sábado, 9 de novembro de 2024

Srila Gadadhara dasa Gosvami – Desaparecimento hoje dia 09/11/2024


Sri Gadadhara dasa Thakura viveu anteriormente em Navadwip. Quando o Senhor foi viver em Nilacala, Sri Dasa Gadadhara também estava lá para estar com Ele. Mais tarde, Mahaprabhu o enviou de volta com Nityananda Prabhu para pregar em Bengala. Ele primeiro ficou em Eriyadahagram, que está situado nas margens do Ganges. Então ele passou algum tempo em Navadwipa, cuidando de Saci Mata e Visnupriya, mas após o desaparecimento deles ele veio viver em Katwa, onde Mahaprabhu havia aceitado sannyasa de Kesava Bharati.

Ele era um associado muito confidencial de Sri Sri Gaura-Nityananda. Em Gaura-ganoddesa-dipika é declarado que ele é uma encarnação da efulgência do corpo de Srimati Radharani, bem como uma expansão de Purnananda gopi. Embora ele fosse um dos associados de Nityananda Prabhu, a maioria dos quais eram vaqueirinhos e, portanto, situados na doçura da amizade, ele estava sempre absorto no humor de uma gopi.

Uma vez, enquanto ele carregava um pote de água do Ganges em sua cabeça, ele gritou alto: " Quem quer comprar um pouco de leite?" Às vezes ele dizia: "Aqui está um iogurte de primeira classe . Quem quiser comprar um pouco, venha aqui." Gritando assim, ele então ria muito alto.

Quando Mahaprabhu instruiu Nityananda Prabhu a pregar em Bengala, Ele enviou Sri Rama dasa e Sri Gadadhara dasa junto com Ele. [CC Adi 11.13,14]

Um dia Nityananda Prabhu foi ao templo de Dasa Gadadhar em Eriyadahagram. No templo havia uma Deidade muito bonita de Sri Bala Gopala, que Nityananda Prabhu cuidadosamente pegou do altar. Enquanto O segurava contra Seu peito, Ele começou a dançar em êxtase. Quando todos os devotos viram que Gopala havia se abrigado no coração de Sri Anantadeva, eles fizeram os céus ressoarem com as vibrações de "Hari! Hari!" Nityananda Prabhu, que era muito robusto e heróico, então começou a rugir muito alto enquanto se envolvia em Sua dança extática com Gopalaji.

Então Madhavananda Ghosa começou a cantar algumas canções descrevendo a dan-lila de Krsna (de Dan-keli-Kaumadi). Ouvindo sua doce voz e as descrições poéticas da dan-lila de Krsna, Nityananda exibiu todos os sintomas extáticos dentro de Seu corpo simultaneamente enquanto dançava como alguém embriagado. Os gestos que Ele exibia enquanto dançava eram como cortes de relâmpagos; Seus membros se moviam com graça incomparável. Seus movimentos expressivos dos olhos, Seu doce sorriso e riso eruptivo, e o tremor e tremor de Sua cabeça, forneciam um banquete para os olhos e ouvidos dos devotos. Juntando Seus dois lindos pés de lótus, Ele então pulava de tal forma a cativar completamente a mente. Quem quer que Ele olhasse se encontrava flutuando em um oceano de doçuras do amor de Krsna, e por Seu olhar misericordioso eles se esqueciam da existência de seus corpos físicos. O nível de devoção que é buscado por grandes yogis e munis foi alcançado naquele dia pelos homens e mulheres comuns daquele lugar, enquanto eles saboreavam os resquícios do amor do Senhor Nityananda por Krsna.

Alguém tão gordo quanto um elefante fica tão magro e fraco se jejuar por três dias que mal consegue andar. No entanto, pela misericórdia de Nityananda Prabhu, uma criança pequena daquela vila não comeu nada por um mês, mas seus movimentos e comportamento eram como os de um leão. Tal era a influência misteriosa de Nityananda Prabhu, embora ninguém pudesse entender Suas atividades devido à potência yogamaya do Senhor. Nityananda Prabhu então desfrutou de vários passatempos no templo de Gadadhar dasa Thakura.

No Sri Caitanya-bhagavata, Sri Vrindavana dasa Thakura descreveu as glórias de Dasa Gadadhara desta forma: "Nityananda Prabhu estava pessoalmente presente dentro do corpo de Sri Gadadhara das; tais são suas glórias."

Entre os associados de Caitanya Mahaprabhu, ninguém queria se aproximar do muçulmano Kazi por medo de que ele pudesse perder sua casta. Simplesmente olhando para o rosto de um muçulmano, um hindu perderia seu nome na sociedade. Foi Dasa Gadadhara quem teve o poder de influenciar o notório Kazi, e então ele concedeu seu olhar misericordioso a ele. Mesmo em seu primeiro encontro, ele foi capaz de elevar aquele Kazi além dos limites de sua casta e credo, e assim essas limitações caíram completamente.

