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quarta-feira, 14 de agosto de 2019
Chineses de Hong Kong lutam contra o totalitarismo da ditadura comunista de Pequim
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domingo, 11 de agosto de 2019
Olavo de Carvalho: Subsídios para Compreender a política brasileira.
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sexta-feira, 9 de agosto de 2019
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terça-feira, 6 de agosto de 2019
plano de aula sobre pronomes de tratamento - Série: 1ª série do Ensino Médio
PLANO DE AULA
Plano de Aula
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Disciplina: Língua Portuguesa
Professores: Silvana Camargo Ferreira e Mauricio de Lima Berny.
Carga horária: 3 horas-aula com duração de 50 minutos cada.
Série: 1ª série do Ensino Médio
Faixa etária dos alunos: 14/15 anos
Data: 29/06/2012
TEMA:
Função dos Pronomes
OBJETIVOS:
Estudar e analisar a classificação dos pronomes, compreendendo sua utilização.
Descobrir o nível de conhecimento dos alunos e questionar o conhecimento deles sobre o tema abordado.
PROCEDIMENTOS:
AULA 1: Explicar aos alunos o conceito de pronomes, quais são eles e como podem ser reconhecidos por categoria, relacioná-los com a pessoa do discurso no ato da fala.
PRONOME É A PALAVRA VARIÁVEL EM GÊNERO, NÚMERO E PESSOA QUE REPRESENTA OU ACOMPANHA O SUBSTANTIVO, INDICANDO-O COMO PESSOA DO DISCURSO OU SITUANDO-O NO ESPAÇO E NO TEMPO.
· Quando o pronome representa o substantivo, dizemos que se trata de PRONOME SUBSTANTIVO:
Convidei Paulo; ele confirmou que viria.
Falei com Paulo e convidei-o para a festa.
· Quando o pronome determina o substantivo, restringindo a extensão de seu significado, dizemos que se trata de PRONOME ADJETIVO:
Esta casa é antiga.
Meu livro é raro.
É fundamental identificar as pessoas do discurso, assim identificamos três elementos:
a) Aquele que fala;
b) Aquele a quem se fala;
c) Aquele ou aquilo de que se fala
Sendo assim a cada um desses elementos corresponde uma pessoa do discurso:
a) PRIMEIRA PESSOA: aquela que fala;
b) SEGUNDA PESSOA: aquela a quem se fala;
c) TERCEIRA PESSOA: aquela de quem ou de que se fala.
Os pronomes pessoais representam as pessoas do discurso, variam em número e pessoa, e alguns da terceira pessoa também variam em gênero. Além das variações citadas também apresentam variação na forma, podendo ser retos ou oblíquos, dependendo da função sintática exercida na frase.
Basicamente, os pronomes retos são empregados na função sujeito, predicativo e vocativo; os pronomes oblíquos atuam como complemento.
NÚMERO
|
PESSOA
|
PRONOMES RETOS
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PRONOMES OBLÍQUOS
|
SINGULAR
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PRIMEIRA
|
EU
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ME, MIM, COMIGO.
|
SEGUNDA
|
TU
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TE, TI, CONTIGO.
| |
TERCEIRA
|
ELE/ELA
|
SE,SI,CONSIGO,O,A, LHE
| |
PLURAL
|
PRIMEIRA
|
NÓS
|
NÓS, CONOSCO
|
SEGUNDA
|
VÓS
|
VÓS, CONVOSCO
| |
TERCEIRA
|
ELES/ELAS
|
SE,SI,CONSIGO,OS,AS,LHES
| |
Podemos dividir os pronomes oblíquos em átonos e tônicos.
Átonos: me, te, se, lhe, nós, vós, o, a, os, as.
Tônicos: mim, ti, si.
Notem que os oblíquos tônicos SEMPRE virão precedidos de preposição (a, de, em, para, por etc.), quando forem precedidos pela preposição com assumem as formas comigo, contigo e consigo. As formas conosco e convosco são resultado da junção da preposição com com os pronomes nós e vós.
Raramente usamos os pronomes pessoais de segunda pessoa do plural (vós e convosco), em seu lugar usamos as formas vocês e com vocês.
· Na linguagem culta, na função de complemento verbal. Devem-se usar os pronomes oblíquos e não os pronomes retos.
Convidei-o. (E não: Convidei ele)
Chamaram-nos. (E não: Chamaram nós)
· As formas retas eu e tu só podem funcionar como sujeito ou predicativo. Na linguagem culta, não se aceita seu emprego como complemento:
Nunca houve desentendimentos entre mim e ti. (E não: Nunca houve desentendimentos entre eu e tu).
Os pronomes de tratamento estão na categoria dos pronomes pessoais e se referem à segunda pessoa, mas a concordância deve ser feita com a terceira pessoa.
Sugerimos que os alunos pesquisem em uma gramática de sua escolha quais são os pronomes de tratamento.
AULA 2:
Há seis espécies de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos.
PRONOMES POSSESSIVOS:
NÚMERO
|
PESSOA
|
PRONOMES POSSESSIVOS
|
SINGULAR (UM POSSUIDOR)
|
PRIMEIRA
|
MEU,MINHA,MEUS,MINHAS
|
SEGUNDA
|
TEU,TUA,TEUS,TUAS
| |
TERCEIRA
|
SEU,SUA,SEUS,SUAS
| |
PLURAL (MAIS DE UM POSSUIDOR)
|
PRIMEIRA
|
NOSSO,NOSSA,NOSSOS,NOSSAS
|
SEGUNDA
|
VOSSO,VOSSA,VOSSOS,VOSSAS
| |
TERCEIRA
|
SEU, SUA, SEUS, SUAS
|
· Em geral, os pronomes possessivos devem vir antes do substantivo a que se referem:
Minha casa fica num bairro afastado.
· Não se deve usar pronome possessivo antes de termos que indiquem partes do corpo ou faculdades do juízo, quando estiverem na função de complemento na mesma pessoa gramatical do sujeito:
Escovei os dentes. (E não: Escovei os meus dentes).
Justificamos essa regra, pois se trata de posse inalienável, pois a coisa possuída não pode ser separada do possuidor.
PRONOMES DEMONSTRATIVOS: Indicam a posição do ser no tempo e no espaço, tomando-o em relação às pessoas do discurso.
PESSOA DO DISCURSO
|
VARIÁVEIS
|
INVARIÁVEIS
|
PRIMEIRA
|
ESTE,ESTA,ESTES,ESTAS
|
ISTO
|
SEGUNDA
|
ESSE,ESSA,ESSES,ESSAS
|
ISSO
|
TERCEIRA
|
AQUELE,AQUELA,AQUELES,AQUELAS
|
AQUILO
|
Podem ser utilizados para indicar a posição espacial de um ser em relação às pessoas do discurso.
a) Os demonstrativos de primeira pessoa indicam que o ser está próximo à pessoa que fala:
Esta caneta que está comigo é azul.
b) Os demonstrativos de segunda pessoa indicam que o ser está próximo à pessoa com quem se fala.
Essa caneta que está contigo é azul.
c) Os demonstrativos de terceira pessoa indicam que o ser está próximo
à pessoa de quem se fala.
Aquela caneta que está com o aluno da outra sala é azul.
PRONOMES RELATIVOS: São aqueles que retomam um nome da oração anterior e o projetam em outra ação.
VARIÁVEIS
|
INVARIÁVEIS
|
O QUAL,A QUAL,OS QUAIS,AS QUAIS
|
QUE
|
CUJO,CUJA,CUJOS,CUJAS
|
QUEM
|
QUANTO,QUANTA,QUANTOS, QUANTAS
|
ONDE
|
COMO
|
· Os pronomes relativos virão precedidos de preposição, se a regência assim determinar.
· O pronome relativo quem é empregado com referência a pessoas.
· Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá sempre precedido de preposição.
· O pronome relativo quem é classificado como relativo indefinido quando não houver a ocorrência de antecedente.
· O pronome relativo que pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas.
· O pronome relativo que é empregado quando precedido de preposição monossilábica. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual e flexões.
· O pronome relativo cujo e flexões é relativo possessivo, e equivale a do qual e flexões, devendo concordar com a coisa possuída e não admite a posposição do artigo.
· O pronome relativo quanto e flexões normalmente têm por antecedente os pronomes indefinidos tudo, tanto etc.
· Quanto pode ser empregado sem antecedente.
· O relativo onde é usado para indicar lugar e equivale a em que, no qual e flexões.
· Onde pode ser usado sem antecedente.
· O relativo como é usado para exprimir modo.
Os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas, sendo assim sugerimos que escolham uma gramática para estudo das funções sintáticas do pronome relativo, estudando com detalhes as ORAÇÕES SUBORDINADAS e apresentando posteriormente seus questionamentos.
