Ele tem quatro nomes : Haribodhini - Prabodhini - Devotthani - Utthana Ekadasi e é o segundo Ekadasi (Kartik Shukla, quinzena leve) no mês de Kartik.
O Senhor Brahma disse a Narada Muni: "Querido filho, ó melhor dos sábios, eu narrarei a você as glórias do Haribodhini Ekadasi, que erradica todos os tipos de pecados e concede grande mérito, e finalmente a libertação, às pessoas sábias que se rendem ao Senhor Supremo.
"Ó melhor dos brahmanas, os méritos adquiridos pelo banho no Ganges permanecem significativos apenas enquanto o Haribodhini Ekadasi não chega.
Este Ekadasi, que ocorre durante a quinzena leve do mês de Kartika, é muito mais purificador do que um banho no oceano, em um local de peregrinação ou em um lago.
Este sagrado Ekadasi é mais poderoso para anular pecados do que mil sacrifícios Asvamedha e cem sacrifícios Rajasuya."
Narada Muni perguntou: "Ó pai, por favor, descreva os méritos relativos de jejuar completamente no Ekadasi, jantar (sem grãos ou feijões) ou comer uma vez ao meio-dia (sem grãos ou feijões)."
O Senhor Brahma respondeu: "Se uma pessoa come uma vez ao meio-dia no Ekadasi, os pecados de seu nascimento anterior são apagados, se ela janta, os pecados adquiridos durante seus dois nascimentos anteriores são removidos, e se ela jejua completamente, os pecados acumulados durante seus sete nascimentos anteriores são erradicados.
"Ó filho, tudo o que é raramente alcançado dentro dos três mundos é obtido por aquele que observa estritamente o Haribodhini Ekadasi.
Uma pessoa cujos pecados equivalem ao Monte Sumeru em volume os vê todos reduzidos a nada se ela simplesmente jejuar no Papaharini Ekadasi (outro nome para Haribodhini Ekadasi).
Os pecados que uma pessoa acumulou ao longo de mil nascimentos anteriores são queimados até virar cinzas se ela não apenas jejuar, mas também permanecer acordada durante a noite de Ekadasi, assim como uma montanha de algodão pode ser queimada até virar cinzas se alguém acender uma pequena fogueira nela.
Ó Narada, uma pessoa que observa estritamente este jejum alcança os resultados que mencionei.
Mesmo se alguém fizer uma pequena quantidade de atividade piedosa neste dia, seguindo as regras e regulamentos, ganhará mérito ao Monte Sumeru em volume; entretanto, uma pessoa que não segue as regras e regulamentos dados nas Escrituras pode realizar atividade piedosa igual ao Monte Sumeru em volume, mas não ganhará nem mesmo uma pequena quantidade de mérito.
Aquele que não canta o mantra Gayatri três vezes ao dia, que desconsidera os dias de jejum, que não acredita em Deus, que critica as Escrituras Védicas, que pensa que os Vedas trazem apenas ruína para quem segue suas injunções, que desfruta da esposa de outro, que é completamente tolo e perverso, que não aprecia nenhum serviço que lhe foi prestado, ou que engana os outros - tal pessoa pecadora nunca pode realizar nenhuma atividade religiosa efetivamente.
Seja ele um brahmana ou um shudra, quem tenta desfrutar da esposa de outro homem, particularmente a esposa de uma pessoa nascida duas vezes, é dito não ser melhor do que um comedor de cachorro.
"Ó melhor dos sábios, qualquer brahmana que gosta de sexo com uma viúva ou uma mulher brahmana casada com outro homem traz ruína para si e sua família.
Qualquer brahmana que gosta de sexo ilícito não terá filhos em sua próxima vida, e qualquer mérito passado que ele possa ter ganho é arruinado.
De fato, se tal pessoa demonstra qualquer arrogância em relação a um brahmana nascido duas vezes ou a um mestre espiritual, ele perde todo seu avanço espiritual imediatamente, bem como sua riqueza e filhos.
"Esses três tipos de homens arruínam seus méritos adquiridos : aquele cujo caráter é imoral, aquele que faz sexo com a esposa de um comedor de cachorros e aquele que aprecia a associação de bandidos.
Quem se associa com pessoas pecadoras e visita suas casas sem um propósito espiritual irá diretamente para a morada do Senhor Yamaraj, o superintendente da morte.
E se alguém come em tal casa, seu mérito adquirido é destruído, junto com sua fama, duração de vida, filhos e felicidade.
"Qualquer canalha pecador que insulta uma pessoa santa logo perde sua religiosidade, desenvolvimento econômico e gratificação dos sentidos, e ele finalmente queima no fogo do inferno.
Qualquer um que goste de ofender pessoas santas, ou que não interrompa alguém que esteja insultando pessoas santas, é considerado nada melhor do que um asno.
Um homem tão perverso vê sua dinastia destruída diante de seus olhos.
"Uma pessoa cujo caráter é impuro, que é um velhaco ou um vigarista, ou que sempre encontra falhas nos outros não alcança um destino mais elevado após a morte, mesmo que faça caridade generosamente ou realize outra ação piedosa.
Portanto, deve-se abster-se de realizar atos inauspiciosos e realizar apenas atos piedosos, pelos quais se adquirirá mérito e evitará sofrimento.
"No entanto, os pecados de alguém que, após a devida consideração, decide jejuar de Haribodhini Ekadasi são apagados de cem vidas anteriores, e quem jejua e permanece acordado durante a noite neste Ekadasi alcança mérito ilimitado e após a morte vai para a morada suprema do Senhor Vishnu, e então milhares de seus ancestrais, parentes e descendentes também alcançam essa morada.
Mesmo que os antepassados de alguém tenham sido implicados em muitos pecados e estejam sofrendo no inferno, eles ainda alcançam corpos espirituais lindamente ornamentados e vão alegremente para a morada de Vishnu.
Ó Narada, mesmo aquele que cometeu o pecado hediondo de matar um brahmana é libertado de todas as manchas em seu caráter por jejuar em Haribodhini Ekadasi e permanecer acordado naquela noite.
O mérito que não pode ser conquistado banhando-se em todos os lugares de peregrinação, realizando um sacrifício de cavalo ou dando vacas, ouro ou terra fértil em caridade pode ser facilmente alcançado jejuando neste dia sagrado e permanecendo acordado durante a noite.
"Qualquer um que observa Haribodhini Ekadasi é celebrado como altamente qualificado e torna sua dinastia famosa.
Assim como a morte é certa, perder a riqueza também é certo.
