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terça-feira, 23 de outubro de 2018
Avaliação 4º Ano - Língua Portuguesa
Contribuição e adaptação de Ondina Maria Lima Valiante
TEXTO 1
A Raposa e o Lenhador
Esopo
Uma raposa era perseguida por uns caçadores, quando viu um lenhador e suplicou que ele a escondesse. O homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.
De imediato chegaram os caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto a raposa.
Com a voz ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde havia se escondido. Os caçadores não compreenderam os sinais da mão e se confiaram no que disse com as palavras.
A raposa, ao vê-los irem, saiu sem dizer nada. O lenhador a reprovou porque, apesar de tê-la salvo, não agradecera, ao que a raposa respondeu:
— Agradeceria se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.
Moral da história: Não negues com teus atos, o que pregas com tuas palavras.
1) O nome da fábula é ___________________________ e o autor da fábula é _____________
2) Os personagens da fábula são _________________________________________________
3) O que o homem (lenhador) aconselhou à raposa?
_________________________________________________
4) Qual foi a pergunta que os caçadores fizeram para o lenhador?
_________________________________________________
5) O que você entendeu com a moral da história?
_________________________________________________
TEXTO 2 . Observe a seguinte tirinha e responda as perguntas.
1- “Quem cala consente!” significa:
(a ) Aquele que não se manifesta contra uma atitude concorda com ela.
(b ) O espelho não fala porque não tem boca.
(c ) O espelho costuma não falar a verdade.
(d ) Mônica é bonita.
2- A tirinha faz alusão a qual história de conto de fadas:
(a ) Chaupeuzinho Vermelho
(b ) A Bela Adormecida
(c ) Branca de Neve (d ) Cinderela
TEXTO 3
O louco e o pingüim
O louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”; Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.
1- Leia novamente o trecho : “- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”
Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
(a ) O levasse para passear no zoológico.
(b ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
(c ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
(d ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.
2- Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?
(a ) Porque não se coloca pingüim no colo.
(b ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
(c ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
(d ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.
3- “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
(a ) Ao louco.
(b ) O vizinho.
(c ) Ao pingüim.
(d ) Não se refere a ninguém.
4- A função desse texto é:
(a ) Informar como divertir um animal na cidade.
(b ) Fazer o leitor rir.
(c ) Instruir como cuidar de um pingüim.
(d ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.
TEXTO 4 - O lobo e a cabra
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá,
pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima.
Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida.
Mas a cabra lhe respondeu :
“ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.
1- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:
( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.
2– A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.
TEXTO 5 - O cão e seu reflexo
Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão.
Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.
MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
1- O texto acima é:
( A ) Fábula
( B ) Conto de fadas
( C ) Propaganda
( D ) Notícia
2- O texto foi escrito com o objetivo principal :
( A ) anunciar um produto.
( B ) dar instruções.
( C ) transmitir ensinamento.
( D ) mostrar pesquisa.
3- O texto trata principalmente da:
( A ) coragem do cão.
( B ) fome do cão.
( C ) ambição do cão.
( D ) sabedoria do cão.
4- O fato que deu início a narrativa foi:
( A ) a grande fome do cão.
( B ) o sentimento de orgulho do cão.
( C ) a sombra que o cão viu no rio.
( D ) a ponte que o cão atravessou.
5- O cão largou seu pedaço de carne porque:
( A ) atravessou um rio procurando alguma coisa.
( B ) deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
( C ) ficou privado dos dois pedaços de carne.
( D ) julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
TEXTO 6 - Isso não está me cheirando bem
Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia! Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico, papel metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.
Suplemento “O Estadinho”, agosto/2006.
1- O texto foi escrito para:
(A) Informar as pessoas.
(B) Divertir as pessoas.
(C) Promover um produto.
(D) Dar um recado
2- Segundo o texto, cada brasileiro produz por dia:
(A) 200 g de lixo
(B) 300 g de lixo
(C) 500 de lixo.
(D) 1 kg de lixo.
3- Para solucionar este problema é preciso:
(A) Separar o lixo para reciclagem.
(B) Jogar o lixo nos lixões.
(C) Limpar o lixo dos rios.
(D) Produzir mais lixo.
4- De acordo com as informações do texto, o grande problema nas cidades é:
(A) A separação do lixo.
(B) A reciclagem do lixo.
(C) A produção de lixo.
(D) Decomposição do lixo.
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segunda-feira, 22 de outubro de 2018
Sociologia da Educação e sua Importância para Pedagogia. João Maria and...
Uso de Técnicas Sociométricas para definição e/ou identificação de perfil de aluno
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TESTES SOCIOMÉTRICOS
http://portal.dsej.gov.mo/webdsejspac...
O Suicídio – reavaliando um clássico
da literatura sociológica do século XIX
http://www.scielo.br/pdf/csp/v14n1/01...
A sociologia durkheimiana e a tradição
conservadora:
elementos para uma revisão crítica
http://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n20/2...
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sábado, 20 de outubro de 2018
Hoje é dia de Pasankusa jejum de Ekadasi 22 - 20/10/2018
Pasankusa jejum de Ekadasi 22
Yudhisthira Maharaja disse:
-Ó Madhusudana, qual é o nome do Ekadasi que ocorre durante o quarto-crescente do mês Asvina(setembro/outubro)? Por favor seja misericordioso e fale-me sobre isto.
