quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Vijaya Ekadasi dia 16/02/2023 quinta-feira.

 

 Yudhishthira Maharaja disse: "ó Senhor Sri Krishna, ó glorioso filho de Vasudeva, por favor seja misericordioso para comigo e descreva o Ekadashi que ocorre durante a quinzena obscura do mês de Phalguna (fev/mar)." O Senhor Sri Krishna retrucou: "ó Yudhishthira, ó rei dos reis, de bom grado contar-te-ei sobre este grande jejum, conhecido como Vijaya Ekadashi. Quem quer que o observe certamente obtém sucesso tanto nesta vida como na seguinte. Todos pecados de quem jejua neste Ekadashi e ouve suas sublimes glórias são erradicados.
   Narada Muni certa vez perguntou ao Senhor Brahma, que se senta num lótus, sobre Vijaya Ekadashi. Narada disse: "ó melhor dos semideuses, tenha a bondade de me contar que mérito se pode obter por observar fielmente Vijaya Ekadashi."
   O grande pai de Narada respondeu: "Meu querido filho, este mais antigo dos dias para jejuar é puro, e nulifica todos pecados. Nunca revelei isto a ninguém até hoje, mas tu consegues compreender além de qualquer dúvida que este Ekadashi concede o resultado indicado por seu nome. (vijaya significa "vitória")
   Quando o Senhor Rama foi exilado para a floresta por quatorze anos, Ele, a deusa Sita e Seu divino irmão Lakshmana permaneceram em Pancavati como mendicantes. Sita foi raptada por Ravana, e Rama aparentemente ficou desorientado pelo sofrimento. Enquanto procurava por Sua amada consorte, o Senhor encontrou o moribundo Jatayu e depois disso matou Seu inimigo Kabandha. O grande devoto-abutre Jatayu retornou a Vaikuntha após contar para Rama como Sua querida Sita fora abduzida por Ravana. Mais tarde, Rama e Sugriva, o rei dos macacos, ficaram amigos. Juntos reuniram um grande exército de macacos e ursos e enviaram Hanumanji a Sri Lanka, onde foi capaz de ver Janaki, Sita-devi, num jardim de ashokas. Transmitiu a mensagem de Rama para Ela e então retornou a Rama com o recado Dela para Ele, assim prestando grande serviço ao Senhor Supremo.
   Com a ajuda de Sugriva, o Senhor Rama proseguiu até Sri Lanka. Ao chegar na beira do oceano com o exército de macacos, Ele pode entender que a água era incomumente profunda. Assim disse para Lakshmana: "ó filho de Sumitra, como poderemos acumular suficiente mérito para conseguir atravessar este vasto oceano, a morada insondável de Varuna? Não consigo ver nenhuma maneira fácil para atravessá-lo, assim cheio de tubaröes e outros peixes ferozes."
   Lakshmana respondeu: "ó melhor de todos seres, ó origem de todos deuses, ó personalidade primordial, o grande sábio Bakadalbhya vive numa ilha a apenas quatro milhas daqui. ó Raghava, ele viu muitos Brahmas ir e vir, de tão idoso e sábio que é. Vamos perguntar a ele como Nós poderemos alcançar Nossa meta em segurança."
