quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Hoje é do desaparecimento sagrado de Sri Charanga Takura dia 28/11/2024 quinta-feira.


Shri Saranga Murari Thakura costumava residir em Modadrumadwipa Mam-gachi, onde suas divindades de Shri Shri Radha-Gopinath ainda estão presentes. Há também uma árvore Bakul lá que talvez exista desde a época de Sharanga Thakura. Há uma lenda local sobre esta árvore. Um dia, quando Mahaprabhu chegou lá, ele percebeu que a árvore Bakul no pátio do templo de Saranga estava morrendo. Então ele perguntou a Saran-ga: "Esta árvore Bakul está morrendo, então o que você vai fazer?"
Sharanga Thakura respondeu: "Além de Sua misericórdia, Prabhu, não vejo nenhuma esperança para esta árvore." Então Mahaprabhu abraçou aquela árvore, que permaneceu saudável até hoje e agora é bem grande.
Sharanga Thakura havia resolvido que não aceitaria nenhum discípulo, mas Mahaprabhu, no entanto, repetidamente solicitou que ele o fizesse. Finalmente, ele cedeu e concordou, dizendo: "Amanhã de manhã, a primeira pessoa que eu vir, iniciarei com o mantra divino."
 No dia seguinte, de manhã cedo, ele foi tomar banho no Ganges. Por acaso, um corpo morto veio e tocou seus pés quando ele entrou na água. Pegando o corpo, ele disse: "Quem é você? Levante-se." Por trás, Mahaprabhu, que estava testemunhando tudo, gritou: "Saranga! Diga o mantra em seu ouvido!" Então, quando Saranga disse o mantra no ouvido daquela criança morta, o corpo ficou consciente. Ele disse: "Meu nome é Murari. Eu sou seu servo. Por favor, conceda sua misericórdia a mim." 
No dia em que este menino seria investido com o cordão sagrado, ele foi mordido por acaso por uma cobra e morreu. Como ele era apenas um menino, o costume não era queimar o corpo, mas sim colocá-lo em uma jangada de bananeiras e fazê-lo flutuar rio abaixo. Quando seus pais receberam a notícia de que seu filho estava vivo, eles foram lá para levá-lo para casa. No entanto, Murari se recusou a acompanhá-los até sua antiga casa.  Ele lhes disse: "Eu e permanecerei a serviço daquele que me deu a vida novamente, pois estou em dívida com ele."
Vrindavana dasa Thakura descreveu este Murari Chaitanya dasa da seguinte forma: "Havia uma consciência externa presente no corpo transcendental de Chaitanya dasa. Ele entrava na floresta apenas para perseguir tigres. Às vezes, ele pulava nas costas de um tigre, que por sua influência permanecia inerte. Em outras ocasiões, ele colocava um phython em seu colo e brincava com grande prazer. Foi pela misericórdia de Avadhuta Mahasaya (Nityananda Prabhu) que ele foi capaz de brincar dessa maneira com tigres e cobras. Shri Nityananda Raya é muito afetuoso com seus servos e, portanto, com uma simples piscada de olhos, eles são capazes de desfrutar de doçuras que nem mesmo são acessíveis ao Senhor Brahma.
"Chaitanya estava constantemente em esquecimento de si mesmo, absorto como estava na bem-aventurança de falar seus pensamentos internos.  Às vezes, ele permanecia dentro da água por 2 ou 3 dias sem sofrer nenhum inconveniente corporal. Ele parecia quase insensível e, portanto, suas atividades eram imperceptíveis. Tal era a intensidade feroz de sua proeza incomensurável. Quanto posso descrever das transformações intermináveis ​​de seus sentimentos devocionais?” [Chaitanya Bhagavat Antya-lila. 5:426-434] Os descendentes de sua família ainda residem em Sargram, no distrito de Barddhaman.
De acordo com Gaur-Ganoddesa-Dipika (texto 172), Sharanga Thakura era anteriormente Nandi Mukhi, em Braja lila.

vraje nandimukhi yasit
sadya saranga-thakkurah
prahlado manyate kaishchin
mat-pitraa na sa manyate

“A Vraja-brahmani Nandimukhi-devi apareceu como Saranga Takura.  Algumas pessoas pensam que Sharanga Thakura era a encarnação de Prahlada Maharaj. Meu pai (Shivananda Sena – o pai de Kavi-karnapura) não concordava com eles.”
Sua aparição é no 14º dia da quinzena escura do mês de Asar. Seu desaparecimento é no 13º dia da quinzena escura do mês de Agrahayon (Mrigarirsa – novembro-dezembro).
O templo de Sharanga Thakura e suas divindades adoráveis, Shri Shri Radha-Gopinath, ainda são adorados em Mamgachi (Jaharnagar), ao norte da atual cidade de Navadwip. As divindades adoráveis ​​de Vasudeva Datta Thakur, Shri Shri Radha-Madan Gopal também residem lá. Pode-se ir até lá de riquixá ou bonde da cidade de Navadwip.  De trem, você deve ir para o norte em direção a Katwa e descer na segunda parada, Bhandar Tikuri, onde pode facilmente perguntar e encontrar o templo.
Fonte: Calendário vaishinsva Iskcon.

Nenhum comentário: