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terça-feira, 7 de maio de 2024
segunda-feira, 6 de maio de 2024
Mantras e explicações Gayatri
Por editor - 28.8.2015
1. om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo davasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat
om- Ó Senhor; bhuvah- o sistema planetário; bhuvah- o próximo sistema planetário superior; svah- os planetas celestiais; tat- isso; savituh- do sol; varenyam- adorável; bhargah- refulgência; devasya- do divino; dhimahi- vamos meditar; dhiyah- meditação; sim- quem; não- nós; pracodayat- entusiasmados.
"Meditemos naquele resplendor adorável do sol divino que entusiasma a nossa meditação."
2. aim gurav namah
aim- (a palavra 'objetivo' é a vibração sonora-semente deste mantra); gurave- ao meu mestre espiritual; namah- reverências respeitosas.
"Presto minhas respeitosas reverências ao meu mestre espiritual."
3. aim gurudevaya vidmahe krsnanandaya dhimahi tan no guroh pracodayat.
gurudevaya- ao mestre espiritual; vidamhe- tente saber; krsna-anandaya- que está sempre em bem-aventurada consciência de Krishna; dhimahi- vamos meditar; tat- isso; no- nós; guroh- o mestre espiritual; pracodayat- entusiasmados. "Vamos tentar entender meu mestre espiritual que está sempre em bem-aventurada consciência de Krishna. Deixe-me meditar sobre ele sendo entusiasmado como ele nos entusiasmou.
4. klim gauraya namah.
klim- (a palavra 'klim' é a vibração sonora-semente deste mantra); gauraya- ao Senhor Caitanya; namah- reverências respeitosas.
“Eu presto minhas respeitosas reverências ao Senhor Caitanya.”
A Sílaba Kama-bija Klim
A sílaba kama-bija klim é descrita como situada no centro do hexagrama, a residência de Radha e Krishna. Todas as palavras do mantra se expandem a partir deste bija (semente) klim, como sua energia. Srila Visvantha Cakravarti Thakur escreveu Man trartha-dipika como uma explicação do bija mantra `klim':
“O Rasollasa-tantra descreve o amor entre Radha e Krishna por meio do kama-bija:
kama-bijatmakah krsna
rati-bijatmika radha
tayoh sankirtanad eva
radha-krsnau prasidatah
`Sri Krsna está na forma de kama-bija e Sri Radha está na forma de rati-bija. Ao cantar ambos esses bijas, Radha e Krishna ficam satisfeitos.'
"Em primeiro lugar, o significado do kama-bija é o seguinte. O kama-bija é a semente de todos os desejos e vontades, ou aquilo que excita os desejos, ou em outras palavras, é a semente que satisfaz todos os desejos. O Kama-bija é descrito no Gautamiya-tantra da seguinte maneira:
vina bijena mantranam
viphalam jayate phalam
pancalankara-samyutam
bijam tu paramadbhutam
ka-karas ca la-karas ca
i-karas carddha-candrakah
candra-bindhus ca tad-yuktam
kama-bijam udahrtam
`Um mantra é ineficaz sem o seu bija. O kama-bija é excepcionalmente maravilhoso por ser composto de cinco ornamentos: k, l, i, m e o ponto sobre o m. Aquilo que tem estes cinco componentes é chamado kama-bija.'
"Klim é o kama-bija de uma sílaba. No Gautamiya-tantra, seu significado é dado da seguinte forma:
klim-karad-asrjad visvam
iti prana sruteh sirah
la-karat prthivi jata
ka-karaj jala-sambhavah
i-karad vahnir utpanno
nadad vayur ajayata
bindor akasa-sambhutir
iti bhutatmako manuh
`Os Upanisads afirmam que o universo foi criado a partir da sílaba klim. A água foi produzida a partir do k, a terra a partir do l, o fogo a partir do i, o ar a partir do m e o éter a partir do ponto. Este mantra é, portanto, quíntuplo.'
“No Brahad-gautamiya-tantra é afirmado:
ka-karah purusah krsnah
sac-cid-ananda-vigrahah
i-karah prakrti radha
nitya-vrndavanesvari
las canandatmakam prema-
sukham tayos ca kirtitam
cumbananda-madhuryam
nada-binduh samiritah
`K é Krishna com Sua forma pessoal de eternidade, conhecimento e bem-aventurança. Eu sou Sua energia Radha, que é a eterna Rainha de Vrndavana. L é celebrado como a felicidade do amor. M é a doçura da felicidade que ocorre quando Eles se beijam.'