   Assim Rama e Lakshmana seguiram até o humilde ashrama do incomparável Bakadalbhya Muni. Aproximando-Se dele, os dois Senhores prestaram Suas respeitosas reverências como se fosse um segundo Vishnu. Bakadalbhya podia compreender, entretanto, que Rama na verdade era a Suprema Personalidade de Deus, que por Suas próprias razöes havia aparecido na terra como um ser humano.
   "ó Rama" disse Bakadalbhya, "ó melhor dos seres humanos, porque vieste a minha humilde morada?"
O Senhor respondeu: "ó grande brahmana duas-vezes nascido, vim aqui até a beira do oceano com Minha falange de macacos e ursos a fim de atravessar o mar e conquistar Lanka e sua horda de demônios. ó maior dos sábios, por favor seja misericordioso para Comigo e diga-Me como posso atravessar este vasto oceano. É por isso que vim até aqui hoje."
   O sábio disse: "ó Senhor Rama, contarei sobre o mais exaltado de todos jejuns, que se observado certamente fárá com que conquistes Ravana e sejas eternamente glorificado. Tenha a bondade de ouvir com plena atenção.
   No dia antes de Ekadashi, fabrique um pote d'água de ouro ou prata, ou até cobre. Mesmo barro servirá se estes metais não estiverem disponíveis. Encha o pote com água pura e então o decore bem com folhas de manga. Cubra-o e coloque-o próximo a um altar sagrado sobre um montículo de sete grãos. Agora tome Teu banho matinal, decore o pote d'água com guirlandas de flores e pasta de sândalo, e na tampa côncava em cima do pote, coloque cevada, romã, e côco. Agora com grande amor e devoção adore a Deidade no pote d'água e ofereça-Lhe incenso, pasta de sândalo, flores, uma lamparina de ghee, e um prato de alimento suntuoso. Permaneça acordado naquela noite junto a este pote sagrado. Em cima da tampa cheia de cevada, etc. coloque uma murti dourada do Senhor Narayana.
Quando Ekadashi alvorecer, toma Teu banho matinal e então decore o pote d'água com fina pasta de sândalo e guirlandas. Então adore o pote com incenso de primeira qualidade, pasta de sândalo, uma lamparina de ghee, e também coloque devotadamente muitos tipos de alimentos cozidos, romã, e côco diante do pote d'água. Então permaneça acordado a noite inteira.
   Quando Dvadashi alvorecer, leve o pote d'água até a margem de um rio sagrado, ou até mesmo para a beira de uma pequena lagoa. Após adorá-lo devidamente, ó Rei dos reis, ofereça-o com todos ingredientes antemencionados a um brahmana perito na ciência védica. Se Tu e Teus comandantes militares observarem Vijaya Ekadashi desta maneira, certamente sereis vitoriosos de qualquer maneira."
   O Senhor Ramachandra, a Suprema Personalidade de Deus, fez assim como Bakadalbhya Muni instruira, e assim conquistou todas forças demoníacas. Similarmente, qualquer um que observe Vijaya Ekadashi desta maneira será sempre vitorioso neste mundo mortal, e após deixar este mundo irá residir para sempre no reino de Deus.
   ó Narada, meu filho, por esta história podes compreender porque se deve observar este jejum de Ekadashi corretamente, seguindo estritamente as regras e regulaçöes. Este jejum é suficientemente poderoso para erradicar todas nossas reaçöes pecaminosas, até as mais abomináveis."




