terça-feira, 26 de novembro de 2024

Hoje é dia do desaparecimento sagrado de Shri Narahari Sarkar Thakura dia 26/11/2024 terça-feira.

Shri Narahari Sarkar Thakura nasceu em Shri Khanda. Shri Krishnadasa Kaviraja Gosvami descreve que os moradores de Shri Khanda formaram um ramo da árvore do desejo do amor a Deus. “Shri Khandavasi (os moradores de Shri Khanda) Mukunda e seu filho Raghunandan eram o trigésimo nono ramo da árvore, Narahari era o quadragésimo, Chiran Jiva o quadragésimo primeiro e Sulocana o quadragésimo segundo. Eles eram todos grandes ramos da árvore misericordiosa de Chaitanya Mahaprabhu. Eles distribuíam os frutos e flores do amor a Deus em qualquer lugar e em todos os lugares. [Chaitanya Charitamrita Adi-lila 10:78-79] Shrila Jagannatha das Babaji Maharaj uma vez declarou – “Navadwip é a morada de Goloka. Vrindavana é a morada de Gokula. E Shri Khanda é a morada de Vaikuntha.”
 Shri Narahari Sarkar Thakura participou de todos os passatempos de Shri Gaurasundora. Bhakti Ratnakara afirma: “As glórias de Shri Sarkar Thakura são muito incomuns. Em Braja, ele é conhecido como Madhumati, cujas boas qualidades são ilimitadas.” (provando assim que ele não era o autor disso)
Um dia, Nityananda Prabhu chegou a Shri Khanda e disse a Narahari: “Tudo bem, sabemos quem você é. Então, onde está o mel, Madhu’?” Em Krishna-lila, Narahari é o sakhi Madhumati, cujo serviço é fornecer mel para Shri Shri Radha-Govinda e Seus associados. Então ele foi imediatamente a um lago próximo e encheu um pote que imediatamente se transformou em mel do tipo mais nectáreo. Nityananda Prabhu e Seus associados beberam deste pote para sua satisfação plena e ilimitada.
Narahari däsa Sarakära era um devoto muito famoso.  Locana däsa Thäkura, o célebre autor de Shri Chaitanya-mangala, foi seu discípulo. No Chaitanya-mangala é declarado que Shri Gadädhara däsa e Narahari Sarakära eram extremamente queridos por Shri Chaitanya Mahäprabhu, mas não há nenhuma declaração específica sobre os habitantes da vila de Srikhanta. (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Chaitanya Charitamrita Adi-lila 10:78-79.purport)
Shri Locana dasa Thakura era o querido discípulo de Shri Narahari Sarkar. Em seu livro Chaitanya mangala ele apresenta seu guru desta forma: "Meu Thakur (mestre espiritual) é Shri Narahari das Thakura, que é muito influente entre a casta médica. Ele está continuamente absorvido em Krishna-prema, e de fato seu corpo não conhece nada além de Krishna.  Para seus seguidores ele não fala nada além do amor por Krishna.  Ele era anteriormente conhecido em Vrindavana-lila como Madhumati e era um depósito de doçura (mel) e muito querido por Radharani.  Agora ele está presente em Kali-yuga com Shri Gaurasundara como Shri Narahari.  Ele é o guardião do depósito de amor de Radha e Krishna”.  [Shri Chaitanya Mangal, Sutrakhanda]
    Isto é apoiado em Gaura Ganod-desh dipika de Kavi-karnapura 177., onde é dito:

 pura madhumati prana-
 shakhi vrindavane sthitaa
 adhuna naraharya-akhyah
 saarakarah prabhoh priyah

    “A querida amiga de Shrimati Radharani, a Vraja-gopi chamada Madhumati-devi, apareceu como Narahari Saarakaara, que era muito querido pelo Senhor Chaitanya”.
    Shrila Bhaktivinoda Thakura, em seu Gaura-arati kirtana, canta sobre alguns dos serviços íntimos que ele realizou para o Senhor Caitanya: ‘kiba narahari adikari chamara dhulaya’ “Narahari está abanando Gaurasundara com um leque de cauda de iaque (chaumara).”
Shri Narahari Sarkar Thakura era um cantor muito habilidoso, assim como poeta. Ele compôs muitas canções sobre os passatempos do Senhor Caitanya e do Senhor Nityananda. Ele compôs uma obra em sânscrito intitulada Shri Bhajanamrta. Gaurviraha-gita pada kalpataru também é atribuído a ele, embora alguns devotos estudiosos duvidem se é realmente sua própria composição.
A maioria das canções de Narahari Sarkar Thakura se misturaram com as composições de Narahari Chakravarti Thakura (Narahari Chakravarti Thakura é o autor de Bhakti-ratnakara). Portanto, é difícil determinar quais são realmente suas.  Antes do aparecimento de Shri Gaurasundara, ele também compôs muitas canções sobre os passatempos de Shri Shri Radha e Krishna.
Narahari era o único devoto que tinha o adhikara (direito) de fazer Gaura-kirtana na presença de Gaurasundara. Normalmente, se alguém louvasse Mahaprabhu em Sua presença, ou cantasse Seu Santo Nome, Ele taparia Seus ouvidos e gritaria "Visnu! Visnu!" Narahari, no entanto, desfrutou do privilégio especial de poder cantar sobre Mahaprabhu em um humor muito único e com doces descrições de Sua beleza transcendental sem objeção de Mahaprabhu.
Mas, infelizmente, pouco mais se sabe sobre ele.
Seu desaparecimento é no dia ekadasi tithi, da quinzena escura, no mês de Agrahayon (Mrigasir – Nov-Dez).

Nenhum comentário:

Comentando e fazendo a Recitação cantada do verso do Bhagavad-gītā 2.50 por joao maria andarilhoutópico .

Bhagavad-gītā Como Ele É   Bhagavad-gītā 2.50 buddhi-yukto jahātīha ubhe sukṛta-duṣkṛte tasmād yogāya yujyasva yogaḥ karmasu kauśalam Sin...