“No Sanatkumara-samhita a natureza da forma do kama-bija é descrita:
atha sri-kama-bijayasya
sariram vigrahatmakam
ari-krsna-sarirabhinna-
ny aksarani kramat srnu
civuko 'tha griva caiva
kantah prasthas ca suvratah
i-karah skandho bahus ca
kaphonir anguli-nakhah
arddha-candro vaksas tundah
analisar nabhih katis tatha
candra-bindav uru-janur
jangha gulphas ca padakah
parsnis capy angulf caiva
nakhendur api narada
iti vigraha-rupas ca
kama-bijatmako harih
`Ó Narada, as letras do kama-bija constituem o corpo de Sri Krsna. Agora ouça enquanto eu os explico em ordem. K indica Sua cabeça, testa, sobrancelha, nariz, olhos e orelhas; por l, Suas bochechas, mandíbula, queixo, pescoço, garganta e nuca; por i Seus ombros, braços, cotovelos, dedos e unhas; por m, Seu peito, estômago, flancos, umbigo e quadris; pelo ponto, Suas coxas, joelhos, pernas, tornozelos, pés, solas dos pés, dedos dos pés e unhas em forma de lua. Desta forma, a forma transcendental de Sri Hari consiste no kama-bija.'
"A este respeito também foi afirmado:
bijaksaram panca puspa-
bana-tulyam kramat srnu
ka-karas camra-mukulo
la-karas casokah smrtah
i-karo mallikaa-puspam
madhavi carddha-candrakah
bindus ca bakula-puspam
ete banah syur eva ca
`As letras do kama-bija correspondem às cinco flechas de flores do Cupido. Agora escute. K é o botão da flor da manga, l é a flor asoka, i é a flor do jasmim, m é a flor madhavi e o ponto é a flor bakula. Estas letras são as mesmas flechas.'” Desta forma, Srila Visvanath Cakravarti Thakura descreve o kama-bija com tantos significados.
5. klim caitanyaya vidmahe visvambharaya dhimahi tan no gaurah
pracodayat.
caitanyaya- ao Senhor Caitanya; vidmahe- tente saber; visvambharaya- quem é o mantenedor do universo; dhimahi- vamos meditar; tat- isso; nah-nós; gaurah- Senhor Caitanya; pracodayat- entusiasmados.
“Meditemos no Senhor Caitanya, que é entendido como o Mantenedor do universo, e que nos entusiasmou a fazê-lo.”]
6. klim krsnaya govindaya gopijana-vallabhaya svaha.
krsnaya- ao Senhor Krishna; govindaya- até Govinda; gopijana- das gopis; vallabhaya- para o amante das gopis; svaha- oferenda de oblações.
"Eu faço oferendas de oblações ao Senhor Krishna, que é Govinda, o Amante das gopis."
O Mantra Gopala de Dezoito Letras
Em seu significado para o Texto três, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati define o mantra como “som recitado de forma inaudível, libertador, autodedicatório e transcendental”. Na transcendência não existe dualidade; conseqüentemente, a distinção entre um objeto e seu nome deixa de existir no mundo espiritual. Assim, um mantra que consiste nos santos nomes de Krishna não é diferente da pessoa de Krishna. Este fenômeno transcendental é experimentado quando alguém “adora através do canal do mantra” (mantro pasana). Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati afirma ainda que “as palavras transcendentais contidas no referido mantra, sendo colocadas de forma diferente, fazem uma manifestação de apenas uma lila”. Em outras palavras, o arranjo específico das palavras componentes do mantra em relação umas às outras determina seu significado, como por exemplo o mantra de dezoito sílabas klim krsnaya govindaya gopijana-vallabhaya svaha que descreve particularmente os passatempos transcendentais de Sri Sri Radha e Krsna. Como ficará claro no Texto Quatro, o humor conjugal predomina na morada transcendental de Krishna, com todas as outras rasas desempenhando papéis coadjuvantes. Neste mantra Gopala de dezoito sílabas, Krishna, Govinda, está sendo adorado como o amante das gopis. No entanto, com base no sthayibhava (estado de espírito amoroso eterno), a pessoa adorará o mantra de acordo com uma emoção específica correspondente. [A ciência da rasa será descrita detalhadamente no Texto 36.]
O mantra Gayatri de dezoito sílabas é mencionado no Gopala-tapani Upanisad. Aí os quatro Kumaras questionaram seu pai Brahma de tal forma que obtiveram o Gayatri de dezoito sílabas como resposta de seu pai:
om munayo ha vai brahmanam ucuh. kah paramo devah? kuto
Mrtyur Bibheti? kasya jnanenakhilam vijnatam bhavati?
Kenedam visvam samsaratiti?
tad você hovaca brahmanah. krsno vai paramam daivatam.
govindan mrtyur bibheti. gopijanavallabha-jnanena taj
jnatam bhavati. svahayedam samsarati.
"Om. Alguns sábios disseram ao semideus Brahma: 'Quem é a Suprema Personalidade de Deus? A quem a morte teme? Ao saber a quem todo o resto se torna conhecido? Quem criou este mundo.'"
"Brahma respondeu-lhes: 'Krsna é a Suprema Personalidade de Deus. A morte teme Govinda. Ao compreender Gopijanavallab ha tudo se torna conhecido. Ao pronunciar a palavra svaha, a Personalidade de Deus criou o mundo.'"
Em seu comentário a esses versos, Srila Visvanatha Cakra varti Thakura afirma: “A afirmação de que a morte teme Govinda significa que Krsna resgata as entidades vivas das mãos da morte. O nome Gopijanavallabha significa 'Krsna, que é muito querido pelas gopis.' Ao conhecê-Lo, todo o mundo espiritual e material se torna conhecido. O processo de compreendê-Lo é descrito pelo próprio Senhor Gopijanavallabha no Bhagavad-gita (18.56)."