Dia do Desaparecimento de Sri Isvara Puri 17 de fevereiro de 2023

Shri Krishnadasa Kaviraja Gosvami descreveu em Shri Chaitanya Charitamrita que o primeiro broto da árvore do desejo da devoção se manifestou na pessoa de Shri Madhavendra Puri, e que esse broto se desenvolveu em uma muda na pessoa de Shri Isvar Puri. Então, na pessoa de Shri Chaitanya Mahaprabhu, que também era o próprio jardineiro, aquela muda tornou-se o tronco de uma enorme árvore, a árvore dos desejos da devoção. [C. C. Adi 9.10-11] See More
   Shri Ishvara Puri apareceu neste mundo na lua cheia do mês de Jyestha. Ele serviu seu guru, Shri Madhavendra Puri, com muita fidelidade, especialmente durante o final da vida de Shri Puripada. [C. C. Antya 8.26]
   Shri Ishvara Puri, em suas viagens a vários lugares sagrados, certa vez veio a Sridhama Navadwipa, onde se hospedou na casa de Shri Gopinatha Acharya. Naquela época, Shri Nimai Pandita estava absorto em Seus passatempos de aprendizado. Iswara Puri entrou em Nadiya nagara disfarçado e, portanto, ninguém conseguia entender quem ele realmente era.
   “Aquele cavalheiro de mente nobre estava sempre absorto nas doçuras da devoção a Shri Krishna. Ele era extremamente querido por Shri Krishna e era um oceano de misericórdia. Ninguém, porém, poderia reconhecê-lo por seu vestido. Pela vontade do destino, ele veio para a casa de Shri Advaita Acharya.” [C. B. Adi 11]
   Ele foi até onde Shri Advaita Acharya estava ocupado em adorar Shri Krishna e sentou-se silenciosamente lá. Por seu brilho divino, um Vaisnava não pode permanecer escondido de outro. Advaita Acharya começou a olhar em sua direção repetidas vezes. Por fim, perguntou-lhe: “Bap! Quem é você? Tenho a sensação de que você é um vaishnava sannyasi.”
   Shri Ishvara Puri respondeu muito humildemente: “Eu sou um shudra de classe baixa, venha ver seus pés de lótus.” Mukunda Datta, que também estava presente, também pôde entender que este é um Vaishnava sannyasi e assim ele planejou expô-lo. Com sua voz doce, ele começou um kirtana descrevendo os passatempos de Shri Krishna. Quando Shri Ishvara Puri ouviu aquele kirtan, ele imediatamente caiu no chão, e a terra abaixo dele ficou molhada com suas lágrimas. Os devotos presentes ficaram estupefatos. “Nunca vimos um Vaisnava assim antes.” Advaita Acharya o abraçou com muita firmeza. Agora todos podem entender que este é o discípulo mais querido de Madhavendra Puri, Shri Isvar Puri. Altos gritos de “Hari! Hari!” levantou-se no ar.
   Shri Ishvara Puri permaneceu em Navadwipa por alguns dias. Um dia, quando Nimai Pandita estava voltando para casa da escola, ele encontrou por acaso Shri Ishvara Puri no caminho. Shri Ishvara Puri estava como que hipnotizado ao olhar para o filho de Saci e pensou consigo mesmo: “Ele tem todas as indicações de ser um personagem divino e parece realmente muito grave”. Srila Ishvara Puri perguntou: “Ó Viprabori! Posso saber o seu nome? Onde você mora? O que é esse manuscrito em sua mão?” Mahaprabhu muito humildemente ofereceu Seu namaskar. Alguns de seus discípulos responderam: “Seu nome é Nimai Pandit.” Exclamando: “Você é o famoso Nimai Pandita!” Ishvara Puri ficou muito feliz em conhecê-Lo. Mahaprabhu, adiantando-se e inclinando a cabeça, pediu humildemente: “Sripada, por favor, venha comigo à minha casa e seja meu convidado para o almoço”.
   Ishvara Puri pensou consigo mesmo: “Que comportamento agradável Ele tem!” Como se encantado por algum mantra, ele silenciosamente veio junto com o Pandit para Sua casa. Chegando lá, Mahaprabhu lavou pessoalmente seus pés, enquanto na sala da Deidade, Saci Mata ofereceu os vários preparativos que ela havia preparado ao Senhor. Então Mahaprabhu serviu aquele prasadam a Shri Ishvara Puri e depois aceitou seus restos. Depois disso, eles se sentaram no templo (Visnu grha) e discutiram Krishna-katha, pelo que ambos ficaram cheios de amor extático.
   Shri Iswara Puri assim permaneceu em Navadwipa por alguns meses, ficando na casa de Shri Gopinatha Acharya. Todos os dias Mahaprabhu vinha ter o darshan de seus pés de lótus e ocasionalmente o convidava para almoçar. Naquela época, Srila Gadadhara Pandita era apenas um menino e Ishvara Puri era muito afetuoso com ele. Ele começou a ensiná-lo a partir do livro que havia composto “Shri Krishna Lilamrta”.
   Certa noite, quando Mahaprabhu veio oferecer Suas reverências a Ishvara Puri, Srila Puripada falou com ele: “Você é um grande pandita. Eu compus um manuscrito sobre os passatempos de Shri Krishna. Se você quiser ouvi-lo, então eu posso recitá-lo diante de você, e você pode corrigir quaisquer erros que possam existir. Ficarei muito satisfeito se fizeres isso.”