Sabendo disso, ó melhor dos sábios, deve-se observar um jejum neste dia tão querido por Hari - Sri Haribodhini Ekadasi.
"Todos os lugares de peregrinação nos três mundos de uma só vez vêm residir na casa de uma pessoa que jejua neste Ekadasi.
Portanto, para agradar ao Senhor, que segura um disco em Sua mão, deve-se abandonar todos os compromissos, render-se e observar este jejum de Ekadasi.
Aquele que jejua neste dia de Haribodhini é reconhecido como um homem sábio, um verdadeiro iogue, um asceta e alguém cujos sentidos estão verdadeiramente sob controle.
Somente ele desfruta deste mundo adequadamente e certamente alcançará a libertação.
Este Ekadasi é muito querido ao Senhor Vishnu e, portanto, é a própria essência da religiosidade.
Mesmo uma observância dele concede a recompensa máxima em todos os três mundos.
"Ó Naradaji, quem jejua neste Ekadasi definitivamente não entrará em um útero novamente e, portanto, os devotos fiéis da Divindade Suprema desistem de todas as variedades de religião e simplesmente se rendem ao jejum neste Ekadasi.
Para aquela grande alma que honra este Ekadasi jejuando e permanecendo acordada durante a noite, o Senhor Supremo, Sri Govinda, pessoalmente termina as reações pecaminosas que essa alma adquiriu pelas ações de sua mente, corpo e palavras.
"Ó filho, para qualquer um que se banha em um local de peregrinação, faz caridade, canta os santos nomes do Senhor Supremo, passa por austeridades e realiza sacrifícios para Deus no Haribodhini Ekadasi, o mérito assim conquistado se torna imperecível. Um
devoto que adora o Senhor Madhava neste dia com parafernália de primeira classe se torna livre dos grandes pecados de cem vidas.
Uma pessoa que observa este jejum e adora o Senhor Vishnu adequadamente é libertada de grande perigo.
"Este jejum de Ekadasi agrada tanto ao Senhor Janardana que Ele leva a pessoa que o observa de volta à Sua morada, e enquanto vai lá o devoto ilumina então dez direções universais.
Quem deseja beleza e felicidade deve tentar honrar o Haribodhini Ekadasi, especialmente se ele cair em Dvadasi.
Os pecados dos últimos cem nascimentos de alguém — os pecados cometidos durante a infância, juventude e velhice em todas essas vidas, sejam esses pecados secos ou molhados — são anulados pelo Senhor Supremo Govinda se alguém jejuar no Haribodhini Ekadasi com devoção.
O Haribodhini Ekadasi é o melhor Ekadasi.
Nada é inalcançável ou raro neste mundo para quem jejua neste dia, pois ele dá grãos alimentícios, grande riqueza e alto mérito, bem como a erradicação de todo pecado, o terrível obstáculo à libertação.
Jejuar neste Ekadasi é mil vezes melhor do que dar caridade no dia do eclipse solar ou lunar.
Novamente eu digo a você, ó Naradaji, qualquer mérito ganho por alguém que se banha em um local de peregrinação, realiza sacrifícios e estuda os Vedas é apenas um milionésimo do mérito ganho pela pessoa que jejua apenas um no Haribodhini Ekadasi.
Qualquer mérito que alguém tenha adquirido em sua vida por algumas atividades piedosas se torna completamente infrutífero se não observar o jejum de Ekadasi e adorar o Senhor Vishnu no mês de Kartika.
Portanto, você deve sempre adorar o Senhor Supremo, Janardana, e prestar serviço a Ele.
Assim, você atingirá a meta desejada, a mais alta perfeição.
"No Haribodhini Ekadasi, um devoto do Senhor não deve comer na casa de outro ou comer comida cozida por um não devoto.
Se ele fizer isso, ele alcança apenas o mérito de jejuar em um dia de lua cheia.
A discussão filosófica das Escrituras no mês de Kartika agrada Sri Vishnu mais do que se alguém der elefantes e cavalos em caridade ou realizar um sacrifício custoso.
Quem canta ou ouve descrições das qualidades e passatempos do Senhor Vishnu, mesmo que seja apenas metade ou até mesmo um quarto de um verso, alcança o maravilhoso mérito derivado de doar cem vacas a um brahmana.
Ó Narada, durante o mês de Kartika, deve-se abandonar todos os tipos de deveres comuns e devotar todo o tempo e energia, especialmente durante o jejum, para discutir os passatempos transcendentais do Senhor Supremo.
Tal glorificação de Sri Hari no dia tão querido ao Senhor, Ekadasi, liberta cem gerações anteriores. Aquele que passa seu tempo desfrutando de tais discussões, especialmente no mês de Kartika, alcança os resultados de realizar dez mil sacrifícios de fogo e queima todos os seus pecados em cinzas.
"Aquele que ouve as maravilhosas narrações sobre o Senhor Vishnu, particularmente durante o mês de Kartika, automaticamente ganha o mesmo mérito que aquele concedido a alguém que doa cem vacas em caridade.
Ó grande sábio, uma pessoa que canta as glórias do Senhor Hari no Ekadasi alcança o mérito ganho ao doar sete ilhas."
Narada Muni perguntou ao seu glorioso pai, "Ó senhor universal, eu melhor de todos os semideuses, por favor me diga como observar este Ekadasi mais sagrado.
Que tipo de mérito ele concede aos fiéis?"
O Senhor Brahma respondeu, "Ó filho, uma pessoa que quer observar este Ekadasi deve levantar cedo na manhã de Ekadasi, durante a hora brahma-muhurta (uma hora e meia antes do nascer do sol até cinquenta minutos antes do nascer do sol).
Ele deve então escovar os dentes e banhar-se em um lago, rio, lagoa ou poço, ou em sua própria casa, conforme a situação exigir.
Depois de adorar o Senhor Sri Keshava, ele deve ouvir atentamente as descrições sagradas do Senhor.
Ele deve orar ao Senhor assim : 'Ó Senhor Keshava, jejuarei neste dia, que é tão querido para Você, e amanhã honrarei Sua sagrada prasadam.
Ó Senhor de olhos de lótus, ó infalível, Você é meu único abrigo. Por gentileza, proteja-me.'
"Tendo falado esta oração solene diante do Senhor com grande amor e devoção, deve-se jejuar alegremente.
Ó Narada, quem permanecer acordado a noite toda neste Ekadasi, cantando belas canções glorificando o Senhor, dançando em êxtase, tocando música instrumental deliciosa para Seu prazer transcendental e recitando os passatempos do Senhor Krishna como registros na literatura védica genuína - tal pessoa certamente residirá muito além dos três mundos, no reino eterno e espiritual de Deus.
