Hoje é o dia do aparecimento de
Rohini-nandana Baladeva. De acordo com a escritura Védica Garga-samhita,
Baladeva Prabhu apareceu após o Janmastami, mas se isto fosse aceito,
haveria uma confusão. Baladeva seria um ano mais velho que Krsna, e se
assim fosse, Eles não poderiam brincar juntos, lutar em igualdade, e
terem recebido seus nomes simultaneamente na cerimônia realizada para
eles. Portanto, Srila Jiva Gosvami explicou: “Baladeva Prabhu apareceu
depois de Jhulana Yatra, em Purnima, o dia da lua cheia, e sete dias
depois Sri Krsna apareceu em bhadra-astami, o oitavo dia auspicioso da
lua no mês de Bhadra (agosto/ setembro)”.
Após Krsna aparecer no ventre de Devaki
em Sua forma de Vishnu com quatro braços, Vasudeva O levou para
Gokula. A Suprema Personalidade de Deus, o reservatório de todas os
relacionamentos, nasceu ao mesmo tempo em Gokula. Desta forma, Ele
apareceu nos dois locais, Mathura e Gokula, simultaneamente. Nessa
ocasião, a forma opulenta de Krsna (vaibhava-prakasa), que havia
aparecido com quatro braços, fundiu-se na forma original de Krsna, o
filho de Yasoda.
Da mesma forma, a expansão parcial de
Baladeva Prabhu apareceu primeiramente no ventre de Devaki, e, em
seguida, cumprindo a ordem de Krsna, Yogamaya transferiu-O para o ventre
de Rohini. Lá, em Vraja, Ele se manifestou em Sua forma completa.
Então, a expansão parcial de Baladeva foi transferido do ventre de
Devaki para o de Rohini, onde Baladeva manifestou-se de forma plena com
seus aspectos originais. Em Vrndavana, Krsna é o filho de Yasoda e
Baladeva é o filho de Rohini, e Eles são a fonte de todas as outras
expansões.
Quando Krsna e Baladeva deixaram Vraja
para irem a Mathura ou Dvaraka, naquela ocasião Eles eram os filhos de
Devaki. Devaki-nandana Baladeva vive em Mathura, e em seguida
Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha manifestaram-se dEle. O primeiro deste
catur-vyuha (expansão quádrupla) é Sankarsana. O próprio Baladeva
Prabhu manifesta-se na Sua expansão parcial como Mula (raiz)
Sankarsana, e em Vaikuntha como Maha Sankarsana. Então Maha Sankarsana
manifesta-se como Karanodakasayi, dele vem Garbhodakasayi, e deste
manifesta-se Ksirodakasayi, que está presente nos corações de todas as
jivas, e sua expansão final é o infinito Ananta Sesa.
Por toda a India neste dia, todas as
senhoras amarram rakhis em seus irmãos. Outro nome dado a rakhi é
ananta. As pessoas costumavam usar esses anantas, feitos de ouro ou
prata, de modo que Ananta-deva os protegessem. Baladeva Prabhu assume a
forma de Ananta Sesa, em cuja serpente descansam Karanodakasayi,
Garbhodakasayi, e Ksirodakasayi. Desta forma, Ele serve a eles todos.
Ele providencia todo o necessário para manifestações de Krsna. Ele se
torna as sandálias, guarda-sol e assento de Krsna. Tudo o que existe em
Vraja é manifestação de Baladeva Prabhu.
Krsna é sat-cit-ananda. Sat é sandhini
(existência eterna, ou manutenção), cit é conhecimento, e ananda é
hladini, prazer. Baladeva é a deidade que preside o primeiro tipo de
energia, sat ou sandhini. Krsna, é a deidade que preside cit ou samvit, e
Srimati Radhika, a deidade de ananda ou hladini. Juntos, sat, cit e
ananda é o conhecimento da existência espiritual eterna, pleno de
bem-aventurança. Este é sat-cit-ananda Sri Krsna. Quando Krsna está com
todas as suas energias plenas, sat-cit-ananda, então Suas manifestações
são denominadas encarnações svamsa. Quando Ele está apenas com Sua
energia cit, então Ele é chamado de Brahman. Quando Ele está situado em
jiva-shakti, então Suas energias sat-cit-ananda estão presentes apenas
em forma diminuta; essa manifestação de Sri Krsna é chamada vibhinamsa,
ou jiva, a entidade viva espiritual diminuta. Ou, pode-se dizer que
quando Sri Krsna, deixando de lado todos as outras saktis, estando
situado em Sua tatastha-sakti (jiva-shakti), Ele é chamado
Karanodakasayi Visnu (Maha-Visnu), cujas expansões são as inumeráveis
entidades vivas infinitesimais chamadas de jivas.
