subterrâneo do Senado , onde há uma câmara secreta e charadas fascinantes. 

Após alguns contratempos, Langdon parte rumo ao tedioso enredo paralelo de Katherine, irmã de Solomon e autoridade em ciência noética . Mal’akh visita e explode o laboratório mágico de Katherine, no subsolo do Smithsonian Museum . Não abalados, ela e Langdon realizam sucessivas decifrações de códigos e enigmas que os levam a uma casa misteriosa. 

Pegadinha do Mal’akh! A casa é do vilão, que amarra e esfaqueia Katherine, e prende Langdon em um aquário gigante. Quase afogado, Langdon revela que a pirâmide está na Casa do Templo , um centro maçônico, para onde partem Mal’akh e Solomon - ele está vivo! Langdon também está: o tanque não tinha água, mas um líquido respirável , e Katherine é salva pela CIA, cujas movimentações omitimos para fins didáticos. 

No terraço da Casa do Templo, Mal’akh ameaça: se Solomon não revelar a "palavra perdida", vai cair na rede um vídeo de poderosos participando de um ritual de maçonaria . Solomon revela a palavra, que Mal’akh tatua na cabeça. No embalo, o vilão aplica um Darth Vader reverso: "Solomon, eu sou seu filho, Zachary. Forjei minha morte, mudei de identidade e agora preciso que você me mate. Pode usar a faca que Abraão quase usou em Isaac . Isso, a da Bíblia, está ali no canto." Funciona assim: morte na pirâmide + faca de Abraão + frase mágica na cuca = passagem direta para o inferno, onde Mal’akh almeja um cargo de chefia. 

Estão nesse mata-não-mata quando chega a CIA, de helicóptero. Os agentes destroem a torre que transmitiria o vídeo proibidão dos maçons e quebram vidraças, cujos estilhaços matam Mal’akh. 

Solomon deu ao filho uma palavra falsa, mas revela a verdadeira a Langdon. Na verdade, não é uma palavra, mas um símbolo. Perdido, claro. Visto do alto, o monumento se parece com isso: . Qual o significado de um círculo com um ponto no meio? Segundo Dan Brown, é um lembrete de um ensinamento escondido a olhos vistos nos livros sagrados: todos os homens podem ser divinos. 


1. Em hebraico, significa "anjo". 

2. Rituais maçônicos têm caminhadas com vendas e lâminas contra o peito, mas nada de drinques de sangue. 

3. Vale lembrar: a palavra é invenção de Dan Brown. Não existem simbologistas - quem estuda símbolos é um semiólogo. 

4. Falando em invenção, o selo da capa é uma. Veja detalhes ao lado. 

5. Langdon diz que os fundadores da América não eram cristãos, mas deístas, e tinham o objetivo de fundar uma nova religião, inspirada na Antiguidade. Mas os historiadores, menos empolgados, encaram as referêncas à Antiguidade clássica presentes nas homenagens a George Washington, que morreu em 1799, coerentes com a estética neoclássica da época. Em obras de arte, o herói da nação foi retratado como um legislador grego e como Zeus. O quadro Apoteose de Washington, de 1836, mostra o primeiro presidente dos EUA cercado por figuras da mitologia - esse afresco pode ser visto no teto do Capitólio. 

6. Bem abaixo da cúpula fica a sala conhecida como a Cripta do Capitólio. Ela deveria abrigar o corpo de George Washington, o que nunca aconteceu, e hoje é um museu. Não existe ali a sala maçônica descrita no livro. Mas há, de fato, um compasso talhado no chão, marcando o centro exato da cidade. 

7. A personagem pesquisadora de noética até brinca que muita gente vai procurar na internet o que isso significa. Mas nem vale a googlada. O Instituto de Ciências Noéticas foi fundado em 1973 pelo astronauta Edgar Mitchel, logo depois que ele voltou da Lua na missão da Apollo 14. Em uma fazenda na Califórnia, dezenas de pesquisadores ripongos investigam coisas como o peso da alma, reencarnação e cura do câncer com a mente. Ali, todos têm certeza de que o pensamento coletivo altera a matéria. Fora Dan Brown, ninguém leva o instituto a sério. 