"No Haribodhini Ekadasi, deve-se adorar Sri Krishna com cânfora, frutas e flores aromáticas, especialmente a flor amarela de agaru.
Não se deve absorver em ganhar dinheiro neste dia importante.
Em outras palavras, a ganância deve ser trocada por caridade.
Este é o processo para transformar perda em mérito ilimitado.
Deve-se oferecer muitos tipos de frutas ao Senhor e banhá-Lo com água de um búzio.
Cada uma dessas práticas devocionais, quando realizadas no Haribodhini Ekadasi, é dez milhões de vezes mais benéfica do que banhar-se em todos os lugares de peregrinação e dar todas as formas de caridade.
"Até mesmo o Senhor Indra junta sua palma e oferece suas reverências a um devoto que adora o Senhor Janardana com flores agastya de primeira classe deste dia.
O supremo Senhor Hari fica muito satisfeito quando é decorado com belas flores agastya.
Ó Narada, eu dou a libertação a quem adora devotadamente o Senhor Krishna neste Ekadasi no mês de Kartika com folhas da árvore bel.
E para quem adora o Senhor Janardana com folhas frescas de tulasi e flores perfumadas durante este mês, ó filho, eu pessoalmente queimo em cinzas todos os pecados que ele cometeu por mil nascimentos.
"Aquele que meramente vê Tulsi Maharani, a toca, medita sobre ela, narra sua história, oferece reverências a ela, reza a ela por sua graça, a planta, a adora ou rega suas vidas na morada do Senhor Hari eternamente.
Ó Narada, aquele que serve Tulsi-devi dessas nove maneiras alcança a felicidade no mundo superior por tantos milhares de yugas quanto raízes e subraízes crescendo de uma planta tulasi madura.
Quando uma planta tulasi adulta produz sementes, muitas plantas crescem dessas sementes e espalham seus galhos, galhos e flores, e essas flores também produzem inúmeras sementes.
Por tantos milhares de kalpas quanto sementes produzidas dessa maneira, os antepassados de alguém que serve tulasi dessas nove maneiras viverão na morada do Senhor Hari.
"Aqueles que adoram o Senhor Keshava com flores kadamba, que são muito agradáveis a Ele, obtêm misericórdia e não veem a morada de Yamaraj, a morte personificada.
Qual é a utilidade de adorar outra pessoa se todos os desejos podem ser realizados agradando ao Senhor Hari?
Por exemplo, um devoto que Lhe oferece flores bakula, ashoka e patali é libertado da miséria e da angústia enquanto o sol e a lua existirem neste universo, e finalmente ele alcança a libertação. Ó melhor dos brahmanas, uma oferenda de flores kannera ao Senhor Jagannatha traz tanta misericórdia ao devoto quanto aquela conquistada pela adoração ao Senhor Keshava por quatro yugas.
Aquele que oferece flores tulasi (manjaris) a Sri Krishna durante o mês de Kartika recebe mais mérito do que pode ser obtido doando dez milhões de vacas.
Até mesmo uma oferenda devocional de brotos de grama recém-crescidos traz consigo cem vezes o benefício obtido pela adoração ritualística comum ao Senhor Supremo.
"Aquele que adora o Senhor Vishnu com as folhas da árvore samika é libertado das garras de Yamaraja, o senhor da morte.
Aquele que adora Vishnu durante a estação chuvosa com flores de champaka ou jasmim nunca mais retorna ao planeta Terra.
Aquele que adora o Senhor com apenas uma única flor kumbhi obtém a bênção de doar um pala de ouro (duzentos gramas).
Se um devoto oferece uma única flor amarela da árvore ketaki, ou macieira de madeira, ao Senhor Vishnu, que cavalga Garuda, ele é libertado dos pecados de dez milhões de nascimentos.
Além disso, aquele que oferece flores ao Senhor Jagannatha e também cem folhas ungidas com pasta de sândalo vermelha e amarela certamente virá residir em Svetadvipa, muito além das coberturas desta criação material.
"Ó maior dos brahmanas, Sri Narada, depois de adorar o Senhor Keshava, o doador de toda a felicidade material e espiritual, no Haribodhini Ekadasi, deve-se levantar cedo no dia seguinte, banhe-se em um rio, cante japa dos santos nomes de Krishna e preste serviço devocional amoroso ao Senhor em casa, no ninho de sua habilidade.
Para quebrar o jejum, o devoto deve primeiro oferecer um pouco de prasadam aos brâmanes e somente então, com sua permissão, comer alguns grãos.
Depois, para agradar ao Senhor Supremo, o devoto deve adorar seu mestre espiritual, o mais puro dos devotos do Senhor, e oferecer-lhe comida suntuosa, roupas bonitas, ouro e vacas, de acordo com os meios do devoto.
Isso certamente agradará ao Senhor Supremo, o portador do disco.
"Em seguida, o devoto deve doar uma vaca a um brahmana, e se o devoto tiver negligenciado algumas regras e regulamentos da vida espiritual, ele deve confessá-los diante dos devotos brahmanas do Senhor.
Então o devoto deve oferecer-lhes algum dakshina (dinheiro).
Ó rei, aqueles que comeram a ceia no Ekadasi devem alimentar um brahmana no dia seguinte.
Isso é muito agradável à Suprema Personalidade de Deus.
"Ó filho, se um homem jejuou sem pedir permissão ao seu sacerdote, ou se uma mulher jejuou sem pedir permissão ao seu marido, ele ou ela deve doar um touro a um brahmana.
Mel e iogurte também são presentes adequados para um brahmana.
Alguém que jejuou de ghee deve doar leite, alguém que jejuou de grãos deve doar arroz, alguém que dormiu no chão deve doar uma cama com uma colcha, alguém que comeu em um prato de folhas deve doar um pote de ghee, alguém que permaneceu em silêncio deve doar um sino, e alguém que jejuou de gergelim deve dar ouro em caridade e alimentar um casal de brâmanes com comida suntuosa.
Um homem que quer prevenir a calvície deve doar um espelho a um brâmane, alguém que tem sapatos de segunda mão deve doar sapatos, e alguém que jejuou de sal deve doar um pouco de açúcar a um brâmane.
Durante este mês, todos devem oferecer regularmente uma lâmpada de ghee ao Senhor Vishnu ou a Srimati Tulsidevi em um templo.