Os quatro Kumaras ainda não estavam satisfeitos porque desejavam ter uma descrição mais elaborada das qualidades do Senhor Krishna. Eles então perguntaram: “Quem é Krishna? Quem é Govinda? Quem é Gopijanav allabha? O que é Svaha?”
Brahma respondeu o seguinte:
papa-karsano go-bhumi-veda-vidito gopijanavidya
kala-prerakas tan-maya ceti, sakalam param brahmaivaitat.
"Krsna significa Aquele que liberta do pecado, Govinda significa Aquele que é famoso na terra, nos Vedas, e entre as vacas surabhi, Gopijanavallabha significa Aquele que encanta as gopis, e Svaha significa a potência do Supremo. Todos esses nomes se referem à Suprema Personalidade de Deus."
Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica ainda: “O nome papa-karsana também pode ser interpretado como significando: 1. Aquele cujos passatempos transcendentais atraem as mentes até mesmo das almas condicionadas pecaminosas, ou 2. a misericordiosa Pessoa Suprema que libertou Putana, Agha, Kesi e muitos outros demônios mortos por Ele "O nome Govinda significa o Senhor Supremo que é famoso pelas vacas surabhi de Vraja. Ele é glorificado nos versos dos Vedas e é famoso na terra porque removeu o fardo dos reis demoníacos.
"Govinda também significa Aquele que protege as vacas, a terra e os Vedas. Senhor Govinda é o protetor supremo, que resgata as entidades vivas das mãos da morte. Gopijanavallabha significa Aquele que encanta as gopis, que são todas manifestações de Sua potência hladini. O O Senhor os encanta com a doçura de Sua beleza e outras qualidades transcendentais, remove seu materialismo e lhes concede amor extático por Ele. Dessa forma, Ele se tornou muito querido (vallabha) por eles.
“O nome svaha significa a potência do Senhor pela qual tudo é manifestado.”
Cada uma dessas seis palavras transcendentais do mantra é significativa e o mantra é um meio completo para desenvolver o amor por Krishna. (1) Krsnaya indica Madana-Mohana a Deidade que estabelece nosso relacionamento (sambandha) com Krsna. (2) Govinda aceita nosso serviço devocional (abhideha). (3) Gopi jana e (4) vallabhaya ou Gopinatha satisfaz todas as gopis e é o objetivo final da vida (prayojana). (5) Sva indica ksetrajna ou aquele que está familiarizado com o seu eu interior, e a palavra (6) ha indica a natureza transcendental. Svaha geralmente significa oferecer oblações. Mas, mais especificamente, sva pode ser entendido como “Eu sou o servo das gopis”, enquanto ha significa “dar tudo a Krishna exatamente como as gopis estão fazendo”. Os Kumaras perguntaram ainda: "Qual é a Sua forma? Como Ele é glorificado? Como alguém O adora?" Em resposta, Brahma citou o
seguintes versos, destinados à adoração do mantra upasana:
sat-pundarika-nayanam
meghabham vaidyutambaram
dvi-bhujam jnana-mudradhyam
vana-malinam isvaram
gopa-gopi-gavavitam
sura-drum-talasrayam
divyalankaranopetam
rakta-pankaja-madhyagam
Kalindi-jala-kallola-
sangi-maruta-sevitam
cintayams cetasa krsnam
mukto bhavati samsrteh
"Meditando de todo o coração no Senhor Krishna, cujos olhos são lindas flores de lótus, cuja aparência é uma nuvem de monção, cujas vestes são relâmpagos, que tem dois braços, que é rico em conhecimento transcendental, que usa uma guirlanda de flores da floresta, que é o controlador supremo, que está cercado por gopas, gopis e vacas surabhi, que descansa sob uma árvore sura-druma, que é decorado com ornamentos esplêndidos, que fica no meio de uma flor de lótus vermelha e que é servido pela brisa que tocaram as ondas do Yamuna, a pessoa fica livre de repetidos nascimentos e mortes."
Finalmente, Brahma os instruiu a cantar repetidamente o mantra “klim krsnaya govindaya gopijanavallabhaya svaha”. Brahma informou-lhes ainda que qualquer um que cante este mantra, pelo menos uma vez, rapidamente alcança a associação com o Senhor Krishna. Com relação à adoração de Govinda, Brahma afirmou que o altar do Senhor deveria ser um lótus dourado com oito pétalas dentro das quais dois triângulos deveriam ser colocados junto com o mantra Gayatri [criando assim uma figura hexagonal com seis divisões]. Cada mantra tem um yantra correspondente, ou diagrama místico, adequado para adoração de acordo com as regras do vidhi tântrico.
