domingo, 26 de fevereiro de 2017

Origem da palavra educar


Origem da palavra educar

Do latim educareeducere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.
O termo latino educare é composto pela união do prefixo ex, que significa “fora”, e ducere, que quer dizer “conduzir” ou “levar”.
O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora” de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo.
É interessante observar que o termo 'educação' em português possui uma conotação não encontrada na palavra education do inglês.
Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo “educado”, em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal.
fonte; http://www.dicionarioetimologico.com.br/educar/

Obrigado pela visita, volte sempre.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Procedimentos de Ensino – Procedimentos Didáticos

Procedimentos de Ensino – Procedimentos Didáticos


A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.
A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que o professor faz.
O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.

Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar:

a)      Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
b)      A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c)      As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas);
d)     Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível:

Métodos e Técnicas Didáticas Interativas


  • Discussão
  • Debate
  • Estudo em Grupo
  • Diálogo
  • Simpósio
  • Painel
  • Phillipps 66 ou 22

  • Comissão
  • Entrevista
  • Mesa Redonda
  • Fórum
  • Seminário
  • Apresentação de Soluções
  • Dramatização




Métodos e Técnicas Didáticas Individuais


  • Argüição
  • Leitura Dirigida
  • Solução de Problemas
  • Estudo de Casos
  • Pesquisa
  • Estudo/Tarefa Dirigida
  • Aulas práticas de laboratório
  • Aulas práticas de oficina
  • Aulas práticas de campo-estudo do meio
  • Trabalho Individual
  • Demonstração de Teorias
  • Aulas Expositiva

Alguma destas técnicas também se prestam a trabalhos coletivos (em grupo) aulas práticas, estudo de casos, solução de problemas, pesquisas, entre outros.

fonte: http://supervisaoriopreto.blogspot.com.br/2012/06/procedimentos-de-ensino-procedimentos.html

Obrigado pela visita, volte sempre.

Numerologia Védica Indiana Segundo O Tantra , o Ayurveda e a Astrologia. Mapa de Alexandre de Moraes.

A  numerologia  indiana é mais uma das muitas ferramentas existentes para o auto-conhecimento. Como tal, ela traz informações sobre a per...