A educação física prepara as crianças para uma vida ativa e saudável, melhorando a autodisciplina e reduzindo o estresse. Esta seção inclui aulas de educação física do jardim de infância até o ensino médio, abrangendo diferentes níveis de habilidade e objetivos.
Plano de aula – Congelar
OBJETIVOS:
Os alunos praticarão habilidades de concentração e conceitos físicos básicos, conforme exigido na aula de educação física. Os alunos também trabalharão em equilíbrio e coordenação.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Grande área aberta para as crianças se movimentarem
- Som ou outra forma de música com uma batida forte
INTRODUÇÃO:
Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que a palavra “congelar” significa. Peça aos alunos que iniciem uma corrida no local e expliquem quando você disser “congelar”, eles precisam parar e não se mover, então explique que eles estarão congelados. Explique que isso fará parte do jogo.
DESENVOLVIMENTO:
- Mande os alunos se espalharem.
- Explique que uma vez que a música comece, eles devem começar a se mover ou dançar.
- Eles devem continuar a dançar e se mover até que a música pare completamente.
- Se a música parar, eles devem congelar em qualquer posição em que estejam no momento e segurá-la até que a música seja iniciada novamente.
- Se eles se movem, eles estão fora e devem sentar-se até a próxima rodada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, seguindo instruções e simples observação.
Plano de aula – Animais
OBJETIVOS:
Os alunos poderão correr, andar, galopar, pular e usar outros métodos para atingir metas pessoais de condicionamento físico.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Prepare várias fotos de diferentes animais, alguns que pulam, outros que correm, etc;
- Microfone caso seja necessário.
INTRODUÇÃO:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o quão rápido um ser humano pode correr.
- Permita respostas e inicie uma discussão.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem o animal terrestre mais rápido da Terra. (Guepardo).
DESENVOLVIMENTO:
- Diga aos alunos que eles não poderiam correr tão rápido quanto um guepardo, mas eles podem correr tão rápido quanto alguns outros animais.
- Exiba uma foto de um animal para os alunos. Pergunte se eles acham que o animal corre mais rápido ou menos que o ser humano.
- Peça aos alunos que deem uma volta ao redor da sala/quadra. Quando eles retornarem, pergunte aos alunos: Qual animal da foto você acha que corre tão rápido quanto?
- Permita respostas.
PRÁTICA GUIADA:
- Diga aos alunos que eles darão voltas e correrão perto das velocidades dos animais das fotos.
- Diga aos alunos que não é uma corrida, e eles também devem tentar correr, pular, galopar ou se mover como os animais. (Eles também podem imitar a natação, caso o animal nade).
- Para cada volta, os alunos irão “correr” como um novo animal. Use animais mais lentos para dar aos alunos um “descanso”.
- Continue a atividade durante toda a aula.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, e na quantidade de voltas que os alunos conseguirem dar.
Plano de aula – Basquete
OBJETIVOS:
Os alunos devem ser capazes de driblar uma bola de basquete e atirar na cesta com alguma precisão (fazer uma cesta não é necessária, mas deve ser tentada).
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Grande área aberta para as crianças se espalharem
- Cesta de basquete
- Bola de Basquete (1 por equipe)
- Fita para linha de partida (opcional)
INTRODUÇÃO:
Comece fazendo com que os alunos se unam e joguem uma bola de basquete para frente e para trás, passando um para o outro. Peça aos alunos que driblem e se revezam tentando fazer uma cesta com o parceiro.
DESENVOLVIMENTO:
- Peça aos alunos que escolham equipes. Dois ou três, dependendo do tamanho da turma.
- Faça um ponto de partida com fita no chão em uma extremidade do ginásio.