Referindo-se ao Texto três do Brahma-samhita e ao mantra Gopala, Srila Jiva Gosvami afirma: “Este mantra é descrito como escrito em uma figura hexagonal na forma de um diagrama místico. Sri Krishna, que é luminoso como um diamante. As seis palavras do mantra estão escritas nos seis lados do hexágono. Nessa morada residem o aspecto predominante (prakriti) e predominante (purusha). aspectos predominantes são descritos como `premananda-mahananda-rasana avasthitam' (imerso na bem-aventurança de inúmeras variedades de trocas de amor espiritual)."]
7. klim kamadevaya vidmahe puspabanaya dhimahi tan no' nangah pracodayat.
kamadevaya- ao mestre dos sentidos; vidmahe- tente saber; puspabanaya- carregando flechas de flores; dhimahi- vamos meditar; tat- isso; no - nós; anangah- o Cupido transcendental; pracodayat- entusiasmados.
"Meditemos no Mestre dos sentidos, que carrega as flechas das flores. Meditemos nele sendo assim entusiasmado pelo Cupido transcendental."
Iniciação em Kama-Gayatri
Então Gayatri, mãe dos Vedas, sendo manifestada, isto é, transmitida, pelo som divino da flauta de Sri Krsna, entrou na boca de lótus de Brahma, nascido de si mesmo, através de seus oito orifícios auditivos. O Brahma nascido de lótus tendo recebido o Gayatri, originado da canção da flauta de Sri Krsna, alcançou o status de nascido duas vezes, tendo sido iniciado pelo supremo preceptor primordial, o próprio Deus.
História de Kama-Gayatri
No Texto 24, o Senhor Brahma foi instruído a cantar o mantra de oito letras (às vezes chamado de Gopala-mantra). No Texto 26 afirma-se que ele meditou neste mantra por muito tempo. Assim, depois de cantar por milhares e milhares de anos o Gopala-mantra de dezoito letras, Brahmaji foi capaz de perceber o Senhor Supremo e Sua morada espiritual. Agora, neste texto é explicado que ele ouviu o som divino da flauta de Krishna através de seus oito orifícios para os ouvidos. O som da flauta de Krishna é o som mais bem-aventurado que existe e, portanto, Gayatri, ritmo védico, está presente nele. Aquele som transcendental de bem-aventurança entrou no coração de Brahma e saiu de sua boca de lótus. Tene brahma hrda ya adi-kavaye (Bhag. 1.1.1). Krishna primeiro transmitiu o conhecimento védico ao coração de Brahmaji, o ser criado original.
Brahmaji alcançou o status de nascido duas vezes somente após sua iniciação pelo Senhor. Embora tenha nascido diretamente do próprio Vishnu, seu nascimento mais exaltado não foi qualificação suficiente para alcançar o status de nascido duas vezes. Ninguém pode, portanto, reivindicar status bramânico com base na linhagem familiar, como pode ser visto pelo exemplo do mais elevado e melhor dos brahmanas, Brahma. Embora Brahma tenha sido iniciado diretamente pelo Senhor Supremo, quem deseja seguir seus passos deve aproximar-se do elo atual na sucessão discipular, conforme explicado anteriormente.
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati afirma: “Kama-gayatri é o mais elevado de todos os Gayatris, porque a meditação e a oração contidas nele estão repletas de atividades esportivas transcendentais perfeitas que não podem ser encontradas em nenhum outro Gayatri”. Embora o kama-gayatri exista eternamente, Srila Bhaktivi noda Thakura no Jaiva-Dharma fornece a explicação esotérica da aparência do kama-gayatri. Srila Bhaktivinoda refere-se ao capítulo da criação do Padma Purana, onde é mencionado que Gayatri apareceu pela primeira vez como a mãe dos Vedas. Ao ouvir sobre a boa sorte dos Upanisads, todos os quais nasceram em Vraja-dhama como gopis, Gayatri, após profunda meditação e devoção, também nasceu como gopi junto com Gopala-tapani Upani sad. Entrando nos passatempos conjugais de Krishna, ela posteriormente assumiu a forma de kama-gayatri, o mais elevado de todos os Gayatris.
Explicação de Kama-Gayatri
Falando do kama-gayatri (CC Madhya-lila 8.138), Srila Prabhupada afirma:
"Este mantra é como um hino védico, mas é a própria Suprema Personalidade de Deus. Não há diferença entre o kama-gayatri e Krishna. Ambos são compostos de vinte e quatro letras e meia transcendentais. O mantra representado em letras também é Krishna, e o mantra surge exatamente como a lua. Devido a isso, há um reflexo pervertido do desejo na sociedade humana e entre todos os tipos de entidades vivas. No mantra: klim kama-devaya vidmahe puspa-banaya dhimahi tan no. 'nangah pracoday at, Krsna é chamado Kama-deva ou Madana-mohana, a Deidade que estabelece nosso relacionamento com Krsna, ou puspa-bana, que carrega uma flecha feita de flores, é a Personalidade de Deus que aceita nosso serviço devocional. Ananga, ou Gopijana-vallabha, satisfaz todas as gopis e é o objetivo final da vida. Este kama-gayatri (klim kama-devaya vidmahe puspa-banaya dhimahi tan no 'nangah pracodayat) simplesmente não pertence a este mundo material. alguém é avançado em compreensão espiritual, ele pode adorar a Suprema Personalidade de Deus com seus sentidos espiritualmente purificados e cumprir os desejos do Senhor."
