sábado, 16 de novembro de 2024

Katyayani Vrata começa 16 de novembro

Katyayani vrata começaUm voto de observar austeridades para agradar Katyayani Devi, ou Yogamaya Devi, a energia espiritual do Senhor Krsna.

 

 

Krishna rouba as vestes das gopis solteiras

Este capítulo descreve como as filhas casáveis ​​dos vaqueiros adoraram Katyayani para obter o Senhor Sri Krishna como marido, e como Krishna roubou as roupas das jovens e deu bênçãos a elas.

Durante o mês de Margasirsha, todos os dias, de manhã cedo, as jovens filhas dos vaqueiros pegavam as mãos umas das outras e, cantando as qualidades transcendentais de Krishna, iam ao Yamuna para se banhar. Desejando obter Krishna como seu marido, elas então adoravam a deusa Katyayani com incenso, flores e outros itens.

Um dia, as jovens gopis deixaram suas vestimentas na praia como de costume e começaram a brincar na água enquanto cantavam as atividades do Senhor Krishna. De repente, o próprio Krishna chegou lá, tirou todas as vestimentas e subiu em uma árvore kadamba próxima. Querendo provocar as gopis, Krishna disse: "Eu entendo o quão cansadas vocês, gopis, estão por causa de suas austeridades, então, por favor, venham até a praia e peguem de volta suas roupas."

As gopis então fingiram ficar bravas e disseram que a água fria do Yamuna estava lhes dando muita dor. Se Krishna não lhes devolvesse suas vestes, elas disseram, elas informariam o Rei Kamsa de tudo o que havia acontecido. Mas se Ele devolvesse as roupas, elas voluntariamente executariam Suas ordens no humor de humildes servas.

Sri Krishna respondeu que não tinha medo do Rei Kamsa, e que se as meninas realmente pretendiam seguir Seu comando e serem Suas servas, elas deveriam imediatamente ir até a praia e pegar suas respectivas vestes. As meninas, tremendo de frio, saíram da água com as duas mãos cobrindo suas partes íntimas. Krishna, que sentia grande afeição por elas, falou novamente: “Porque enquanto executavam um voto vocês se banharam na água nuas, vocês cometeram uma ofensa contra os semideuses, e para neutralizá-la vocês devem oferecer reverências com as palmas das mãos unidas. Então seu voto de austeridade alcançará seu resultado completo.”

As gopis seguiram essa instrução e, juntando as mãos em respeito, ofereceram reverências a Sri Krishna. Satisfeito, Ele devolveu-lhes suas roupas. Mas as jovens ficaram tão atraídas por Ele que não conseguiram ir embora. Entendendo suas mentes, Krishna disse que sabia que elas tinham adorado Katyayani para tê-Lo como marido. Porque elas tinham oferecido seus corações a Ele, seus desejos nunca mais seriam contaminados pelo humor de prazer materialista, assim como grãos de cevada fritos não podem mais crescer em brotos. No próximo outono, Ele disse a elas, seu desejo mais querido seria realizado.

Então as gopis, completamente satisfeitas, retornaram a Vraja, e Sri Krishna e Seus amigos vaqueiros foram para um lugar distante para pastorear as vacas.

Algum tempo depois, quando os meninos se sentiram incomodados pelo grande calor do verão, eles se abrigaram na base de uma árvore que parecia um guarda-chuva. O Senhor então disse que a vida de uma árvore é a mais excelente, pois mesmo sentindo dor, uma árvore continua a proteger os outros do calor, da chuva, da neve e assim por diante. Com suas folhas, flores, frutos, sombra, raízes, casca, madeira, fragrância, seiva, cinzas, polpa e brotos, uma árvore realiza os desejos de todos. Esse tipo de vida é ideal. De fato, disse Krishna, a perfeição da vida é agir com a energia vital, riqueza, inteligência e palavras para o benefício de todos.

Depois que o Senhor glorificou as árvores dessa maneira, toda a companhia foi até o Yamuna, onde os vaqueiros deixaram as vacas beberem a água doce e também beberam um pouco.


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra...

  "Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra. Não repreendas o zombador porque te odiará, repreende o ...