"Um jejum de Ekadasi é completo quando se oferece a um brahmana qualificado um pote de ouro ou cobre cheio de ghee e pavios de ghee, junto com oito potes de água contendo algum ouro e cobertos por panos.
Aquele que não pode pagar por esses presentes deve pelo menos oferecer a um brahmana algumas palavras doces.
Aquele que o fizer certamente obterá o benefício total do jejum no Ekadasi.
"Após oferecer suas reverências e implorar permissão, o devoto deve comer sua refeição.
Neste Ekadasi, Chaturmasya termina, então tudo o que alguém desistiu durante Chaturmasya deve agora ser doado aos brahmanas.
Aquele que segue este processo de Chaturmasya recebe mérito ilimitado, ó rei dos reis, e vai para a morada do Senhor Vasudeva após a morte.
Ó rei, qualquer um que observe o Chaturmasya completo sem interrupção atinge a felicidade eterna e não recebe outro nascimento.
Mas se alguém quebra o jejum, ele se torna um homem cego ou um leproso.
"Assim, narrei a você o processo completo para observar Haribodhini Ekadasi.
Alguém que lê ou ouve sobre isso alcança o mérito ganho ao doar vacas a um brahmana qualificado."
Assim termina a narração das glórias de Karttika-sukla Ekadasi - também conhecido como Haribodhini Ekadasi ou Devotthaani Ekadasi - do Skanda Purana.
Do Hari-Bhakti-Vilas:
PRABODHINIM UPOSYA EVA NA GARBHE VISATE NARAH SARVA DHARMAN PARITYAJYA TASMAT KURVITA NARADA
(HARI BHAKTI VILASA 16/289 do SKANDA PURANA falado pelo Senhor Brahma)
Ó Narada Muni, aquele que jejua em Prabodhini (quando o Senhor se levanta) Ekadasi, não entra novamente no útero de outra mãe.
Portanto, a pessoa deve abandonar todas as variedades de ocupação e jejuar neste dia específico de Ekadasi.
DUGDHABDHIH BHOGI SAYANE BHAGAVAN ANANTO YASMIN DINE SVAPITI CA ATHA VIBHUDHYATE CA TASMINN ANANYA MANASAM UPAVASA BHAJAM KAMAM DADATY ABHIMATAM GARUDANKA SAYI
(HARI BHAKTI VILASA 16/293 de PADMA PURANA)
Aquele que jejua com uma inteligência concentrada no dia em que o Senhor Supremo Sri Hari, que dorme na cama do inimigo de Garuda (cobra), vai descansar no oceano de leite na cama de Ananta Sesa e também no dia em que ele se levanta, tem todos os seus desejos realizados.
BHAKTIPRADA HAREH SATU NAMNA KSATA PRAVODHINI YASA VISNOH PARA MURTIR AVYAKTA ANEKA RUPINI SA KSIPTA MANUSE LOKE DVADADI MUNI PUNGAVA
(HARI BHAKTI VILASA 16/301 de VARAHA PURANA conversa entre Yamaraja e Narada Muni)
Este Prabodhini Ekadasi é famoso por recompensar a devoção ao Senhor Sri Hari.
Ó melhor dos sábios (Narada Muni), a personalidade de Ekadasi está presente neste planeta terrestre na forma não manifestada do Senhor Hari.
Srila Sanatana Gosvami comenta em seu Digdarsini-tika que aquele que observa exatamente o jejum de Ekadasi observando isso, ele adora diretamente o Senhor Sri Hari.
Este é o significado deste versículo.
Portanto, diz-se que Ekadasi é igual ao próprio Senhor Sri Hari.
CATUR DHA GRAHYA VAI CIRNAM CATUR MASYA VRATAM NARAH KARTIKE SUKLAPAKSE TU DVADASYAM TAT SAMACARET
(HARI BHAKTI VILASA 16/412 de MAHABHARATA)
Uma pessoa que observou o jejum de Caturmasya declarado de quatro maneiras diferentes deve terminar seu jejum no dia Dvadasi na quinzena clara do mês de Karttika.
(É claro que na ISKCON fazemos Caturmasya e Kartika-vrata de Purnima a Purnima.)
EKADASYAM PARER DATTAM DIPAM PRAJVALYA MUSIKA MANUSYAM DURLABHAM PRAPYA PARAM GATIM AVAPA SA
(HARI BHAKTI VILASA 16/129 de SKANDA PURANA)
Certa vez, um rato (rato fêmea) queimou uma lâmpada de ghee que foi oferecida por outra pessoa em E. dia de kadasi.
Ao fazer isso, ela alcançou uma forma humana raramente atingível e finalmente atingiu o destino mais elevado.
Srila Sanatana Gosvami escreve em seu Digdarsini-tika: "Neste verso, é descoberto que é possível atingir os resultados de oferecer diretamente uma lâmpada no Ekadasi.
Esta história do rato é muito famosa no Padma Purana, Kartika Mahatmya.
(Em um templo do Senhor Visnu, havia um rato vivo que estava comendo o ghee das lâmpadas de ghee apagadas que haviam sido oferecidas por outros a Ele.
Um dia, quando ela sentiu fome de comer ghee, ela tentou comer o ghee de uma lâmpada que ainda não estava apagada.
Enquanto comia ghee da lamparina, o pavio de algodão ficou preso em seus dentes.
Como o pavio de ghee tinha uma chama, o rato começou a pular na frente da forma da Deidade do Senhor e, portanto, morreu devido ao fogo.
Mas o Senhor Sri Visnu aceitou o pulo daquele rato com um pavio de ghee aceso em sua boca como Seu aratik.
No final, Ele deu a ela a libertação, o destino mais elevado.)
Glórias de permanecer acordado na noite de Prabodhini Ekadasi : (Padma Purana, Kartika Mahatmya)
Os pecados acumulados em milhares de nascimentos anteriores queimam como uma massa de algodão para alguém que permanece acordado durante Prabodhani-ekadasi.
Mesmo se for culpado dos pecados mais hediondos, como matar um brahmana, ó sábio, uma pessoa se livra de seus pecados permanecendo acordada em honra de Visnu durante Prabodhani-ekadasi.
Todos os seus pecados mentais, vocais e físicos serão lavados por Sri Govinda. (388-390)
Resultados que são difíceis de obter mesmo com grandes yajnas, como Asvamedha, sem esforço acumulam-se para aqueles que permanecem acordados durante Prabodhani-ekadasi. (391)
O Senhor deve ser levado para um grande festival Ratha-yatra neste dia após despertá-Lo de Seu sono pelos quatro meses de Caturmasya, ou seja, de Sayani Ekadasi, quando o Senhor descansou no Oceano de Leite.
