domingo, 16 de junho de 2019

Plano de Aula de Educação Física

Plano de aula - Educação Física

educação física prepara as crianças para uma vida ativa e saudável, melhorando a autodisciplina e reduzindo o estresse. Esta seção inclui aulas de educação física do jardim de infância até o ensino médio, abrangendo diferentes níveis de habilidade e objetivos.

Plano de aula – Congelar

OBJETIVOS:
Os alunos praticarão habilidades de concentração e conceitos físicos básicos, conforme exigido na aula de educação física. Os alunos também trabalharão em equilíbrio e coordenação.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Grande área aberta para as crianças se movimentarem
  • Som ou outra forma de música com uma batida forte
INTRODUÇÃO:
Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que a palavra “congelar” significa. Peça aos alunos que iniciem uma corrida no local e expliquem quando você disser “congelar”, eles precisam parar e não se mover, então explique que eles estarão congelados. Explique que isso fará parte do jogo.
DESENVOLVIMENTO:
  • Mande os alunos se espalharem.
  • Explique que uma vez que a música comece, eles devem começar a se mover ou dançar.
  • Eles devem continuar a dançar e se mover até que a música pare completamente.
  • Se a música parar, eles devem congelar em qualquer posição em que estejam no momento e segurá-la até que a música seja iniciada novamente.
  • Se eles se movem, eles estão fora e devem sentar-se até a próxima rodada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, seguindo instruções e simples observação.

Plano de aula – Animais

OBJETIVOS:
Os alunos poderão correr, andar, galopar, pular e usar outros métodos para atingir metas pessoais de condicionamento físico.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Prepare várias fotos de diferentes animais, alguns que pulam, outros que correm, etc;
  • Microfone caso seja necessário.
INTRODUÇÃO:
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o quão rápido um ser humano pode correr.
  • Permita respostas e inicie uma discussão.
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem o animal terrestre mais rápido da Terra. (Guepardo).
DESENVOLVIMENTO:
  • Diga aos alunos que eles não poderiam correr tão rápido quanto um guepardo, mas eles podem correr tão rápido quanto alguns outros animais.
  • Exiba uma foto de um animal para os alunos. Pergunte se eles acham que o animal corre mais rápido ou menos que o ser humano.
  • Peça aos alunos que deem uma volta ao redor da sala/quadra. Quando eles retornarem, pergunte aos alunos: Qual animal da foto você acha que corre tão rápido quanto?
  • Permita respostas.
PRÁTICA GUIADA:
  • Diga aos alunos que eles darão voltas e correrão perto das velocidades dos animais das fotos.
  • Diga aos alunos que não é uma corrida, e eles também devem tentar correr, pular, galopar ou se mover como os animais. (Eles também podem imitar a natação, caso o animal nade).
  • Para cada volta, os alunos irão “correr” como um novo animal. Use animais mais lentos para dar aos alunos um “descanso”.
  • Continue a atividade durante toda a aula.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, e na quantidade de voltas que os alunos conseguirem dar.

Plano de aula – Basquete

OBJETIVOS:
Os alunos devem ser capazes de driblar uma bola de basquete e atirar na cesta com alguma precisão (fazer uma cesta não é necessária, mas deve ser tentada).
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Grande área aberta para as crianças se espalharem
  • Cesta de basquete
  • Bola de Basquete (1 por equipe)
  • Fita para linha de partida (opcional)
INTRODUÇÃO:
Comece fazendo com que os alunos se unam e joguem uma bola de basquete para frente e para trás, passando um para o outro. Peça aos alunos que driblem e se revezam tentando fazer uma cesta com o parceiro.
DESENVOLVIMENTO:
  • Peça aos alunos que escolham equipes. Dois ou três, dependendo do tamanho da turma.
  • Faça um ponto de partida com fita no chão em uma extremidade do ginásio.
  • Diga aos alunos que eles farão um revezamento com sua equipe. As regras são as seguintes:
  • Quando o apito soar (ou você disser) a primeira pessoa é driblar a bola pelo ginásio, tenta fazer uma cesta (deve mirar e realmente tentar) e depois driblar de volta para a próxima pessoa na fila. Se eles pararem de driblar ou perderem a bola enquanto driblam, devem voltar para a linha e começar de novo. Isso continua até que o último membro da equipe tenha cruzado a linha de chegada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação e interação entre equipes.