- Diga aos alunos que eles farão um revezamento com sua equipe. As regras são as seguintes:
- Quando o apito soar (ou você disser) a primeira pessoa é driblar a bola pelo ginásio, tenta fazer uma cesta (deve mirar e realmente tentar) e depois driblar de volta para a próxima pessoa na fila. Se eles pararem de driblar ou perderem a bola enquanto driblam, devem voltar para a linha e começar de novo. Isso continua até que o último membro da equipe tenha cruzado a linha de chegada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação e interação entre equipes.
Plano de aula – Corrida de revezamento com matemática
OBJETIVOS:
Os alunos irão trabalhar as habilidades matemáticas básicas enquanto se tornam fisicamente ativos através de uma corrida de revezamento que requer a resolução de problemas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Sala de aula;
- Quadro negro;
- giz de cera;
- Apagador.
INTRODUÇÃO:
- Comece explicando aos alunos que eles serão colocados em equipes para realizar uma corrida de revezamento.
- Explique que eles terão que fazer uma fila na ordem que escolherem, correr até a parede, resolver um problema de matemática sem ajuda e depois correr de volta para marcar a mão do membro da equipe.
- Diga aos alunos que eles não podem ajudar uns aos outros a resolver o problema. Explique que depois que todos os membros da equipe tiverem resolvido as contas, a resolução dos problemas serão verificados, se um estiver errado, a equipe poderá escolher um único membro para corrigir a resposta errada.
- Essa pessoa pode ser decidida com antecedência.
DESENVOLVIMENTO:
- Separe os alunos de maneira aleatória em equipes iguais. Dê aos alunos alguns minutos para decidir qual será a ordem e quem será o encarregado de corrigir os problemas incorretos.
- Certifique-se de que todos os problemas estejam escritos de forma legível e possam ser entendido por todos os alunos. Lembre aos alunos que eles devem marcar a mão do próximo corredor antes que eles possam começar. Certifique-se de que uma linha tenha sido colocada no chão na frente de cada equipe.
- Não deixe de conferir quais alunos estejam respondendo as perguntas corretamente para saber quem vence a corrida de revezamento.
AVALIAÇÃO:
Os alunos trabalharão juntos em um revezamento e responderão corretamente às questões de matemática apropriadas para a idade enquanto fazem exercícios físicos. A equipe vencedora trabalhará mais rápido e solucionará corretamente cada problema de matemática.
Plano de aula – Pule o rio
OBJETIVOS:
O objetivo desta atividade é dar às crianças a oportunidade de praticar as habilidades de pular e aterrissar, enfatizando que deve balançar os braços ao saltar e aterrissar em uma posição equilibrada sem cair.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Bambolês
INTRODUÇÃO:
- Realize esta atividade em um grande espaço interno ou externo com limites marcados para que as crianças saibam onde podem e não podem se mover. Antes de começar a atividade, espalhe bambolês por todo o espaço, de modo que fiquem estendidos no chão.
- Explique às crianças que elas estão dando um passeio na floresta e podem precisar atravessar um riacho ou rio. Peça às crianças que andem pelo espaço e, quando chegarem a um rio (bambolê), elas precisam pular sobre o rio sem molhar os pés.
- Para ajudar as crianças a aprender os fundamentos do salto, os professores devem inicialmente pedir às crianças para unirem os dois pés e balançarem os braços para frente quando pularem.
- Ao aterrissar, as crianças devem pousar em dois pés, espalhando seus pés sobre a largura dos ombros, para que tenham uma base ampla de apoio quando pousarem. Após o pouso, as crianças devem prosseguir e saltar sobre o próximo rio.
- A ênfase deve ser colocada em pousar em ambos os pés ao mesmo tempo sem cair.
- Dê às crianças tempo suficiente para se movimentarem pelo espaço e pularem sobre todos os rios.
- Após 3 a 5 minutos de saltos, as crianças podem precisar de um breve período de descanso (30 a 60 segundos) antes de continuar a atividade.
DESENVOLVIMENTO:
- Varie a atividade pedindo às crianças que vejam o quão alto elas podem pular e até onde elas podem pular enquanto salta pelo rio.