Este festival foi descrito elaboradamente no Padma Purana.
O Senhor Brahma disse a Narada Muni: "Querido filho, ó melhor dos sábios, eu narrarei a você as glórias do Haribodhini Ekadasi, que erradica todos os tipos de pecados e concede grande mérito, e finalmente a libertação, às pessoas sábias que se rendem ao Senhor Supremo.
"Ó melhor dos brahmanas, os méritos adquiridos pelo banho no Ganges permanecem significativos apenas enquanto o Haribodhini Ekadasi não chega.
Este Ekadasi, que ocorre durante a quinzena leve do mês de Kartika, é muito mais purificador do que um banho no oceano, em um local de peregrinação ou em um lago.
Este sagrado Ekadasi é mais poderoso para anular pecados do que mil sacrifícios Asvamedha e cem sacrifícios Rajasuya."
Narada Muni perguntou: "Ó pai, por favor, descreva os méritos relativos de jejuar completamente no Ekadasi, jantar (sem grãos ou feijões) ou comer uma vez ao meio-dia (sem grãos ou feijões)."
O Senhor Brahma respondeu: "Se uma pessoa come uma vez ao meio-dia no Ekadasi, os pecados de seu nascimento anterior são apagados, se ela janta, os pecados adquiridos durante seus dois nascimentos anteriores são removidos, e se ela jejua completamente, os pecados acumulados durante seus sete nascimentos anteriores são erradicados.
"Ó filho, tudo o que é raramente alcançado dentro dos três mundos é obtido por aquele que observa estritamente o Haribodhini Ekadasi.
Uma pessoa cujos pecados equivalem ao Monte Sumeru em volume os vê todos reduzidos a nada se ela simplesmente jejuar no Papaharini Ekadasi (outro nome para Haribodhini Ekadasi).
Os pecados que uma pessoa acumulou ao longo de mil nascimentos anteriores são queimados até virar cinzas se ela não apenas jejuar, mas também permanecer acordada durante a noite de Ekadasi, assim como uma montanha de algodão pode ser queimada até virar cinzas se alguém acender uma pequena fogueira nela.
Ó Narada, uma pessoa que observa estritamente este jejum alcança os resultados que mencionei.
Mesmo se alguém fizer uma pequena quantidade de atividade piedosa neste dia, seguindo as regras e regulamentos, ganhará mérito ao Monte Sumeru em volume; entretanto, uma pessoa que não segue as regras e regulamentos dados nas Escrituras pode realizar atividade piedosa igual ao Monte Sumeru em volume, mas não ganhará nem mesmo uma pequena quantidade de mérito.
Aquele que não canta o mantra Gayatri três vezes ao dia, que desconsidera os dias de jejum, que não acredita em Deus, que critica as Escrituras Védicas, que pensa que os Vedas trazem apenas ruína para quem segue suas injunções, que desfruta da esposa de outro, que é completamente tolo e perverso, que não aprecia nenhum serviço que lhe foi prestado, ou que engana os outros - tal pessoa pecadora nunca pode realizar nenhuma atividade religiosa efetivamente.
Seja ele um brahmana ou um shudra, quem tenta desfrutar da esposa de outro homem, particularmente a esposa de uma pessoa nascida duas vezes, é dito não ser melhor do que um comedor de cachorro.
"Ó melhor dos sábios, qualquer brahmana que gosta de sexo com uma viúva ou uma mulher brahmana casada com outro homem traz ruína para si e sua família.
Qualquer brahmana que gosta de sexo ilícito não terá filhos em sua próxima vida, e qualquer mérito passado que ele possa ter ganho é arruinado.
De fato, se tal pessoa demonstra qualquer arrogância em relação a um brahmana nascido duas vezes ou a um mestre espiritual, ele perde todo seu avanço espiritual imediatamente, bem como sua riqueza e filhos.
"Esses três tipos de homens arruínam seus méritos adquiridos : aquele cujo caráter é imoral, aquele que faz sexo com a esposa de um comedor de cachorros e aquele que aprecia a associação de bandidos.
Quem se associa com pessoas pecadoras e visita suas casas sem um propósito espiritual irá diretamente para a morada do Senhor Yamaraj, o superintendente da morte.
E se alguém come em tal casa, seu mérito adquirido é destruído, junto com sua fama, duração de vida, filhos e felicidade.
"Qualquer canalha pecador que insulta uma pessoa santa logo perde sua religiosidade, desenvolvimento econômico e gratificação dos sentidos, e ele finalmente queima no fogo do inferno.
Qualquer um que goste de ofender pessoas santas, ou que não interrompa alguém que esteja insultando pessoas santas, é considerado nada melhor do que um asno.
Um homem tão perverso vê sua dinastia destruída diante de seus olhos.
"Uma pessoa cujo caráter é impuro, que é um velhaco ou um vigarista, ou que sempre encontra falhas nos outros não alcança um destino mais elevado após a morte, mesmo que faça caridade generosamente ou realize outra ação piedosa.
Portanto, deve-se abster-se de realizar atos inauspiciosos e realizar apenas atos piedosos, pelos quais se adquirirá mérito e evitará sofrimento.
"No entanto, os pecados de alguém que, após a devida consideração, decide jejuar de Haribodhini Ekadasi são apagados de cem vidas anteriores, e quem jejua e permanece acordado durante a noite neste Ekadasi alcança mérito ilimitado e após a morte vai para a morada suprema do Senhor Vishnu, e então milhares de seus ancestrais, parentes e descendentes também alcançam essa morada.
Mesmo que os antepassados de alguém tenham sido implicados em muitos pecados e estejam sofrendo no inferno, eles ainda alcançam corpos espirituais lindamente ornamentados e vão alegremente para a morada de Vishnu.
Ó Narada, mesmo aquele que cometeu o pecado hediondo de matar um brahmana é libertado de todas as manchas em seu caráter por jejuar em Haribodhini Ekadasi e permanecer acordado naquela noite.
O mérito que não pode ser conquistado banhando-se em todos os lugares de peregrinação, realizando um sacrifício de cavalo ou dando vacas, ouro ou terra fértil em caridade pode ser facilmente alcançado jejuando neste dia sagrado e permanecendo acordado durante a noite.
"Qualquer um que observa Haribodhini Ekadasi é celebrado como altamente qualificado e torna sua dinastia famosa.
Assim como a morte é certa, perder a riqueza também é certo.
Sabendo disso, ó melhor dos sábios, deve-se observar um jejum neste dia tão querido por Hari - Sri Haribodhini Ekadasi.