   Mahaprabhu respondeu sorrindo: “Tudo o que um devoto fala é ditado pelo próprio Shri Krishna. Se alguém vê alguma falha nisso, então ele é simplesmente um miserável pecador. Quaisquer que sejam os poemas que ele compõe, certamente Krishna fica muito satisfeito com isso. Krishna aceita o humor em que as coisas são oferecidas como a parte mais substancial da oferenda.” Para Ishvara Puri, essas palavras foram como gotas de néctar e ele pôde entender que Shri Nimai Pandita era uma pessoa extraordinária. Depois de passar alguns dias em Nadia, Ishvara Puri continuou sua viagem pelos lugares sagrados.
   Enquanto isso, Mahaprabhu estava encerrando Seus passatempos de aprendizado e agora desejava revelar Seu verdadeiro Ser e estabelecer a religião da época, distribuindo o amor a Deus por meio do canto de Seus Santos Nomes. Assim Ele veio a Gaya, ostensivamente para oferecer pinda por Seu falecido pai e antepassados. Shri Ishvara Puri estava presente naquele momento em Gaya. Depois de ter oferecido pinda em vários santuários sagrados, ele finalmente chegou ao local onde estão as pegadas de lótus de Shri Visnu. Enquanto recebia o darshan e ouvia as glórias do santuário, Mahaprabhu desmaiou e caiu no chão. Por arranjo da Providência, Shri Ishvara Puri veio para aquele local naquele momento e soube por Shri Candrashekar Acharya o que havia acontecido. Após um curto período de tempo, Mahaprabhu recuperou Sua consciência e, vendo Ishvara Puri, levantou-se para oferecer Suas reverências. Shri Ishvara Puri abraçou-O e os dois foram encharcados pelas lágrimas de amor um do outro.
   Mahaprabhu dirigiu-se a Ishvara Puri: “Minha jornada para Gaya é bem-sucedida apenas por ver seus pés de lótus. Se alguém oferece Pinda neste lugar sagrado, então seus antepassados ​​são libertados. Mas simplesmente vendo você, dezenas de milhões de antepassados ​​obtêm a liberação. Portanto, sua presença é ainda mais auspiciosa do que a deste santo tirtha. Todos os santos tirthas oram pela poeira de seus pés de lótus. Portanto, ó Puripada, estou orando aos seus pés de lótus para me transportar através do oceano da existência material e me fazer beber o néctar dos pés de lótus de Krishna”.
   Srila Ishvara Puri respondeu: “Por favor, ouça-me Panditji, eu entendi que Você é uma encarnação do Senhor Supremo. Esta manhã eu vi um sonho muito auspicioso e agora ele realmente se materializou. Desde o primeiro dia em que o vi em Navadwipa, sempre pensei em Você. Tenho tanto prazer em ver Você, tanto prazer quanto tenho em ver Krishna.”
   Ao ouvir isso, Mahaprabhu curvou a cabeça e respondeu sorrindo: “Esta é minha grande fortuna”.
   Em outro dia, Mahaprabhu se aproximou de Shri Isvar Puri e pediu que ele o iniciasse com o mantra divino. “Minha mente está ficando muito inquieta em antecipação a esta iniciação. “Shrila Puripada respondeu com muita felicidade: “O que falar dos mantras, estou preparado para oferecer a Você minha própria vida.” [C. B. Adi 17.10]
   Posteriormente, Srila Ishvara Puri iniciou Mahaprabhu com o mantra divino.
   Certa manhã, Srila Ishvara Puri foi até onde Mahaprabhu estava hospedado. Mahaprabhu ficou extremamente satisfeito em vê-lo e, depois de oferecer Suas reverências, convidou-o para almoçar. Ishvara Puri respondeu que, “Ser capaz de aceitar alimentos de Sua mão é uma questão de grande sorte para mim.” O próprio Mahaprabhu cozinhou e então com muito cuidado serviu a prasadam a Seu guru. Depois, passou pasta de sândalo no corpo e colocou uma guirlanda de flores em volta do pescoço. Assim, o próprio Senhor Supremo ensinou como se deve servir a seu guru. Sem servir aos grandes devotos, não é possível receber o amor de Deus. O serviço ao guru é a porta para a devoção.
   Em seu retorno de Gaya, Mahaprabhu veio por meio de Kumarhatta, o local de nascimento de Seu guru, e começou a rolar no chão em êxtase ali, enquanto o chão ficava molhado com Suas lágrimas. Finalmente, Ele recolheu um pouco de pó daquele lugar santo e amarrou-o no canto de sua roupa superior, dizendo: “Este pó é tão querido para mim quanto minha vida”. então partiu para Navadwipa.
   O local de nascimento de Srila Ishvara Puri está localizado na atual cidade de Halyahor, que fica perto da estação ferroviária de Kanchra-para, que fica na linha Sealdah -Krishnanagar. Deve-se descer na estação Kanchra-para e seguir de riquixá até Chaitanya Doha. Doha significa lagoa, que foi criada quando muitos seguidores de Chaitanya Mahaprabhu, seguindo Seus passos, vieram aqui e coletaram terra do local de nascimento de Srila Ishvara Puri.
   Posteriormente, Mahaprabhu aceitou sannyasa e, por ordem de Sua mãe, veio morar em Jagannath Puri. A essa altura, Ishvara Puri já havia deixado este mundo. Ele enviou dois de seus discípulos Shri Govinda e Kasisvara brahmacari para servir ao Senhor em Nilacala.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Hoje é dia do aparecimento sagrado de Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, dia 10/02/2023 jejum até meio dia.