A análise acima de Srila Prabhupada divide o kama-gayatri em três divisões. Klim kama-devaya vidmahe refere-se a Madanamohana, a Deidade que estabelece nosso relacionamento com Krishna (sambandha). Puspa-banaya dhimahi indica puspa-bana ou Govin da, a Deidade que aceita nosso serviço devocional (abhidheya), e tan no 'nangah pracodayat; ananga ou Gopijana-vallabha satisfaz todas as gopis e é o objetivo final da vida (prayojana). O Brahma gayatri, om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat, também pode ser dividido em três divisões. Contudo, o kama-gayatri é superior porque leva à plena realização dos passatempos transcendentais de Gopijana-vallabha. Essa constatação não é fácil. No caso de Brahmaji, ele primeiro teve que aperfeiçoar o canto do Gopal-mantra, o que levou muito, muito tempo. Estes dois – o Gopal-mantra de dezoito letras e o kama-gayatri – são complementares e devem ser praticados juntos.
É preciso qualificar-se para receber o benefício real de cantar Gayatri. Srila Prabhupada explica (Bhag. 1.1.1): "Este mantra Gayatri é destinado a pessoas espiritualmente avançadas. Quando alguém tem sucesso em cantar o mantra Gayatri, ele pode entrar na posição transcendental do Senhor. Deve-se, portanto, adquirir qualidades bramânicas ou estar perfeitamente situado na qualidade da bondade, a fim de cantar o mantra Gayatri com sucesso plenamente e então atingir o estágio de realização transcendental do Senhor, Seu nome, Sua fama, Suas qualidades e assim por diante." Ao cantar com sucesso o kama-gayatri, Krishna se manifestará diante de nós na forma de Radha e Krishna, cercado por Lalita, Visakha e tantas gopis, pois assim obteremos a chance de servi-los em Seus passatempos eternos.
O significado de kama-gayatri também foi explicado por Visvanatha Cakravarti Thakura em seu Mantrartha-dipika da seguinte forma:
gayatri sa maha-mantrah
kama-purvatha kathyate
sadhaka inhame grhitvaiva
jayate vraja-mandale
“`O kama-gayatri é um maha-mantra. Aqueles devotos que o cantam nascerão na região de Vrndavana.'
O kama-gayatri é aquele gayatri que tem o kama-bija unido a ele [como dado em relação ao Texto 3 do Brahma-samhita]. Sua adorável Deidade é o rei das doçuras do amor conjugal. Ele é idêntico ao Cupido transcendental Sri Krsna, filho de Nanda Maharaja. Sua morada é Sri Vrndavana.
No Sanatkumara-samhita o kama-gayatri é descrito da seguinte forma:
adau manmatham uddhrtya
kama-deva-padam vadet
ayante vidmahe puspa-
banayeti padam tatah
dhimahiti tathoktvatha
tan no 'nangah pracodayat
`Cupido é retomado no início pela palavra kama-devaya. Depois vem vidmahe puspa-banaya. Isto é seguido por dhimahi e pracodayat.'
"Klim é a captura da mente de Radha e das outras gopis pelo doce som da flauta de Krishna. Kama-devaya é a captura da discrição de Radha e das outras gopis pelos doces passatempos de Krishna. Puspa-banaya é a excitação do desejo de amor conjugal em Radha e nas outras gopis pela adorável doçura das qualidades de Krishna, etc.
“O significado da palavra kama é 'relação e presença'. Alguém realiza adoração com este gayatri em kamanuga, ou em outras palavras, raganuga bhakti significa que ele mostra (divyati) Seus desejos (kaman). Vidmahe significa: Eu sei que Kamadeva (Cupido). Como Ele é um Kamadeva? Pelas cinco flechas de flores (puspa-bana) que são disparadas da corda de cinco fios do arco de Krishna. kama-bija. Eu medito (dhimahi) Nele como o possuidor daquelas cinco flechas. Este, então, é o significado do kama-gayatri em tantas palavras."
O exaltado associado do Senhor Caitanya, Srila Prabhodananda Sarasvati Thakura, também escreveu uma explicação conhecida como Kama-gayatri-vakhya. Ele fornece uma descrição detalhada das flechas de flores de Krishna, o Cupido transcendental:
"Kama (amor) é chamado de ministro porque aconselha. Kama permeia todo o universo de Brahmaloka para baixo. Kama tem cinco flechas. Essas flechas produzem os seguintes efeitos: enlouquecer, queimar, limpar, obstruir e confundir. Essas cinco flechas são permeada pelas seguintes flores: manga, asoka, madhavi, jasmim e bakula. Essas cinco flores também estão associadas às letras do kama-bija: k--manga, l--asoka, i-madhavi, m-. - jasmim e o ponto - bakula Diz-se que a única forma doce do Senhor tem cinco divisões doces: k - as bochechas, a cabeça e a boca; – peito, costas, nuca e pernas; o ponto – joelhos e pés.
