sábado, 30 de novembro de 2024

ORIGEM DE DIREITA E ESQUERDA INDICAÇÃO DE LEITURA . Indicação de Leitura 77


A Revolução Francesa é o acontecimento que inaugura a Idade Contemporânea e institui novas perspectivas políticas que até hoje exercem efeitos no mundo ocidental. A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, foi o evento que, segundo alguns autores, inaugurou a chamada Idade Contemporânea.

Revolução Francesa: contexto, causas, fases







Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria. Os agentes sociais analisam o ambiente ao seu redor e, ao identificar que pertencem à minoria, preferem resguardar-se para evitar impasses. Esse comportamento gera uma tendência progressiva ao silêncio, tratando-se, pois, de um movimento ascendente em espiral, daí a denominação espiral do silêncio, porque o indivíduo, ao não expôr sua ideia, automaticamente compactua com a maioria, de modo que outras pessoas, que poderiam com ele concordar, também deixam de verbalizar suas ideias. Quanto menor o grupo que assume abertamente a opinião divergente, maior o ônus social em expressá-la.

Preocupada com os efeitos que levaram o eleitorado à mudança na reta final das eleições de 1965 e 1972, na Alemanha, Noelle-Neumann decidiu estudar o que, de fato, ocorria. Então, ela descobriu que um fator importante para a mudança ter ocorrido é o Clima de Opinião. Noelle-Neumann descobriu que quando um lado é superestimado, outras pessoas, decididas ou não, são influenciadas a seguir por ele. Consequentemente, quando o outro é subestimado, as pessoas tendem a afastar-se dele. Para chegar a tal conclusão, ela utilizou alguns instrumentos para medir o Clima de Opinião. Segundo ela, são necessárias questões que possam mensurar a tendência de as pessoas falarem ou de manterem-se em silêncio quando submetidas a ideias diversas daquelas que elas apoiam. Outro fator importante é a opinião sobre a escolha do eleitor em função de quem ele acha que vai ganhar.


 





O que é a Janela de Overton?

A Janela de Overton, ou Janela do Discurso, descreve o conjunto de ideias que a população tolera. É o grau de aceitabilidade de uma opinião na sociedade.

Ela registra como a maioria das pessoas pensa em um certo momento, sobre um determinado assunto.

Os assuntos podem se deslocar entre um extremo, absolutamente contrário, para outro, absolutamente favorável. A janela é a faixa que concentra o que a maioria aceita.

“A aceitabilidade da opinião pública determina a viabilidade política de um fato”.

Emitir opiniões fora da janela social considerada aceitável pode significar ser rejeitado. Opinar sobre o que está além do pensamento da janela pode ser um desastre para a popularidade de um candidato político.

As etapas da Janela de Overton são:

  1. Inaceitável;
  2. Verossímil (talvez pense nisso);
  3. Neutralidade (sem opinião formada);
  4. Provável (é possível concordar);
  5. Inevitável (ou aceitável).
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Origem e conceito da Janela de Overton

A expressão deriva do nome de seu criador, Joseph P. Overton, ex-vice-presidente do Centro de Políticas Públicas de Mackinac, Michigan, EUAEle criou este termo para a segurança pública.

Em seus estudos ele explicou que diversos atores sociais podem escolher não apenas o que as pessoas pensam, mas também como elas pensam.

Para descrever o fenômeno que mais tarde seria conhecido como Janela de Overton, ele afirmou que para uma ideia ter viabilidade na sociedade, precisa passar pela “janela” social, não bastando serem apenas preferências individuais dos políticos.

Segundo Overton, a janela inclui um conjunto de políticas consideradas aceitáveis no momento em que a opinião pública as recebe. Um candidato político poderá recomendar este conjunto de ideias sem ser considerado excessivamente extremo.

O conceito demonstra o que a sociedade considera aceitável ou não em um dado momento. Se alguma figura pública quiser aceitação social, deve emitir opiniões que variem dentro da janela considerada aceitável.

Outra característica da Janela de Overton é que ela não é estática.

É possível deslocar a Janela de Overton?

A Janela de Overton não é fixa. O conceito não engloba apenas a definição, ou seja, a determinação do que a maioria aceita. Saber isto é apenas uma etapa. É possível mudar a aceitação das pessoas. É possível manipular a opinião pública.

Para que a Janela de Overton se desloque, é preciso que a população mude sua opinião sobre um tema. Isto acontecerá se as pessoas forem convencidas de novas ideias, ou pelo menos persuadidas a pensarem contra o que normalmente era aceito.

Muitas pessoas manipulam a opinião pública para aceitar o que antes era inaceitável.

As mudanças realizadas na Janela de Overton podem mudar a opinião de “inaceitável” para “verossímil”, “neutralidade” e progredir para “inevitável”. Ou vice-versa, levando as pessoas da aprovação à desaprovação de algo.

Em geral, os governos gastam dinheiro para vender “ideias” e conquistar a opinião pública. Os sentimentos sociais são detectados e começa-se um trabalho para neutralizá-los e, em seguida, mudá-los.

Os deslocamentos, por exemplo, vão desde a mudança da aceitação do cigarro em lugares públicos e fechados, por causa da propaganda antitabagista recorrendo a cientistas, até temas de cidadania, aborto, sexualidade e criminalização de drogas.

Em vários casos, é utilizada a estratégia do Cavalo de Troia. Leia mais sobre esta tática, que faz parte da estratégia de deslocamento da janela.

