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Uma sala de aula é um ambiente diverso, com alunos com diferentes habilidades e aptidões, ou inteligências múltiplas. Essa teoria, que abordaremos em mais detalhes ao longo do texto, ajuda a explicar porque algumas pessoas têm um alto raciocínio lógico, enquanto outras não conseguem fazer um simples cálculo matemático.
Após a área da educação entender que não existe um aluno mais ou menos inteligente, ela passou a utilizar abordagens inovadoras que permitam o desenvolvimento do potencial individual de cada aluno, como as metodologias ativas e a personalização do ensino.
Neste post, você vai entender quais são as inteligências múltiplas e como o professor pode estimular cada uma delas na sala de aula.
O que são inteligências múltiplas?
A teoria das inteligências múltiplas pertence ao cientista formado em neurologia e psicologia, Howard Gardner. Segundo ele, cada pessoa demonstra habilidades cognitivas distintas. Ou seja, cada indivíduo tem um domínio maior em determinadas áreas do que outras. Desde então, essa descoberta tem tido um forte impacto na educação.
A teoria das inteligências múltiplas surgiu após Gardner questionar se os testes que medem o QI humano são suficientes para atestar o nível de inteligência de uma pessoa.
Outro ponto de questionamento feito por ele foi o fato de que uma pessoa considerada genial não é um gênio em todas as áreas. Assim, a inteligência humana é mais específica do que generalista.
Após diversas pesquisas e testes, Gardner chegou a conclusão de que existem nove tipos de inteligências. Para ele, todos nós nascemos com inteligências múltiplas, mas ao longo da vida, cada pessoa desenvolve uma ou duas áreas conforme as experiências que vivencia.
São raros os casos que um indivíduo apresenta todos os tipos de inteligências múltiplas. Porém, com os estímulos corretos, é possível que uma criança desenvolva mais de um tipo de inteligência.
Vale saber que, para ser considerada uma inteligência, é necessário que essa aptidão surja naturalmente.
Na educação, a teoria das inteligências múltiplas auxilia no entendimento de que cada aluno tem aptidões diferentes, mesmo que sejam ensinados da mesma forma. Para que uma criança possa desenvolver essa inteligência, é necessário que ela seja estimulada dentro e fora da escola para encontrar o potencial.
Contudo, quando o professor utilizar apenas uma metodologia de ensino-aprendizagem, fica impossível abarcar todas as inteligências, pois a turma pode ser composta por alunos que são bons em matemática, outros que são comunicativos, além dos que têm talentos artísticos, e por aí vai.
Quais são as inteligências múltiplas e como estimulá-las na sala de aula?
Entender quais são as inteligências múltiplas auxilia o professor a identificar as habilidades dos alunos, e assim montar um planejamento pedagógico que possa aprimorar o potencial de cada estudante, seja de forma individual, seja coletivamente. Veja a seguir.
1. Lógica
A lógica faz parte das inteligências múltiplas. As pessoas desse grupo têm aptidão com atividades que envolvem raciocínio lógico, cálculos e podem se desenvolver bem em áreas ligadas à programação.
Na sala de aula, o professor pode aplicar atividades que envolvem conceitos de matemática e física, ou estimular o desenvolvimento de aplicativos para celular e jogos digitais.
2. Linguística
Sabe aquele aluno bom de papo e que sabe se expressar nas apresentações das atividades? Então ele deve fazer parte do grupo de pessoas com aptidão para a linguística. Isso significa que esse indivíduo tem facilidade para a comunicação e expressão, seja escrita ou oral.
As atividades que envolvem a redação, o ensino de uma língua estrangeira, os seminários e debate de ideias são essenciais para aprimorar esse tipo de inteligência.
3. Espacial
O tipo espacial também faz parte das inteligências múltiplas. Trata-se da habilidade de realizar interpretações imagéticas, ou seja, são pessoas com uma boa percepção visual e espacial. A arquitetura, design e artes visuais são exemplos de áreas nas quais são requeridas essa aptidão.
As pessoas com inteligência espacial aflorada costumam ser criativas. Por isso, o professor deve realizar atividades que estimulem a criatividade e a percepção visual, como projetos de robótica, oficinas de projetos, jogo de xadrez, quebra-cabeça e elaboração de mapas mentais.
4. Corporal
A inteligência corporal ou cinestésica, trata-se de habilidades para controlar o próprio corpo, tendo uma boa coordenação motora e equilíbrio. As pessoas desse grupo são ótimos coreógrafos e dançarinos, além de terem entendimento sobre os limites físicos do próprio corpo — como os atletas.
Na escola o professor pode propor atividades artísticas e esportivas para aprimorar essa habilidade. Ademais, atividades manuais também podem ser desenvolvidas na sala de aula.
5. Interpessoal
O aluno do grupo de inteligência interpessoal tem uma capacidade maior de desenvolver empatia e compreensão por outras pessoas. Além do mais, essas pessoas são ótimas com persuasão, entender as emoções, sentimentos e intenções de terceiros, mesmo que elas apareçam de forma sutil.
Para aprimorar essa habilidade múltipla, o professor pode aplicar a educação socioemocional por meio de trabalhos em equipe para estimular o empreendedorismo e realizar atividades voltadas para a resolução de problemas reais.
6. Intrapessoal
O intrapessoal é uma inteligência múltipla atrelada ao autoconhecimento. Dessa forma, as pessoas desse grupo têm facilidade para entender as próprias emoções, sentimentos, desejos e motivações.
Na sala de aula, a inteligência intrapessoal pode ser aprimorada por meio de atividades de autoconhecimento da mente e do corpo, como meditação, exercícios físicos e técnicas de inteligência emocional.
7. Musical
Os cantores, DJs, produtores musicais e profissionais que trabalham com música provavelmente integram o da inteligência musical. São pessoas com alta habilidades auditivas e sensíveis para reconhecer os mais variados tipos de sons e melodias.
Lógico que, para aprimorar essa inteligência, as atividades que envolvem música são ideais. Dois exemplos de atividades são a montagem de um coral ou banda estudantil.
8. Naturalista
A inteligência naturalista descreve as pessoas que têm forte ligação com o meio ambiente no geral. Sendo assim, as atividades ligadas à natureza, como a criação de uma horta, servem para aprimorar essa aptidão.
9. Existencialista
A inteligência existencialista foi a última a ser categorizada por Gardner. Trata-se de pessoas que questionam temas ligados à existência humana, ao cosmo, universo, metafísica e afins.
Esse tipo de inteligência é atrelado aos filósofos, por exemplo. Para aprimorar, é possível aplicar atividades que façam os alunos questionarem temas ligados ao cotidiano.
Desenvolver as inteligências múltiplas na sala de aula é fundamental para aprimorar o potencial de cada aluno. Para isso, conte com as soluções educacionais da Conexia Educação:
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