“No Gita-govinda, Jayadeva escreveu:
srngarah sakhi murtiman iva
madhau mugdho harih kridatiti
“'Ó Sakhi, porque Krishna arde de desejo na primavera, Ele brinca com as gopis como se fosse o amor personificado.'
"Há também o seguinte versículo famoso:
madhuram madhuram vapur asya vibhor
madhuram madhuram vadanam madhuram
madhu-gandhi-mrdu-smitam etad aho
madhuram madhuram madhuram madhuram
“'Doce, doce é o corpo do Senhor. Doce, doce, Seu rosto é doce. Ó, que sorriso suave e perfumado como o mel! Doce, doce, doce, doce!'
"Klim é o Cupido transcendental de Vrndavana. Os nomes das cinco flechas são: cittananda-dhara, vidyananda-dhara, sadananda-dhara, kamananda-dhara e ramanananda-dhara. Esses cinco nomes tornam-se um nome como citta-vidya-sada- kama-ramana-dharaya vidmahe, ou como citta-vidya-sada-kama-ramana-dharaya svaha Os cinco nomes correspondem às cinco flores, portanto, manga--cittananda-dhara, etc. Estas cinco flechas também correspondem a cinco formas doces; de Krsna: flor de manga--citta-kandarpa (Cupido da mente), flor asoka--kamananda-prakasa (manifestação da bem-aventurança do amor), flor bakula--vidyananda-dhara (mantendo a bem-aventurança da sabedoria). os nomes tornam-se um nome: citta-kandarpa-kamananda-vidyananda-dharaya svaha A flor madhavi é koti-candra-mohini (desorientando milhares de luas), e a flor de jasmim é koti-prema-mohini (desorientando milhares de amores). dois nomes tornam-se um: koti-candra-koti-prema-mohinyai svaha Esta explicação quíntupla é encontrada no Gopala-tapani Upanisad. Ele também fornece as seguintes informações sobre locais. O lugar do amor é Vrndavana. O lótus é Sri Radhika. O sabor do amor está sempre além da compreensão. Sri Krishna é uma abelha pairando sobre aquele lótus para sempre beber seu néctar.
"Os cinco sabores são: paladar, tato, visão, audição e olfato. As cinco rasas são: santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya. Seus humores principais são: santa - paz, dasya - amor, sakhya - amizade, vatsalya – carinho, madhurya – carinho no amor conjugal Suas principais qualidades são: santa – firmeza, dasya – serviço, sakhya – convicção, vatsalya – afeto, madhurya – doçura.
“Assim são descritas as qualidades, formas, nomes, letras e rasas das cinco flechas.
A Beleza Lunar de Krishna
No Caitanya-caritamrta, Madhya-lila, Capítulo Vinte e Um, texto 125, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami compara o Senhor Krishna e o kama-gayatri, que é idêntico a Ele, a tantas luas:
kama-gayatri-mantra-rupa, haya krsnera svarupa,
sardha-cabbisa aksara tara haya
se aksara 'candra' haya, krsne kari' udaya,
trijagat kaila kamamaya
"Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, é idêntico ao hino védico conhecido como kama-gayatri, que é composto de vinte e quatro sílabas e meia. Essas sílabas são comparadas às luas que surgem em Krishna. Assim, todos os três mundos estão cheios de desejo."
Srila Visvanatha Cakravarti Thakura identificou as vinte e quatro letras e meia do kama-gayatri da seguinte forma:
"Essas vinte e quatro letras e meia são vinte e quatro luas e meia. Elas surgiram no corpo de Sri Krsna e fazem com que todos os três mundos desejem Krsna. As letras do primeiro k ao t final representam Sua face , bochechas, testa, até Suas mãos e pés. Estes são calculados da direita para a esquerda.
"Agora ouça esta descrição das características lunares das cartas de Kama-gayatri:
esam apy aksaranam tu
candratve nirnayam srnu
mukhe 'py ekam vijaniyad
gandayor dvau tathaiva ca
lalate carddha-candram vai
tilakam purna-candrakam
panyor nakha dasa proktas
tv aksarani manobhavah
padabjagos tatha jneya
nakha-candra dasa kramat
artho vijneya ittham vai
gayatryas ca manisibhih
kramac canran vijaniyat
kaditantaksarani tu
daksinadi-kramenaiva
kramas tesam su-sammatah
"`Ouça, o arranjo das luas dessas letras é o seguinte. Seu rosto é uma lua. Suas bochechas são duas luas. Sua testa é uma meia-lua e Sua tilaka é uma lua cheia. Suas unhas são dez luas e as unhas dos pés são entendidas como sendo mais dez luas. É assim que os sábios entenderam o gaya tri. Essas vinte e quatro luas e meia são consideradas idênticas às letras do gayatri, começando com k e terminando em t. como ir da direita para a esquerda.'"