O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu:
-Ó rei, ouça por favor enquanto Eu explico as glórias do Pasankusa Ekadasi, o qual remove todos os pecados. Neste dia a pessoa deve adorar, de acordo com as regras e regulações, a Deidade de Padmanabha, o Senhor de umbigo de lótus. Assim fazendo, adquire-se qualquer prazer celestial desejado neste mundo e por fim, se alcança a liberação. Simplesmente por se oferecer humildes reverências ao Senhor Vishnu, aquele que é transportado por Garuda, somente uma única vez, pode-se alcançar o mesmo mérito que é obtido pela execução de grandes penitências com os sentidos completamente controlados por um longo período de tempo. Embora a pessoa possa ter cometido pecados ilimitados, ela pode ainda assim escapar do inferno, simplesmente por prestar suas reverências ao Senhor Hari, o qual remove todos os pecados.
Os méritos obtidos por se peregrinar nos tirthas(lugares sagrados) deste planeta terrestre, podem também ser alcançados meramente pelo canto dos santos nomes do Senhor Vishnu(nota 1). Quem quer que cante estes nomes sagrados, tais como Rama, Vishnu, Janardana ou Krishna, especialmente no Ekadasi, nunca irá a morada de Yamaraja. Bem como aquele que jejua no Papankusa Ekadasi, o qual é muito querido por Mim, verá aquela morada.
Tanto o vaishnava que critica o senhor Shiva quanto o saivite que Me critica, ambos certamente vão ao inferno. O mérito obtido pela execução de mil Asvamedha yagna e cem Rajasuya, não é igual sequer a um sexagéssimo do mérito alcançado pela pessoa que jejua no Ekadasi. Não há mérito mais elevado que alguém possa obter, do que aquele alcançado pelo jejum no Ekadasi. De fato, nada nos três mundos é tão eficaz ou tão capaz de purificar alguém do pecado, quanto o Ekadasi, o dia do Senhor de umbigo de lótus, Padmanabha.
Ó rei, até que a pessoa observe o jejum no dia do Senhor Padmanabha, chamado de Papankusa Ekadasi, ela permanecerá pecaminosa, e as reações dos seus malfeitos passados nunca a abadonarão. Não há mérito em todos os três mundos que possa competir com o mérito alcançado por se observar o jejum neste Ekadasi. Ó rei, nem mesmo o Ganges, Gaya, Kasi, nem Puskara, ou até mesmo o lugar sagrado de Kuruksetra, pode outorgar tanto mérito quanto o Papankusa Ekadasi.
Ó Yudhisthira, protetor da terra, após observar o Ekadasi durante o período do dia, o devoto deve permanecer acordado durante a noite, pois assim fazendo, ele alcança facilmente a morada do Supremo Senhor Sri Vishnu. Dez gerações de ancestrais do lado materno, dez gerações do lado paterno e dez gerações do seu conjuge são todos liberados pela simples observação do jejum neste Ekadasi. Todos estes ancestrais alcançam as suas formas transcendentais originais de quatro braços. Usando roupas amarelas e belas guirlandas, eles sobem ao mundo espiritual nas costas de Garuda, o inimigo das serpentes. Esta é a benção que meu devoto alcança simplesmente por seguir um Papankusa Ekadasi corretamente.
Ó melhor dos reis, quer a pessoa seja uma criança, um jovem ou um velho, o jejum no Papankusa Ekadasi livra-lo-á dos pecados e fará com que esta pessoa fique imune ao renascimento no sofrimento infernal. Quem quer que observe o jejum neste Ekadasi livra-se de todos os seus pecados e retorna à morada do Senhor Hari. Aquele que doa ouro, sementes de gergelim, terra fértil, vacas, grãos, água potavel, um guarda-chuva, ou um par de sapatos neste dia muito sagrado, nunca terá de visitar a morada de Yamaraja, aquele que sempre pune os pecadores. No entanto se um residente da terra falha em executar atos espirituais, especialmente a celebração do jejum em dias santos tais como o Ekadasi, está dito que a sua respiração não é melhor do que a baforada do fole de um ferreiro.
Ó melhor dos reis, especialmente no Papankusa Ekadasi, até mesmo os pobres devem antes de tudo se banhar e então dar alguma caridade e executar outras ativiades auspiciosas de acordo com suas habilidades.
Quem quer que execute sacrifícios ou construa poços públicos, locais de descanço, jardins ou casas, não sofrerá as punições de Yamaraja. Realmente, deve-se compreender que uma pessoa certamente executou tais atividades piedosas em sua vida passada, se ela possui longa vida, riqueza, ou nascimento elevado ou então se está livre de todas as doenças. Mas a pessoa que observa o Papankusa Ekadasi, vai para a morada do Senhor Supremo.
O Senhor Krishna concluiu:
-Então, ó santo Yudhisthira, Eu narrei para você as glórias do Papankusa Ekadasi. Por favor pergunte-Me mais se deseja continuar ouvindo sobre o Ekadasi.
Assim acaba a narração das glórias do Papankusa Ekadasi ou Asvina-sukla Ekadasi
do Brahma-vaivarta Purana.
-NOTA-
01-De acordo com o Srimad Bhagavatam, Vishnu é uma encarnação Purusha da expansão quadupla do Sr. Sri Krishna.
-FIM-
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quinta-feira, 18 de outubro de 2018
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