Até
que nossos corações estejam livres da hipocrisia, não obteremos nada do
reino de bhakti. Se desejamos um bom trabalho, bom casamento, e bons
parentes, como Krsna poderá adentrar nossos corações, enquanto ele está
repleto de tantos desejos materiais? Portanto, primeiro Baladeva prabhu
vem e nos purifica desses desejos materiais.
Em Vraja, Baladeva Prabhu é o filho de Rohini, e em Mathura e
Dvaraka, Ele é o filho de Devaki. Baladeva se manifesta nessas e em
outras formas para servir a Krsna em todas as Suas encarnações. Na
encarnação de Krsna como Rama, Baladeva se tornou o irmão
mais novo de Rama, Laksmana. Laksmana não gostava de cumprir algumas
ordens de Rama, como salvar Sita do exílio na floresta, mas era obrigado
a seguir a ordem do seu irmão mais velho.
Durante os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu, Baladeva Prabhu
veio como Nityananda Prabhu, o irmão mais velho de Mahaprabhu. Quando
Mahaprabhu perdia a consciência devido a estar imerso no humor de
Srimati Radhika, Nityananda cuidava Dele. Além disso, Ele é guru-tattva
(o princípio das verdades filosóficas acerca do guru). Ele matou
Dhenukasura, a personificação da ignorância. Ele também matou Pralambha,
a personificação da hipocrisia.
Até que nossos corações estejam livres da hipocrisia, não obteremos nada no reino de Bhakti (devoção).
Se desejamos um bom trabalho, bom
casamento e boa família, como Krsna adentrará nossos corações, que está
repleto de tantos desejos materiais? Portanto, primeiramente, Baladeva
Prabhu (o adi-guru, ou guru original, que pode conceder todo o
conhecimento transcendental) vem até nós e nos purifica desses desejos
materiais.
Ele também matou Dvivida, que tinha ofendido Laksmana durante os passatempos de Rama.
Quando Baladeva visitou Naimisaranya,
Roma-harsana estava narrando os sastras. Todos os presentes se
levantaram para cumprimentar Baladeva, mas por orgulho Roma-harsana não
se levantou de seu assento nem mostrou-lhe respeito. Baladeva Prabhu
disse: “Eu sou jagad-guru, guru de todo o universo. Milhares de sábios
ofereceram suas respeitosas reverências a Mim, mas você nem sequer
levantou de seu assento. Você não é qualificado para ser um guru e falar
sobre Bhagavatam. “
Com estas palavras, Baladeva Prabhu
simplesmente acabou com ele por tocá-lo com uma espada feita de grama
kusa, e os sábios gritaram: “Ai de ti! Oh Baladeva Prabhu, Você cometeu
um grande equívoco. Embora você seja Senhor de todo o mundo, foi um erro
você matar Roma-harsana, que estava glorificando os passatempos da
Suprema Personalidade de Deus.”
“Devo trazê-lo de volta à vida?”, Perguntou Baladeva.
“Não, não, encontre alguém que possa narrar o Bhagavatam para nós!”, disseram os sábios.
Assim, Baladeva prabhu colocou Sua mão
de lótus na cabeça do filho de Roma-harsana, Suta Gosvami, o discípulo
de Srila Sukadeva Gosvami. Ele o abençoou, dizendo: “Que todos os Vedas,
Puranas, Upanisads, Srimad-Bhagavatam e outras escrituras manifestem em
seu coração! Sente-se sobre esta asana e narre todas essas escrituras
para os sábios” Baladeva Prabhu é o guru original (adi-guru), que pode
conceder todo o conhecimento. Este passatempo é descrito no Srimad
Bhagavatam, e existem muitas outras histórias também.
Quando Krsna sequestrou Rukmini, Ele
conquistou todos os exércitos de Rukmi, o irmão dela. Naquela época,
Rukmi levantou o braço e jurou que impediria Krsna, ou nunca mais
voltaria ao Seu reino. Ele fez um ataque violento a Krsna, mas Krsna o
capturou e o prendeu. Krsna estava pronto para matá-lo, quando Baladeva
Prabhu chegou lá e exclamou: “O que você está fazendo? Deixe-o. ” Por
isso, em vez de matar Rukmi, Krsna apenas cortou seu cabelo. Ele
afrouxou as cordas que o prendiam e deixou que ele partisse. Baladeva
Prabhu estava preocupado com o sofrimento de Rukmini se seu irmão
morresse, e por isso Ele aconselhou Krsna para libertá-lo. Assim, Ele
resolveu essa situação da forma mais perfeita.
Felicidade
e sofrimento não estão em nossas mãos, ao passo que a natureza das
nossas atividades depende de nós. O que quer que aconteça na vida de um
devoto, isso não é fruto do seu karma, mas misericórdia do Senhor.
Quando o sofrimento chega, um devoto comum se torna desesperançado e
lamenta: ‘Ai de mim, o que devo fazer?’ Sem dúvida, tal devoto
experimenta os frutos de suas próprias atividades passadas. No entanto,
um devoto avançado pensa: ‘Isso é
misericórdia do Senhor Supremo. Meu Senhor me enviou esse sofrimento
para me libertar do orgulho, e me fazer humilde e tolerante.’ Um
verdadeiro devoto aceita o sofrimento com um sorriso, enquanto um
materialista aceita-o com lágrimas. Há muitos ensinamentos nos
passatempos de Baladeva Prabhu.
Felicidade
e sofrimento não estão em nossas mãos, ao passo que a natureza das
nossas atividades depende de nós. Aconteça o que acontecer na vida de um
devoto, isso não é fruto do seu karma, mas misericórdia do Senhor.
Existe um passatempo sobre um desacordo
entre Baladeva e Krsna, e ao ouvi-lo pode-se questionar: “Isso não está
correto. Baladeva não conhece o coração de Krsna?” Como explicado
anteriormente, Baladeva não é diferente de Krsna. Baladeva é o segundo
corpo de Krsna. A única diferença é que eles carregam diferentes
parafernálias (Krsna toca flauta em Vraja, e Baladeva carrega um búzio /
corneta feita de folhas), e Eles são levemente diferentes em Suas
aparências.
Por que, então, Eles teriam algum
desacordo? Esta questão não pode ser respondida sem o conhecimento do
naravata-lila, Seus passatempos como um humano. Durante Seus passatempos
como humano, algo pode acontecer semelhante a uma briga. Eles são dois
irmãos amorosos, mas parece que eles estão brigando. Pai e filho, ou o
filho e mãe, podem ter aparentes desacordos em suas trocas amorosas.
Baladeva prabhu queria que sua irmã
Subhadra se casasse com Duryodhana. Krsna, Vasudeva, Rohini, Devaki e
todos os outros membros da família Yadu queriam que ela se casasse com
Arjuna, mas ninguém ousava expressar seu desejo por medo de Baladeva.
Ninguém poderia driblar Baladeva para que aceitasse seu casamento com
Arjuna. Nem Vasudeva, nem Devaki, nem Rohini poderiam fazê-lo. Todos
eles temiam agir contra sua vontade.
Krsna perguntou: “O que fazer? Aconteça o
que acontecer, minha irmã não deve se casar com aquele patife do
Duryodhana, que é inimigo dos Pandavas, dos Yadus, e Meu inimigo
também.”
Então Krsna arranjou uma artimanha. Ele
disse a Arjuna: “Ouça, vista-se como um sannyasi e vá para Dvaraka.
Realize lá seu bhajana e sadhana. Minha irmã Subhadra, irá receber seu
darsana e então você poderá fugir de Dvaraka junto com ela. “
Arjuna concordou. Quando ele viu
Subhadra, ficou encantado com sua beleza e sentiu uma forte vontade de
se casar com ela. Nesse meio tempo, Duryodhana esperava ansiosamente a
chegada dela, assim como Sisupala anteriormente esperara Rukmini em seu
palácio.
Duryodhana pensava: “Se eu me casar com
Subhadra, todos os Yadus estarão do meu lado e não do lado dos
Pandavas.” Ele era um político inteligente, mas Arjuna interrompeu seus
planos indo para Dvaraka vestido como um sannyasi. Ele não falava com
ninguém, vivia uma vida muito austera, comia e dormia muito pouco, como
os sannyasis verdadeiros fazem.
Yasoda-maiya ama Krishna com todo seu
coração, mas quando Putana veio, Yasoda pensou: “Oh, esta senhora tem
tanto afeto. Por que ela tem que ficar do lado de fora? Eu deveria
convidá-la para entrar.” Ela não era capaz de discernir que a beleza de
Putana era falsa. Da mesma forma, Arjuna foi capaz de confundir todos os
residentes de Dvaraka. Mesmo Baladeva Prabhu veio a ele para oferecer
reverências, e Arjuna lhe deu bênçãos. No entanto, Krsna instruiu
Subhadra: “Este sannyasi veio para realizar seu desejo mais íntimo. Vá e
adore-o. “
Os passatempos do Senhor Baladeva são ilimitados, Suas virtudes são ilimitadas, e Seu amor por Krsna é ilimitado!
Subhadra vestida elegantemente e
decorada com dezesseis tipos de ornamentos, chegou em sua carruagem para
ver Arjuna. Arjuna foi informado sobre sua chegada e estava pronto para
ela. Ele a sentou em sua carruagem e, em seguida, subiu nela, dando as
rédeas para o controle dos cavalos nas mãos de Subhadra. Enquanto ela
estava conduzindo a carruagem, ele permaneceu com seu arco e flechas nas
mãos, impedindo qualquer um de detê-los.
“Arjuna roubou minha irmã!”, gritou
Baladeva quando ouviu a notícia. “Venham Yadus, devemos formar um grande
exército conosco para punir esse agressor!”
Quando estavam prestes a partir para a perseguição, Krsna inquiriu dEles: “Onde estão indo?”
Baladeva disse a Krsna: “Você não sabe? Arjuna raptou Nossa irmã!”
Krsna disse: “Oh, irmão, você não sabe
que o sequestro está em nossa tradição familiar? Eu não raptei Rukmini?
Samba não sequestrou a filha de Duryodhana? Então, o que há de errado
se Arjuna faz o mesmo? Em verdade, você ajudou Samba nesta empreitada.
Você não se lembra que liderou nossos exércitos contra Duryodhana? Qual o
problema no fato de você ver Arjuna sequestrando Subhadra? Subhadra
está conduzindo o carro. Oh Baladeva ji, Você pode matar Arjuna, mas se
você fizer isso, sua irmã ficará muito aflita. “
Baladeva replicou: “Por que você não
falou sobre tudo isso antes? Se todos são a favor do casamento dela com
Arjuna, então tambémdevo concordar. “
Podemos observar que houve um
divergência entre Krsna e Baladeva, porém isso não foi realmente um
desacordo, mas uma semelhança, com o propósito de realizarem Seus
passatempos juntos com êxito.
Além disso, nos dias finais da batalha
de Kurukshetra, Bhima tinha uma luta de massa com Duryodhana. Ambos
tinham aprendido combate com massas de Baladeva prabhu. No início do
duelo Baladeva chegou lá. Então, na frente de Baladeva, Krsna deu um
sinal para Bhima, e Bhima deu um poderoso golpe com sua massa na coxa de
Duryodhana. Bater em alguém abaixo da cintura é contra as regras no
combate de massas, mas foi Krsna que aconselhou Bhima a fazê-lo. Com
grande ira, Baladeva levantou Sua massa, pronto para matar Bhima
Krsna então comentou: “Hoje você está
pontual irmão. Mas onde você estava quando Duryodhana, Sakuni, e outros
assassinaram nosso querido sobrinho Abhimanyu? Quando o perverso
Duryodhana tentou queimar vivos os Pandavas no palácio feito de
goma-laca, onde você estava para salvá-los? Quando ele e seus irmãos
tentaram despir Draupadi na assembléia Kaurava, onde você estava para
protegê-la? Onde você estava quando Duryodhana cometeu toda essa
injustiça com os Pandavas?
Baladeva então pacificou sua raiva e saiu de cena em silêncio. Ele sempre agia de acordo com o desejo de Krsna.
Os passatempos do Senhor Baladeva são ilimitados, Suas virtudes são ilimitadas, e Seu amor por Krsna é ilimitado!
Senhor Balarama - Aparecimento
(jejum completo até o meio-dia)
Ele é a primeira expansão pessoal do Senhor
Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Todas as outras encarnações se
expandem Dele. Nos passatempos do Senhor Krishna, Ele atua como o irmão
mais velho de Krishna. Juntos, Krishna e Balarama executam muitos
passatempos como pequenos vaqueiros na terra de Vrindavana. O Senhor
Balarama carrega um arado e uma maça e é conhecido por sua grande força.
(Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, capitulo 5).
Leia mais: https://harekrishnarecife.webnode.com.br/news/senhor-balarama-aparecimento/Senhor Balarama - Aparecimento
(jejum completo até o meio-dia)
Ele é a primeira expansão pessoal do Senhor
Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Todas as outras encarnações se
expandem Dele. Nos passatempos do Senhor Krishna, Ele atua como o irmão
mais velho de Krishna. Juntos, Krishna e Balarama executam muitos
passatempos como pequenos vaqueiros na terra de Vrindavana. O Senhor
Balarama carrega um arado e uma maça e é conhecido por sua grande força.
(Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, capitulo 5).
Leia mais: https://harekrishnarecife.webnode.com.br/news/senhor-balarama-aparecimento/Senhor Balarama - Aparecimento
(jejum completo até o meio-dia)
Ele é a primeira expansão pessoal do Senhor
Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Todas as outras encarnações se
expandem Dele. Nos passatempos do Senhor Krishna, Ele atua como o irmão
mais velho de Krishna. Juntos, Krishna e Balarama executam muitos
passatempos como pequenos vaqueiros na terra de Vrindavana. O Senhor
Balarama carrega um arado e uma maça e é conhecido por sua grande força.
(Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, capitulo 5).
Leia mais: https://harekrishnarecife.webnode.com.br/news/senhor-balarama-aparecimento/
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