Um dia, Sri Gadadhara dasa Thakura, intoxicado em amor extático enquanto cantava os Santos Nomes de Hari, veio à casa do Kazi em Eriyadahagram e começou a chamá-lo. O Kazi, em um acesso de raiva, saiu furioso de seu apartamento interno, mas ao ver a aparência transcendentalmente serena e o humor de Dasa Gadadhara Prabhu, ele ficou atordoado. Sua raiva suavizou e sua expressão tornou-se amigável. O Kazi perguntou: "Thakur, por que você veio agora?"

Dasa Gadadhara Thakura respondeu: "Gostaria de ter algumas palavras com você."

"Sim, o que quer que você tenha a dizer, apenas fale."

"Sri Sri Gaura-Nityananda apareceu nesta terra para distribuir o néctar dos Santos Nomes a todas as classes de homens, do mais alto ao mais baixo, até mesmo às pessoas mais pecadoras e desprezíveis. Por que você não aceitou esta doce guloseima? Por que você não começou a cantar estes nectáreos Santos Nomes?" "

Nós aceitaremos amanhã."

"Por que amanhã?! Hoje você deve aceitar. Eu vim aqui hoje para libertá-lo das profundezas da ignorância e do pecado pelo poder destes Santos Nomes. Então, por favor, tome este Harinama supremamente auspicioso. Eu o livrarei de todas as suas atividades pecaminosas neste mesmo dia."

Tendo ouvido o doce discurso de Gadahara dasa Thakura, o Kazi
ficou um pouco perplexo. Ele começou a rir e disse: "Amanhã eu direi Hari."

Quando ele ouviu as duas sílabas 'ha' e 'ri' emanar da boca do Kazi, Dasa Gadadhara Thakura ficou tomado pela felicidade do amor extático e exclamou: "Amanhã?! Senhor, você disse Hari agora mesmo! Todos os seus pecados fugiram para longe. Você se tornou supremamente puro." Dizendo isso, ele começou a dançar em êxtase.

O Kazi, tendo sido purificado pela vibração transcendental de Hari, abrigou-se aos pés de lótus de das Gadadhara Thakura. Dessa forma, das Gadadhara Thakura libertou muitos yavanas pecadores e perversos e outras pessoas semelhantes.

Ele desapareceu no oitavo dia da quinzena brilhante do mês de Kartik.

Eriyadaha gram é alcançado de Calcutá de ônibus da Esplanade. O samadhi-mandir de Gadadhara dasa Thakura e o samadhi do cabelo do Senhor Caitanya raspado pelo barbeiro Madhi Sil quando Ele aceitou sannyasa estão unidos dentro do mesmo túmulo no ashrama de Kesava Bharati em Katwa.

Sri Dasa Gadadhara Thakura estabeleceu um templo no local onde Mahaprabhu aceitou sannyasa, e a Deidade do Senhor Gauranga foi pessoalmente instalada por ele. Esta divindade é uma das três Deidades que foram esculpidas de uma árvore Nimba conforme a ordem de Sriman Mahaprabhu, que ele comunicou a Narahari Sarkar Thakura e ao bhakar (criador de divindades) na mesma noite por meio de seus sonhos. No dia seguinte, quando os dois se encontraram e souberam que ambos tiveram o mesmo sonho, eles puderam entender que deveriam executar a instrução do Senhor imediatamente. As outras duas Deidades estão em Sri Khanda. Há também uma Deidade de Balarama (Nityananda) que tem cerca de metade do tamanho de Mahaprabhu e que veio depois. Assim, as Deidades aqui são conhecidas como Sri Sri Nitai-Gauranga.

Há uma anedota local sobre esta Divindade de Balarama. Dizem que ele já foi adorado por Mineketana Rama dasa, que costumava carregar esta Divindade de Balarama com ele onde quer que fosse. O corpo de Mineketana Rama era muito forte, então ele carregava Balarama em um simhasana montado em suas costas. O simhasana em si pesava talvez vinte quilos. Quando ele ficou um pouco avançado em anos e era difícil carregar o simhasana, ele confiou a adoração de seu Balarama ao pujari do Senhor Gauranga aqui.

Há outra história que afirma que, como Mineketana não era bengali, sua língua nativa era um dialeto não bengali. Em sua língua, a palavra para cabelo era awa. Assim, o nome do lugar onde Mahaprabhu aceitou sannyasa tornou-se Katwa, significando literalmente 'cortar cabelo' ou 'o lugar onde a cabeça de Prabhu foi despojada de suas belas mechas'. O nome anterior deste lugar era Kantak Nagar, supostamente dado por Saci Mata. Kantak significa espinho. O discípulo de Dasa Gadadhara foi Yadunandana Cakravarti. Os atuais sevakas deste templo são seus descendentes. Este é um templo muito bonito, onde muitas pessoas locais participam das cerimônias de arati e aulas sobre as escrituras devocionais. Há uma estação ferroviária em Katwa. De lá, deve-se ir de riquixá para Gauranga Bari.


Gaudiya Vaishnava Viraha Bhajan (Canção Cantada em Separação de Vaishnava)



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,