- Crianças mais experientes podem gostar do desafio de bater palmas enquanto voam pelo ar, ou girando no ar antes de aterrissarem. Qualquer que seja a variação, professores e crianças não devem perder de vista o objetivo principal de pousar em uma posição equilibrada.
- Não se sinta limitado a apenas saltar sobre os bambolês. Essa pode ser uma ótima atividade de integração de sala de aula e pode ter muitas variações. Por exemplo, peça às crianças para desenhar ou pintar seus próprios rios em grandes folhas de papel. Certifique-se de desenhar peixes, árvores e outros objetos dentro e ao lado do rio. Cole os desenhos das crianças no chão e finja que a turma vai viajar. Quando as crianças alcançam os diferentes rios espalhados pela sala, elas devem balançar os braços e pular sobre o rio, aterrissando do outro lado sem cair.
- Os professores também podem querer integrar essa ideia com um livro que leem para as crianças sobre os rios ou as formas pelas quais as pessoas viajam.
AVALIAÇÃO:
Os professores podem usar esse tempo para observar as habilidades de salto e aterrissagem das crianças e registrar seu progresso.
Plano de aula – Leitura de rótulos, qual lanche é a melhor escolha?
OBJETIVOS:
Fornecer aos alunos o conhecimento sobre como verificar as informações nutricionais nos lanches. Os alunos identificarão os rótulos e compararão as informações nutricionais dos lanches.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Rótulos de lanches consumidos diariamente (pedir para cada aluno trazer um de casa);
- Corda, peso ou qualquer material para fazer exercícios;
- Cones.
INTRODUÇÃO:
Comece a aula com a leitura de rótulos dos alimentos. Certifique-se de que seus alunos sejam capazes de determinar onde encontrar informações nutricionais específicas.
Faça uma estação de treinamento com cones e pendure rótulos dos alimentos com um cartão anexado em cada um deles. Nos cartões da estação de treinamento, dê instruções sobre que informação nutricional deseja que os alunos identifiquem e junte um exercício para ir com essa informação.
Exemplos podem incluir:
1 – Biz. Identifique as calorias em uma porção e pule corda a cada caloria existente.
2 – Fini. Identifique a quantidade de sódio em uma porção e faça polichinelo para cada grama de sódio.
3 – Suco Del Vale. Identifique o porcentagem de vitamina C em uma porção e realize um agachamento para cada porcentagem.
AVALIAÇÃO:
Enquanto o aluno responde em cada estação, peça que cada um registre as respostas em uma folha. Isso pode ser usado para uma pré-avaliação, juntamente com os exercícios.
Plano de aula – Esquiar até a linha de chegada
OBJETIVOS:
Os alunos serão capazes de demonstrar habilidades físicas adequadas à idade enquanto ‘esquiarem’.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Dois pratos de papel por aluno;
- Cordas;
- Cones.
INTRODUÇÃO:
Comece dizendo aos alunos que eles irão esquiar hoje. Peça a um aluno que mostre o que significa caminhar para frente, para trás e em zigue-zague.
DESENVOLVIMENTO:
- Explique aos alunos que eles praticarão os movimentos demonstrados como se estivessem em esquis, mas como não podem nevar na sala de aula, precisam fingir.
- Dê a cada aluno um par de ‘esquis’.
- Dois pratos de papel.
- Coloque-os nos pratos de papel.
- Diga aos alunos que, para esquiar, não podem levantar os pés do prato.
- Espalhe cones para os alunos esquiarem entre eles.
- Peça aos alunos que percorram os cones da forma que escolherem para demonstrar habilidades.
- Se o tempo permitir, deixe os alunos esquiarem o curso como um revezamento com outros alunos.
FECHAMENTO:
Peça aos alunos que compartilhem como se sentem em relação ao esqui. Pergunte se algum movimento foi mais difícil do que os outros e por quê.
AVALIAÇÃO:
Os alunos se revezarão em um curso simples no qual devem seguir em frente, para trás e em zigue-zague.