AULA 3: Observar a eficiência dos alunos em identificar os pronomes, fazer uma lista de pronomes por tipo, pedindo que eles indiquem os que lembram, conforme o que foi explicado pelos professores na aula anterior.
PRONOMES INDEFINIDOS: São aqueles que se referem a terceira pessoa do discurso de modo vago e impreciso.
VARIÁVEIS
| |
ALGUM, ALGUMA, ALGUNS, ALGUMAS.
|
VÁRIO, VÁRIA, VÁRIOS, VÁRIAS.
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NENHUM, NENHUMA, NENHUNS, NENHUMAS.
|
QUANTO, QUANTA, QUANTOS, QUANTAS.
|
TODO,TODA,TODOS,TODAS.
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TANTO,TANTA,TANTOS,TANTAS.
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OUTRO,OUTRA,OUTROS,OUTRAS.
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QUALQUER,QUAISQUER.
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MUITO,MUITA,MUITOS,MUITAS.
|
QUAL,QUAIS.
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POUCO,POUCA,POUCOS,POUCAS.
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UM,UMA,UNS,UMAS.
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CERTO,CERTA,CERTOS,CERTAS.
|
INVARIÁVEIS
|
ALGO,TUDO,NADA,ALGUÉM,NINGUÉM,OUTREM,MAIS,MENOS,CADA,QUE
|
Algo, tudo e nada se referem a coisas; alguém, ninguém e outrem se referem a pessoas. Mais, menos e cada podem se referir a coisas ou pessoas.
· O pronome indefinido algum, quando posposto ao nome, assume valor negativo, equivalendo a nenhum.
· Na linguagem culta, o pronome indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.
· Certo é pronome indefinido quando anteposto ao nome que se refere. Quando posposto, será adjetivo.
· Todo, toda (singular) quando desacompanhados de artigo, significam qualquer. Quando acompanhados de artigo, passam a dar ideia de totalidade. No plural, todos e todas sempre virão precedidos de artigo, exceto se houver palavra que o exclua.
· Qualquer tem por plural quaisquer. Quando posposto ao substantivo, assume valor pejorativo.
· Outrem significa outra pessoa.
· Os pronomes alguém, ninguém, outrem, algo e nada sempre têm valor de substantivo.
PRONOMES INTERROGATIVOS: São usados em frases interrogativas diretas ou indiretas.
São eles: quem, que, qual e quanto.
Sempre se refere a um ser o qual não temos informações; por isso, assemelham-se aos pronomes indefinidos.
· O pronome quem é sempre empregado como substantivo.
· O pronome qual em geral é empregado como adjetivo, exercendo a função de adjunto adnominal.
AVALIAÇÃO
· Verificar se os alunos entenderam a função do pronome, compreenderam as diferenças de cada um.
· Verificar se foram capazes de empregar os conhecimentos adquiridos nos exercícios propostos a seguir.
1) A quem se referem os seguintes pronomes de tratamento?
a) Vossa Alteza
b) Vossa Santidade
c) Vossa Excelência
d) Vossa Eminência
e) Vossa Magnificência
2) Diga se o pronome destacado é pronome substantivo ou pronome adjetivo:
a) “Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês” (Chico Buarque)
3) Destaque os pronomes no seguinte texto:
“Eu quero ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo” (Caetano Veloso)
4) Suponha que você não queira empregar pronomes possessivos e indique os demonstrativos que você recorreria para designar:
a) Sua própria mão
b) A mão de seu interlocutor
5) Assinale o item que completa corretamente as lacunas do trecho a seguir:
“A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ____, porém, estavam mais gastos que _____”.
a)esses/ aquela
b)estes/aquela
c)estes/essa
d)aqueles/esta
e)estes/esses
6) “Por favor, passe _____ caneta que está aí perto de você; _____ aqui não serve para ______desenhar”.
a) aquela, esta, mim
b) esta, esta, mim
c) essa, esta, eu
d) essa, essa, mim
e) aquela, essa, eu
Postado por Na corda bamba da faculdade às 12:25
fonte. http://nacordabambadafaculdade.blogspot.com/2012/06/plano-de-aula.html
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segunda-feira, 5 de agosto de 2019
domingo, 4 de agosto de 2019
quinta-feira, 1 de agosto de 2019
Blog do Angueth: Libido Dominandi: o projeto de dominação do homem ...
Blog do Angueth: Libido Dominandi: o projeto de dominação do homem ...: Muito se beneficiarão aqueles que, ao lerem o livro de Mons. Delassus, que indiquei no blog , lerem concomitante ou sequencialmente o livro...
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