Bhaktisiddhanta Sarasvati e a Propagação do Culto de Chaitanya Mahaprabhu


Bhaktisiddhanta Sarasvati e a Propagação do Culto de Chaitanya Mahaprabhu


A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura partiu deste mundo material no dia 31 de dezembro de 1936. Então, existem duas fases, prakata e aprakata, ou aparecimento e desaparecimento. Então, nada temos a lamentar em virtude do desaparecimento, porque Krishna e o devoto de Krishna não desaparecem. Não apenas os devotos, mas ninguém desaparece, porque toda entidade viva é eterna, assim como Krishna. Na literatura védica confirma-se: nityo nityanam cetanas cetananam. A descrição do Senhor Supremo é que Ele também énitya, eterno, e as entidades vivas também são eternas. Ele, entretanto, é o eterno principal. Então, qualitativamente, não há diferença entre Krishna e as entidades vivas. E, quantitativamente, há diferença. Qual é a diferença entre o nitya singular e o nitya plural? O nitya plural são servos eternos do nitya singular. Assim como, se você quer servir alguém, esse alguém, apesar de seu mestre, também é exatamente como você: tem duas mãos, duas pernas, os mesmos sentimentos e também come – tudo é o mesmo. Mas a diferença é que um é o mestre e o outro é o servo. Isto é tudo. Do contrário, iguais sob todo aspecto.

Então, espiritualmente, não há diferença entre aparecimento e desaparecimento. Do ponto de vista material, se uma pessoa nasce, como seu filho, você fica feliz. Quando o mesmo filho parte, você fica muito triste. Isto é material. Espiritualmente, porém, não há tal diferença entre aparecimento e desaparecimento. Então, embora seja o dia do desaparecimento de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, não há nada a se lamentar. Embora sintamos saudade, embora esse sentimento esteja presente, espiritualmente não há diferença entre aparecimento e desaparecimento.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura trouxe esta mensagem para distribuir por todo o mundo. É claro, Sri Chaitanya Mahaprabhu expressou Seu desejo:

prthivite ache yata nagaradi-grama
sarvatra pracara haibe mora nama

Ele previu que: “Pelo mundo todo, em tantas cidades e vilas quanto há, em todo lugar Meu nome será conhecido”. O nome de Sri Chaitanya Mahaprabhu. O que tentamos agora, é de fato a concretização disso. Para executar este Seu desejo, Sri Chaitanya Mahaprabhu disse pessoalmente:

bharata bhumite manusya janma haila yara
janma sarthaka kari kara para-upakara

Ele queria que Seu nome fosse propagado por todo o mundo, em toda cidade e vila. E quem faria isso? Ele disse que é o dever de todos nascidos em Bharata-varsa, na Índia, é, antes de tudo, tornarem-se perfeitos compreendendo a filosofia de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Em seguida, devem propagá-la, distribuí-la. Este é o dever de todo indiano.

Então, os indianos têm o privilégio de poder tirar proveito da literatura védica. Em outros países, não há tal vantagem. Então, se alguém quer tornar sua vida perfeita, ele tem que aproveitar o vasto tesouro do conhecimento espiritual indiano. Mesmo um cavalheiro chinês escreveu um livro sobre religião na Universidade de Nova Iorque, e, nesse livro, ele disse: “Se vocês querem conhecer algo de religião, vocês têm quer ir à Índia”. Isto é fato. Então, Chaitanya Mahaprabhu disse isso a todo indiano. É necessária a disseminação deste movimento da consciência de Krishna pelo mundo inteiro. Então, é dever de todo indiano, antes de tudo, tornar sua vida perfeita, o que significa que ele tem que saber qual é a sua posição e o que ele tem de fazer. Isto é perfeição. No momento atual, as pessoas não sabem sequer o que são – se são o corpo ou algo extra. Os grandessíssimos cientistas também fracassaram. Isto é perfeição. Saber se o indivíduo é este corpo ou algo além deste corpo é o começo do conhecimento espiritual. Então, por cultura, por educação, essa vantagem está presente na Índia, daí Sri Chaitanya Mahaprabhu solicitar a todos os indianos nascidos em formas humanas. Ele não fala aos animais. Manusya janma significa “ser humano”. Porque, a menos que seja um ser humano, ninguém pode compreender estas coisas. Os gatos e cães não podem compreender. Então, uma pessoa cujo comportamento é como o de gatos e cães também não pode compreender. Portanto, ele disse que primeiro ele deve tornar sua vida perfeita e, em seguida, distribuir este conhecimento. Esta é a missão de Chaitanya Mahaprabhu.

Então, Ele apenas disse e Ele ficou esperando que, em dias posteriores, Seus seguidores fariam isso. Então, essa tentativa foi feita por Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Bhaktivinoda Thakura desejou que essa mensagem de Sri Chaitanya Mahaprabhu fosse aceita igualmente pelo oriente e pelo ocidente, e tanto os indianos como os europeus e americanos devem dançar juntos no êxtase da misericórdia de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Este foi o desejo de Bhaktivinoda Thakura. Ele simplesmente expressou o desejo: “Quando verei isto acontecendo, tanto as pessoas orientais quanto ocidentais unidas com base no culto de Sri Chaitanya Mahaprabhu e dançando juntas em êxtase?”. Esta era a ambição de Sri Chaitanya Mahaprabhu e era a ambição de Bhaktivinoda Thakura. E Sri Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura encarregou-se desse afazer, que era o seu maior desejo.