Plano de aula – Confie em mim
OBJETIVOS:
Os alunos trabalharão na construção da confiança enquanto trabalham juntos para concluir uma corrida de obstáculos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Colchonetes (para segurança);
- Obstáculos simples que podem ser facilmente concluídos (cones, corda, prancha, etc).
INTRODUÇÃO:
- Comece explicando aos alunos que a confiança é uma via de mão dupla.
- Você precisa confiar em seu parceiro neste curso de obstáculos, porque eles vão ajudar a completar.
- Peça aos alunos que escolham um parceiro ou escolha os pares.
DESENVOLVIMENTO:
- Peça aos alunos que percorram a pista de obstáculos sem vendas primeiro e demonstrem como completar cada obstáculo. (Ao redor dos cones, passe por cima de uma corda de pular, ande em linha reta feita de fita adesiva, etc).
- Agora, peça aos alunos que trabalhem em pares para completar o obstáculo. Quando um dos parceiros concluir o curso, peça aos parceiros que mudem de lugar.
- Exemplo de parceiro 1 (de olhos vendados)
- Parceiro 2: Dê um passo gigante para frente e pise a corda de pular
- Parceiro 1: faz como solicitado
- Parceiro 2: Caminhe para frente devagar, agora vá para a direita ao redor do primeiro cone e pare
- Parceiro 1: faz como solicitado
- Parceiro 2: continue através dos obstáculos
- Faça com que os parceiros mudem de lugar depois de concluído
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseada em dar e seguir as instruções adequadamente.
Plano de aula – Olimpíadas
OBJETIVOS:
Através de uma pesquisa sobre as olimpíadas, os alunos serão capazes de entender e praticar os movimentos de esportes do evento. Durante as aulas de educação física, os alunos poderão ensinar outros alunos sobre o esporte, mostrar movimentos, etc.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Acesso a internet para pesquisa
INTRODUÇÃO:
- O professor apresentará um vídeo ou foto de um esporte olímpico para os alunos assistirem;
- Pergunte aos alunos se eles poderiam simular os movimentos / ações no esporte;
- Permitir discussão em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO:
Explique a tarefa para os alunos: Eles pesquisarão um esporte olímpico, o treinamento envolvido pelos atletas e alguns dos movimentos / ações envolvidos para realizar aquele esporte, em seguida, cada aluno deve demonstrar através de simulação de movimentos / ações como funciona o esporte.
AVALIAÇÃO:
Como lição de casa, peça aos alunos que escrevam um breve resumo da experiência e o que aprenderam.
Plano de aula – Diferentes países
OBJETIVOS:
Os alunos poderão pesquisar e, em seguida, instruir e demonstrar aos colegas de de sala de aula jogos ou atividades de educação física populares em outros países.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Acesso a internet;
- Lista de países suficiente para cada grupo de dois alunos;
- Um exemplo de atividade/jogo em outro país para servir como exemplo.
INTRODUÇÃO:
- Exiba o exemplo de atividade e suas regras de outro país;
- Introduzir as informações para os alunos;
- Demonstrar a atividade / jogo usando alguns alunos;
- Peça aos alunos para adivinharem o país e a origem do jogo / atividade.
DESENVOLVIMENTO:
- Diga aos alunos que eles vão pesquisar sobre um jogo / atividade de outro país e demonstrá-lo para a classe;
Separar os alunos em pares e distribuir um país para cada grupo; - Lembre aos alunos que o jogo deve envolver movimentos físicos;
- Orientar os alunos para pesquisar na Internet para descobrir as atividades favoritas de crianças em outros países;
- Na próxima aula de educação física, peça para que os grupos inicie sua demonstração;
- Encoraje todos os alunos a participarem;
- Aguarde cerca de 10 a 15 minutos ou menos para cada demonstração (o tempo depende do número de períodos de aula disponíveis para a aula).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, pesquisa e demonstração.
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