"Todos os lugares de peregrinação nos três mundos de uma só vez vêm residir na casa de uma pessoa que jejua neste Ekadasi.
Portanto, para agradar ao Senhor, que segura um disco em Sua mão, deve-se abandonar todos os compromissos, render-se e observar este jejum de Ekadasi.
Aquele que jejua neste dia de Haribodhini é reconhecido como um homem sábio, um verdadeiro iogue, um asceta e alguém cujos sentidos estão verdadeiramente sob controle.
Somente ele desfruta deste mundo adequadamente e certamente alcançará a libertação.
Este Ekadasi é muito querido ao Senhor Vishnu e, portanto, é a própria essência da religiosidade.
Mesmo uma observância dele concede a recompensa máxima em todos os três mundos.
"Ó Naradaji, quem jejua neste Ekadasi definitivamente não entrará em um útero novamente e, portanto, os devotos fiéis da Divindade Suprema desistem de todas as variedades de religião e simplesmente se rendem ao jejum neste Ekadasi.
Para aquela grande alma que honra este Ekadasi jejuando e permanecendo acordada durante a noite, o Senhor Supremo, Sri Govinda, pessoalmente termina as reações pecaminosas que essa alma adquiriu pelas ações de sua mente, corpo e palavras.
"Ó filho, para qualquer um que se banha em um local de peregrinação, faz caridade, canta os santos nomes do Senhor Supremo, passa por austeridades e realiza sacrifícios para Deus no Haribodhini Ekadasi, o mérito assim conquistado se torna imperecível. Um
devoto que adora o Senhor Madhava neste dia com parafernália de primeira classe se torna livre dos grandes pecados de cem vidas.
Uma pessoa que observa este jejum e adora o Senhor Vishnu adequadamente é libertada de grande perigo.
"Este jejum de Ekadasi agrada tanto ao Senhor Janardana que Ele leva a pessoa que o observa de volta à Sua morada, e enquanto vai lá o devoto ilumina então dez direções universais.
Quem deseja beleza e felicidade deve tentar honrar o Haribodhini Ekadasi, especialmente se ele cair em Dvadasi.
Os pecados dos últimos cem nascimentos de alguém — os pecados cometidos durante a infância, juventude e velhice em todas essas vidas, sejam esses pecados secos ou molhados — são anulados pelo Senhor Supremo Govinda se alguém jejuar no Haribodhini Ekadasi com devoção.
O Haribodhini Ekadasi é o melhor Ekadasi.
Nada é inalcançável ou raro neste mundo para quem jejua neste dia, pois ele dá grãos alimentícios, grande riqueza e alto mérito, bem como a erradicação de todo pecado, o terrível obstáculo à libertação.
Jejuar neste Ekadasi é mil vezes melhor do que dar caridade no dia do eclipse solar ou lunar.
Novamente eu digo a você, ó Naradaji, qualquer mérito ganho por alguém que se banha em um local de peregrinação, realiza sacrifícios e estuda os Vedas é apenas um milionésimo do mérito ganho pela pessoa que jejua apenas um no Haribodhini Ekadasi.
Qualquer mérito que alguém tenha adquirido em sua vida por algumas atividades piedosas se torna completamente infrutífero se não observar o jejum de Ekadasi e adorar o Senhor Vishnu no mês de Kartika.
Portanto, você deve sempre adorar o Senhor Supremo, Janardana, e prestar serviço a Ele.
Assim, você atingirá a meta desejada, a mais alta perfeição.
"No Haribodhini Ekadasi, um devoto do Senhor não deve comer na casa de outro ou comer comida cozida por um não devoto.
Se ele fizer isso, ele alcança apenas o mérito de jejuar em um dia de lua cheia.
A discussão filosófica das Escrituras no mês de Kartika agrada Sri Vishnu mais do que se alguém der elefantes e cavalos em caridade ou realizar um sacrifício custoso.
Quem canta ou ouve descrições das qualidades e passatempos do Senhor Vishnu, mesmo que seja apenas metade ou até mesmo um quarto de um verso, alcança o maravilhoso mérito derivado de doar cem vacas a um brahmana.
Ó Narada, durante o mês de Kartika, deve-se abandonar todos os tipos de deveres comuns e devotar todo o tempo e energia, especialmente durante o jejum, para discutir os passatempos transcendentais do Senhor Supremo.
Tal glorificação de Sri Hari no dia tão querido ao Senhor, Ekadasi, liberta cem gerações anteriores. Aquele que passa seu tempo desfrutando de tais discussões, especialmente no mês de Kartika, alcança os resultados de realizar dez mil sacrifícios de fogo e queima todos os seus pecados em cinzas.
"Aquele que ouve as maravilhosas narrações sobre o Senhor Vishnu, particularmente durante o mês de Kartika, automaticamente ganha o mesmo mérito que aquele concedido a alguém que doa cem vacas em caridade.
Ó grande sábio, uma pessoa que canta as glórias do Senhor Hari no Ekadasi alcança o mérito ganho ao doar sete ilhas."
Narada Muni perguntou ao seu glorioso pai, "Ó senhor universal, eu melhor de todos os semideuses, por favor me diga como observar este Ekadasi mais sagrado.
Que tipo de mérito ele concede aos fiéis?"
O Senhor Brahma respondeu, "Ó filho, uma pessoa que quer observar este Ekadasi deve levantar cedo na manhã de Ekadasi, durante a hora brahma-muhurta (uma hora e meia antes do nascer do sol até cinquenta minutos antes do nascer do sol).
Ele deve então escovar os dentes e banhar-se em um lago, rio, lagoa ou poço, ou em sua própria casa, conforme a situação exigir.
Depois de adorar o Senhor Sri Keshava, ele deve ouvir atentamente as descrições sagradas do Senhor.
Ele deve orar ao Senhor assim : 'Ó Senhor Keshava, jejuarei neste dia, que é tão querido para Você, e amanhã honrarei Sua sagrada prasadam.
Ó Senhor de olhos de lótus, ó infalível, Você é meu único abrigo. Por gentileza, proteja-me.'
"Tendo falado esta oração solene diante do Senhor com grande amor e devoção, deve-se jejuar alegremente.
Ó Narada, quem permanecer acordado a noite toda neste Ekadasi, cantando belas canções glorificando o Senhor, dançando em êxtase, tocando música instrumental deliciosa para Seu prazer transcendental e recitando os passatempos do Senhor Krishna como registros na literatura védica genuína - tal pessoa certamente residirá muito além dos três mundos, no reino eterno e espiritual de Deus.
