sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Fim do voto de Caturmasya dia 15/11/2024 sexta-feira

"O período de Caturmasya começa no mês de Ashadha (junho-julho) a partir do dia de Ekadasi chamado Sayana-ekadasi, na quinzena da lua crescente. O período termina no mês de Kartika (outubro-novembro) no dia de Ekadasi conhecido como Utthana-ekadasi, na quinzena da lua crescente. Este período de quatro meses é conhecido como Caturmasya. Alguns Vaishnavas também o observam do dia de lua cheia de Ashadha até o dia de lua cheia de Kartika. Este também é um período de quatro meses. Este período, calculado pelos meses lunares, é chamado Caturmasya, mas outros também observam Caturmasya de acordo com o mês solar de Sravana a Kartika. Todo o período, lunar ou solar, ocorre durante a estação chuvosa. Caturmasya deve ser observado por todas as seções da população. Não importa se alguém é um grihastha ou um sannyasi. A observância é obrigatório para todos os asramas. O verdadeiro propósito por trás do voto feito durante esses quatro meses é minimizar a quantidade de gratificação dos sentidos. Isso não é muito difícil. No mês de Sravana, não se deve comer espinafre, no mês de Bhadra, não se deve comer iogurte, e no mês de Asvina, não se deve beber leite. Não se deve comer peixe ou outros alimentos não vegetarianos durante o mês de Kartika. Uma dieta não vegetariana significa peixe e carne. Da mesma forma, masura dal e urad dal também são considerados não vegetarianos. Esses dois dals contêm uma grande quantidade de proteína, e alimentos ricos em proteína são considerados não vegetarianos. No geral, durante o período de quatro meses de Caturmasya, deve-se praticar a renúncia a todos os alimentos destinados ao prazer dos sentidos.
(AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Sri Chaitanya Charitamrita. Madhya-lila 4.169. significado.)

Notas:
Urja vrata - significa restringir a alimentação.
O termo "espinafre" na Índia se refere a vegetais de folhas verdes dessa natureza.
O jejum de iogurte é o jejum de comer iogurte sozinho. O iogurte usado como um agente de ligação para bolo não está incluído.
O jejum de leite significa abster-se de beber leite. Doces de leite, subprodutos de leite são aceitáveis.

No quarto (último) mês, Ashvin Shukla Dashami para Kartik Shukla Dwadashi, não se deve comer grãos dicotiledôneas (grãos quebrados em duas partes) como gram, tur urad, masur etc. Da mesma forma, não se deve comer frutas ou vegetais que contenham muitas sementes. Isso também se aplica aos tubérculos, conforme ordenado. Portanto, a razão para fazer uma lista de itens proibidos separadamente para cada um dos quatro meses está na natureza da disciplina alimentar e é declarada como regime diário ("Nityavrata") pelas escrituras.

Durante os Festivais do Senhor (ou seja, Balaram's App, Sri Krishna Janmastami, Radhastami, etc.) todas as preparações são oferecidas ao Senhor e chaturmasya vrata de honra restritiva até mesmo de alimentos nas categorias acima não se aplica. (sim, pode-se honrar Urid dal kachoris que foram oferecidos a Srila Prabhupad em seu Tirubhav)

Também durante o Purushottam Adika masa não há observância de chaturmasya.

Chaturmasya significa "quatro meses", que é a duração que Vishnu dorme.

Ekadasi, Asadha 11 (20 de julho de 2002). O tempo que Vishnu vai dormir por quatro meses.
Naga Panchami, Sravana 5 (12 de agosto de 2002). As cobras são apaziguadas neste festival, que é dedicado à serpente Ananta (também conhecida como Sesha?), em cujas espirais Vishnu descansou quando criou o universo.
"Vishnu deita-se em Ananta", Bhadra 14 (19 de setembro de 2002). Celebração de Vishnu deitado na cobra Ananta. [o mesmo que Sharad Purnima?]
"Vishnu acorda". onze dias após a lua nova em [Agrahayana]. Vishnu acorda.


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra...

  "Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra. Não repreendas o zombador porque te odiará, repreende o ...