Então, a todo discípulo, especialmente àqueles competentes, ele pedia: “Dedique-se a esta missão de Chaitanya Mahaprabhu e pregue nos países ocidentais”. A primeira tentativa foi de Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Antes disso, nem os acharyas, os rupanuga gosvamis, tentaram. Eles deixaram obras, mas eles não tentaram pregar na prática. E Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura estava muitíssimo ansioso por pregar este culto de Chaitanya nos países ocidentais. Esta é a contribuição especial de Sri Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.

É uma longa história como me encontrei com Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Um de meus amigos me arrastou. Eu era, naquele tempo, nacionalista e administrador de uma grande fábrica química. Minha idade era de aproximadamente vinte e quatro anos. Então, um de meus amigos, me solicitou: “Há um ótimo sadhu, Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Ele veio a Calcutá. Então, vamos vê-lo”. Sim, eu estava relutante. Eu pensava que ele seria tal qual muitíssimos sadhus. Assim, eu não estava muito interessado. Porque eu tinha péssimas experiências – não muito boas –, então, eu disse: “Oh, existem muitos desse tipo de sadhu”. Vocês ficarão felizes em saber que, mesmo em minha pouca idade, ou idade inicial – era a graça de Krishna – mesmo entre meus amigos jovens, eu era considerado o líder. No meu tempo de escola, no meu tempo de faculdade, na minha amizade particular; de um modo ou outro, tornei-me líder. E um astrólogo, algumas vezes, ele lia a minha mão. Ele dizia em híndi, kukum calenaKukum calena significa: “Sua mão diz que a sua ordem será cumprida”.

Então, de qualquer modo, foi a graça de Krishna. Eu não iria, mas o ponto de vista deles era que, a menos que eu certificasse aquele sadhu, Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, ele não seria aceito. Portanto, ele me arrastou. Então, fui ver Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura naquele dia. No primeiro encontro, simplesmente oferecemos nossas reverências. É a prática. Então, imediatamente, ele começou seu discurso: “Vocês são todos jovens instruídos. Por que vocês não adotam o culto de Sri Chaitanya Mahaprabhu e pregam para todo público conhecedor de inglês? Por que vocês não se encarregam desta questão?”. Então, discuti com ele de várias maneiras. Naquele tempo, eu era nacionalista; então, eu disse: “Quem aceitará a nossa mensagem? Somos uma nação dependente. Ninguém se importará”. Mas pertencíamos à família vaisnava, pois Sri Chaitanya Mahaprabhu, Nityananda, Radha Govinda são nossas Deidades adoráveis. Então, fiquei muito contente: “O culto de Radha Krishna, o culto de Chaitanya Mahaprabhu, este sadhu está tentando pregar. Isto é ótimo”.

Então, naquela ocasião, tivemos algumas conversas, e, é claro, fui derrotado por seus argumentos. E, então, quando saímos, ofereceram-nos prasada: ótimo tratamento, a Gaudiya Matha. E, quando saí na rua, esse meu amigo perguntou-me: “Qual é a sua opinião sobre esse sadhu?”. Eu, então, disse: “Aqui está a pessoa correta que se encarregou da mensagem de Sri Chaitanya Mahaprabhu, e, agora, ela será distribuída”.

Assim, eu era, naquele tempo, um tolo, mas eu opinei assim. E eu o aceitei como meu mestre espiritual imediatamente. Não de maneira oficial, mas em meu coração. Isso foi em 1922. Então, em 1923, deixei Calcutá em minha rota de negócios. E fiz minha sede em Allahabad. Allahabad situa-se a cerca de cem milhas de Calcutá. Então, eu estava pensando: “Encontrei uma excelente personalidade santa”. Esse era sempre o meu pensamento. Então, desta forma, em 1928, houve um Kumbhamela. Dessa vez, esses membros da Gaudiya Matha foram a Allahabad para estabelecer um centro lá, e alguém mais disse, alguém os informou: “Vão à Farmácia Prayaga”. Minha drogaria se chamava “Farmácia Prayaga”. Meu nome também estava lá. “Vão e vejam Abhaya Babu. Ele é religioso. Ele ajudará vocês”. Essas pessoas da Gaudiya Matha foram me ver. Então: “Cavalheiro, viemos até o senhor. Ouvimos falar de seu bom nome. Então, queremos começar um templo aqui. Por favor, tente nos ajudar”. Eu estava pensando naquelas pessoas da Gaudiya Matha: “Encontrei excelentes personalidades santas”, e, tão logo eu os vi, fiquei muitíssimo contente: “Oh, aqui estão aquelas personalidades. Eles vieram novamente”.

Então, desta maneira, gradualmente, apeguei-me a essas atividades da Gaudiya Matha, e, pela graça de Krishna, meu negócio também não estava indo muito bem. Sim. Krishna diz yasyaham anughrnami harisye tad-dhanam sanaih. Se alguém quer realmente ser devoto de Krishna e, ao mesmo tempo, mantém seu apego material; então, o negócio de Krishna é que Ele leva embora tudo o que é material, de modo que a pessoa se torne cem por cento dependente de Krishna. Então, isso de fato aconteceu na minha vida. Fui obrigado a vir para este movimento para adotar muito seriamente. E eu sonhava que Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura estava me chamando: “Por favor, saia comigo!”. Então, algumas vezes, eu ficava horrorizado: “Oh, o que é isso? Tenho que deixar a minha vida familiar? Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura está me chamando? Tenho que aceitar sannyasa?”. Oh, eu ficava horrorizado. Mas o vi várias vezes chamando-me. Então, de qualquer forma; por sua graça, fui forçado a abandonar minha vida familiar, minha assim chamada vida de negócios. E ele me levou, de um modo ou outro, a pregar seu evangelho.

Assim, este é um dia memorável. O que ele desejou estou tentando um pouco, e vocês estão todos me ajudando. Então, tenho que agradecer mais a vocês. Vocês são, na verdade, representantes de meu Guru Maharaja (Prabhupada começa a chorar), porque vocês estão me ajudando a executar a ordem de meu Guru Maharaja. Muito obrigado.

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Hoje é o dia do Sagrado desaparecimento de Sri Purushottma Dasa Thakura dia 10/02/2023 sexta-feira.

“O vigésimo terceiro e o vigésimo quarto devotos proeminentes de Nityananda Prabhu foram Sadasiva Kaviraja e seu filho Purusottama dasa, que era o décimo gopala. Desde o nascimento, Purusottama dasa estava imerso no serviço aos pés de lótus do Senhor Nityananda Prabhu, e ele estava sempre envolvido em brincadeiras infantis com o Senhor Krishna”. [C.C. Adi 11.8-39] See More
   “Shri Sadasiva Kaviraja foi extremamente afortunado. O nome de seu filho era Shri Purusottama das. Ele nunca teve consciência externa de seu corpo material. Nityananda Candra realizou muitos passatempos de dentro de seu coração.” [C.B. Antya 5/741-742]
   Shri Purusottama Thakura teve três discípulos principais: Shri Madhavacharya, Shri Yadavacharya e Devakinandana dasa, que nasceram em famílias Kulina brahmana. Madhavacharya casou-se com a filha de Nityananda Prabhu, Ganga-devi. Devakinandana foi o autor do livro Vaishnav-vandane. O Sripat de Purusottama Thakura esteve anteriormente em Sukhasagar. Agora suas Deidades estão em Candriya Gram.
   Este templo é chamado Vasu-Jahnava Pat. Talvez isso se deva ao fato de que Kanai Thakura, filho de Purusottama, era filho adotivo de Shri Jahnava.
   Shri Purusottama Thakura era o menino vaqueiro Stoka-krsna em Krisna-lila.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

O que é Pantomina? - Modelo Ator Atriz


A Pantomina não deve ser confundida com mímica. Na realidade, Pantomima é um tipo de comédia musical produzida de palco, projetada para o entretenimento familiar. Ela foi desenvolvida na Inglaterra, e é geralmente realizado durante a época de Natal e Ano Novo.

Pantomima moderna inclui canções, comédia e dança, emprega atores, comediantes, e combina humor com uma história vagamente baseado em um conto de fadas bem conhecido.

É uma forma participativa de teatro, em que se espera que o público possa cantar junto algumas partes da música, e gritar frases para os artistas.

Pantomina

Pantomima e a Cultura

A Pantomima teve uma história teatral ao longo da cultura ocidental que remonta ao teatro clássico, e foi desenvolvida em parte do século 16 na Itália bem como outras tradições pelos palcos europeus e britânicos, como máscaras  do século 17.

Uma parte importante pantomima, até o final do século 19, foi a arlequinada.  A pantomima é realizada hoje na Grã-Bretanha e, em menor grau, em outros países de língua inglesa.

pantomima

Ator de Pantomina

Ser ator de pantomima consiste em ser “imitador” ou “ator”.

A “pantomima” na Grécia Antiga era originalmente um grupo que “imitava tudo”, acompanhado de uma narrativa cantada e música instrumental, muitas vezes acompanhada na flauta.  A palavra mais tarde veio a ser aplicada ao próprio desempenho.

A pantomima foi uma forma popular de entretenimento na Grécia antiga e, mais tarde, em Roma.  Como teatro, abrangeu os gêneros de comédia, tragédia e sexo.

Na Idade Média, o jogo Saltimbancos foi um jogo Inglês popular tradicional realizado durante as reuniões festivas de ambas as comunidades urbanas e rurais que continha muitos dos elementos arquetípicos da pantomima contemporânea como brigas de palco, humor grosseiro e criaturas fantásticas.

Técnicas de Pantomina

Aprender as técnicas de Pantomina significa alcançar um patamar mais alto no nível de atuação e da dramaturgia. Isso porque os atores através da Pantomina aprendem a usar técnicas que vão além do uso da voz para contar uma bela história. Por isso acredita-se que a pantomina faz um ator se tornar um bom ou ótimo ator.

Quer aprender Pantomina? Confira aqui conosco:

O Básico

De um modo geral a Pantomina é feita de ações que exageram emoções e gestos dos personagens para conseguir transmitir ao público o que se quer dizer em cada tomada. A pantomina incluir técnicas que envolvem quase todos os músculos do corpo, tanto do rosto como do corpo, por isso é importante trabalhar algumas técnicas.

Exercício e relaxamento

Para interpretar essa modalidade os atores necessitam ter flexibilidade e estar relaxados. Para isso é necessário que o ator/atriz desenvolva coordenações físicas e força muscular para realizar cenas como: tropeçar e cair entre outros. Para tanto é necessário a pratica de ioga, subir escadas, caminhadas, exercícios de postura e exercícios de relaxamento muscular.

Personalidades

Interpretar uma personalidade sem falar uma só palavra é muito difícil, por isso o ator deve trabalhar muito nessas técnicas para alcançar bons resultados. Para demonstrar uma personalidade confiante, o ator deve ficar bem ereto e cada movimento é feito com propriedade, já se o autor interpreta uma pessoa abatida e fraca, sua postura corporal se limita em movimentos que se dirigem para dentro.

Emoções

As emoções na Pantomina estão nas expressões faciais muito vezes exageradas, tais como no: levantar de sobrancelhas, curvar os lábios, abrir muito a boca com um susto entre outros. O rosto e as expressões são importantíssimas na hora da interpretação. Dependendo do que se quer demonstrar com a pantomina, a maquiagem também se torna muito importante!

Os gestos

Se você busca interpretar uma pantomina tem que levar em consideração os gestos exagerados da interpretação. Isso porque nessa modalidade, todos os gestos são realizados nada natural, e sim forçados para que os espectadores possam interpretar cada ação.

Seguem algumas curiosidades das Máscaras na Pantomina

Precursores da pantomina também incluíram a máscara, que cresceu em pompa e espetáculo nos séculos 15 a 17.  As Performances masque dos italianos no século 17, por vezes incluía o Arlequim como personagem. O Desenvolvimento como um entretenimento distintamente Inglês na Pantomima. O desenvolvimento de Inglês pantomima foi fortemente influenciado pela continental “commedia dell’arte”, uma forma de teatro popular que surgiu na Itália na Época Moderna.

Isto foi chamado de uma “comédia de artistas profissionais” que viajavam de província para província, na Itália e depois a França, que improvisavam e contavam histórias em quadrinhos, que serviam de lições para a multidão, mudando o personagem principal, dependendo do que estavam tentando passar.

pantomima

Cada história tinha alguns dos mesmos personagens: Palhaços fixos.  Estes jovens amantes frequentemente incluídas (Arlecchino e Colombina), seu pai (Pantaleão), e os servos de Pantaleão (Pulcinella e Pierrot, sendo um astuto e outro estúpido).

No século 17, adaptações dos personagens da comédia tornaram-se familiares em entretenimentos ingleses. Destes, o Inglês padrão desenvolvido, descrevendo os amantes fugindo, perseguido pelo pai da menina, Pantaleão e seus servos de palhaço e Pierrot.

Em versões em inglês, por volta do século 18, tornou-se Arlequim a figura central e a ligação romântica. A trama básica da arlequinada permaneceu essencialmente o mesmo para mais de 150 anos.

Ops... sem sugestões no momento!

Veja que legal esse teatro de pantomina que separamos para você:
 



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