"No Haribodhini Ekadasi, deve-se adorar Sri Krishna com cânfora, frutas e flores aromáticas, especialmente a flor amarela de agaru.
Não se deve absorver em ganhar dinheiro neste dia importante.
Em outras palavras, a ganância deve ser trocada por caridade.
Este é o processo para transformar perda em mérito ilimitado.
Deve-se oferecer muitos tipos de frutas ao Senhor e banhá-Lo com água de um búzio.
Cada uma dessas práticas devocionais, quando realizadas no Haribodhini Ekadasi, é dez milhões de vezes mais benéfica do que banhar-se em todos os lugares de peregrinação e dar todas as formas de caridade.
"Até mesmo o Senhor Indra junta sua palma e oferece suas reverências a um devoto que adora o Senhor Janardana com flores agastya de primeira classe deste dia.
O supremo Senhor Hari fica muito satisfeito quando é decorado com belas flores agastya.
Ó Narada, eu dou a libertação a quem adora devotadamente o Senhor Krishna neste Ekadasi no mês de Kartika com folhas da árvore bel.
E para quem adora o Senhor Janardana com folhas frescas de tulasi e flores perfumadas durante este mês, ó filho, eu pessoalmente queimo em cinzas todos os pecados que ele cometeu por mil nascimentos.
"Aquele que meramente vê Tulsi Maharani, a toca, medita sobre ela, narra sua história, oferece reverências a ela, reza a ela por sua graça, a planta, a adora ou rega suas vidas na morada do Senhor Hari eternamente.
Ó Narada, aquele que serve Tulsi-devi dessas nove maneiras alcança a felicidade no mundo superior por tantos milhares de yugas quanto raízes e subraízes crescendo de uma planta tulasi madura.
Quando uma planta tulasi adulta produz sementes, muitas plantas crescem dessas sementes e espalham seus galhos, galhos e flores, e essas flores também produzem inúmeras sementes.
Por tantos milhares de kalpas quanto sementes produzidas dessa maneira, os antepassados de alguém que serve tulasi dessas nove maneiras viverão na morada do Senhor Hari.
"Aqueles que adoram o Senhor Keshava com flores kadamba, que são muito agradáveis a Ele, obtêm misericórdia e não veem a morada de Yamaraj, a morte personificada.
Qual é a utilidade de adorar outra pessoa se todos os desejos podem ser realizados agradando ao Senhor Hari?
Por exemplo, um devoto que Lhe oferece flores bakula, ashoka e patali é libertado da miséria e da angústia enquanto o sol e a lua existirem neste universo, e finalmente ele alcança a libertação. Ó melhor dos brahmanas, uma oferenda de flores kannera ao Senhor Jagannatha traz tanta misericórdia ao devoto quanto aquela conquistada pela adoração ao Senhor Keshava por quatro yugas.
Aquele que oferece flores tulasi (manjaris) a Sri Krishna durante o mês de Kartika recebe mais mérito do que pode ser obtido doando dez milhões de vacas.
Até mesmo uma oferenda devocional de brotos de grama recém-crescidos traz consigo cem vezes o benefício obtido pela adoração ritualística comum ao Senhor Supremo.
"Aquele que adora o Senhor Vishnu com as folhas da árvore samika é libertado das garras de Yamaraja, o senhor da morte.
Aquele que adora Vishnu durante a estação chuvosa com flores de champaka ou jasmim nunca mais retorna ao planeta Terra.
Aquele que adora o Senhor com apenas uma única flor kumbhi obtém a bênção de doar um pala de ouro (duzentos gramas).
Se um devoto oferece uma única flor amarela da árvore ketaki, ou macieira de madeira, ao Senhor Vishnu, que cavalga Garuda, ele é libertado dos pecados de dez milhões de nascimentos.
Além disso, aquele que oferece flores ao Senhor Jagannatha e também cem folhas ungidas com pasta de sândalo vermelha e amarela certamente virá residir em Svetadvipa, muito além das coberturas desta criação material.
"Ó maior dos brahmanas, Sri Narada, depois de adorar o Senhor Keshava, o doador de toda a felicidade material e espiritual, no Haribodhini Ekadasi, deve-se levantar cedo no dia seguinte, banhe-se em um rio, cante japa dos santos nomes de Krishna e preste serviço devocional amoroso ao Senhor em casa, no ninho de sua habilidade.
Para quebrar o jejum, o devoto deve primeiro oferecer um pouco de prasadam aos brâmanes e somente então, com sua permissão, comer alguns grãos.
Depois, para agradar ao Senhor Supremo, o devoto deve adorar seu mestre espiritual, o mais puro dos devotos do Senhor, e oferecer-lhe comida suntuosa, roupas bonitas, ouro e vacas, de acordo com os meios do devoto.
Isso certamente agradará ao Senhor Supremo, o portador do disco.
"Em seguida, o devoto deve doar uma vaca a um brahmana, e se o devoto tiver negligenciado algumas regras e regulamentos da vida espiritual, ele deve confessá-los diante dos devotos brahmanas do Senhor.
Então o devoto deve oferecer-lhes algum dakshina (dinheiro).
Ó rei, aqueles que comeram a ceia no Ekadasi devem alimentar um brahmana no dia seguinte.
Isso é muito agradável à Suprema Personalidade de Deus.
"Ó filho, se um homem jejuou sem pedir permissão ao seu sacerdote, ou se uma mulher jejuou sem pedir permissão ao seu marido, ele ou ela deve doar um touro a um brahmana.
Mel e iogurte também são presentes adequados para um brahmana.
Alguém que jejuou de ghee deve doar leite, alguém que jejuou de grãos deve doar arroz, alguém que dormiu no chão deve doar uma cama com uma colcha, alguém que comeu em um prato de folhas deve doar um pote de ghee, alguém que permaneceu em silêncio deve doar um sino, e alguém que jejuou de gergelim deve dar ouro em caridade e alimentar um casal de brâmanes com comida suntuosa.
Um homem que quer prevenir a calvície deve doar um espelho a um brâmane, alguém que tem sapatos de segunda mão deve doar sapatos, e alguém que jejuou de sal deve doar um pouco de açúcar a um brâmane.
Durante este mês, todos devem oferecer regularmente uma lâmpada de ghee ao Senhor Vishnu ou a Srimati Tulsidevi em um templo.
"Um jejum de Ekadasi é completo quando se oferece a um brahmana qualificado um pote de ouro ou cobre cheio de ghee e pavios de ghee, junto com oito potes de água contendo algum ouro e cobertos por panos.