Plano de aula – Corrida de revezamento com matemática

OBJETIVOS:
Os alunos irão trabalhar as habilidades matemáticas básicas enquanto se tornam fisicamente ativos através de uma corrida de revezamento que requer a resolução de problemas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Sala de aula;
  • Quadro negro;
  • giz de cera;
  • Apagador.
INTRODUÇÃO:
  • Comece explicando aos alunos que eles serão colocados em equipes para realizar uma corrida de revezamento.
  • Explique que eles terão que fazer uma fila na ordem que escolherem, correr até a parede, resolver um problema de matemática sem ajuda e depois correr de volta para marcar a mão do membro da equipe.
  • Diga aos alunos que eles não podem ajudar uns aos outros a resolver o problema. Explique que depois que todos os membros da equipe tiverem resolvido as contas, a resolução dos problemas serão verificados, se um estiver errado, a equipe poderá escolher um único membro para corrigir a resposta errada.
  • Essa pessoa pode ser decidida com antecedência.
DESENVOLVIMENTO:
  • Separe os alunos de maneira aleatória em equipes iguais. Dê aos alunos alguns minutos para decidir qual será a ordem e quem será o encarregado de corrigir os problemas incorretos.
  • Certifique-se de que todos os problemas estejam escritos de forma legível e possam ser entendido por todos os alunos. Lembre aos alunos que eles devem marcar a mão do próximo corredor antes que eles possam começar. Certifique-se de que uma linha tenha sido colocada no chão na frente de cada equipe.
  • Não deixe de conferir quais alunos estejam respondendo as perguntas corretamente para saber quem vence a corrida de revezamento.
AVALIAÇÃO:
Os alunos trabalharão juntos em um revezamento e responderão corretamente às questões de matemática apropriadas para a idade enquanto fazem exercícios físicos. A equipe vencedora trabalhará mais rápido e solucionará corretamente cada problema de matemática.

Plano de aula – Pule o rio

OBJETIVOS:
O objetivo desta atividade é dar às crianças a oportunidade de praticar as habilidades de pular e aterrissar, enfatizando que deve balançar os braços ao saltar e aterrissar em uma posição equilibrada sem cair.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Bambolês
INTRODUÇÃO:
  • Realize esta atividade em um grande espaço interno ou externo com limites marcados para que as crianças saibam onde podem e não podem se mover. Antes de começar a atividade, espalhe bambolês por todo o espaço, de modo que fiquem estendidos no chão.
  • Explique às crianças que elas estão dando um passeio na floresta e podem precisar atravessar um riacho ou rio. Peça às crianças que andem pelo espaço e, quando chegarem a um rio (bambolê), elas precisam pular sobre o rio sem molhar os pés.
  • Para ajudar as crianças a aprender os fundamentos do salto, os professores devem inicialmente pedir às crianças para unirem os dois pés e balançarem os braços para frente quando pularem.
  • Ao aterrissar, as crianças devem pousar em dois pés, espalhando seus pés sobre a largura dos ombros, para que tenham uma base ampla de apoio quando pousarem. Após o pouso, as crianças devem prosseguir e saltar sobre o próximo rio.
  • A ênfase deve ser colocada em pousar em ambos os pés ao mesmo tempo sem cair.
  • Dê às crianças tempo suficiente para se movimentarem pelo espaço e pularem sobre todos os rios.
  • Após 3 a 5 minutos de saltos, as crianças podem precisar de um breve período de descanso (30 a 60 segundos) antes de continuar a atividade.
DESENVOLVIMENTO:
  • Varie a atividade pedindo às crianças que vejam o quão alto elas podem pular e até onde elas podem pular enquanto salta pelo rio.
  • Crianças mais experientes podem gostar do desafio de bater palmas enquanto voam pelo ar, ou girando no ar antes de aterrissarem. Qualquer que seja a variação, professores e crianças não devem perder de vista o objetivo principal de pousar em uma posição equilibrada.
  • Não se sinta limitado a apenas saltar sobre os bambolês. Essa pode ser uma ótima atividade de integração de sala de aula e pode ter muitas variações. Por exemplo, peça às crianças para desenhar ou pintar seus próprios rios em grandes folhas de papel. Certifique-se de desenhar peixes, árvores e outros objetos dentro e ao lado do rio. Cole os desenhos das crianças no chão e finja que a turma vai viajar. Quando as crianças alcançam os diferentes rios espalhados pela sala, elas devem balançar os braços e pular sobre o rio, aterrissando do outro lado sem cair.
  • Os professores também podem querer integrar essa ideia com um livro que leem para as crianças sobre os rios ou as formas pelas quais as pessoas viajam.
AVALIAÇÃO:
Os professores podem usar esse tempo para observar as habilidades de salto e aterrissagem das crianças e registrar seu progresso.

