domingo, 3 de novembro de 2024

Sannyāsa e seus 4 estágios: — kuṭīcaka, bahūdaka, parivrājakācārya e paramahaṁsa


 
O estágio paramahaṁsa é a posição mais alta na vida renunciada. Em sannyāsa , a ordem renunciada, há quatro estágios — kuṭīcaka, bahūdaka, parivrājakācārya e paramahaṁsa . De acordo com o sistema védico, quando alguém aceita a ordem renunciada, ele fica fora de sua aldeia em uma cabana, e suas necessidades, especialmente sua comida, são supridas de casa. Isso é chamado de estágio kuṭīcaka . Quando um sannyāsī avança mais, ele não aceita mais nada de casa: em vez disso, ele coleta suas necessidades, especialmente sua comida, de muitos lugares. Este sistema é chamado mādhukarī , que significa literalmente "a profissão dos zangões". Assim como os zangões coletam mel de muitas flores, um pouco de cada, um sannyāsī deve mendigar de porta em porta, mas não aceitar muita comida de nenhuma casa em particular; ele deve coletar um pouco de cada casa. Isso é chamado de estágio bahūdaka . Quando um sannyāsī é ainda mais experiente, ele viaja por todo o mundo para pregar as glórias do Senhor Vāsudeva . Ele é então conhecido como parivrājakācārya. O sannyāsī atinge o estágio paramahaṁsa quando termina seu trabalho de pregação e se senta em um lugar, estritamente para avançar na vida espiritual. Um paramahaṁsa real é aquele que controla completamente seus sentidos e se envolve no serviço imaculado do Senhor. Portanto, todos os três filhos de Priyavrata , a saber, Kavi , Mahāvīra e Savana , estavam situados no estágio paramahaṁsa desde o início. Seus sentidos não podiam perturbá-los, pois seus sentidos estavam completamente engajados em servir ao Senhor. Portanto, os três irmãos são descritos neste verso como upaśama - śīlāḥ . Upaśama significa “completamente subjugados”. Por terem subjugado completamente seus sentidos, eles são entendidos como tendo sido grandes sábios e santos. ( Mais... )
O estágio sannyāsa tem quatro estágios: kuṭīcaka, bahūdaka, parivrājakācārya e paramahaṁsa . Kuṭīcaka. Quando alguém toma sannyāsa ... Esses são os processos. Ele não é praticado para mendigar de porta em porta. Portanto, no começo ele faz uma cabana fora da aldeia, e a comida vem de sua casa. Mas ele não tem conexão porque por vānaprastha ele já saiu de casa, e por sannyāsa , completamente... Mas toma prasādam de casa. Isso é chamado kuṭīcaka. Então, quando ele é praticado, ele vai de porta em porta, e isso é chamado bahūdaka. E então, quando ele é ainda mais praticado, ele se torna um pregador, parivrājakācārya, vai de país em país, de estado em estado, para pregar. E depois da pregação, quando a pregação avança até certo ponto, então ele se senta em um lugar como paramahaṁsa . Isso é chamado paramahaṁsa . Estágios diferentes. Não que de repente alguém se torne paramahaṁsa e biḍi também, não assim. O estágio paramahaṁsa não deve ser imitação. Então, para parar essa imitação, Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura introduziu este sistema, sannyāsa . Ele pessoalmente se tornou sannyāsa , e para muitos de seus discípulos, ele deu sannyāsa .    ( Mais... )

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