Srila Bhugarbha Goswami.
Segundo o Caitanya-caritamrta, Srila Bhugarbha era um discípulo de Sri Gadadhara Pandita. No Gaura-ganodesa-dipika de Kavi Karnapura, ele é identificado em Krsna-lila como Prema-manjari.
Srila Bhugarbha Goswami, junto com seu amigo íntimo Lokanatha Goswami, encontrou lugares sagrados perdidos situados em Vrindavana pela ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu. Para evitar distrações materiais, Bhugarbha Goswami executava sua adoração a Krishna em uma caverna. Por causa disto, ele recebeu o nome de Bhugarbha (bhu significa “terra”, garbha significa “caverna” ou lugar escondido). (Veja Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 12.82).
Seu samadhi no SRI RADHA DAMODAR TEMPLE
O décimo primeiro galho de Gadādhara Gosvāmī foi Bhūgarbha Gosāñi, e o décimo segundo foi Bhāgavata Dāsa. Ambos foram para Vṛndāvana, onde residiram toda a vida. [Śrī caitanya-caritāmṛta Ādi-līlā 12.82]
Comentário de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Bhūgarbha Gosāñi, anteriormente conhecido como Prema-mañjarī, foi um grande amigo de Lokanātha Gosvāmī, o qual construiu o templo de Gokulānanda, um dos sete templos importantes de Vṛndāvana – a saber, Govinda, Gopīnātha, Madana-mohana, Rādhāramaṇa, Śyāmasundara, Rādhā-Dāmodara e Gokulānanda – que são instituições autorizadas dos vaiṣṇavas gauḍīyas.
Seu samadhi no SRI RADHA DAMODAR TEMPLE |
Sri Bhugarbha Gosvami: o amigo de Sri Lokanatha Gosvami.
Discípulo de Sri Gadadhara Pandita, Sri Bhugarbha Gosvami compartilhou uma amizade íntima com Sri Lokanatha Gosvami. Inspirados pelo Senhor Caitanya, eles foram os primeiros e mais antigos devotos a se estabelecerem em Vrndavana. Antes da chegada de Sri Rupa e Sri Sanatana Gosvamis eles tentaram descobrir os lugares sagrados perdidos de Radha Govindaji.
Bhugarbha e Lokanatha Gosvamis encontraram as florestas de passatempo de Sri Krsna pelo humilde método da rendição. Eles simplesmente vagaram por Vrndavana chamando os nomes de suas doze florestas, “Bhandiravan, Kamyavan, Mahavan, Talavan…” E Srimati Vrnda Devi (a mantenedora das florestas e uma expansão da potência do passatempo de Krishna) revelou a localização exata de cada floresta.
Lokanatha GoswamiLokanatha Goswami e Bhugarbha Goswami viveram juntos em Vrindavana como um só. Shrila Narahari Chakravarti Thakura escreve sobre eles em seu Bhakti-ratnakara: "Bhugarbha Goswami e Lokanatha Goswami eram pregadores mundiais; eles eram tão próximos e afetuosos um com o outro que eram como um só corpo".
Seu samadhiDiz-se que, para evitar distrações materiais, Srila Bhugarbha realizava seu bhajana no subsolo. Então, ele recebeu o nome de Bhugarbha (bhu significa terra, garbha significa caverna, útero, lugar escondido). Ele é Prema manjari ou Bhadra Rekhika na nitya nikunja lila de Radha Gopinatha. Seu samadhi fica próximo ao de Sri Rupa Gosvami, no pátio do templo Radha Damodara.
Fonte: Trecho do livro Gaudiya Vaisnava Biographies and samadhis in Vrndavana de Mahanidhi Swami.
Nenhum comentário:
Postar um comentário