8. Existe realmente um Centro de Suporte do Museu Smithsonian, em Maryland, a 10 km do museu, onde o acervo é preservado ou restaurado. Mas não há nenhum laboratório de ciências noéticas ali. 

9. O argumento é que a sede do Rito Escocês da Maçonaria nos EUA é um prédio retângular com uma cúpula, o que dá ao conjunto forma de pirâmide. É, Dan Brown forçou a barra. 

10. Parece mentira, mas o líquido respirável existe! Estudos indicam que ele poderá tratar de doenças pulmonares ou limitar os efeitos da descompressão para astronautas e mergulhadores. Funciona assim: os pulmão se enchem de um líquido, o perfluorocarbono, que faz as mesmas transferências químicas da respiração. Algo parecido com o aquário que prende Langdon se chama "câmara de ventilação líquida total" e está em testes nos EUA há 45 anos. 

11. Sim, existem muitos governadores, senadores e congressistas americanos que são maçons. Mas, se eles não divulgam esse fato, também não fazem segredo dele. Dificilmente um vídeo de políticos em um ritual abalaria os pilares dos EUA. Só Obama bebendo vinho na caveira. 

12. Ninguém sabe do paradeiro dessa faca - até porque nem é certo que Abraão tenha existido. Não há referências ao destino dela nem na Bíblia nem nos relatos orais da tradição judaica. Essa história de que a faca teria sido transmitida de geração em geração é ficção completa, não tem base nem nos mitos judaicos ou cristãos. 

13. Na real, esse desenho pode significar várias coisas. É confuso, na verdade: o vilão estava atrás de um código, que nem ele sabia qual, mas que abriria as portas do conhecimento divino. O livro deixa claro que o símbolo que ele procura é esse círculo com um ponto, mas por outro lado explica que esse símbolo, por si só, não é a chave para nada. Que, no fundo, a chave está dentro de cada um. Enfim, deve ficar mais claro no filme, em 2012. 


4 - Símbolos Encontrados 
SÍMBOLO DA CAPA DO LIVRO Águia de duas cabeças 
Símbolo antigo, usado por uma loja maçom pela primeira vez em 1758. 

Triângulo "Fé, esperança e caridade", "liberdade, igualdade e fraternidade" ou "nascimento, vida e morte". 

Número 33 É o grau mais alta que se pode chegar no Rito Escocês. 


Para saber mais 

O Símbolo Perdido 
Dan Brown, Sextante, 2009. 

Solomon’s Builders 
Christopher Hodapp, Ulysses, 2007. 

A Maçonaria: Símbolos, Segredos, Significado 
W. Kirk Macnulty, Martins Fontes, 2007. 

Manual Completo para Lojas Maçônicas 
Amado Santos, Carlos Brasílio Conte, Cláudio Roque Ferreira, Wagner Veneziani Costa, Madras, 2005. 
www.gob-rj.org.br 
Site do Grande Oriente do Brasil, seção Rio de Janeiro, com um passeio virtual pelo Palácio do Lavradio.


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Provas finais estão chegando, agora é a hora de controlar a ansiedade e passar de ano



Provas finais estão chegando, agora é a hora de controlar a ansiedade e passar de ano

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O final do ano está se aproximando, férias coletivas, festas de finais de ano... Mas, antes de curtir tudo isso, algumas crianças passam de ano sem grandes dificuldades. Porém outras acabam contando com uma jornada extra: a recuperação. A modificação deste percurso normal de festas e férias tem um gosto desagradável para a criança, e sinaliza que alguma coisa aconteceu no decorrer do ano. Mas existe uma nova oportunidade para reparar essas falhas do aprendizado, e que se omitidos podem permanecer.
Essa nova oportunidade pode ser vista pelas crianças como um momento de fracasso e frustração. Há um cansaço emocional no momento que o sucesso é tão importante.
Para aproveitar essa nova oportunidade, é necessário fazer um esforço extra nos estudos e ter calma. O reforço pode contar com a ajuda dos pais, que podem contribuir participando do momento da preparação das provas finais e investigando os motivos da necessidade da prova de recuperação, como: falta de atenção, dificuldades de aprendizagem, faltas em excesso ou até problemas relacionados à escola.
Diante da notícia das provas finais, há um fator estressante. O estresse acontece quando uma pessoa se sente, de alguma forma, pressionada. Sofrer antecipadamente não ajuda a resolver o problema, é preciso administrar e enfrentar os acontecimentos e buscar estratégias para encontrar uma solução.  A pessoa que não sabe administrar os problemas de cada dia precisa aprender a fazê-lo. Neste caso os pais são os modelos e podem auxiliar e muito.
Para a preparação para as provas finais é importante, que: organize e tire o maior proveito do tempo, e para isso, faça um programa bem definido de atividades referentes aos conteúdos junto com a criança; ouça ao invés de punir; procure a escola; veja se as lições e atividades foram feitas e consulte a agenda escolar; estimule e facilite a frequência no reforço e divida a hora do estudo e hora do lazer.
As crianças com Diabetes, na grande maioria tipo1, diante de uma situação estressante, provas finais, por exemplo, pode ter alterações nos níveis de glicose: tanto elevando a glicemia (hiperglicemia),ou baixando os níveis de glicose (hipoglicemia), isso depende da forma que a pessoa reage frente ao estresse.
Sabe-se que alguns problemas que dão origem para o estresse não irão acabar, não importa o que você faça. Diante de provas finais o estresse é inevitável, porém os adultos, professores e pais, podem minimizar o "peso" de uma prova final, no qual é fundamental que ela perceba e viva esse momento. Para isso, é essencial mostrar a disponibilidade dos pais para a criança, o que poderá deixá-la mais segura, realizar em conjunto o planejamento de um cronograma e olhar de perto o que está acontecendo também são fundamentais neste processo.
A avaliação psicológica e psicoterapia são indicadas no caso de haver fobia em relação a realizar provas, dificuldades de aprendizagem sem nenhum motivo, estresse intenso e descontrolado, dificuldades dos pais frente à frustração dos filhos... entre outras dificuldades e sofrimentos.
Alguns cuidados são fundamentais na hora de fazer a prova final, é um momento importante e não podemos deixar de pensar em nossa saúde, pois ela será fundamental para um bom desempenho. Na hora da prova, a criança pode ficar ansiosa e o estresse da situação pode levar a uma hiperglicemia ou a uma hipoglicemia. Isso consequentemente resultará nos sintomas e até em uma confusão mental. É fundamental que se detecte a glicemia no momento antes de iniciar a prova. Ou se você já souber da tendência da sua glicemia frente ao estresse, que, por exemplo, esse estresse possa resultar em hiperglicemias, a insulina poderá ser ajustada a essa situação, conforme orientação médica.
Glaucia Margonari Bechara - Psicóloga clinica. Mestre em Psicologia da Saúde e membro da equipe de educação da ADJ Diabetes Brasil.


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Saiba como escolher a escola adequada para seu filho


Saiba como escolher a escola adequada para seu filho

Busca deve ser orientada pelos valores da família e perfil do aluno, dizem especialistas