Em seu Kama-gayatri-vakhya, Srila Prabhodananda Sarasvati, citando vários estudiosos e gramáticos, dá uma descrição detalhada de cada uma das luas que surgem no corpo transcendental de Krishna em relação a cada uma das letras do kama-gayatri. Um exemplo é sua descrição da palavra kamadevaya:
"A descrição das luas é a seguinte. O Varnagamabhasvad diz que __ka__ e __ma são Suas duas bochechas que por seu brilho estão associadas ao afeto, flerte, toque e desejo. De acordo com Vyopana, ka indica habilidade, lua, dal liance , guirlanda e sabor. Rsabha diz que ma indica doçura, riso, exibição, tez e sede. De é a raiz verbal da, que significa 'dar'. Da é alterado para de porque é seguido por va. De acordo com Dvadvoti, de indica lua, flerte, comida e sol. Vyagrabhuti diz que de indica lua, riso, ghee, caridade e flerte. floresta, saudade, beleza, trovão e lua. Ele também afirmou que porque ya é seguido por vi, é considerado meia sílaba ou meia lua. magnificência, flerte, terror e medo."
Normalmente os estudiosos calculam que o número de sílabas do mantra Kama-gayatri é vinte e cinco. mas Srila Krsnadasa Kaviraja Goswami calculou apenas vinte e quatro e meio. Essa discrepância levou a uma revelação maravilhosa. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura relata o seguinte incidente surpreendente que ocorreu enquanto ele escrevia seu comentário sobre o kama-gayatri:
“No Caitanya-caritamrta, Krsna dasa Kaviraja Gosvami rejeita o cálculo comum de sílabas no gayatri como vinte e cinco, e em vez disso afirma que ele tem vinte e quatro sílabas e meia. Assim ele afirma:
kama-gayatri mantra-rupa
hoya krsnera svarupa
sarudha-cabbisa aksara tara haya
se aksura candra-caya
krsne kari udaya
trijagata keila kama-maya
"`O kama-gayatri na forma de um mantra é a própria forma de Krishna. Ele tem vinte e quatro sílabas e meia. Como um aglomerado de luas, essas sílabas surgiram no corpo de Sri Krishna e preencheram os três mundos com amor por Krishna.' (Cc M. 21.125)
"Com base nesta evidência e em conformidade com os pontos de vista dos acharyas anteriores, eu também dei a mesma explicação. No entanto, com base em que evidência ou por que razão Krsna dasa Kaviraja Gosvami rejeitou o cálculo normal de vinte e cinco sílabas em favor de vinte e quatro e meia? Minha mente não foi capaz de penetrar no assunto. Ao pesquisar todas as escrituras, você ainda não conseguirá encontrar qualquer menção de meia sílaba.
"Agora considere o seguinte. Se alguém disser que o t final é uma meia sílaba porque não é seguido por uma vogal, então o mesmo se aplicaria a outras consoantes no gayatri que não são seguidas por vogais. Em todas as literaturas existentes, tais como gramática, Puranas, agamas, dramas e poesia, é confirmado que existem cinquenta letras (sílabas). Eles nunca mencionam nenhuma meia sílaba. A esse respeito, o Hari-namamrta-vyakarana afirma:
narayanad udbhuto 'yam varna-kramah
“'Este alfabeto se originou do Senhor Narayana.'
"O Hari-namamrta-vyakarana lista as mesmas cinquenta letras que outros textos gramaticais. No Radhika-sahasra-nama-stotra do Brhan-naradiya Purana é afirmado que Radha é a personificação das cinquenta letras. Desta forma , mesmo nas seções dos livros que tratam de métrica de poesia, não consegui encontrar nenhuma evidência da existência de cinquenta sílabas e meia. Como pude penetrar na mente de Krishna dasa Kaviraja Gosvami? Porque sabe tudo, está livre dos defeitos do erro, da ilusão, etc.
"Além disso, se for resolvido que o t final do kama-gayatri é a meia sílaba, por que Krishna dasa Kaviraja novamente quebrou a ordem das letras? Começando no rosto e descendo gradualmente até os pés, o t final ou meia-lua estará nos pés de Krishna, mas Gosvamipada a colocou em Sua testa.
“Ao instruir Sanatana Gosvami, o Senhor Caitanya disse (Cc Madhya 21.126-130):
"`A face de Krishna é o rei das luas, e o corpo de Krishna é o trono. Assim, o rei governa uma sociedade de luas. Krishna tem duas bochechas que brilham como joias brilhantes. Ambas são consideradas luas cheias. Sua testa é considerada uma meia-lua, e Suas manchas de sândalo são consideradas luas cheias. Suas unhas são muitas luas cheias, e elas dançam na flauta em Suas mãos. dança no chão. Sua música é o tilintar dos sinos de seu tornozelo. O rosto de Krishna é o rei desfrutador. Aquela face de lua cheia faz Seus brincos em forma de tubarão e Seus olhos de lótus dançarem. Suas orelhas estão fixadas na corda daquele arco, e quando Seus olhos se voltam para Seus ouvidos, Ele perfura os corações das gopis. As feições dançantes de Seu rosto superam todas as outras luas cheias e expandem o mercado das luas cheias. o néctar da face de Krishna é distribuído a todos. Alguns compram os raios lunares de Seus doces sorrisos, e outros compram o néctar de Seus lábios. Assim Ele agrada a todos.'
