A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.
A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que o professor faz.
O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.
Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar:
a) Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
b) A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c) As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas);
d) Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível:
Métodos e Técnicas Didáticas Interativas
- Discussão
- Debate
- Estudo em Grupo
- Diálogo
- Simpósio
- Painel
- Phillipps 66 ou 22
- Comissão
- Entrevista
- Mesa Redonda
- Fórum
- Seminário
- Apresentação de Soluções
- Dramatização
Métodos e Técnicas Didáticas Individuais
- Argüição
- Leitura Dirigida
- Solução de Problemas
- Estudo de Casos
- Pesquisa
- Estudo/Tarefa Dirigida
- Aulas práticas de laboratório
- Aulas práticas de oficina
- Aulas práticas de campo-estudo do meio
- Trabalho Individual
- Demonstração de Teorias
- Aulas Expositiva
Alguma destas técnicas também se prestam a trabalhos coletivos (em grupo) aulas práticas, estudo de casos, solução de problemas, pesquisas, entre outros.