Plano de aula – Leitura de rótulos, qual lanche é a melhor escolha?

OBJETIVOS:
Fornecer aos alunos o conhecimento sobre como verificar as informações nutricionais nos lanches. Os alunos identificarão os rótulos e compararão as informações nutricionais dos lanches.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Rótulos de lanches consumidos diariamente (pedir para cada aluno trazer um de casa);
  • Corda, peso ou qualquer material para fazer exercícios;
  • Cones.
INTRODUÇÃO:
Comece a aula com a leitura de rótulos dos alimentos. Certifique-se de que seus alunos sejam capazes de determinar onde encontrar informações nutricionais específicas.
Faça uma estação de treinamento com cones e pendure rótulos dos alimentos com um cartão anexado em cada um deles. Nos cartões da estação de treinamento, dê instruções sobre que informação nutricional deseja que os alunos identifiquem e junte um exercício para ir com essa informação.
Exemplos podem incluir:
1 – Biz. Identifique as calorias em uma porção e pule corda a cada caloria existente.
2 – Fini. Identifique a quantidade de sódio em uma porção e faça polichinelo para cada grama de sódio.
3 – Suco Del Vale. Identifique o porcentagem de vitamina C em uma porção e realize um agachamento para cada porcentagem.
AVALIAÇÃO:
Enquanto o aluno responde em cada estação, peça que cada um registre as respostas em uma folha. Isso pode ser usado para uma pré-avaliação, juntamente com os exercícios.

Plano de aula – Esquiar até a linha de chegada

OBJETIVOS:
Os alunos serão capazes de demonstrar habilidades físicas adequadas à idade enquanto ‘esquiarem’.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Dois pratos de papel por aluno;
  • Cordas;
  • Cones.
INTRODUÇÃO:
Comece dizendo aos alunos que eles irão esquiar hoje. Peça a um aluno que mostre o que significa caminhar para frente, para trás e em zigue-zague.
DESENVOLVIMENTO:
  • Explique aos alunos que eles praticarão os movimentos demonstrados como se estivessem em esquis, mas como não podem nevar na sala de aula, precisam fingir.
  • Dê a cada aluno um par de ‘esquis’.
  • Dois pratos de papel.
  • Coloque-os nos pratos de papel.
  • Diga aos alunos que, para esquiar, não podem levantar os pés do prato.
  • Espalhe cones para os alunos esquiarem entre eles.
  • Peça aos alunos que percorram os cones da forma que escolherem para demonstrar habilidades.
  • Se o tempo permitir, deixe os alunos esquiarem o curso como um revezamento com outros alunos.
FECHAMENTO:
Peça aos alunos que compartilhem como se sentem em relação ao esqui. Pergunte se algum movimento foi mais difícil do que os outros e por quê.
AVALIAÇÃO:
Os alunos se revezarão em um curso simples no qual devem seguir em frente, para trás e em zigue-zague.

Plano de aula – Confie em mim

OBJETIVOS:
Os alunos trabalharão na construção da confiança enquanto trabalham juntos para concluir uma corrida de obstáculos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Colchonetes (para segurança);
  • Obstáculos simples que podem ser facilmente concluídos (cones, corda, prancha, etc).
INTRODUÇÃO:
  • Comece explicando aos alunos que a confiança é uma via de mão dupla.
  • Você precisa confiar em seu parceiro neste curso de obstáculos, porque eles vão ajudar a completar.
  • Peça aos alunos que escolham um parceiro ou escolha os pares.
DESENVOLVIMENTO:
  • Peça aos alunos que percorram a pista de obstáculos sem vendas primeiro e demonstrem como completar cada obstáculo. (Ao redor dos cones, passe por cima de uma corda de pular, ande em linha reta feita de fita adesiva, etc).
  • Agora, peça aos alunos que trabalhem em pares para completar o obstáculo. Quando um dos parceiros concluir o curso, peça aos parceiros que mudem de lugar.
  • Exemplo de parceiro 1 (de olhos vendados)
  • Parceiro 2: Dê um passo gigante para frente e pise a corda de pular
  • Parceiro 1: faz como solicitado
  • Parceiro 2: Caminhe para frente devagar, agora vá para a direita ao redor do primeiro cone e pare
  • Parceiro 1: faz como solicitado
  • Parceiro 2: continue através dos obstáculos
  • Faça com que os parceiros mudem de lugar depois de concluído
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseada em dar e seguir as instruções adequadamente.

Plano de aula – Olimpíadas

OBJETIVOS:
Através de uma pesquisa sobre as olimpíadas, os alunos serão capazes de entender e praticar os movimentos de esportes do evento. Durante as aulas de educação física, os alunos poderão ensinar outros alunos sobre o esporte, mostrar movimentos, etc.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Acesso a internet para pesquisa
INTRODUÇÃO:
  • O professor apresentará um vídeo ou foto de um esporte olímpico para os alunos assistirem;
  • Pergunte aos alunos se eles poderiam simular os movimentos / ações no esporte;
  • Permitir discussão em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO:
Explique a tarefa para os alunos: Eles pesquisarão um esporte olímpico, o treinamento envolvido pelos atletas e alguns dos movimentos / ações envolvidos para realizar aquele esporte, em seguida, cada aluno deve demonstrar através de simulação de movimentos / ações como funciona o esporte.
AVALIAÇÃO:
Como lição de casa, peça aos alunos que escrevam um breve resumo da experiência e o que aprenderam.

Plano de aula – Diferentes países

OBJETIVOS:
Os alunos poderão pesquisar e, em seguida, instruir e demonstrar aos colegas de de sala de aula jogos ou atividades de educação física populares em outros países.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Acesso a internet;
  • Lista de países suficiente para cada grupo de dois alunos;
  • Um exemplo de atividade/jogo em outro país para servir como exemplo.
INTRODUÇÃO:
  • Exiba o exemplo de atividade e suas regras de outro país;
  • Introduzir as informações para os alunos;
  • Demonstrar a atividade / jogo usando alguns alunos;
  • Peça aos alunos para adivinharem o país e a origem do jogo / atividade.
DESENVOLVIMENTO:
  • Diga aos alunos que eles vão pesquisar sobre um jogo / atividade de outro país e demonstrá-lo para a classe;
    Separar os alunos em pares e distribuir um país para cada grupo;
  • Lembre aos alunos que o jogo deve envolver movimentos físicos;
  • Orientar os alunos para pesquisar na Internet para descobrir as atividades favoritas de crianças em outros países;
  • Na próxima aula de educação física, peça para que os grupos inicie sua demonstração;
  • Encoraje todos os alunos a participarem;
  • Aguarde cerca de 10 a 15 minutos ou menos para cada demonstração (o tempo depende do número de períodos de aula disponíveis para a aula).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será baseadas na participação, pesquisa e demonstração.
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sábado, 15 de junho de 2019

77: Por que Paulo Freire não funciona


Guten Morgen, Brasilien! A bazófia na educação não pára neste governo, e fora o Escola Sem Partido, o grande nome em questão é o pedagogo Paulo Freire, com seu método de alfabetização hoje extremamente questionado. 
Afinal, o que é o tal sócio-construtivismo, o método Paulo Freire, para começar? O "patrono da educação brasileira" tem como resultado o mais pífio desempenho nos rankings internacionais – e como essa turma adora "estudos" e o que dizem os "acadêmicos" e "especialistas"... Mesmo assim, Paulo Freire é considerado uma referência – ou melhor, uma autoridade – em educação e alfabetização, e todos aqueles que duvidam de seu método são considerados obscurantistas, preconceituosos e, claro, nazistas. Os índices de alfabetização do Brasil nunca estiveram tão baixos. Muitos culpam a pobreza ou a desigualdade social, embora nosso país esteja mais rico do que jamais foi. Países extremamente pobres, que passaram por guerras, ditaduras ou mesmo comunismo, não tiveram um decréscimo tão grande na educação e capacidade de entender e produzir um texto como o Brasil. Enquanto até Peru, Antilhas e Nigéria possuem Nobel de Literatura, no Brasil produzir uma frase com sujeito, verbo e predicado é para o nível universitário. Cada vez que Paulo Freire dá errado, a solução proposta é sempre aumentar as doses de Paulo Freire. Afinal, apesar de ser o único "pedagogo" (com muitas aspas) conhecido pelos professora brasileiros, sempre se diz que se estamos formando adolescentes incapazes de dizer "nós vamos" e saber a diferença entre "ouve" e "houve" porque... faltou Paulo Freire. E quando Paulo Freire for finalmente conhecido e implementado no Brasil, todos nós teremos a educação de um aristocrata inglês do século XVIII. Além de desvendar o que raios é o método Paulo Freire, você vai conhecer alternativas muito mais viáveis, como o método fônico de alfabetização implementado pelo professor Carlos Nadalim no MEC, neste episódio do seu podcast preferido. A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!

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sábado, 8 de junho de 2019

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