"Mesmo depois de estudar esta explicação de diferentes ângulos, nenhuma conclusão definitiva pôde ser tirada. Naquela época, desistindo de tentar entendê-la, parei de comer e beber. Decidi desistir do meu corpo, e então fui e me joguei impotente na margem do Radhakunda Se as sílabas do mantra desafiam a razão humana, como alguém poderia perceber o próprio Deus?
"Então, quando chegou a segunda vigília da noite, adormeci e vi que a filha de Vrsabhanu, Sri Radha, veio e falou comigo: 'Ó Visvanatha! Ó querido de Hari! Levante-se! O que Krsna dasa Kaviraja Gosvami escreveu é verdade. Ele é meu atendente confidencial. Pela Minha misericórdia, Ele conhece todos os Meus assuntos confidenciais. Esse mantra é para Me adorar. misericórdia, ninguém pode entender isso. A meia sílaba é descrita em um livro chamado Varnagama-bhasvad. Depois de lê-lo, Krishna dasa Kaviraja escreveu sobre a meia sílaba. Ouça. o significado totalmente benéfico do mantra.'
“Depois de ouvir as palavras de Radha, rapidamente recuperei a consciência. Mas minha dúvida continuou, e então comecei a chorar repetidamente: 'Ai! Ai!' Guardando Sua ordem em meu coração, me esforcei para nutri-la. A descrição da meia sílaba nas próprias palavras de Radha foi:
vy-anta-ya-karo 'rddhaksaram lalate 'rddha-candra-bimbah tad itaram purnaksaram purna-candrah.
“`Quando a sílaba ya é seguida por vi, ela é considerada uma meia sílaba. Ela aparece na testa de Sri Krsna como uma meia-lua. Todas as outras sílabas cheias são luas cheias.'
“A instrução decisiva de Sri Radha sobre a semissílaba é descrita no Varna-gama-bhasvad da seguinte maneira:
vi-karanta-ya-karena
carddhaksaram prakirtitam
“`Quando a sílaba ya é seguida por vi, é considerada meia sílaba.'
"A palavra gayatri é explicada da seguinte forma:
gayantam bandejate tasmat
gayatri tvam tatah smrtam
"'Porque ela protege (trayate) aquele que a canta (gayantam), ela é conhecida como gayatri.'"
Esta narração maravilhosa não só proporciona uma compreensão íntima do significado do kama-gayatri, mas exemplifica a sinceridade com que o canto deve ser executado. Como aconselha Srila Visvanatha Cakravarti, kama-gayatri pode ser realizado com sucesso por alguém que tenha alcançado o estágio de raganuga-bhakti (serviço devocional espontâneo). Aqueles que não estão tão avançados ainda devem continuar cantando o mantra com a força da ordem do mestre espiritual. Mantendo plena fé no guru e em Krishna, pelo poder do serviço devocional a pessoa gradualmente se tornará qualificada para contemplar Krishna em Sua forma transcendental como Kamadeva, o sempre novo Cupido. O exemplo do Senhor Brahma, que começou confuso, mas tornou-se plenamente consciente de Krishna por meio de sua atitude devocional sincera, é a prova de que seguindo seus passos pode-se alcançar o mesmo objetivo de maneira semelhante.
Contar o Gayatri
1.Mantenha sua mão direita com a face para cima
2. Olhe as linhas e os espaços nos dedos.
3. Coloque seu polegar no espaço no meio do dedo anelar ( entre as duas linhas) e conte este espaço como 1
4. Mova o polegar para o espaço da base do dedo e conte 2.
5. Mova o polegar para o espaço da base do dedo mínimo e conte 3.
6. Mova o polegar para o espaço entre as 2 linhas do dedo mínimo e conte 4.
7. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo mínimo e conte 5.
8. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo anelar e conte 6.
9. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo médio e conte 7.
10. Mova o polegar para o espaço superior (ponta) do dedo indicador e conte 8.
11. Mova o polegar para o espaço do meio (entre as duas linhas) do dedo indicador) e conte 9.
12. Mova o polegar para a base do dedo indicador e conte 10.
13. Agora marque isso em sua mão esquerda colocando o polegar no espaço do meio de seu dedo anelar. Cada vez que você contar dez na mão direita, você marcará na esquerda seguindo o mesmo modo de marcação . Quando você chegar na base do dedo indicador da mão esquerda, terá feito 100.Conte mais oito e terá completado uma mala
De acordo com o Gayatri Mahima Madhuri no momento da iniciação Brahminica os sete rios sagrados (Ganga, Yamuna, Godavari, Sarasvati, Narmada,Sindhu e Kaveri) passam a residir na lóbulo da orelha direita. Assim quando se vai evacuar ao dar algumas voltas com o cordão na orelha direita mantem o Yajnopavita (cordão sagrado) puro.
Em relação a contagem com os dedos, é dito que o dedo médio representa Meru e deve-se circumambular quando se contam os números de Gayatri recitados nos dedos (10 de cada linha).
ÁGUA PRANANIZADA QUE AVIVA AS ENERGIAS VITAIS DA COMPOSIÇÃO NATURAL
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