Bárbara Ferreira Santos - Estadão.edu
Quem está insatisfeito com a escola do filho, quer transferi-lo no fim do ano, mas ainda não fez a escolha, deve correr: o período de matrículas para 2014 já está aberto.
Kamille já estudou na escola em que matrículou sua filha, Luísa - José Patrício/Estadão Conteúdo
José Patrício/Estadão Conteúdo
Kamille já estudou na escola em que matrículou sua filha, Luísa
Especialistas são unânimes em afirmar que não existe uma escola ideal para todos, mas aquela que se adapta melhor ao que a família busca e ao perfil do aluno. Confira os fatores que mais influenciam na tomada de decisão e depoimentos de pais.
1. Perto de casa ou do trabalho dos paisEnfrentar horas de trânsito pode ser estressante para as crianças. Por isso, a maioria das famílias prefere que o filho estude perto de casa. Há quem opte, porém, por um colégio próximo do trabalho dos pais. Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, alerta: “Estudar muito longe de casa pode dificultar a convivência e a participação dos colegas nas festinhas”.
2. Preço do curso Além do valor da matrícula e da mensalidade, os pais têm de considerar os gastos com material, eventos e viagens. 
“É preciso pesquisar bastante. Escolas com propostas pedagógicas semelhantes podem ter uma grande diferença de preço. Quem cobra muito mais fatalmente perde o aluno para a concorrência”, diz Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo.
3. Sistema: livro didático ou apostila? Outro fator é se a escola usa livro didático ou apostila. Há professores que rejeitam as apostilas, dizendo que elas engessam o trabalho. Para outros, elas facilitam. A empresária Maria Augusta Ramos transferiu o filho Roberto Soares Brandão Filho, de 13 anos, para um colégio com apostilas - e gostou. “Facilita a organização e o conteúdo é condensado. Para o meu filho funcionou.”
4. Humanista ou com foco no vestibularMuitos colégios não dizem claramente, mas nas visitas é possível identificar se a instituição é tradicional, com foco no vestibular, ou humanista, que privilegia o desenvolvimento e a criatividade do aluno. A psicóloga Patrícia Garbelotto escolheu para a filha de 1 ano uma escola construtivista. “Vou tentar manter essa opção mesmo quando ela crescer. Quero que ela seja livre, que não fique só presa aos livros.”
5. Opinião de pais que têm filhos na escola Um dos principais conselhos dos especialistas é que a família converse com outros pais que têm filhos na escola, para saber se o discurso da instituição é colocado em prática no dia a dia. Foi o que fez a assistente de marketing Kamille Crotti Haolla, mãe de Luísa Matarazzo Haolla Deus, de 3 anos. Além de pais, ela buscou professores, pois havia estudado na escola e conhecia a maior parte deles. “Também a levei a um evento no colégio para ver a reação dela”, conta.
6. Português ou dois idiomasNa maioria das escolas, as aulas são dadas em português e o inglês é ensinado duas vezes por semanal. Mas há as que optam pelo ensino bilíngue - com currículo brasileiro, internacional ou com ambos (mais informações nas págs. 16, 17 e 18). A aposentada Maria de Lourdes Teruel Martins escolheu para a filha, Christiane, de 13 anos, uma escola internacional. “Ela sairá com fluência no inglês, já que 60% das aulas são nesse idioma, e com dois currículos. Poderá prestar vestibular onde quiser.”
7. Meio período ou integral Para os pais que precisam do horário estendido, o fato de a escola oferecê-lo ou não é decisivo. Avalie quais atividades são oferecidas no contraturno e como o colégio se organiza. “Minha filha de 7 anos ficava com crianças menores e não se adaptou. Resolvemos deixá-la na mesma escola, em meio período”, diz o administrador Ailton Lopes.
8. Religiosa ou laica Muitos pais acreditam que a educação não deve ser influenciada pela religião. Já outros querem que a escola siga os valores religiosos da família. A analista financeira Karen Roth Setton só colocou o filho de 6 meses na escola porque era uma instituição judaica. “Lá eu confio 100%.”

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,saiba-como-escolher-a-escola-adequada-para-seu-filho,1075470,0.htm

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sábado, 30 de novembro de 2013

Justin Bieber, sem chance.João Maria Andarilho.



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Relatorio estagio supervisionado I Historia 52 pag




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Teologia da Libertação versus Teologia da Prosperidade



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Inquisidores do Conselho de Psicologia trabalham para cassar ou cansar Marisa Lobo


Julio Severo
A psicóloga evangélica Marisa Lobo foi mais uma vez chamada a comparecer a uma audiência do Conselho Regional de Psicologia. Ela teve, sob intimação, de comparecer ao Conselho de Ética, acompanhada de seu advogado.
A audiência ocorreu em 29 de novembro de 2013. A acusação? “Homofobia.”
A Dra. Marisa Lobo, com seu advogado, perguntou o que é “homofobia,” considerando que ela nunca agrediu nem matou homossexuais.
Tudo o que os inquisidores conseguiram dizer foi que ela não poderia usar o nome de “psicóloga cristã” e falar de homossexualidade publicamente. Não que esses inquisidores achem errado um profissional de psicologia falar de homossexualidade. Eles podem sim falar, desde que elogiem, louvem e exaltem esse estilo de vida. Qualquer outra opinião é rejeitada.
Pronto! Está explicado! Marisa Lobo tem toda liberdade — sem mencionar apoio irrestrito do Conselho Federal de Psicologia — para elogiar, louvar e exaltar o estilo de vida homossexual.
Mas — pobre Marisa! — ela não entendeu que essa liberdade toda não se aplica a quem não está disposto a elogiar, louvar e exaltar o homossexualismo. A Inquisição do CFP (Conselho Federal de Psicologia) não perdoa os não louvadores.
Tudo ficaria mais simples para os inquisidores do CFP se Marisa Lobo tivesse agredido, torturado ou assassinado pelo menos um homossexual. Aí eles poderiam cassar o diploma dela sumariamente. Mas como as acusações de “homofobia” (que deveria significar violência) contra homossexuais jogadas contra ela não procedem, a estratégia deles é simples: cansar Marisa.
Cansá-la, cansá-la… até cansá-la. Intimá-la a uma infinidade de audiências, com as desculpas mais cínicas e ridículas, na esperança de que ela se esgote e renuncie “voluntariamente.”
Em conversa com ela ontem, ela me disse que está realmente cansada. Foi nesse ponto que eu expliquei que é no cansaço dela que está a vitória deles. Se eu estivesse no Brasil ainda, provavelmente vários grupos usariam a mesma estratégia comigo, conforme me disse anos atrás um advogado amigo. Eles podem não conseguir mandar você para a cadeia pelo ridículo termo “homofobia,” mas podem deixar sua vida tão ocupada em processos e idas a tribunais que você não terá tempo de realizar seu trabalho. É neutralização do ministério através do desgaste físico, mental e financeiro.
Marisa Lobo já está sendo intimada há uns dois anos. Nesta última audiência, ela explicou que ela deveria estar em Brasília, num evento importante do FENASP com lideranças evangélicas no Congresso Nacional, mas não pôde ir por causa da intimação. (Nos bastidores, os inquisidores devem ter esfregado as mãos de satisfação: “Tão vendo? Estamos prejudicando a vida dela com nossas bobagens! Prossigamos! Vamos ver até onde ela aguenta nossas bobagens!”)
Os inquisidores exigiram que Marisa Lobo removesse o adjetivo “cristã” que acompanha seu título de psicóloga. Para eles, não deve existir psicologia cristã.
O caso dela não é o único. Pelo Twitter, ela disse: “Reclamei que recebo denúncias do Brasil todo, de estudantes de psicologia humilhados por declararem sua fé cristã.”
Ela então questionou os inquisidores da audiência: “Por que há psicólogos umbandistas, budistas e muçulmanos que se anunciam como psicólogos dessas religiões não sofrem ameaças, intimações e audiências?” A explicação foi que nunca houve uma denúncia formal contra eles. No caso de Marisa, três psicólogos homossexuais a denunciaram…
Não denunciam os psicólogos muçulmanos por quê?
Não denunciam os psicólogos espíritas por quê?
Não denunciam os psicólogos umbandistas por quê?
No caso dos umbandistas, a reação poderia implicar na colocação dos nomes dos denunciantes e inquisidores em oferendas de macumbarias…
No caso dos muçulmanos, existe a famosa “persuasão” bombástica. Por isso, ninguém ousa incomodá-los.
Já no caso dos cristãos, a reação não envolve nem macumbaria nem bombas. É só o amor de Cristo.
O Conselho Federal de Psicologia não se incomoda com Buda, Maomé e orixás nos psicólogos adeptos desses nomes. Mas por que o nome de Jesus, testemunhado na vida de psicólogos como Marisa Lobo, causa tanto incomodo no Conselho Federal de Psicologia?
Essa perseguição não está ocorrendo apenas contra os psicólogos cristãos, mas todos os que empunham a bandeira do testemunho cristão. O Capelão Ricardo Ribeiro teve mais uma vez sua conta bloqueada no Facebook, provavelmente por “homofobia.”
Se querem cansar alguém com esse termo espalhafatoso e ridículo, por que os inquisidores politicamente corretos não vão visitar as mesquitas do Brasil para acusar os muçulmanos disso?
O Brasil está apenas acompanhando as loucuras do mundo ocidental. Na Inglaterra, quando aproximadamente 6 mil extremistas islâmicos fizeram uma manifestação por seus direitos, um grupo homossexual aproveitou para fazer uma manifestação contra os muçulmanos. A reação foi imediata: os muçulmanos ameaçaram de morte o grupo homossexual.
Em seguida, a polícia veio e prendeu — não os que ameaçaram os homossexuais. A polícia prendeu somente os homossexuais que perturbaram o comício islâmico!
Na mesma Inglaterra, Dale Mcalpine, um pregador evangélico que prega nas ruas, foi preso por expressar sua opinião bíblica de que os atos homossexuais são pecado.
Isto é, quando os cristãos pregam a Bíblia, a polícia prende os cristãos para atender aos ativistas gays. Mas quando os ativistas gays, num país com tradição cristã como a Inglaterra, protestam contra um comício de milhares de islâmicos que pedem a morte de homossexuais, quem vai preso são os homossexuais!
O que Marisa Lobo, Ricardo Ribeiro e outros cristãos deveriam fazer para ganhar da mídia ocidental o mesmo respeito que ganham os ativistas gays e os militantes islâmicos?
Leitura recomendada:


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Julio Severo
A psicóloga evangélica Marisa Lobo foi mais uma vez chamada a comparecer a uma audiência do Conselho Regional de Psicologia. Ela teve, sob intimação, de comparecer ao Conselho de Ética, acompanhada de seu advogado.
A audiência ocorreu em 29 de novembro de 2013. A acusação? “Homofobia.”
A Dra. Marisa Lobo, com seu advogado, perguntou o que é “homofobia,” considerando que ela nunca agrediu nem matou homossexuais.
Tudo o que os inquisidores conseguiram dizer foi que ela não poderia usar o nome de “psicóloga cristã” e falar de homossexualidade publicamente. Não que esses inquisidores achem errado um profissional de psicologia falar de homossexualidade. Eles podem sim falar, desde que elogiem, louvem e exaltem esse estilo de vida. Qualquer outra opinião é rejeitada.
Pronto! Está explicado! Marisa Lobo tem toda liberdade — sem mencionar apoio irrestrito do Conselho Federal de Psicologia — para elogiar, louvar e exaltar o estilo de vida homossexual.
Mas — pobre Marisa! — ela não entendeu que essa liberdade toda não se aplica a quem não está disposto a elogiar, louvar e exaltar o homossexualismo. A Inquisição do CFP (Conselho Federal de Psicologia) não perdoa os não louvadores.
Tudo ficaria mais simples para os inquisidores do CFP se Marisa Lobo tivesse agredido, torturado ou assassinado pelo menos um homossexual. Aí eles poderiam cassar o diploma dela sumariamente. Mas como as acusações de “homofobia” (que deveria significar violência) contra homossexuais jogadas contra ela não procedem, a estratégia deles é simples: cansar Marisa.
Cansá-la, cansá-la… até cansá-la. Intimá-la a uma infinidade de audiências, com as desculpas mais cínicas e ridículas, na esperança de que ela se esgote e renuncie “voluntariamente.”
Em conversa com ela ontem, ela me disse que está realmente cansada. Foi nesse ponto que eu expliquei que é no cansaço dela que está a vitória deles. Se eu estivesse no Brasil ainda, provavelmente vários grupos usariam a mesma estratégia comigo, conforme me disse anos atrás um advogado amigo. Eles podem não conseguir mandar você para a cadeia pelo ridículo termo “homofobia,” mas podem deixar sua vida tão ocupada em processos e idas a tribunais que você não terá tempo de realizar seu trabalho. É neutralização do ministério através do desgaste físico, mental e financeiro.
Marisa Lobo já está sendo intimada há uns dois anos. Nesta última audiência, ela explicou que ela deveria estar em Brasília, num evento importante do FENASP com lideranças evangélicas no Congresso Nacional, mas não pôde ir por causa da intimação. (Nos bastidores, os inquisidores devem ter esfregado as mãos de satisfação: “Tão vendo? Estamos prejudicando a vida dela com nossas bobagens! Prossigamos! Vamos ver até onde ela aguenta nossas bobagens!”)
Os inquisidores exigiram que Marisa Lobo removesse o adjetivo “cristã” que acompanha seu título de psicóloga. Para eles, não deve existir psicologia cristã.
O caso dela não é o único. Pelo Twitter, ela disse: “Reclamei que recebo denúncias do Brasil todo, de estudantes de psicologia humilhados por declararem sua fé cristã.”
Ela então questionou os inquisidores da audiência: “Por que há psicólogos umbandistas, budistas e muçulmanos que se anunciam como psicólogos dessas religiões não sofrem ameaças, intimações e audiências?” A explicação foi que nunca houve uma denúncia formal contra eles. No caso de Marisa, três psicólogos homossexuais a denunciaram…
Não denunciam os psicólogos muçulmanos por quê?
Não denunciam os psicólogos espíritas por quê?
Não denunciam os psicólogos umbandistas por quê?
No caso dos umbandistas, a reação poderia implicar na colocação dos nomes dos denunciantes e inquisidores em oferendas de macumbarias…
No caso dos muçulmanos, existe a famosa “persuasão” bombástica. Por isso, ninguém ousa incomodá-los.
Já no caso dos cristãos, a reação não envolve nem macumbaria nem bombas. É só o amor de Cristo.
O Conselho Federal de Psicologia não se incomoda com Buda, Maomé e orixás nos psicólogos adeptos desses nomes. Mas por que o nome de Jesus, testemunhado na vida de psicólogos como Marisa Lobo, causa tanto incomodo no Conselho Federal de Psicologia?
Essa perseguição não está ocorrendo apenas contra os psicólogos cristãos, mas todos os que empunham a bandeira do testemunho cristão. O Capelão Ricardo Ribeiro teve mais uma vez sua conta bloqueada no Facebook, provavelmente por “homofobia.”
Se querem cansar alguém com esse termo espalhafatoso e ridículo, por que os inquisidores politicamente corretos não vão visitar as mesquitas do Brasil para acusar os muçulmanos disso?
O Brasil está apenas acompanhando as loucuras do mundo ocidental. Na Inglaterra, quando aproximadamente 6 mil extremistas islâmicos fizeram uma manifestação por seus direitos, um grupo homossexual aproveitou para fazer uma manifestação contra os muçulmanos. A reação foi imediata: os muçulmanos ameaçaram de morte o grupo homossexual.
Em seguida, a polícia veio e prendeu — não os que ameaçaram os homossexuais. A polícia prendeu somente os homossexuais que perturbaram o comício islâmico!
Na mesma Inglaterra, Dale Mcalpine, um pregador evangélico que prega nas ruas, foi preso por expressar sua opinião bíblica de que os atos homossexuais são pecado.
Isto é, quando os cristãos pregam a Bíblia, a polícia prende os cristãos para atender aos ativistas gays. Mas quando os ativistas gays, num país com tradição cristã como a Inglaterra, protestam contra um comício de milhares de islâmicos que pedem a morte de homossexuais, quem vai preso são os homossexuais!
O que Marisa Lobo, Ricardo Ribeiro e outros cristãos deveriam fazer para ganhar da mídia ocidental o mesmo respeito que ganham os ativistas gays e os militantes islâmicos?
Leitura recomendada:




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QUEM TEM MEDO DE TCC Desmistificando a lenda pt 1



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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O tempo e o clima


O tempo e o clima

É muito comum haver confusão entre o que é tempo e o que é clima. Porém, estes são dois fenômenos diferentes, mesmo que se encontrem inter-relacionados.
No dia-a-dia, a previsão do tempo é a estimativa do que se espera que ocorra em termos de temperatura e de precipitação pluvial em um curto período. Nesse sentido o tempo está constantemente mudando: em um certo dia pode fazer sol pela manhã, mas chover pela noite ou podemos ter uma semana chuvosa e outra ensolarada. Já a sucessão dos tipos de tempo registrados por um determinado período é o clima. Assim, para definir o clima com maior exatidão, é necessário considerar a média das variáveis climáticas em um longo período.
De acordo com Mozar de Araújo Salvador, meteorologista da Coordenação Geral de Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para fazer a média do clima são utilizados dados do período médio de 30 anos. “Já a previsão do tempo é questão de dias, semanas”.
Para o nosso tema, cabe destacar que a mudança do clima influencia a freqüência e a intensidade desses eventos (temperatura, chuvas, etc.).

O clima na imprensa

A cobertura dispensada pela imprensa à ampla agenda das alterações climáticas concentra-se, do ponto de vista terminológico, na idéia de aquecimento global: 70% dos textos publicados em 50 jornais, no período 2005–2007, utilizam essa expressão, enquanto os 30% restantes focalizam mudanças climáticas.
Fonte: Pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira. ANDI e Embaixada Britânica.

Variabilidade climática

É importante esclarecer o conceito de variabilidade climática. A ciência descobriu que o clima varia naturalmente, independentemente das ações antrópicas, ou seja, mesmo que o ser humano não habitasse o planeta as estações do ano não teriam sempre as mesmas temperaturas. Isso porque, antes de qualquer coisa, o clima é dependente da intensidade da radiação solar.
A aproximação e o afastamento entre o Sol e a Terra, em determinados ciclos, determinam o maior ou menor grau de incidência de radiação solar e, portanto, o grau de aquecimento ou resfriamento da Terra ao longo de períodos históricos.
Mozart Salvador lembra que as alterações na temperatura dos oceanos influenciam diretamente a variabilidade climática do planeta. “O exemplo mais popular é o El Niño, que a cada três ou quatro anos aquece as águas do Pacífico. La Niña, por sua vez, esfria o Pacífico e provoca redução na temperatura da Terra”. Ele explica também que o fenômeno chamado Oscilação Decanal do Pacífico – um ciclo mais longo, que leva de 20 a 30 anos e resulta na variação de temperatura do oceano – também influencia diretamente o clima. “Atualmente estamos entrando numa fase fria dessa oscilação. Se de fato ela se estabelecer, poderemos ter uma pequena redução da temperatura do planeta”.
Especialistas destacam que o impacto da variabilidade climática não é uniforme e que, ao mesmo tempo em que em algumas partes do planeta há aquecimento, em outras pode estar ocorrendo esfriamento. Assim, em determinadas regiões, o resultado das mudanças climáticas que estão ocorrendo atualmente pode ser o de temperaturas mais baixas em algumas épocas do ano. Mesmo assim, a média de temperatura anual pode ser mais alta. Da mesma forma, em alguns lugares pode chover mais e em outros menos.

Aquecimento ou mudança do clima

As mudanças do clima e o aquecimento global estão inter-relacionados, mas não são o mesmo fenômeno. Como vimos, é natural que a Terra passe por alterações climáticas, esfriando e esquentando em diferentes momentos. “Em séculos passados, lagos ficaram anos congelados na Europa e longos períodos de clima estável foram sucedidos por glaciações”, explica Salvador. Outra confusão comum é pensar que qualquer evento atípico ou extremo é resultado da mudança do clima. Se, por exemplo, há um inverno muito rigoroso, ou um período muito quente, isso não significa que esteja ocorrendo uma mudança climática, pois na história do planeta sempre houve extremos de frio e de calor, independentemente desse tipo de fenômeno.
Já o aquecimento global, no contexto dos debates atuais, é realmente um aumento da temperatura além do natural – e da capacidade da atmosfera em reter calor. Em resumo, a questão do aquecimento da Terra está diretamente relacionada à quantidade de energia que entra (via radiação solar) e sai (via calor) da Terra.
“Aí entra em cena a polêmica sobre as causas desse aquecimento: qual parcela diz respeito às causas naturais e qual resulta da contribuição das atividades humanas, com o progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos”, questiona Mozar.

 http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657





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Maçonaria, jesuítas, sionismo e Vaticano dentro da Nova Ordem Mundial.



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Numerologia Védica Indiana Segundo O Tantra , o Ayurveda e a Astrologia. Mapo de Alexandre de Moraes.

A  numerologia  indiana é mais uma das muitas ferramentas existentes para o auto-conhecimento. Como tal, ela traz informações sobre a person...