quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pedagogia tecnicista



Pedagogia tecnicista[1]

A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária. A organização do processo converteu-se na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção.



[1] Verbete elaborado por Dermeval Saviani 

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_pedagogia_tecnicista.htm

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Palestra "Espertos como Serpentes: como escapar das armadilhas do mundo ...



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terça-feira, 21 de julho de 2015

Acontece em agosto, Na Faculdade de Educação da UNICAMP.


seta

 10 anos do DiS
Diferenças e Subjetividades em Educação 
Dias 03 e 04 de agosto de 2015,no Salão Nobre da FE-Unicamp
Programação completa: <clique aqui>
Inscrições: <clique aqui>
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS/FE-Unicamp)

seta IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo
De 06 a 08 de agosto de 2015, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mais informações: <clique aqui>
Realização:  Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença”
Parcerias: UFSCar, UEMS e Unicamp
Apoio: Curso de Aperfeiçoamento da UFSCar MEC/SEB, Capes e Fapesp
seta CURSO
Alfabetização audiovisual
Convidada: Profa. Dra.a Laia Falcón (Universidade Complutense de Madri)
Em 19 de agosto de 2015, das 13h30 às 17h30, na sala LL02 da FE-Unicamp
Programação: <clique aqui>
Inscrições: <clique aqui>
Realização: Laboratório de Psicologia Genética (LPG/FE-Unicamp
seta I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NETSS
Em 20 de agosto de 2015, na Faculdade de Educação da Unicamp
Inscrições: <clique aqui>
Mais informações: EM BREVE
Realização: Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS/FE-Unicamp)
seta Seminário Internacional: Convivência Ética nas Escolas
Dias 20 e 21 de agosto de 2015, no Centro de Convenções da Unicamp
Inscrições e informações: <clique aqui>
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM)

Como chegar,




UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" , CEP 13083-865 - Campinas - SP - Brasil


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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água


Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água


Plano de Aula Ensino Fundamental

Tema Água

    Objetivos

  • Reconhecer os benefícios da água;
  • Identificar os benefícios da água na saúde, na agricultura e para os animais;
  • Identificar as características da água bem como as formas de contaminação;
  • Sensibilizar os alunos para a importância e as maneiras de evitar o desperdício.

    Conteúdo

Água

  • Característica da água;
  • Benefícios da água;
  • Contaminação da água;
  • evitar desperdício.

    Metodologia

  • Trabalho em dupla;
  • Conversação didática;
  • Trabalho independente;
  • Exposição verbal;

    Desenvolvimento

  • Começar a aula dividindo os alunos em duplas. Entregar para cada dupla um copo de água e uma ficha de observação . Pedir que os alunos observe a água e respondam a algumas questões sobre a água. Corrigir a atividade Explicando que a água pode ser incolor (sem cor), Sem cheiro (inodora) e sem sabor ( insípida);

  • Lançar a seguinte pergunta no quadro: “Quantos litros de água devemos beber por dia” . Pedir que os alunos respondam oralmente. Em seguida, explicar que a água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação, Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, são inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!.
O corpo humano é constituído aproximadamente por 70% de água. Perde diariamente grande quantidade pelo suor pela urina e mesmo pelos resíduos sólidos. Por isso tem que repor o líquido perdido, uns mais outros menos dependendo das condições, clima, atividade física, etc., de 2 a 4 litros de água por dia.é o elemento mais importante para a sobrevivência do seres vivos.

  • Explicar que existem animais e plantas que e vivem em locais muitos quentes e secos desenvolvem comportamentos e adaptações que evitem a desidratação.
  • Propor aos alunos que em grupos de 3, façam uma pesquisa sobre a contaminação da água. Após a pesquisa expor o trabalho no grande grupo identificando os pontos que se destacaram em maior parte nos grupos.
  • Apresentar um texto informativo, que destaque a importância da da prevenção , quanto ao desperdício da água, e os riscos de cada vez mais vivenciarmos a falta de agua potável. Realizar com os alunos um cartaz para ser exposto na escola destacando o que cada um pode fazer para ajudar a preservar esse bem natural.

  • Para finalizar a aula, colocar o vídeo com a música Planeta Água – Sandy e Júnior e entregar a letra para os alunos.

Avaliação:


A avaliação será diagnóstica, no desenvolver da aula.


fonte > http://arquivodeprofessora.blogspot.com.br/2012/04/plano-de-aula-ensino-fundamental-tema.html
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Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...