FONTE; www.brasilparalelo.com.br/artigos/janela-de-overton


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Ganesha mantra - Om Gam Ganapataye Namaha

Poetry - Everything I Do ( JAZZY JAY ) 1989 Pow Wow Records

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Hoje é do desaparecimento sagrado de Sri Charanga Takura dia 28/11/2024 quinta-feira.


Shri Saranga Murari Thakura costumava residir em Modadrumadwipa Mam-gachi, onde suas divindades de Shri Shri Radha-Gopinath ainda estão presentes. Há também uma árvore Bakul lá que talvez exista desde a época de Sharanga Thakura. Há uma lenda local sobre esta árvore. Um dia, quando Mahaprabhu chegou lá, ele percebeu que a árvore Bakul no pátio do templo de Saranga estava morrendo. Então ele perguntou a Saran-ga: "Esta árvore Bakul está morrendo, então o que você vai fazer?"
Sharanga Thakura respondeu: "Além de Sua misericórdia, Prabhu, não vejo nenhuma esperança para esta árvore." Então Mahaprabhu abraçou aquela árvore, que permaneceu saudável até hoje e agora é bem grande.
Sharanga Thakura havia resolvido que não aceitaria nenhum discípulo, mas Mahaprabhu, no entanto, repetidamente solicitou que ele o fizesse. Finalmente, ele cedeu e concordou, dizendo: "Amanhã de manhã, a primeira pessoa que eu vir, iniciarei com o mantra divino."
 No dia seguinte, de manhã cedo, ele foi tomar banho no Ganges. Por acaso, um corpo morto veio e tocou seus pés quando ele entrou na água. Pegando o corpo, ele disse: "Quem é você? Levante-se." Por trás, Mahaprabhu, que estava testemunhando tudo, gritou: "Saranga! Diga o mantra em seu ouvido!" Então, quando Saranga disse o mantra no ouvido daquela criança morta, o corpo ficou consciente. Ele disse: "Meu nome é Murari. Eu sou seu servo. Por favor, conceda sua misericórdia a mim." 
No dia em que este menino seria investido com o cordão sagrado, ele foi mordido por acaso por uma cobra e morreu. Como ele era apenas um menino, o costume não era queimar o corpo, mas sim colocá-lo em uma jangada de bananeiras e fazê-lo flutuar rio abaixo. Quando seus pais receberam a notícia de que seu filho estava vivo, eles foram lá para levá-lo para casa. No entanto, Murari se recusou a acompanhá-los até sua antiga casa.  Ele lhes disse: "Eu e permanecerei a serviço daquele que me deu a vida novamente, pois estou em dívida com ele."
Vrindavana dasa Thakura descreveu este Murari Chaitanya dasa da seguinte forma: "Havia uma consciência externa presente no corpo transcendental de Chaitanya dasa. Ele entrava na floresta apenas para perseguir tigres. Às vezes, ele pulava nas costas de um tigre, que por sua influência permanecia inerte. Em outras ocasiões, ele colocava um phython em seu colo e brincava com grande prazer. Foi pela misericórdia de Avadhuta Mahasaya (Nityananda Prabhu) que ele foi capaz de brincar dessa maneira com tigres e cobras. Shri Nityananda Raya é muito afetuoso com seus servos e, portanto, com uma simples piscada de olhos, eles são capazes de desfrutar de doçuras que nem mesmo são acessíveis ao Senhor Brahma.
"Chaitanya estava constantemente em esquecimento de si mesmo, absorto como estava na bem-aventurança de falar seus pensamentos internos.  Às vezes, ele permanecia dentro da água por 2 ou 3 dias sem sofrer nenhum inconveniente corporal. Ele parecia quase insensível e, portanto, suas atividades eram imperceptíveis. Tal era a intensidade feroz de sua proeza incomensurável. Quanto posso descrever das transformações intermináveis ​​de seus sentimentos devocionais?” [Chaitanya Bhagavat Antya-lila. 5:426-434] Os descendentes de sua família ainda residem em Sargram, no distrito de Barddhaman.
De acordo com Gaur-Ganoddesa-Dipika (texto 172), Sharanga Thakura era anteriormente Nandi Mukhi, em Braja lila.

vraje nandimukhi yasit
sadya saranga-thakkurah
prahlado manyate kaishchin
mat-pitraa na sa manyate

“A Vraja-brahmani Nandimukhi-devi apareceu como Saranga Takura.  Algumas pessoas pensam que Sharanga Thakura era a encarnação de Prahlada Maharaj. Meu pai (Shivananda Sena – o pai de Kavi-karnapura) não concordava com eles.”
Sua aparição é no 14º dia da quinzena escura do mês de Asar. Seu desaparecimento é no 13º dia da quinzena escura do mês de Agrahayon (Mrigarirsa – novembro-dezembro).
O templo de Sharanga Thakura e suas divindades adoráveis, Shri Shri Radha-Gopinath, ainda são adorados em Mamgachi (Jaharnagar), ao norte da atual cidade de Navadwip. As divindades adoráveis ​​de Vasudeva Datta Thakur, Shri Shri Radha-Madan Gopal também residem lá. Pode-se ir até lá de riquixá ou bonde da cidade de Navadwip.  De trem, você deve ir para o norte em direção a Katwa e descer na segunda parada, Bhandar Tikuri, onde pode facilmente perguntar e encontrar o templo.
Fonte: Calendário vaishinsva Iskcon.