Aquele que não pode pagar por esses presentes deve pelo menos oferecer a um brahmana algumas palavras doces.
Aquele que o fizer certamente obterá o benefício total do jejum no Ekadasi.
"Após oferecer suas reverências e implorar permissão, o devoto deve comer sua refeição.
Neste Ekadasi, Chaturmasya termina, então tudo o que alguém desistiu durante Chaturmasya deve agora ser doado aos brahmanas.
Aquele que segue este processo de Chaturmasya recebe mérito ilimitado, ó rei dos reis, e vai para a morada do Senhor Vasudeva após a morte.
Ó rei, qualquer um que observe o Chaturmasya completo sem interrupção atinge a felicidade eterna e não recebe outro nascimento.
Mas se alguém quebra o jejum, ele se torna um homem cego ou um leproso.
"Assim, narrei a você o processo completo para observar Haribodhini Ekadasi.
Alguém que lê ou ouve sobre isso alcança o mérito ganho ao doar vacas a um brahmana qualificado."
Assim termina a narração das glórias de Karttika-sukla Ekadasi - também conhecido como Haribodhini Ekadasi ou Devotthaani Ekadasi - do Skanda Purana.
Do Hari-Bhakti-Vilas:
PRABODHINIM UPOSYA EVA NA GARBHE VISATE NARAH SARVA DHARMAN PARITYAJYA TASMAT KURVITA NARADA
(HARI BHAKTI VILASA 16/289 do SKANDA PURANA falado pelo Senhor Brahma)
Ó Narada Muni, aquele que jejua em Prabodhini (quando o Senhor se levanta) Ekadasi, não entra novamente no útero de outra mãe.
Portanto, a pessoa deve abandonar todas as variedades de ocupação e jejuar neste dia específico de Ekadasi.
DUGDHABDHIH BHOGI SAYANE BHAGAVAN ANANTO YASMIN DINE SVAPITI CA ATHA VIBHUDHYATE CA TASMINN ANANYA MANASAM UPAVASA BHAJAM KAMAM DADATY ABHIMATAM GARUDANKA SAYI
(HARI BHAKTI VILASA 16/293 de PADMA PURANA)
Aquele que jejua com uma inteligência concentrada no dia em que o Senhor Supremo Sri Hari, que dorme na cama do inimigo de Garuda (cobra), vai descansar no oceano de leite na cama de Ananta Sesa e também no dia em que ele se levanta, tem todos os seus desejos realizados.
BHAKTIPRADA HAREH SATU NAMNA KSATA PRAVODHINI YASA VISNOH PARA MURTIR AVYAKTA ANEKA RUPINI SA KSIPTA MANUSE LOKE DVADADI MUNI PUNGAVA
(HARI BHAKTI VILASA 16/301 de VARAHA PURANA conversa entre Yamaraja e Narada Muni)
Este Prabodhini Ekadasi é famoso por recompensar a devoção ao Senhor Sri Hari.
Ó melhor dos sábios (Narada Muni), a personalidade de Ekadasi está presente neste planeta terrestre na forma não manifestada do Senhor Hari.
Srila Sanatana Gosvami comenta em seu Digdarsini-tika que aquele que observa exatamente o jejum de Ekadasi observando isso, ele adora diretamente o Senhor Sri Hari.
Este é o significado deste versículo.
Portanto, diz-se que Ekadasi é igual ao próprio Senhor Sri Hari.
CATUR DHA GRAHYA VAI CIRNAM CATUR MASYA VRATAM NARAH KARTIKE SUKLAPAKSE TU DVADASYAM TAT SAMACARET
(HARI BHAKTI VILASA 16/412 de MAHABHARATA)
Uma pessoa que observou o jejum de Caturmasya declarado de quatro maneiras diferentes deve terminar seu jejum no dia Dvadasi na quinzena clara do mês de Karttika.
(É claro que na ISKCON fazemos Caturmasya e Kartika-vrata de Purnima a Purnima.)
EKADASYAM PARER DATTAM DIPAM PRAJVALYA MUSIKA MANUSYAM DURLABHAM PRAPYA PARAM GATIM AVAPA SA
(HARI BHAKTI VILASA 16/129 de SKANDA PURANA)
Certa vez, um rato (rato fêmea) queimou uma lâmpada de ghee que foi oferecida por outra pessoa em E. dia de kadasi.
Ao fazer isso, ela alcançou uma forma humana raramente atingível e finalmente atingiu o destino mais elevado.
Srila Sanatana Gosvami escreve em seu Digdarsini-tika: "Neste verso, é descoberto que é possível atingir os resultados de oferecer diretamente uma lâmpada no Ekadasi.
Esta história do rato é muito famosa no Padma Purana, Kartika Mahatmya.
(Em um templo do Senhor Visnu, havia um rato vivo que estava comendo o ghee das lâmpadas de ghee apagadas que haviam sido oferecidas por outros a Ele.
Um dia, quando ela sentiu fome de comer ghee, ela tentou comer o ghee de uma lâmpada que ainda não estava apagada.
Enquanto comia ghee da lamparina, o pavio de algodão ficou preso em seus dentes.
Como o pavio de ghee tinha uma chama, o rato começou a pular na frente da forma da Deidade do Senhor e, portanto, morreu devido ao fogo.
Mas o Senhor Sri Visnu aceitou o pulo daquele rato com um pavio de ghee aceso em sua boca como Seu aratik.
No final, Ele deu a ela a libertação, o destino mais elevado.)
Glórias de permanecer acordado na noite de Prabodhini Ekadasi : (Padma Purana, Kartika Mahatmya)
Os pecados acumulados em milhares de nascimentos anteriores queimam como uma massa de algodão para alguém que permanece acordado durante Prabodhani-ekadasi.
Mesmo se for culpado dos pecados mais hediondos, como matar um brahmana, ó sábio, uma pessoa se livra de seus pecados permanecendo acordada em honra de Visnu durante Prabodhani-ekadasi.
Todos os seus pecados mentais, vocais e físicos serão lavados por Sri Govinda. (388-390)
Resultados que são difíceis de obter mesmo com grandes yajnas, como Asvamedha, sem esforço acumulam-se para aqueles que permanecem acordados durante Prabodhani-ekadasi. (391)
O Senhor deve ser levado para um grande festival Ratha-yatra neste dia após despertá-Lo de Seu sono pelos quatro meses de Caturmasya, ou seja, de Sayani Ekadasi, quando o Senhor descansou no Oceano de Leite.
Este festival foi descrito elaboradamente no Padma Purana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário